Até parece que os relógios pararam de marcar o tempo em Bruges. Seu charme se mantém intacto como se estivéssemos passeando pela Bélgica de alguns séculos atrás. Uma majestosa praça central iluminada por grandes candelabros, carruagens indo e vindo, ruelas estreitas com calçamento de pedras e canais bucólicos emolduram essa cidade medieval, romântica por natureza. Linda, como num conto de fadas. Tanto que seu centro histórico foi merecidamente tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 2000 e logo depois, em 2002 ganhou o título de Capital Européia da Cultura.
Os canais de Bruges são perfeitos para um passeio de barco.
Bruges chegou a ser uma das principais economias da Europa, entre os séculos XII e XV. A cidade era repleta de comerciantes vindos dos quatro cantos do mundo. Até que o rio, que ligava a cidade ao mar, foi assoreado e os navios ficaram sem acesso. Nisso, a cidade viveu um período como "A Bela Adormecida". E só acordou depois de 400 anos pronta para brilhar mais do que nunca e receber uma leva de turistas (que chega a ser assustadora).
Os nativos de outras partes da Bélgica dizem que Bruges é turística demais e preservada mais do que deveria ser. Será inveja ou essa implicância faz sentido?
CONHECENDO A CIDADE
A praça central - Markt - é o coração de Bruges e ainda preserva boa parte de seu traçado original. Antigamente, o local era chamado de forum. E, presenciou muitas cenas da história do povo belga, desde festas populares à batalhas. Cada lado da praça é cheio de prédios em diferentes estilos, construídos ao longo de vários séculos. De um lado o Palácio Provincial e o antigo correio ocupam edificações neogóticas.
O prédio central é o Palácio Provincial e do lado direito fica o correio.
Na outra calçada, tem uma sequência de casinhas coloridas de quatro andares que até parecem de brinquedo. Atualmente, ali funcionam restaurantes e cafés. A arquitetura se mantém intacta com os frontões em degraus.
A estátua de Jan Breidel e Piet de Konink foi feita em 1887, em bronze e pedra para enaltecer os heróis da revolução de 1302 numa batalha contra o rei da França na qual os belgas triunfaram.
Também é na praça central que fica o Campanário de Bruges, principal símbolo da cidade. Quer subir? Basta encarar uma pequena escadaria de 366 degraus para chegar ao topo, ter uma vista privilegiada da cidade e ver bem de pertinho o carrilhão e seu 47 sinos.
O Campanário de Bruges foi feito em etapas. Inicialmente, no século XIV foram construídos o campanário e o corpo do prédio, como um complexo formado por duas partes. Alguns anos depois, um terceiro pavimento, de 80 metros, foi feito em pedras para ser usado como observatório para evitar que algum incêndio destruísse a cidade, coisa comum naquela época.
Observe que a parte mais alta da torre é octagonal e a parte mais antiga é quadrada.
Andando um quarteirão se chega a Burg que é outra praça com um conjunto arquitetônico fantástico. O prédio maior é o da prefeitura - Stadhuis - e foi feito no auge de Bruges.
A prefeitura foi construída em estilo gótico flamejante, entre 1376 e 1420 e mostra o poder que Bruges ostentava na Idade Média.
Ao lado da prefeitura, a Velha Casa dos Arquivistas, dá os ares da Renascença. Foi feita em 1534.
Ainda na praça Burg, o santuário Heilig Bloedbasiliek fica numa entrada discreta e pequenina que pode até passar em branco para os menos avisados. O acesso é discreto, mas o interior da Basílica do Sangue Sagrado guarda uma relíquia poderosa: um frasco com o sangue de Cristo.
Nas fotos acima, a entrada da Basílica do Sangue Sagrado e seu interior.
Todos os anos há um procissão em Bruges em homenagem à Ressurreição de Cristo.
A rua Breidelstraat liga as duas principais praças da cidade, Markt e Burg. Ela é repleta de lojinhas que vendem chocolates, souveniers e as famosas rendas da cidade.
PONTOS ALTOS
- Markt
- Campanário
- Burg
- Basílica do Sangue Sagrado
- Prefeitura
- Groeningemuseum
- Passeio pelos canais
- Beginhof
- Cervejarias
- Chocolates
- Batata frita
Caminhe pela cidade sem rumo. Perca-se pelas ruelas medievais e seus canais.
Pertinho do Burg há um trecho lindo de canal, chamado de Groenerei.
Quando cansar sente e peça uma cerveja belga. Difícil mesmo vai ser escolher entre as produzidas pelos mosteiros trapistas (Chimay, Westmalle), de abadias (Leffe), de trigo (Brugs, Hoegaarden), Lambic, Kriek, Tripla, Lager, Duvel...
UMA GRANDE ROUBADA
Fuja do Museu da Batata Frita. Lá dentro tem apenas meia dúzia de cacarecos velhos distribuídos pelas salas de uma casa bem sem graça. Não vale em nada a visita. Prefira os museus de arte.
PARA COMER E BEBER COMO UM BELGA


De Karmeliet. É um dos melhores restaurantes da cidade e até ostenta três estrelas Michelin. Endereço: Langerstraat 19. Telefone: + 32 50 338259. www.dekarmeliet.be
Refter. É um bistro do mesmo chef do restaurante anterior. Endereço: Molenmeers, 2. Telefone: +32 50 444900 www.bistrorefter.com
Saint Amour. Cozinha belga comandada pelo chef Johan Nelissen eleito o melhor de Flanders, por duas vezes. Endereço: Oude Burg 14. Telefone: +32 50 337172.
Den Dyver. Estando na Bélgica, nada mais local do que a cerveja. Portanto, vale experimentar esse restaurante que prepara a maioria de seus pratos com cerveja belga e ainda serve cada prato harmonizado com um tipo diferente de cerveja. Interessante. Endereço: Dyver 5. Telefone: +32 50 336069. www.dijver.be
Mesmo para quem não gosta de cerveja, as belgas valem uma experiência. Adorei as de framboesa e cereja.
Barraca de Batata Frita do Markt. Quando estamos viajando batata frita não engorda nem pesa na consciência. Portanto, não dá para deixar de provar o cone de batata frita com maionese da "barraca" que fica em frente ao Campanário na praça Markt.
Eles chamam de "barraca" os quiosques que vendem batata frita, um dos pratos nacionais.
't Brugs Beertje. É um pub escondidinho com mais de 300 tipos de cerveja. Prove a cerveja de cereja. Vale a visita. Kemelstraat, 5. Telefone: +32 50 339616. www.brugsbeertje.be
Abadia de St. Sixtus de Westvleteren. Lugar bacana para provar uma cerveja feita pelos monges e considerada exclusivíssima. Só é vendida lá. Para provar a cerveja acompanhada pelos queijos e patês também feitos no local tem um barzinho em frente a abadia. Fica a 60 Km de Bruges. www.sintsixtus.be
Dumon. Ideal para a hora em que der vontade de comer chocolate ou tomar um bom chocolate quente. www.chocolatierdumon.be
INDICAÇÃO DE HOTÉIS
Kempinsky Hotel Duke's Palace. Fiquei hospedada nesse castelinho lindo e recomendo a quem quiser entrar no clima medieval da cidade. Quartos super bem decorados, banheiros modernos cheios de mimos, serviço impecável. Fica na Prinsenhof 8, pertinho da praça principal. Telefone: +32 50 447888.
Hotel Duc de Bourgogne. Num ponto bem central, esse hotel parece estar em total harmonia com o astral da cidade. Não fiquei hospedada nele, mas entrei para conhecer e achei simpático. 12 Huidenvettersplein. Telefone: + 32 50 332038.
Hotel Montanus Brugges. Indicado por uma amiga que foi para Bruges no final de 2010 egostou muito. Fica na Nieuwe Gentweg, 78. Telefone: + 32 50 331176 e 340938.
DICAS IMPORTANTES
Língua: holandês. Mas, o inglês é bem falado e um pouco de francês, também.
Moeda: euro
Documentos necessários: brasileiros necessitam apenas de passaporte com validade de no mínimo três meses além de sua estadia.
Fuso horário: + 4 em relação ao horário de Brasília.
Clima: costuma ser bem frio nos meses de novembro a março. Entre junho e agosto é mais quente, pois é o período do verão.
Distâncias de trem:
- Bruges - Bruxelas: menos de uma hora
- Bruges - Gent: 20 minutos
- Bruges - Antuérpia: 30 minutos
Vale absolutamente a visita.
A cidade é de Conto de Fadas.
51 comentários:
Das cidades mais belas da Europa.
É curioso que visitei há pouco tempo Brugges pela segunda vez, 40 anos depois da primeira visita: o centro histórico da cidade está na mesma, o que é óptimo.
Pinguim, a Bélgica é um país que gosto muito. Bruges é um sonho de cidade. Estive lá duas vezes também. A primeira no verão e agora no inverno. Preciso testar uma terceira na primavera.
Poxa Claudia, fiquei absolutamente encantada com este pedacinho da Bélgica (imagine o resto do país!)
Quero ler atentatamente todos os detalhes, pois irei à Europa este ano e, quem sabe, passo por lá!!!
beijos
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com
Sendo muito turistica ou não,Bruges é linda demais!!
Fantástica para um fim-de-semana romântico...rsrs
Beijinhos
Margarida, você está tão pertinho da Bélgica! Isso é perfeito para ótimos finais-de semana.
O país é super simpático, não é?
Beijos
Claudia
Bia!
É tão bom programar viagens. Fico totalmente envolvida com os roteiros, hotéis, melhores cidades, restaurantes. Pode incluir a Bélgica que você vai gostar!
Pense em Bruxelas, Bruges, Gent, Antuérpia e Waterloo.
Beijo
Claudia
Parece ser uma cidade um bocado fria mas com muita cultura.
É Dylan! É fria, sim!!
Dessa vez eu passei por lá no final de janeiro e início de fevereiro. Mas, no verão é quente e agradável. Da outra vez em que estive lá foi num período mais quente. Melhor para circular pelas ruas.
Claudiaaaaaa
Bruge foi um dos lugares que mais amei!! Romântico,fofo,aconchegante e literalmente a Veneza do Norte!
Devo meus kilos a mais para os zilhões de waffle de nutella que comi por lá :o))))
Bjosss
Manu,
A comida é um dos pontos altos da Bélgica. Hum! Só de lembrar fico com água na boca. Engordar em viagem faz parte do roteiro. rsrsrs
Beijo
Claudia
Uma cidade encantadora! No verão é ainda mais mágica.
É verdade, casal. A maior parte das viagens tem um colorido mais bonito nas épocas mais quentes. Já fui à Bélgica na primavera e gostei bem mais.
Bj
Claudia
Mal posso esperar para visitar Bruges :) que linda!!
Obrigada por todas as dicas :)
Barbara!
Tenho certeza de que você vai amar. Além de Bruges reserve também um dia para ir à Gent. É outra cidade encantadora. Vou escrever o próximo post sobre ela.
Beijo
Claudia
Ei Claudia!!
Estou neste exato momento dentro do trem a caminho de Bruxelas. Estou aqui decorando todas as suas dicas da Belgica! Depois de ver as fotos de Gent, fiquei simplesmente louca para conhece-la!! Sera que da para descer do trem bruxelas-brugges para dar uma visitada rapida de poucas horas em Gent?
Adorei as dicas gastronomicas! Vou tentar degustar todas elas!! Depois gasto as calorias nas andancas! ;)
Bjks
FÊ!!! Que delícia!!!!
Vale a pena, sim. Dá uma descida e explora essa cidade que é linda. O centro é relativamente pequeno, em umas três horas (se não fizer nenhuma refeição nem entrar em lojas) dá para conhecer o básico.
Aproveita muito.
Ah! Tenho curtido bastante as fotos do meu calendário by Fê. Todos que entram no consultório querem olhar as fotos. Sucesso total!!!
Beijos
Claudia
Amei as dicas, se tivermos a oportunidade de ir certamente será de grande valia. Beijocas!
Ah, Taia! Programa essa viagem que você vai adorar! A Bélgica é um encanto. E, tão pertinho de Londres ou de Paris. Você não vai se arrepender.
Bjs
Claudia
Boa noite Claudia!!! Estou preparando uma viagem á Londres em julho e gostaria de saber se dá para visitar Brugges em um dia? No caso, pegaria um trem de manhã cedo em Londres passaria o dia todo na cidade Belga e embarcaria de volta para Inglaterra de noitinha.
Se não, qual seria a melhor opção de hospedagem em Brugges?
Abraços e parabéns pelo Blog.
Nathália
Nathália.
Até dá para ir e voltar no mesmo dia. De Londres (de trem - Eurostar - da estação de St. Pancras) até Bruxelas são duas horas. Depois, de Bruxelas até Gent, o percurso leva 20 minutos. Gent é muito bonitinha!!! Vale a pena dar uma parada e conhecer. De Gent para Bruges também é rapidinho, menos de 30 minutos. Bem no total, de Londres à Bruges são quase três horas. Dá para ir e voltar. Depende da sua paciência para ficar 6 horas dentro de um trem...
Beijo
Claudia
Com certeza terei TODA A PACIÊNCIA DO MUNDO para conhecer o lugar que é o meu sonho!!!!
Beijos!!!!
Qtos dias para conhecer a cidade + Bruxelas, alguma dica?
Grata
Vanessa,
Bruges é bem pequena. Dá para conhecer num bate e volte. Mas, eu adoro ver a cidade de dia e de noite. Ficar num hotel charmoso e poder jantar num lugar bem tradicional da cidade é muito interessante. Se der fique dois dias. Se o tempo for curto, um dia é o suficiente. Prefiro Bruges do que Bruxelas.
Bj
Claudia
Gostei muito deste post, vou depois do Natal a Bruges e já apontei algumas dicas daqui.
Marta,
Se puder inclua Gent na sua viagem. É bem pertinho e a cidade é linda.
Bj
Claudia
Olá Claudia, tudo bem? Parabéns pela página. É muito legal. Eu e minha esposa passaremos 2 dias e meio em Bruxelas, 2 dias e meio em Ghent (minha bisavó nasceu lá) e 2 dias e meio em Bruges. Você acha que é muito tempo para passar em cada lugar? Você sugere outro lugar?
Obrigado
Oi Guilherme,
Que delícia de viagem. A Bélgica é fantástica. Acho um tempo ótimo para cada cidade. Dá para circular em cada uma delas em um ou dois dias, mas é muito rápido. Bom mesmo é ter tempo para degustar cada cidade com calma. Ainda não estive na Antuérpia e muita gente recomenda.
Boa viagem.
Vou fazer uma viagem a Paris próximo mês, em março, e estava planejando fazer um passeio de um dia (sair cedinho e voltar à noite) pra Bruges. Aí vi a cidade de Gent no seu blog e fiquei com uma grande dúvida: pra um casal jovem que vai pela primeira vez, é melhor Bruges ou Gent?
Felipe,
As duas cidades são lindas!!!! E diferentes. Não dá para ir numa de manhã e na outra de tarde? Elas são pequenas e fáceis de se localizar. Março já terá temperaturas melhores e dias mais longos. De todo modo, Bruges é a mais turística. Gent é menos badalada, mas a arquitetura é incrível. Vale visitar as duas... São bem pertinho. Vai num trem que saia bem cedo e aproveita o dia.
Valeu?
Claudia
Oi Claudia, obrigado por responder minha mensagem. Tomara mesmo que em março esteja menos frio!
Então, vc me aconselhou ir nas duas cidades em um dia. Quandi li sua resposra eu já estava decidido em ir pra Bruges mesmo e dormir um dia lá, ou no hotel De Tuilerieën ou no Montanus ou no Guesthouse 17. Por incrível que pareça, no hotel que eu vou ficar em Paris, na pesquisa que fiz no Booking.com se eu ficar mais tempo hospedado vai ficando mais caro o valor unitário das diárias, aí fiz os cálculos e ficaria mais barato eu ir em Bruges e dormir lá. Então nesse caso, inviabilizaria um passeio em Gent, porque o horário do check-in é a partir das 15h e eu iria estar com malas. Então eu te pergunto: tem algum lugar pra guardar malas lá na estação de trem de Bruges? Porque eu quero chegar cedo lá pra aproveitar mais a cidade.
Desculpe-me pelo tamanho da mensagem. Aguardo sua resposta. Obrigado. =]
Felipe,
Se vocês tem intenção de voltar para Paris para pegar o voo de volta para o Brasil a melhor opção é deixar a mala no próprio hotel com o concierge e viajar só com uma mochila pequena.
Não sei se na estação tem guarda volumes.
Valeu?
Claudia
Ô Cláudia, desculpa a ignorância. Eu nem sabia o que era um concierge.
Quer dizer então que posso deixar as malas com o concierge no hotel em Bruges antes de fazer o check-out e bater perna pela cidade? Que ótimo!
Eu planejei ir a Bruges no dia 13 de março, voltando a Paris no dia 14, pra no dia 15 bem cedinho ir pro aeroporto Orly pra voltar ao Brasil. Eu até pensei em voltar de Bruges já no último dia pra pegar o vôo pro Brasil, mas ia ser muito arriscado, visto que o meu vôo parte às 10h40 de Orly, e eu poderia perdê-lo.
Se você ficar hospedado em um hotel e precisar deixar as malas por algum período, eles fazem isso sem o menor problema. Deixam sua mala numa sala fechada, com uma etiqueta de identificação. Você pode rodar pela cidade e buscar a mala só na hora de pegar um taxi para ir ao aeroporto. Muito mais prático do que andar carregando malas.
Boa saída!!!
Ola Claudia, acho muito util o seu blogg e vou usar daqui a 2 semanas na minha visita a Belgica! Voce é aparentemente uma mulher com muita experiencia e com certesa já sabe, o que a Europa deveria melhorar na hora de atender o brasileiro. Eu sou da Republica Checa e escrevo tese sobre os Turistas brasileiros na Europa. Será que voce, e qualquer outro brasileiro que leia estas linhas, pudesse preencher o pequeno enquete sobre esse assunto? Veja o link: http://viajar-na-europa.vyplnto.cz/
É para cada brasileiro que mora no Brasil mas já viajou a Europa e esta na faixa de 35-75 anos. Quem quiser, mando os resultados! :-)
Obrigada, Verunka
Oi Verunka,
Já respondi seu questionário.
Bj
Claudia
Cláudia,
em outubro, de Bruxelas visitarei Bruges, e tb pelas recomendações, quero conhecer Gent. Nesta época, como está o clima por lá(int)
Obrigada
Paula,
Será o final do outono e entrada do inverno, ou seja, começando a esfriar. É bom levar roupas esperando temperaturas baixas. Um bom casaco ajuda bastante. Imagine alguma coisa entre 8 e 14 graus mais ou menos.
Bj
Claudia
Prezada Cláudia,
Parabéns pelo seu blog, em novembro eu e minha esposa compartilhamos da mesma opinião quanto a viver um pouco da cidade que estamos visitando, respirar, andar devagar sem rumo nem horário certo, ver amanhecer e anoitecer são os nossos objetivos.
Desta vez escolhemos a Holanda e a Bélgica para conhecer e o período que iremos é final de novembro e ficaremos até 10 de dezembro começando e terminando em Amsterdan. Em um post anterior adoramos a sua sugestão das cidades de Bruxelas, Bruges, Gent, Antuérpia e Waterloo, poderia sugerir também um circuito de cidades da Holanda, cidades que não podemos deixar de conhecer rs? Confesso que estou muito ansioso, pois em nossas pesquisas cerca de 90% das pessoas falam muito do encanto e romantismo das pequenas cidades de ambos os países.
Desde já agradeço a sua gentil atenção e, sobretudo por sua ajuda face aos seus escritos no blog.
Abraços.
Igor e Eliane
Igor e Eliane,
Já faz um tempo que fiz esse circuito de carro. Não tenho um post escrito, pois a viagem foi antes do blog. Mas, vamos lá. Deem uma pesquisada em Delft, Gouda, Haarlem, Groningen, Rotterdan e Haia.
No caminho sempre surgem boas surpresas.
Aproveitem.
Claudia
Oi! Você pode me informar como faço para ir de Bruges a Westvleteren?
Obrigada pela atenção,
Mailyn
Maylin,
Não conheço essa cidade. Procura na internet que você acha com certeza.
Boa sorte.
Olá Cláudia!
Adorei seu blog e suas dicas. Vou ficar na Bélgica do dia 21/08 a 27/08 (com saída de manhã bem cedinho, retornando para Paris).
Gostaria de saber como posso distribuir esses dias, quais cidades seriam mais interessantes conhecer e quanto tempo seria ideal ficar em cada lugar.
Pensei em Bruges, Gent e Bruxelas. O que você acha?
Obrigada!
Isabelle.
Isabelle,
Você tem 6 dias. Eu ficaria dois dias em cada lugar. Bruxelas é a maior dessa cidade. Mas, não é a mais charmosa. Dois dias para Bruxelas é perfeito.
Tudo é perto. Você não vai gastar muito tempo com deslocamentos. Trem são uma excelente opção.
Depois o ideal é ter mais dois dias em Bruges e outros dois em Gent. Se quiser priorizar um dos dois indico mais tempo em Bruges do que em Gent. Gent é charmosíssima, mas pode ser vista em um dia. Bruges vale muitas caminhadas. Já os restaurantes de Gent são fantásticos.
É isso. Boa viagem.
Beijo
Muito obrigada, Claudia!
Tenho muitas perguntas... rsrs
Esqueci de comentar um detalhe importante. Estou indo de lua de mel. Gostaria de dicas de lugares românticos para visitar, para jantar, etc. Você saberia me informar?
Você comentou a respeito do trem. Você acha que seria tranquilo desembarcar do trem bala em Bruxelas e pegar o trem comum para Bruges? É fácil para localizar o trem, ou para uma pessoa que acabou de chegar na cidade poderia ser confuso? Falo isso porque a passagem de trem bala de Paris para Bruxelas é mais barata do que para Bruges. Você acha que vale a pena fazer isso?
Em cada uma dessas cidades posso fazer tudo a pé? Ou fica muito puxado? Vale a pena alugar bicicleta? O que você acha?
Obrigada mais uma vez! =)
Isabelle.
Isabelle,
Lua de mel! Que delícia!!!
Na Bélgica tudo é romântico. O hotel que considero mais romântico em Bruges é o Kempinsky. Em Gent, o Marriott (que ficava num antigo prostíbulo, rs).
Os restaurantes são muito charmosos e aconchegantes. Muitos deles com iluminação reduzida e luz de velas. Perfeito para lua de mel. Tenho uma relação de bons restaurantes nos posts. Todos que indico já fui e gostei.
Trem na Europa é muito fácil. Não tem erro. São pontualíssimos e sempre organizados. Segunda classe para curtas distâncias é ok.
Bruxelas é a maior cidade e dá para andar de bicicleta, nas outras caminhar ou andar de carruagem é suficiente.
Aproveita muito. Depois conta como foi.
Beijo
Ainda bem que nao fui no museu da Batata Frita hehehe, parece realmente roubada! Bruges é uma cidade de sonhos e tenho muita vontade de voltar.
Adorei a frase "Caminhe pela cidade sem rumo. Perca-se pelas ruelas medievais e seus canais." é exatamente isto que eu penso do lugar. É se perdendo em Bruges que a genet se encontra :)
www.mundoemsabores.com.br
Oi Cláudia,
Eu e minha esposa vamos em maio para Paris e de lá faremos um bate-volta em Bruges. Estamos com as passagens do Thalys compradas. Uma dúvida: temos apenas 9 minutos para trocar de trem na ida para Bruges, em Bruxelas, dá tempo? Sabe me informar como faço?
Outras perguntas: o clima é chuvoso ? faz frio?
Muito Obrigado,
Parabéns pelo blog
Oi Cláudia!
Atualmente estou morando em Londres, e nesta próxima semana irei viajar para Leuven/Bélgica para uma conferência.
Enquanto pesquisava sobre o país, eu encontrei o seu Blog e gostei muito. Daí pensei, porque não pedir uma ajuda??
O roteiro da viagem (até o momento) é o seguinte:
Amanhã de meio dia chego em Bruxelas e vou direto para Gent.
Segunda vou de Gent para Bruges e fico até na terça-feira.
Neste dia eu tenho que ir pra Leuven para o evento.
Entre terça e sexta tento escapar para conhecer rapidamente Waterloo e Antuérpia.
Sexta de noite vou pra Bruxelas e volto pra Londres no domingo cedo.
O que você acha Cláudia?
Ficarei muito feliz se você puder dar conselhos!
Beijos!
Michele,
Está perfeito. Você vai conseguir conhecer cidades lindas e trabalhar ao mesmo tempo. Melhor impossível.
Aproveita muito.
Gente, estou planejando viajar agora em junho para Belgica e Holanda, e irei passar porBruges e Gante, Rotterdã... Estou preocupada com o tempo. Não ligo para o frio, mas não quero pegar chuva!!! Essa época é boa???
Nessa época costuma estar quente na Europa. No entanto, chuva é sempre uma incógnita.
Boa sorte!
Postar um comentário