MONTALCINO: MECA DO VINHO ITALIANO

Por Claudia Liechavicius

Instalada confortavelmente no alto de uma colina, a pacata cidade de Montalcino, ostenta nos seus arredores os melhores vinhedos da Itália. É ali que nascem as uvas sangiovese grosso, famosas por produzirem os cobiçados vinhos Brunello e Rosso de Montalcino. A cidade ainda mantém os mesmos ares de antigamente. Casas em tons de areia, telhados em terracota, uma grande fortaleza, um antigo mosteiro, uma praça com um palácio, ladeiras que testam seu estado físico mas, sobretudo, os vinhos são a estrela maior.


Muitas lojas de vinho se espalham pelas ruelas da cidade. A alma de Montalcino são seus vinhedos.

No topo da cidade, a La Fortezza serve como enoteca. Lugar interessante para se degustar uma bela taça de vinho tinto da região com uma lasca de queijo pecorino.

ABBADIA DI SANT'ANTIMO

Em meio a um bosque de oliveiras, pertinho de Montalcino, ergue-se majestosa a Abaddia di Sant'Antimo. Muito antiga, foi construída ao redor do século X com arquitetura românica medieval. Toda em mármore travertino e alabastro extraído de Volterra, tem uma iluminação dourada linda, especialmente no final do dia quando um grupo de monges Norbertinos fazem seu canto gregoriano ecoar primorosamente, na missa das 17:00 hs, evocando um ar místico. Para chegar lá, siga as placas até Sant'Angelo in Colle. Aproveite para almoçar no restaurante Il Leccio e depois vá em direção à Castelnuovo dell'Abate.

Essa Abadia realmente merece uma visita.

RESTAURANTES IMPERDÍVEIS

Trattoria Il Leccio. Fica no vilarejo de Sant'Angelo in Colle a cinco minutos de carro do centro de Montalcino. A adega é espetacular e os pratos todos maravilhosos. A Bisteca Fiorentina é o forte da casa, mas para quem prefere fugir da carne, as massas são excelentes. No verão tem que fazer reserva, pois o restaurante é concorridíssimo. Abre para almoço e jantar. O endereço é Costa Castellare, 1/3. Telefone (0577) 844175. http://www.trattoriailleccio.it/

A Trattoria Il Leccio é parada obrigatória para quem curte a cozinha italiana.



Depois de sair do restaurante, e antes de decidir por onde continuar, é bom dar uma caminhada pelo vilarejo para ajudar a fazer a digestão, pois não dá para comer pouco nessa tratoria.

O outro restaurante imperdível para quem quer provar o melhor da cozinha Toscana é o Bocon Divino. Ele fica na estrada que chega a Montalcino, antes do acesso ao centro, debruçado sobre o vale. Tem um visual incrível. É fácil de encontra-lo, pois tem uma placa grande de sinalização. Reserva é fundamental, especialmente na alta temporada. Colombaio Tozzi, 201. Telefone (0577) 848233.

Visual da varanda do restaurante Bocon Divino.

FESTIVAL DE MONTALCINO

Todos os anos, na última semana de outubro, uma festa nos moldes medievais é celebrada na fortaleza da cidade para comemorar o início da estação de caça. O vinho, claro, é a grande estrela do festival, sendo guarnecido por muitos pratos típicos da região, e, especialmente polenta. Parece tentador.

DISTÂNCIA DE OUTRAS CIDADES

 Roma - 210 km
Siena - 40 km
S. Quirico D'Orcia - 5 km


Saindo de Montalcino em direção à Montepulciano, casualmente encontrei mais essa cidade medieval escondida entre muralhas. Então, entrei em S. Quirico D'Orcia e fiquei feliz com a surpresa, especialmente, por ter entrado na cidade na semana do festival de verão. Bandeiras coloridas enfeitavam as ruas dando um clima especial e animado. Um charme!

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Me deu até água na boca!!Vinho é uma maravilha mesmo, e com uma vista dessas, melhor ainda!

    ResponderExcluir
  2. Deisoca.
    Realmente! Uma delícia de cidade. E, com esses vinhos.Hum...
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  3. Claudia
    Parabéns por nos proporcionar mais esta visita virtual.

    O preço dos Brunelos lá na cidade são razoáveis ou um absurdo como aqui no Brasil?
    Abs
    VS

    ResponderExcluir
  4. VS
    O Brunello de Montalcino é um vinho de altíssima qualidade. Postanto, também é caro na Itália. Mas, sem dúvida nenhuma é bem mais barato do que aqui no Brasil. Sempre menos da metade do preço.
    Abraço.
    Claudia

    ResponderExcluir
  5. Claudia

    No post anterior eu já tinha dito para vc parar de colocar fotos tão lindas da Toscana,porque eu já não estava aguentar a saudade....hehe!!
    Agora ainda para mais vc coloca sugestões de restaurantes fantásticos e de vinhos...que mázinha!!rsrs

    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Margarida, você em Portugal está cheia de bons vinhos e excelentes restaurantes!!! Mas, se bater a saudade...é tão pertinho...Pega o maridão e o filhote e voa para a Itália. Afinal, as férias de julho estão chegando. Já decidiu seu destino? Vou contar o meu em breve! Surpresa!!!! hehehe
    Beijinho
    Claudia

    ResponderExcluir
  7. Cláudia, para além de seres uma óptima relatora dos espaços que visitas, ainda complementas com as dicas sobre "onde comer e ficar". Parabéns :)

    ResponderExcluir
  8. Manuela.
    Obrigada pela visita ao blog. Volte sempre.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  9. Cláudia

    Estou adorando viajar pela Itália com o Viajar o Mundo!! Os Posts estão super detalhados, do jeito que eu gosto!! As fotos também falam por si próprio!! Lindas

    ResponderExcluir
  10. Oscar.
    A Itália tem tantas cidadezinhas interessantes que é difícil escrever pouco. hehehe
    e, ainda faltam vários lugares.
    Obrigada pela visista.

    ResponderExcluir
  11. Adoro seu Blog...
    eba.. tem mais Itália por ai :D

    ResponderExcluir
  12. Claudia, que delícia de viagem! O Marcelo é doido pra conhecer a Itália! Se eu mostrar essa série de post pra ele, corre o risco de me abandonar aqui e pegar o próximo vôo pra Roma!!!!!!! Bjs!

    ResponderExcluir
  13. O vinho Brunello di Montalcino Banf e de um perfil organoletico de cor rubi com um amplo bouquet vanilla, muito corposo que ao primo palato parece licoroso, normalmente acompanhado por carnes e queijos particulares, deve ser servido a temperatura de 18 graus, o custo de uma garrafa em torno de 21,00 euro. Mas, existem outros similares como o B.M Col Orcia e o de Torre delle Grazie com precos inferiores e de boa qualidade tambem.

    ResponderExcluir
  14. Oi amigo italiano anônimo!
    Você entende de vinho, hein?
    Bacana.
    Um abraço
    Claudia

    ResponderExcluir
  15. Que saudade! Estive no final de Julho em Montalcino, também almoçamos no Il Leccio. Ótima dica dada pela atendente da vinícola Poggio Antico, onde fizemos uma degustação.
    Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  16. Thiago
    Então, estivemos quase na mesma época em Montalcino. Já saí do Brasil com a intenção de almoçar no Il Leccio. Um amigo francês indicou e adorei!
    A Itália é maravilhosa em relação a boa mesa. Montalcino a combinação perfeita de comer e beber muitíssimo bem.

    ResponderExcluir
  17. F. BENTO
    CLAUDIA, ESTOU COMEÇANDO A LER E EXPERIMENTAR UNS VINHOS BASICOS E QUERO UM DIA, DEGUSTAR UM BOM. TENHO PARENTES PERTO DE MONTALCINO E PRECISO CONHECER ESSAS SUAS DICAS. OBRIGADO POR ME PROPICIAR ISSO. ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  18. F Bento.
    Fico feliz em despertar essa curiosidade.
    Você vai adorar Montalcino. Os vinhos são excelentes nessa região.
    Um abraço
    Claudia

    ResponderExcluir
  19. Olá Cláudia, estou pra Itália em julho e quero passar nessa região. Minha dúvida é sobre hospedagem, vc tem algo pra indicar?

    PS: Parabéns pelo artigo e pelo blog!

    ResponderExcluir
  20. Gustavo.
    Nessa região fiquei hospedada no Hotelito Lupaia.
    O hotel é simplesmente um encanto. Todos os quartos têm decoração diferente, são grandes, aconchegantes e cheios de mimos para agradar os hóspedes. Dá para ver os quartos pelo site http://www.lupaia.it/ e escolher em qual deles se quer fazer a reserva. Ficamos hospedados no quarto "Bosco", todo em tons de verde. Lindo! Difícil é encontrar o hotel, pois ele não aparece no GPS. Fica numa pequena estrada entre Torrite de Siena e Montefollonico, pertinho de Montepulciano. Vale a pena procurar. Telefone (+30) 0577 668028.
    Espero ter ajudado
    Claudia

    ResponderExcluir
  21. Ok! Ajudou bastante!

    Obrigado!


    Abcs

    Gustavo

    ResponderExcluir
  22. Adorei o blog. Irei à Itália na próxima semana e, depois de ler suas indicações sobre Montalcino, com certeza a visitarei.

    ResponderExcluir
  23. Ilda,
    Vai sim! Montalcino é uma das cidades mais encantadoras da Toscana, especialmente se considerarmos os vinhos e os restaurantes imperdíveis da região. Não deixe de tomar muitos Brunellos e agendar pelo menos um dos restaurantes que estão aqui indicados - são fantásticos!!!!
    Boa viagem.
    Claudia

    ResponderExcluir
  24. Claudia, estou indo para Itália em setembro, e pretendo ir a Moltalcino e região, a dúvida é se de Firenze ou Siene partem "trens" para Montalcino, ou vou ter que alugar um carro? Parabéns pelo seu blog e as fotos.

    ResponderExcluir
  25. Zinho!
    Pelo intrior da Toscana o carro é muito mais fácil. Você pode parar onde quiser, ir aos restaurantes da região, visitar o que tiver vontade.
    Montalcino fica num lugar belíssimo. Se chegar de trem você fica muito dependente de taxi quando está circulando pela cidade.
    Sugiro o carro apesar da excelente malha ferroviária italiana.

    ResponderExcluir
  26. Oi Cláudia, obrigado pelas dicas,vou alugar um carro em Florença(vc tem alguma sugestão?) no seu post não tinha nenhuma dica de hotel em Moltalcino, vc teria alguma dica para hotel?
    Obrigado,
    Zinho

    ResponderExcluir
  27. Zinho,

    Fiquei hospedada entre Torrite de Siena e Montefollonico (bem pertinho de Montalcino, no Hotelito Lupaia. Adorei! Excelente hotel. Veja no link:
    http://www.viajarpelomundo.com/2010/07/pelas-estradas-da-toscana.html
    Espero que goste da sugestão.
    Quanto ao carro, não lembro que locadora usei, mas já saí do Brasil com a reserva feita pela internet.
    Abs
    Claudia

    ResponderExcluir
  28. Oi Claudia,
    Estou programando ir para Toscana em Janeiro mas tenho uma dúvida que acho que vc pode me ajudar.
    Estou querendo ficar em uma cidade com carro e percorre as cidadezinhas do interior. A princípio pensei em Siena como base. É uma boa opção ? Vc tem alguma sugestão ?
    Obrigado e parabéns pelo Bolg.
    Rogério

    ResponderExcluir
  29. Rogerio.
    Tudo é pertinho na Toscana. Mas, preferi ficar rodando e parando onde desse vontade. Então reservei um hotel em Florença, outro em Torrita de Siena e arrisquei outro em Sovana (que foi OK) e outro em San Gimignano (bem simples).
    Funcionou super bem.
    Valeu?
    Claudia

    ResponderExcluir
  30. Oi Cláudia, vou para Roma ficar 3 dias e depois vou para Montalcino, mas não compensa alugar um carro pois vou ficar em um hotel lá. Queria saber se tem algum trem que eu possa pegar.
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  31. Angélica,
    Acho que a melhor pedida é alugar um carro sim. Há muita coisa interessante no caminho e ao redor de Montalcino que só de carro para você aproveitar. Se não tiver como se locomover você vai ficar muito presa, inclusive para desfrutar dos bons vinhos e restaurantes da região.
    Claudia

    ResponderExcluir
  32. Adorei o seu blog e encontrei ele neste momento que estou montando um post sobre Montalcino. Você tem alguma fanpage no facebook para que eu possa seguir o seu blog?

    Parabéns pelas matérias!!!

    Roberta

    ResponderExcluir
  33. Roberta,

    Infelizmente não tenho fanpage.

    Obrigada pela visita e espero receber vc sempre por aqui.

    Bj

    ResponderExcluir
  34. Oi!!

    Vou para Montalcino no final do mês de Agosto e, nas minhas pesquisas, dei com este blogue. ADOREI!! Obrigada pelas indicações!

    1º dia: A viagem que vou fazer é Lisboa-Roma (chego por volta das 12h50), seguindo depois para Florença de comboio (trem) por volta das 14h. Ainda não comprei os bilhetes mas vou comprar no site da Trenitalia. Vamos ficar em Florença essa noite.

    2º dia: No final do dia seguinte vamos para Montalcino. A minha dúvida é como ir até Montalcino. De comboio? Onde consigo comprar os bilhetes? Não vamos alugar carro. Essa noite e a noite do dia a seguir vamos ficar em Montalcino. A minha mãe tem um casamento e eu gostava de ir a Siena. Vai ser ida e volta no mesmo dia. Dá para ir de comboio ou só de camioneta? Também não sei onde comprar o bilhete.

    3º dia: Voltamos para Roma depois do pequeno-almoço para aproveitar o dia todo.

    4º dia: O dia vai ser passado em Roma e voltamos para Lisboa às 19h50.

    Os hotéis já estão todos tratados. O que me falta, e com o qual estou preocupada, são as viagens de comboio para Montalcino e para Siena. Outra questão é que não sei se dará para comprar bilhete de ida e volta para Roma porque no 1º dia vamos de Roma para Florença e na vinda fazemos Montalcino para Roma.

    Pode dar-me uma ajuda?

    Obrigada!

    Diana

    ResponderExcluir
  35. Oi Diana,

    Eu sempre viajo por essa região de carro. Mas, sei que há comboio e ônibus. Veja a raileurope.

    Espero que consiga.

    Boa viagem.

    Claudia

    ResponderExcluir
  36. Ola! Estou nessa região hoje e pretendo degustar o vinho Brunello e visitar Montalcino.

    ResponderExcluir
  37. Olá,Claudia!
    Estarei nesta região no final de outubro, e farei o roteiro de um dia em Montalcino, Pienza e Moltepulciano. Meu hotel fica em Tavernelle Val di Pesa. Já anotei a dica dos restaurantes, amei! Gostaria de uma sugestão de vinícola em Montalcino. Alugamos carro para retirar no aeroporto de Roma, para ficarmos 10 dias na Toscana, que já conheço um pouco de uma outra estadia de 3 dias em Florença. Grata pela ajuda.

    ResponderExcluir
  38. Cláudia, gostei muito de suas sugestões. Pretendo ir em fevereiro para a Itália. Estou em dúvida: Toscana ou Costa Almafitana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cícero,
      Em fevereiro é melhor ir a Toscana pois muita coisa fecha na Costa Amalfitana no inverno. Amalfi é destino de verão.
      Toscana é show no inverno.

      Excluir

Deixe seu comentário. Obrigada!