A MAGIA DO QUADRADO


Sul da Bahia. Praias. Água de côco. Hibiscos. Beiju de tapioca. Acarajé. Tudo isso já é bom mas, pode ficar ainda melhor quando se está no Quadrado. E o que é o Quadrado? Nada mais do que uma pequena vila numa ribanceira sobre o mar, com duas fileiras de casas coloridas muito simples de um lado e de outro, uma igrejinha branca do século XVI ao fundo e um campo gramado no centro. Parece pouco. No entanto, dentro de cada casinha dessas de aparência tão tosca estão escondidas lojas de grife, designers badalados, restaurantes caprichados, hotéis charmosos e muitas celebridades. Ou seja, glamour e charme não faltam onde a simplicidade impera.

Ao fundo, a simpática Igreja São João Batista, construída em 1656.


À noite, a cidade fica à meia-luz. Apenas velas, lamparinas e alguns pontos de luz dão um astral encantador ao Quadrado.


E, dentro de cada casinha uma surpresa. Lojas lindas se escondem por ali.

VOANDO ALTO

Para um vilarejo tão singelo foi um golpe de sorte ter caído nas graças de algumas pessoas digamos que "de peso", como a modelo Naomi Campbell, nossa brasileiríssima Gisele Bündchen, o ator Matthew McConaughey, a estilista Diane von Furstenberg, ou o designer de sapatos Manolo Blahnik (isso só para citar alguns nomes). Assim, Trancoso virou um destino cobiçado internacionalmente (e de preços nada módicos) que apesar da fama consegue manter seus hábitos preservados em meio a muita tranquilidade e se orgulha por ser tombada como Patrimônio Histórico Nacional. 

Se você não ficar atento nem vai notar que por trás de uma fachada tão simples há uma loja encantadora como a Joaninha, da designer paulista Joana Vieira.

Bem, mas podemos dizer que a Pousada Estrela d'Água foi uma das molas propulsoras de Trancoso, na década de 90, num imóvel a beira-mar, que tinha sido da cantora Gal Costa. Ela iniciou um ciclo de conforto em meio ao ambiente rústico. Em seguida outras pousadas interessantes aparecem no Quadrado. Mas, foi com a chegada do Club Med e do condomínio de luxo Terravista que a infraestrutura ganhou upgrade. No entanto, eles ficam relativamente longe do Quadrado (uns 20 minutos de carro). Melhor assim. 

DIA E NOITE

Durante a alta temporada, que vai de dezembro a fevereiro, Trancoso ferve. De dia o programa obrigatório é "praia". Seja em Trancoso, ou na encantadora Praia do Espelho que fica a uns 30 minutos dali ou quem sabe em Arraial D'Ajuda que também se chega em meia hora indo de carro. Biquini, shorts, camisetas soltas, vestidinhos, chapéu e óculos compõe o traje perfeito.



As praias de Trancoso são lindas e sempre tranquilas, mesmo na alta temporada.

Praia do Espelho. 

O Quadrado mantém sua tranquilidade habitual até o meio da tarde, quando as lojas e os restaurantes abrem. Ao cair da noite, o cenário muda radicalmente. As praias adormecem e é a vez do Quadrado entrar no circuito. Pequenas luzes dão o tom perfeito em baixo das árvores. Os restaurantes e os bares enchem de gente. Grupos de amigos sentam em mesas ao ar livre e as lojinhas ficam abertas até tarde.


Vai um acarajé da baiana?

COMO CHEGAR

Trancoso fica ao sul da Bahia, numa costa linda, cheia de coqueiros e ainda guarda os ares de reduto hippie de 20 anos atrás (apesar de estar hoje mais para Saint Tropez). Para chegar é preciso ir de avião até Porto Seguro e de lá tomar um táxi, alugar um carro ou, para os mais exigentes, contratar um helicóptero. O percurso de carro dura em torno de uma hora e meia. Já, de helicóptero se chega em quinze minutinhos. Hum... Parece perfeito!!!

Lindas falésias na proximidade de Trancoso.

POUSADA ESTRELA D'ÁGUA

Na Praia dos Nativos, pé na areia, a casa que um dia foi de Gal Costa, agora é uma pousada pra lá de gostosa. Rústica na medida certa, mistura requinte e sofisticação em suas 28 suítes. Uma delas tem 200 metros quadrados e vista para o mar. Mas, nem precisa tanto. Os outros 7 bangalôs, com 120 metros quadrados são mais do que suficientes para curtir dias perfeitos, com direito a piscina privativa e cama com dossel. Os quartos são muito bem decorados, tem ar condicionado, TV de plasma, varanda com rede, frigobar, cafeteira Nespresso. O café da manhã não pode ser melhor. Tem beiju crocante de tapioca, dos deuses. O bar fica de frente para aquele marzão tranquilo onde dá para bebericar uma caipirinha sem pressa. O spa do hotel tem massagens deliciosas. A pousada faz parte do grupo de Roteiros de Charme e também tem o carimbo Relais & Chateaux. Recomendo!!!

Pousada Estrela D'Água. Estrada Arraial D'Ajuda, telefone (73) 3668.1030, estreladagua.com.br

Piscinas da Estrela D'Água.


Quartos muito simpáticos.


A vista do bar da Estrela D'Água não podia ser melhor.

Outras boas opção aí vão algumas outras sugestões:

Villas de Trancoso. Estrada Arraial D'Ajuda 192, telefone (73) 3668.1151, villasdetrancoso.com.br

Uxua Casa Hotel. Quadrado de Trancoso, telefone (73) 3668.2277, uxua.com

Jacaré do Brasil. Quadrado de Trancoso, telefone (73) 3668.1470, jacaredobrasilcasas.com.br


Na Praia do Espelho dê uma olhada na charmosíssima Pousada Bendito Seja e no Hotel-Fazenda Calá e Divino

Na Praia de Itapororoca olhe a Pousada Tutabel. 

ALGUMAS DISTÂNCIAS

De São Paulo são 1610 Km
Do Rio de Janeiro são 1230 Km
De Salvador são 750 Km

DICAS IMPORTANTES - ONDE IR - O QUE FAZER
  • Assista o por do sol no mirante do Quadrado.
  • Coma uma Moqueca na Silvana
  • Prove Beiju de Tapioca
  • Jante no Cacau
  • Vá a Praia do Espelho
  • Saboreie uma pizza margherita com suco de tangerina do Maritaca
  • Saia da linha com a torta de chocolate do Cantinho Doce
  • Vá a Missa na Igreja do Quadrado
  • Tome um drink no El Gordo
  • Fuja de Porto Seguro
  • Dê uns passos de forró
  • Compre um vestido lindo na nova loja da Martha Medeiros
  • Divirta-se! 

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Ai ai...a Praia do Espelho...sem dúvida uma das mais bonitas do Brasil!!
    Bjos Claudinha e FELIZ NATAL!
    te desejo um ano novo maravilhoso e com muitas viagens!

    ResponderExcluir
  2. Oiiii,

    Que saudade deste lugar. Conheço bem o Nordeste e essas praias eu amoo! A Praia do Espelho é a coisa mais linda do mundo.
    Desejo um Feliz Natal e que 2012 você traga muitas e muitas novidades de suas viagens.
    Beijos :o)

    ResponderExcluir
  3. Claudia, adoramos o astral de Trancoso. Mas amamos mais ainda a Praia do Espelho, uma das mais bonitas que já fomos. O dificuldade de acesso deixa a praia mais deliciosa ainda! Um grande beijo, Marina

    ResponderExcluir
  4. Oi Flavinha,
    Realmente a Praia do Espelho é uma das mais bonitas do país. E, ver tantas tartarugas nadando ao lado da gente é simplesmente demais!!!
    Desejo à você e sua família um Natal de luz e um 2012 cheio de boas surpresas.
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol,
    Desejo à você um ano muito animado e cheio de viagens também.
    Um beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  6. Ei Marina,
    Você está com PhD em Nordeste. Pode falar com muita autoridade no assunto.
    E o Natal? Onde será?
    Tenho acompanhado cada passo dessa aventura deliciosa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Querida Cláudia,

    Como sempre,um post perfeito !
    Aproveito para te desejar um FELIZ NATAL !
    Bj
    MT

    ResponderExcluir
  8. Oi MT,
    É sempre bom ter você por aqui.
    Desejo um lindo Natal para você também.
    Bj

    ResponderExcluir
  9. Claudia,
    Lindo post com muita informação as fotos estão lindissimas e ficamos sim com um pontinha de saudades desta Bahia que tanto nos encanta!!!
    Grande beijo e um feliz natal e um excelente 2012 para voce e toda a sua familia e que 2012 seja cheio de novos destinos!!!
    Antonio & Ellen

    ResponderExcluir
  10. Oi Ellen e Antonio.
    Espero que vocês passem o Natal e o Reveillon num lugar muito bacana. Desejo um 2012 cheio de boas energias!!!!
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  11. Aproveito para enviar os votos de um Bom Natal, na companhia da Família.

    ResponderExcluir
  12. Oi Pinguim,
    Muito obrigada. Também desejo à você um lindo Natal em novo ano cheio de amor, paz, alegria e conquistas.
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Oie Claudia,
    Eu já visito o seu blog a muito tempo, porem nunca deixei um recadinho. Mas não por que eu não queira mas por que eu nunca soube o que dizer realmente.
    Eu acho suas viagens fantasticas, e como estudante de jornalismo eu adoraria viajar para todos esses lugares um dia.
    Mas esse post em especial eu achei maravilho, por que realmente essa praia é divina! Estive lá no final do ano passado e mal posso esperar para voltar!
    Bom, sem me alongar muito, quero lhe desejar um Feliz 2012 .. que seja repleto de luz, paz e harmonia pra você e toda a sua familia! Beijos de uma fã.
    Anna Carolina Costa ou apenas Carol =)

    ResponderExcluir
  14. Carol é muito bom receber um comentário tão gentil.
    Sabe que também sou jornalista? Bem, na verdade minha primeira formação (e onde atuo) é a Fonoaudiologia. Mas, como sempre cuidei da voz de muitos jornalistas resolvi fazer jornalismo. A partir daí passei a escrever no blog para praticar minha escrita. Agora, o blog é meu hobby. Adoro escrever e revisitar minhas idas e vindas. E, quando recebo um comentário como o seu fico muuuuiiiiito feliz.
    Obrigada mesmo. Volte sempre. Desejo um ano de muitas viagens e realizações para você.
    Claudia

    ResponderExcluir
  15. Que Bahia maravilhosa você mostrou aqui! Só conheci Salvador em um dia e acho que voltaremos esse ano para um final de semana, mas adoraria conhecer o quadrado e Trancoso...Adoro quando você nos apresenta lugares diferentes, fico cada vez com mais vontade de conhecer nosso lindo país! Beijão!

    ResponderExcluir
  16. Katia,
    Tenho certeza de que vocês vão adorar Trancoso, a Praia do Espelho e Corumbau. Essa pontinha no sul da Bahia é linda!!! E, o melhor é que ainda tem uma carinha bem rústica, apesar de ser um lugar badalado não arredou pé de suas raízes.
    E a Pousada Estrela D'Água é imperdível. Na areia. Perfeita!!!
    Põe na agenda para 2012.
    Bj

    ResponderExcluir
  17. Parabens pelo blog e pelo post. Trancoso eh um dos meus lugares preferidos no Brasil. Trabalhei no Club Med de la e ja fui milhares de vezes, iria quantas mais pudesse!!!

    ResponderExcluir
  18. Que lindo !! Ainda não tive o prazer de conhecer esse lugar, mas você me deixou morta de vontade :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi,

      Você vai adorar. O Sul da Bahia é mágico!!!! Trancoso e Praia do Espelho.

      Bjs

      Excluir

Deixe seu comentário. Obrigada!