10 MOTIVOS PARA AMAR ISTAMBUL


Difícil alguém dizer que não gosta de Istambul. A cidade turca, elo entre Ásia e Europa, é quase uma unanimidade entre os visitantes. Quer saber o porquê?

1. Hagia Sophia com chá turco. A Igreja de Santa Sofia ou Hagia Sophia é um belíssimo tesouro. Seus quatro minaretes e sua enorme cúpula rosa se erguem no centro histórico de Instambul há mais de um milênio, desde os tempos em que a capital bizantina se chamava Constantinopla. É realmente impressionante pensar que aquela estrutura gigantesca foi construída num tempo tão distante do nosso e com tamanha perfeição. Foi o maior templo cristão do Império Bizantino. Com a tomada de Constantinopla pelos otomanos foi transformada em mesquita e hoje é um museu que tem de ser apreciado por dentro e por fora. Um bom modo de admirar seu contorno é subir no terraço do hotel Four Seasons Sultanahmet para tomar um chá turco tendo a Santa Sofia quase ao alcance das mãos. Aliás, o Four Seasons Sultanahmet também ocupa um prédio histórico. Quem vê seu luxo de hoje nem imagina que já serviu como prisão de políticos e escritores. Aquele pátio interno cheio de plantas e tão convidativo já viveu dias de cárcere.

Hagia Sophia.

2. Palácio Topkapi e seu harém com almoço no restaurante Karacol. Esse complexo, que ocupa uma área enorme às margens do Bósforo, foi residência de 25 sultões que comandaram o poderoso Império Otomano por mais de quatro séculos.. Reserve uma manhã para visitar os belos salões, o acervo de quase 500 anos de história e o curioso harém onde viviam as esposas do sultão, os filhos e dezenas de concubinas. Aproveite para almoçar no restaurante Karacol localizado dentro do Palácio Topkapi, no local onde antigamente ficava o posto da guarda.

3. Umas comprinhas no Grand Bazaar.  Esse enorme mercado, com mais de 4 mil lojas, foi construído em 1450. É um dos mais antigos do mundo e considerado precursor do shopping center. (Aqui cabe lembrar que o mercado Sukiennice da Cracóvia foi construído no século XIV, portanto antes dele e briga pelo posto de precursor do shopping Center, no entanto é infinitamente menor.) Ali você encontra de tudo: tapetes, joias, bijuterias, tecidos, luminárias, roupas, bolsas, cerâmicas, chás... além de cafés e restaurantes. Circular por aquele mercado labiríntico sugere uma volta no tempo. Mesmo para quem não é muito consumista vale como uma experiência antropológica, pois negociar com os turcos naqueles corredores históricos é coisa séria. Mas, se preferir uma zona fashion vá ao bairro de Nisantasi e caminhe pela rua Abdi Ipekçi Cad, a versão luxo em termos de compras.

Grand Bazaar.

4. A misteriosa Cisterna da Basílica. Numa entrada escondidinha perto da Igreja de Santa Sofia fica a descida para a mais incrível cisterna de Istambul, a Yerebatan Sarayi. Ao descer, num cenário a meia-luz, 336 colunatas romanas em diversos estilos ganham tons alaranjados e reflexos na água. Visita mais que obrigatória. As cisternas abasteciam a cidade e tinham capacidade para armazenar 80 mil metros cúbicos de água. Sua construção foi feita durante o Império Bizantino, no século VI e foi usada até a queda de Constantinopla. Também serviu como cenário para o filme From Rússia with Love, de James Bond. Depois, boa pedida é dar alguns passos até a rua Divanyolu Caddesi e entrar na loja de doces turcos Hafiz Mustafa para se lambuzar com a sobremesa nacional “baklava”.

5. Conhecer o bairro Beyoglu. Há muito para se fazer por ali. Para chegar no bairro de Beyoglu atravesse a Ponte de Gálata a pé. A caminhada já é parte do programa. O visual que se tem da ponte é lindo, além de passar por muitos pescadores na labuta, em pleno movimento caótico da ponte. Beyoglu lembra Santa Teresa com suas ladeiras. Subir a Torre da Gálata vai garantir um visual lindo da cidade toda. Para almoçar vá ao Cecconi’s, um restaurante contemporâneo cheio de gente bonita. Ele fica num pátio interno junto ao super hotel Soho House. Depois, tome um café no histórico hotel Pera Palace. Ele foi construído para receber os europeus que chegavam a Constantinopla no Orient Express e eram levados ao hotel em liteiras. Puro luxo. Dizem que o fantasma de Agatha Christie faz companhia ao de Mata Hari pelos corredores. Boa parte do livro Assassinato no Expresso Oriente foi escrito no quarto 411. Caminhe pela rua de pedestres Istiklâl Caddesi com as tradicionais galerias de Istambul onde há de tudo um pouco. Para encerrar o dia com uma vista linda e curtir a despedida do astro rei sugiro nessa mesma rua o restaurante 360.

Beyoglu e a Torre de Gálata.

6. Um passeio de barco pelo Bósforo. O Bósforo é a “rua” que liga o mar Negro e Mármara ao mesmo  tempo em que demarca os territórios da Ásia e Europa. É um passeio que precisa constar numa viagem à Istambul seja na forma de uma simples travessia de balsa, meio de transporte habitual para quem quer fugir dos nós no trânsito, ou um cruzeiro turístico mais longo podendo chegar até as simpáticas Ilhas Príncipe. Essas 9 ilhas no Mar de Mármara foram nomeadas com os nomes dos príncipes que foram exilados durante o Império Bizantino. A maior delas é Buyukada, a segunda maior é Beybeli, depois vem Burgazada, Kinaliada, Sedef e outras bem pequenas. Vale o passeio para quem vai ficar bastante tempo em Istambul.

Bósforo em frente a mesquita Eminönü. 

7. Rolé por Ortaköy com direito a brunch no Çiragan Palace. O bairro de Ortaköy era um antigo vilarejo de pescadores às margens do Bósforo e hoje é onde ficam dois hotéis que costumam ser escolhidos por quem quer ficar longe do caos do centro histórico, com muito luxo: Çiragan Palace Kenpinski e Four Seasons Bósforo. Mesmo que sua preferência recaia por ficar hospedado em outros cantos da cidade, vale a pena pelo menos fazer um brunch no Çiragan Palace. O hotel ocupa o prédio de um antigo palácio otomano onde viveram os últimos sultões. Seus jardins e a piscina são espetaculares. Depois, aproveite para passear pelo bairro Ortaköy, onde fica o Bazar Egípcio, a Mesquita Ortaköy e de onde parte a Ponte do Bósforo que liga Ásia e Europa. Outro bairro simpático, elegante e pouco turístico mais adiante é Bebek, no distrito de Besiktas. Lá vive a classe alta desde os tempos otomanos.

8. Mesquita de Solimão I, o Magnífico ou Süleymaniye Camii. Essa é a maior mesquita de Istambul e considerada uma das mais bonitas. Sua silhueta se destaca numa parte mais alta da cidade, o que era o objetivo do arquiteto Mimar Sinan considerado um dos mais importantes da Turquia. Solimão ordenou a construção da mesquita em 1550 e ali foi sepultado com sua esposa favorita, apenas nove anos depois de ter ficado pronta. Lá de cima o visual que se tem do Chifre de Ouro com o bairro de Beyoglu e a Torre de Gálata ao fundo, é lindo. Aproveite para conhecer a Universidade de Istambul que fica pertinho.

No alto a Süleymaniye Camii. 

9. Os inesquecíveis Hamans. O haman também é conhecido como “banho turco”. Mas, não se trata de um banho qualquer e sim de um ritual que mais se assemelha a um spa. É uma combinação de sauna, banho de espuma, esfoliação, massagem e hidratação. Perto da Haya Sophia e da Mesquita Azul ficam alguns hamans históricos de Instambul como o Çemberlitas e o Cagaloglu. No entanto, praticamente todos os bons hotéis costumam ter ótimos banhos turcos. Alguns badalados são o do histórico Pera Palace, do suntuoso Lês Ottomans, do tradicional Kenpinski, do elegante Istanbul Edition e do badalado Four Seasons. Depois de passar por essa experiência garanto que você vai querer comprar uma toalha de seda Kessé para fazer sua esfoliação em casa e uma toalhinha pestamal usada para enrolar o corpo na sala de banho, ela é uma graça e pode servir como canga na praia. 

10. Mesquita Azul vista ao por do sol do rooftop do Seven Hills. O restaurante é apenas bom, mas a vista é inesquecível. De um lado a Santa Sofia e do outro a Mesquita Azul marcam o céu alaranjado no por do sol. A Mesquita Azul é a única mesquita com seis  minaretes e esse detalhe já foi um problema no passado, pois Meca também tinha seis e nenhuma outra poderia ser superior à ela. A solução dada pelo Sultão Ahmet I foi simples. Ele financiou a construção do sétimo minarete na mesquita de Meca. E então, lá está a Mesquita Azul, linda com seus seis minaretes  construídos em 1609 ao redor de vários domos projetados em cascata a partir de um imenso domo central. Seu interior é revestido por 20 mil azulejos Iznik. Perfeito para encerrar o dia com chave de ouro.

Mesquita Azul.


Esses são apenas alguns motivos para amar Istambul. Uma cidade realmente apaixonante, vibrante, instigante, colorida, forte. Seus contornos são marcados por minaretes e seu caos interrompido cinco vezes ao dia pelos chamados dos muezins para o momento da oração. A história se revela em todos os cantos. Uma mistura perfeita da Ásia com a Europa.

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Tenho um blog de assuntos variados e sigo seu blog ha algum tempo e viajo através de suas fotos e comentários.Eu amaria conhecer Istambul porém consultei a CVC e vi que para mim ficaria muito caro viajar para lá.Gostaria que vc. me indicasse alguma agencia séria e que os preços ficassem mais em conta.Abraços RoseNova (dicasderosenovablogspot)

    ResponderExcluir
  2. Oi Rose,

    Não costumo usar agências de turismo. E viajar para Istambul é muito fácil. Basta comprar uma passagem com a Turkish Airlines no próprio site da companhia. Escolha uma época de baixa temporada e acompanhe as promoções. Depois, escolha pela internet um hotel da categoria que ficar mais conveniente. Para reduzir os custos convide alguém que possa dividir a conta do hotel com você. Só isso. A cidade é muito fácil. Nem precisa de guia. Com um mapa do próprio hotel e dicas de alguns blogs legais você consegue se achar em Istambul com tranquilidade.

    Boa viagem.

    bj

    Claudia

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelas dicas.Espero de verdade poder ir conhecer pessoalmente.Bjos.

    ResponderExcluir
  4. Rose,

    Desejo muito boa sorte. Espero que você realize seu sonho em breve.

    Bj

    Claudia

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas.
    Vou conhecer Istanbul o mês que vem.
    Poderia dar uma dica de como chegar de Sultanahmet à Praça Taksim de metrô ou tram.
    lenivaz1.lv@gmaul.com.
    Muiti obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leniv,

      Peça um mapa no seu hotel com as direções exatas. O Google Maps também pode te auxiliar a chegar.
      Beijo
      Claudia

      Excluir

Deixe seu comentário. Obrigada!