VIRANDO TURISTA EM CASA


Por Claudia Liechavicius

Sabe aquele dia que dá vontade de fazer alguma coisa diferente do convencional sem pegar carro, nem avião... na sua própria cidade. Parece um pouco doido, mas é muito interessante... ter a sensação de ser turista em casa. Então, o local escolhido para embalar esse fim de semana inusitado foi o bairro de Ipanema. Mais precisamente, o hotel Fasano. Por quê? Bem, o hotel é super elegante. Da janela se tem um visual lindo do Arpoador ao Leblon, a praia em frente ao hotel é ótima, o spa tem boa reputação e o restaurante nem se fala. Precisa mais? Ah! Claro! Uma boa companhia.




ONDE FICA

A localização do hotel não poderia ser melhor. Fica no finalzinho de Ipanema, na esquina da avenida Vieira Souto com rua Joaquim Nabuco, a uma quadra das pedras do Arpoador. É o canto mais tranquilo de Ipanema. Além disso, tem um por do sol magnífico. O Rio andava realmente carente de ter um hotel desse padrão, bem localizado. Até tem o Copacabana Palace, mas fica na turística e abarrotada Copacabana. Tem também uma boa opção em Santa Teresa, mas é longe da praia e de tudo, perto apenas da Floresta da Tijuca e da Lapa. Tem também alguns hotéis grandões como o Windsor, o Sheraton, o JW Marriott, mas que não tem muito charme. Então, o Fasano veio para preencher essa lacuna. E, parece que conseguiu.



COMO É?

O Fasano Rio tem apenas 8 andares. É relativamente pequeno, por isso consegue ser charmoso e exclusivo. Tem 81 apartamentos e 10 suites projetadas pelo badalado Philippe Starck. Os uniformes dos funcionários foram desenhados por Ocimar Versolato. A fachada é toda envidraçada o que confere um ar sofisticado. Pelos corredores, tecidos leves fazem a vez de paredes. Não falta bom gosto. Cada detalhe parece ter sido estudado meticulosamente. Não é à toa que o hotel faz parte do seleto grupo The Leading Small Hotels of the World.





O VISUAL

Do alto do oitavo andar, o visual é incrível. Parece que o mar é uma extensão da piscina. E, ao fundo, o Morro Dois Irmãos completa a moldura. A piscina é cercada apenas por vidros o que abre o espaço para tudo que a natureza criou com tamanho carinho, do Leblon ao Arpoador. Sentar em uma espreguiçadeira ao sol e curtir esse cenário é um privilégio. Mas, se preferir sombra é só sentar na área coberta, em cadeiras super confortáveis. No entanto, para subir ao oitavo andar é preciso estar com a chave do apartamento em mãos para que o elevador obedeça sua ordem. Caso contrário, nada feito. Afinal, essa piscina já recebeu o título de uma das mais charmosas do mundo no site da Condé Nast.



OS QUARTOS

Os quartos são pequenos e muito aconchegantes. Chão de tábua corrida, paredes e teto adornados com espelhos inspirados em Salvador Dali, mesas de cabeceira em madeira rústica, cama king size, lençóis deliciosos, travesseiros de penas de ganso, varandas envidraçadas e alguns mimos (revistas, frutas, água e sandálias Ipanema by Oskar Metsavaht) dão as boas vindas aos hóspedes. A iluminação é perfeita. As suites são bem maiores, mas o preço acompanha a metragem quadrada proporcionalmente.


Os corredores merecem atenção especial. São escuros. Os números dos apartamentos são sinalizados por um friso luminoso no chão e perceba que não há maçanetas. Outra curiosidade é que a iluminação é basicamente direcionada para a super cadeira que fica bem no centro do corredor. Bem arrojado!



DA JANELA DO QUARTO

Ao acordar, você terá à sua frente nada mais nada menos do que o Arpoador a desejar um bom dia e à chamar para uma caminhada ou mergulho. Não há como negar esse apelo da natureza. As águas calmas e transparentes merecem uma visita seja de dia ou de noite...




CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR

As refeições são servidas no restaurante do andar térreo Fasano Al Mare, tanto no elegante salão cercado por cortinas brancas e decorado com lustres de murano, como na varanda externa com paredes em tijolos vermelhos, toldos e enormes vasos de plantas. O ambiente é super charmoso.





BARETTO-LONDRA

Num ambiente acolhedor, o Baretto-Londra faz uma referência aos pubs londrinos. O lugar é pequeno e aconchegante. Poltronas de couro, cortinas, paredes de tijolos, discos de vinil e iluminação suave determinam o astral do lugar. Vale um drink e algumas musiquinhas.





PONTOS FRACOS DO HOTEL


Hóspedes demais e check in conturbado. Como o hotel é realmente um dos melhores da cidade, mas muito pequeno (e o Rio está com muito poucas opções nesse padrão) parece que ele tem trabalhado com lotação máxima. Muitos clientes reclamavam na recepção pela demora na entrega do apartamento e de quartos não compatíveis com a reserva. Eu, também passei por esses dois problemas.

Piscina lotada de crianças. Adoro crianças. No entanto, num hotel pequeno e tão exclusivo, os hóspedes vão para curtir um final de semana sossegado. Com a piscina cheia de crianças, isso fica quase impossível, pois os pimpolhos falam alto, jogam água para todos os lados, se espalham e agitam mais do que o programado.

Não há garagem no hotel. Os carros ficam estacionados na rua, no sol e ainda assim é cobrada uma taxa de estacionamento de R$ 45, 00 por dia. Para deixar o carro na rua?

Bem, mas esses são apenas alguns detalhes. O hotel é excelente. Vale a pena passar um final de semana em grande estilo.

O endereço é Avenida Vieira Souto 80, Ipanema, Rio de Janeiro. Telefone (21) 3202.4000. www.fasano.com.br


Bom final de semana!

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Claudinha, você é muito elegante!!Obrigada pelas dicas!
    Bjocas e um lindo fim de semana

    Flávia

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Flávia!
    Aproveite esses dias lindos de sol que temos no outono. Essa é a época que mais gosto do Rio.
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir
  3. Uma dica super in, para quando decidir visitar o Rio.

    Muito obrigada pelas indicações, e pormenores todos relacionados com o hotel.

    Como sempre, muito agradável visitar este seu blog. Há sempre algo de novo para descobrir e desfrutar por aqui.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visita, sempre com comentários cheios de gentileza.
    Claudia

    ResponderExcluir
  5. Clau, lindo lindo lindo !! Só faltou nos contar o valor da diária rs.
    Outra coisa, morar no Rio de Janeiro permite esse tipo de turismo né?!! Imagine eu, aqui no meio do nda perto de lugar nenhum, vou pra onde?!! hihihihi
    bjssssssssssss

    ResponderExcluir
  6. Oh! Vivian!! Onde vc mora? Fiquei curiosa...
    Mas, basta ter um pouco de disposição e criatividade para inventar algumas coisas legais para fazer. E, pelo seu blog sei que vc adora viajar.
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir
  7. Gente! Quero ser igual a Cláudia quando crescer: ficar só em hotel bacana. hahaha
    Passei minha pre-adolescência no Arpoador. Mas tô cansado da região (ficaria no enclausurado no Santa Teresa hoje :() O Rio foi minha segunda casa durante muitos anos. Agora é ver como vai ser a vida em Toronto, que aliás tem hotéis super affordable em Yorkville, onde vou estudar, mas nunca terei dinheiro pra morar. haha

    ResponderExcluir
  8. Oi Gustavo.
    Que bom ter uma vida assim: Brasil, Canadá e por aí vai. Cada etapa com suas peculiaridades...
    Boa sorte em Toronto, que por sinal é uma cidade incrível.
    Valeu pela visita :))
    Claudia

    ResponderExcluir
  9. Amiga linda! Morar no Rio é ser eterno turista, não é?

    Sim, Cláudia, esta época do ano é muito linda aqui, muito embora o outono na Europa é encantador- tu deves conhecer, não é?

    Abraços primaveris

    ResponderExcluir
  10. Ilaine, querida. Morar no Rio é realmente muito bom. Escolhi essa cidade para ser meu lar e não me arrependo.
    Um beijo do outono carioca.
    Claudia

    ResponderExcluir
  11. Claudia
    Acertou de novo...gostei muto deste hotel!hehe
    Voltei de NY e Boston.NY é tudo o que a gente já sabe e mais ainda,mas Boston foi a surpresa da viagem!Logo,logo vou contar tudo lá no Blog!
    Super beijos

    ResponderExcluir
  12. Voltou de Ny, Margarida!
    Achei que você fosse passar a Páscoa lá.
    Espero ansiosa as fotos e o relato. Também adoro aquela cidade. Boston não conheço ainda, mas as pessoas falam muito bem da cidade.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  13. Claudia,recém conheci teu blog , fiquei encantada e já está entre meus favoritos.Parabéns e obrigada por tantas dicas maravilhosas.
    Se tiveres um tempinho,gostaria que compartilhasses o Nosso Olhar,criado por minha irmã e eu.O endereço é: http://anaemariatereza.blogspot.com
    Abraço,
    MT

    ResponderExcluir
  14. Ana e Maria Teresa,
    Obrigada pela visita. Visitei o blog de vocês e até já entrei como seguidora. Adorei as fotos de Petra.
    Bjs
    Claudia

    ResponderExcluir
  15. Claudia, tu és muito gentil!
    Obrigada!
    Amanhã viajo para uma linda cidadezinha que também já conheces e onde tentarei tirar fotos tão bonitas quanto às tuas: Colônia do Sacramento.
    Boa Páscoa para ti,
    MT

    ResponderExcluir
  16. E como sabe bem ser-se turista na nossa própria cidade :)
    Boa Pascoa!
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi casal!
    Não consegui responder antes. Mas, agradeço os votos de Boa Páscoa. Espero que o final de semana de vocês tenha sido muito especial.
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  18. Maria Teresa.
    Colônia do Sacramento é uma cidade muito bonitinha. Eu adorei ter ido até lá. Curta bastante sua viagem.
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  19. Claudia, que chique!!!!!!! E que delícia ser turista no Rio, né? Passar um dia em um lindo hotel, desfrutando do sol, das praias e de boa comida... arrasou! Beijão!

    ResponderExcluir
  20. Katia. Esse hotel é um luxo. Delicioso! Perfeito para um final de semana especial.
    Bjk
    Claudia

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!