31 dezembro 2008

O PARAÍSO EXISTE - FERNANDO DE NORONHA


Claudia Liechavicius

Feche os olhos e pense em uma ilha distante. Pensou? Então, pinte com tintas coloridas, um mar transparente e deslumbrante, em tons de azul e verde. Conseguiu? Agora povoe esse oceano com golfinhos, tartarugas, arraias, barracudas, tubarões pacíficos e peixinhos de todas as cores do arco-íris. Pois bem, você não está sonhando. Esse lugar existe. É o arquipélago de Fernando de Noronha, um aquário a céu aberto, cercado pela hospitalidade contagiante da população de ilhéus e distante a apenas uma hora de avião das cidades de Natal (360 Km) ou Recife (545 Km).

A Trip é uma das companhias aéreas que voa até Fernando de Noronha.


O sol brilha por lá o ano inteiro. Afinal, esse pedacinho do paraíso se situa a quatro graus abaixo da linha do Equador. A temperatura média é perfeita para quem quer curtir umas férias deliciosas, 28 graus durante o dia e à noite sopra uma brisa fresca. Dizem que chuvas são esporádicas e que há apenas duas estações: uma seca, que vai de setembro a março (sendo que os meses de dezembro e janeiro os preferidos dos surfistas) e outra chuvosa, de abril a agosto. Mas, o tempo é sempre imprevisível. Afinal, estava preparada para ver um mar mais agitado e tive o privilégio de nadar num mar que parecia uma lagoa em toda a ilha.
.
A cor da água na Baía do Sancho é de um azul caribenho maravilhoso.


O arquipélago de Fernando de Noronha é formado por vinte e uma ilhas de terras vulcânicas. Apenas a maior é habitada, sendo relativamente pequena. Tem 17 quilômetros quadrados e conta com 3.500 pessoas que desfrutam do cotidiano da natureza nesse santuário ecológico. Mas, nem sempre foi assim. Na Segunda Guerra, Noronha serviu de base para aviões americanos e durante a ditadura militar abrigou uma colônia penal. Atualmente, a ilha é propriedade do governo de Pernambuco e o IBAMA é responsável pela sua fiscalização.

Alguns canhões perdidos por lá, ainda guardam as memórias do tempo em que Noronha serviu como base militar. Mas, agora o lema é "sombra e água fresca".


HISTóRICO DA ILHA

1503 - Américo Vespúcio se depara com o arquipélago, sua embarcação naufraga, mas todos os tripulantes sobrevivem.
1504 - Noronha é doada a "Fernão de Loronha", que acaba dando origem ao lugar.
1737 - Os portugueses se dão conta de que a ilha é a ligação marítima entre a América do Sul e a Europa e resolvem protegê-la. Expulsam os invasores e constroem fortes. Nesse ano é instaurada uma colônia penal.
1832 - Charles Darwin, o autor da Teoria da Evolução, visita o arquipélago e define o lugar como "um paraíso de rochas vulcânicas do Atlântico".
1938 - Durante a ditadura de Getúlio Vargas, a colônia vira presídio político.
1942 - Em plena II Guerra Mundial, é instalada uma base militar americana e outra brasileira na ilha. 1957 - O governo permite que os EUA construam um posto de observação de mísseis, próxima ao Boldró. Os americanos ficam por lá até 1965.
1972 - Começa o turismo em Fernando de Noronha com um grupo de pessoas que sai de Recife e desembarca na ilha.
1984 - Reconhecendo Noronha como importante local de reprodução das tartarugas marinhas, o Projeto Tamar instala uma base na ilha.
1988 - O arquipélago se transforma em Parque Nacional Marinho.

A BELEZA DAS PRAIAS

Dezesseis praias espetaculares contornam a ilha, que é dividida em dois lados, chamados de “mar de dentro” (voltado para o continente) e “mar de fora” (voltado para o continente africano). No mar de dentro ficam os locais mais procurados pelos turistas: Baia dos Golfinhos, Baia do Sancho, Baia dos Porcos, Cacimba do Padre, Praia do Bode, Praia do Americano, Boldró, Praia da Conceição, Praia do Meio, Cachorro e Porto.

Ø A Baia do Sancho é uma pequena enseada que tem acesso bem difícil, mas todo o esforço é compensado com o que a natureza oferece. Para se desfrutar dessa beleza, é preciso descer duas escadas de ferro totalmente verticais encravadas na pedra, além de mais uns duzentos degraus irregulares, feitos na própria encosta. É indispensável andar sempre munido de snorkel, máscara e pé de pato, para não perder nada. As águas são calmas e transparentes, de um azul encantador. Outra opção é ir até lá de barco. Há embarcações de todos os tipos, andando para um lado e para outro, que saem do Porto.



Para chegar às areias da Baia do Sancho é preciso descer por uma escada muito íngrime ou optar por alugar um barco e descer diretamente nas suas águas cristalinas.

Ø A Baia dos Porcos tem um mar azul-turquesa cristalino que ocupa uma faixa de areia de apenas 100 metros e concentra piscinas naturais deliciosas na maré baixa. O acesso é feito através das pedras, pela Praia da Cacimba do Padre. Ao entrar no mar é preciso tomar cuidado para não pisar em uma arraia. Há muitas delas na beira d’água, lisas e pintadas, grandes e pequenas.
.
O acesso à Baia dos Porcos não é dos mais fáceis, mas vale cada degrau que se sobe e desce pelas pedras.

Ø As praias da Conceição, Boldró, Americano, Cacimba do Padre e Cachorro são as preferidas dos surfistas podendo ter ondas de mais de três metros. Todas valem o passeio. Cada praia tem o seu charme especial.

A praia Cacimba do Padre guarda tem do lado esquerdo uma escadinha que leva à Baia dos Porcos.

As praias do Bode e do Americano podem ser avistadas do Forte de São Pedro do Boldró, que fica no alto do morro.

Ø O Porto é um local calmo e de fácil acesso para mergulho de superfície. Com o auxílio de um snorkel se pode ver o navio grego Eleani Stathatos naufragado em suas águas transparentes e milhares de peixinhos coloridos que fazem da embarcação sua morada.
.
Do porto, o Morro do Pico, pode ser avistado.

Ø A Baia dos Golfinhos é um mirante de 60 metros de altura, estrategicamente posicionado para estudos sobre os hábitos desses mamíferos. Pode-se admirar a entrada dos golfinhos de manhã cedo na ilha. É lá que eles chegam em grandes grupos, ficam brincando e descansando a partir das 6 horas da manhã. Os biólogos oferecem binóculos aos visitantes, além de dar algumas explicações interessantíssimas sobre a vida dos Golfinhos Rotadores. É preciso disposição para acordar cedo e enfrentar uma caminhada de 20 minutos por uma pequena trilha.

Para quem gosta de acordar cedo ver a entrada dos golfinhos na baia é boa pedida.


No lado do mar de fora estão a Praia do Atalaia, a Baía do Sueste, base do projeto Tamar, de preservação de Tartarugas Marinhas e a Praia do Leão.

 Ø A Praia do Atalaia tem uma imensa piscina natural que só pode ser visitada na companhia de um guia credenciado. O trajeto é feito a pé, em uma caminhada que dura em torno de 25 minutos. No máximo 100 pessoas tem permissão de entrar na praia por dia e apenas pela manhã. Ao chegar lá, o visitante é instruído a não tocar em nada, não assustar os peixes e permanecer por no máximo 30 minutos com máscara e snorkel, nesse aquário a céu aberto que tem profundidade menor do que um metro. É inacreditável o que se pode observar. Peixes, muitos peixes, cardumes inteiros, que nem se incomodam com a presença constante dos visitantes em seu habitat natural.

Vale a pena a caminhada de quase meia hora para um mergulho de snorkel na Praia do Atalaia. Realmente, parece um aquário. Por ali peixinhos de todas as cores, polvos, tartarugas e até filhotes de tubarão transitam na maior calma em meio aos visitantes.
.

Ø A Baia do Sueste é o paraíso para se nadar entre tartarugas e tubarões. Essa é uma praia de mangue, portanto um pouco mais turva do que as outras. Os animais encontram alimentos em abundância e com um equilíbrio ecológico tão perfeito nem os tubarões atacam humanos. Os ilhéus costumam dizer que os tubarões são “vegetarianos” em Noronha.

Muitas tartarugas, além de pequenos tubarões podem ser vistos durante um mergulho breve na Praia do Sueste. O ideal é contratar um guia local, um nativo de Noronha, para conduzir aos pontos com melhor visibilidade.


Ø A Praia do Leão é a mais extensa do arquipélago. O acesso é difícil e as ondas são enormes, na maior parte do tempo. Há um ponto de observação do alto do morro para quem quer admirar a paisagem em matizes de azul e verde sem perder o fôlego. No final da praia, no canto que fica à direita, durante a maré baixa, piscinas naturais se formam.
.
A Praia do Leão é ponto de desova das tartarugas marinhas. 


É PROIBIDO!!!!

MERGULHAR COM OS GOLFINHOS.
CATAR CONCHINHAS.
ACAMPAR NAS PRAIAS.
MEXER NOS CORAIS DEIXAR LIXO ESPALHADO PELO CHÃO.
PISAR NAS AREIAS À NOITE, ENTRE OS MESES DE DEZEMBRO E JULHO, POR CAUSA DA DESOVA DAS TARTARUGAS.

MERGULHAR É PRECISO

O mergulho, certamente, é a maior atração de Fernando de Noronha. As águas são tão transparentes que a visibilidade no fundo do mar pode ir além de 20 metros. Visitar o arquipélago e não mergulhar é um pecado. Pode-se contemplar um sistema natural com aproximadamente 230 espécies de peixes, quinze variedades de corais e cinco de tubarões.

Para a prática do mergulho livre, com máscara, snorkel e pés de pato, os locais mais indicados são a Baía dos Porcos, Baia do Sancho, Baía de Sueste e Praia de Atalaia. O mergulho autônomo, com cilindro de ar comprimido, é o mais praticado nas ilhotas do arquipélago, como a Ilha Rata, Morro de Fora e Ponta da Sapata. Mergulhar com cilindro é programa indispensável no roteiro de Fernando de Noronha, existindo diversas operadoras locais que fazem o aluguel de equipamentos e o “batismo de mergulho” – primeira experiência com cilindro em mergulho autônomo.

Mergulhar com cilindro é obrigatório em Noronha.
.
COMO E ONDE CIRCULAR PELA ILHA O aeroporto fica bem no centro da ilha e a BR 363 serpenteia por toda a ilha numa extensão de aproximadamente 10 quilômetros. Essa é uma das poucas vias asfaltadas. As pequenas estradas que levam aos vilarejos e às praias são de terra, por isso uma boa opção para se aventurar pela ilha é o buggy – meio de transporte mais usado por lá.

De Buggy é a melhor maneira de se locomover pela ilha.
.
A Vila dos Remédios foi onde começou a urbanização e ainda preserva traços históricos como fortes, igrejas e casarões do século XVIII, dentre eles a Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios.

.

Na Vila do Trinta, fica o Centro Comercial de Noronha onde no passado funcionou o 30º Batalhão de Caçadores Militares e hoje conta com supermercado, padaria e lojas de artesanato.

MAIS ALGUNS PASSEIOS

1. Ao chegar na ilha o ideal é fazer um “ilha tour” para tomar intimidade com o local. Com o auxílio de um mapa ou acompanhado por um guia é possível em um dia conhecer todas as praias e os vilarejos de Noronha. Assim, fica mais fácil escolher a programação para os dias seguintes.

2. Um passeio de barco pelo mar de dentro garante outro olhar para as belezas da ilha. Os barcos partem do Porto e vão até a Ponta da Sapata, onde o mar fez um buraco no paredão de pedra. O passeio pode ser em grupo ou em barco alugado só para a família. Ao longo do trajeto é comum ter a companhia de golfinhos saltando perto do barco. Uma parada na Baia do Sancho, para banho, dá um toque especial ao percurso.

3. O plana-sub ou aqua-sub (nome dado pelas operadoras locais) é um passeio de barco, realizado em locais de mar calmo para mergulho de superfície com snorkel e máscara, onde um grupo de três a cinco pessoas é puxado por uma corda amarrada ao barco e que tem na sua extremidade uma pequena prancha que servirá de apoio para as manobras de mergulho. É muito divertido e se pode ver o navio naufragado no Porto, tartarugas, arraias e cardumes enormes de peixes coloridos.


4. O pôr-do-sol no Forte do Boldró é o ponto de encontro do final de tarde. Muita gente se reúne para reverenciar os tons alaranjados que colorem o céu de Noronha por volta das 6 horas da tarde.


5. As palestras do Projeto Tamar acontecem diariamente às 20:30 hs. São apresentados temas variados a cada noite. Um vídeo abre a apresentação e a seguir um biólogo aborda determinado tema, que pode ser sobre tartarugas, tubarões, golfinhos rotadores e outros.



QUANDO IR

Noronha é uma boa escolha em qualquer época do ano. De setembro a março, o clima é seco e a paisagem amarelada. Nos meses de abril a agosto chove mais, mas a paisagem terrestre é mais bonita. Mergulhadores preferem os meses de julho a setembro, quando as águas estão mais calmas e transparentes. Já os surfistas encontram as melhores ondas em dezembro e janeiro. Para fazer trilhas, os meses ideais são setembro e outubro, quando a ilha continua verde e as chuvas cessam.

PAGAMENTO DE TAXA AMBIENTAL

É cobrada, pelo governo uma taxa ambiental para manutenção do arquipélago, assim que o avião aterrissa em Fernando de Noronha. O valor varia conforme o período de permanência na ilha. Por exemplo, para um dia o visitante deve pagar R$34,48 (20 UFIR), para ficar sete dias a taxa é de R$ 213,81 (124 UFIR) por pessoa, mas quem pretende ficar um mês deve desembolsar o valor de R$ 2.847,42 (1.650 UFIR).

PREPARE O BOLSO

Tudo é caro em Fernando de Noronha, a começar pela passagem aérea. Mas, não é só isso. As pousadas são caríssimas. A alimentação tem preço salgado para o que oferece. Os passeios são caros. Além disso, geralmente é preciso andar com dinheiro vivo uma vez que os estabelecimentos não têm cartão de débito nem aceitam cartão de crédito.

POUSADAS

Há uma grande quantidade de pousadas na ilha. A maioria delas é muito simples. As mais conhecidas são: Pousada Maravilha, Teju-Açú e Zé-Maria. Nenhuma delas fica na praia. Mas, a ilha é pequena e o acesso a qualquer lugar é fácil e rápido. Nessas pousadas a comida costuma ser honesta já que o forte de Noronha certamente não passa pela boa cozinha. Prepare-se para simplesmente comer bem. O encantamento da viagem fica por conta do visual, da fauna marinha e da energia da ilha.

8 comentários:

Monica Loureiro disse...

Adorei saber um pouco sobre Fernando de Noronha....Gostei do Blog !

Claudia Liechavicius disse...

Monica.
Obrigada pela visita.
Quando puder visite Noronha. Você não vai se arrepender!

Nick disse...

Olá!!
Adoro seu blog.. está nos meus favoritos!! Em Maio de 2009 estive com minha esposa em Noronha.... lindo d mais mesmo!
Fomos a Buenos Aires, depois fomos pra Porto de Galinhas e por ultimo Noronha!!! Adoro viajar!!!
Esse ano iremos em maio para Fortaleza, Jeri, São L do MAranhão e Lençóis Maranhenses!!
Abraços

myfavouriterestaurants disse...

Olá!
Gostaria muito de ir a Fernando Noronha, especialmente para fazer mergulho, mas também gosto muito de boa hotelaria, qual seria a melhor opção?

www.myfavouriterestaurants.wordpress.com

Claudia Liechavicius disse...

Quanto as pousadas, a melhor delas mas também a mais cara é a Pousada Maravilha. Gostei muito da Teju-Açu. Pequena e aconchegante com quartos bem decorados e bom serviço. O restaurante é bom com um café da manhã delicioso.
Zé-Maria é a mais conhecida (mas, confesso que não gostei nem das instalaçoes, nem do cheiro, nem do restaurante...sorry...falei...).
Fernado de Noronha vale a pena!!!!!

Anônimo disse...

Oi Claudia, ha pouco tempo que conhecí seu blog, parabens por ele, é impressionante como vc escreve bem e consegue passar exatamente como são os lugares.
Quanto a Fernando de Noronha, é realmente um pedaço do céu, mas administrado pelo próprio diabo, rs.
É uma pena ver uma quantidade enorme de dinheiro que é arrecadado com a taxa de turismo não ser usado em prol da ilha, indo tudo para Recife. Estive lá em 2008 e a ilha já esta se tornando uma favela, as casa das pessoas são feitas de tijolo, pior que muitas construções da Rocinha.
A ilha não tem nenhuma infra-estrutura e usam o agumento ecológico para que não seja feito nada.
Como turismo natural é ótimo, mas como turismo de uma forma geral achei bem complicado. Come-se mal, gasta-se muito, não tem NENHUMA vida noturna. Enfim acho que poderia ser muito mais do que é.
Rodrigo.

Claudia Liechavicius disse...

É Rodrigo!
Todo lugar tem um lado A e um lado B.
Mas, confesso que me diverti muito. Especialmente por não ter turismo de massa. Fiquei perplexa quando vi um navio enorme despejando gente pelo ladrão. Vida noturna tem pouca. Para quem gosta...deve fazer falta.
Valeu!

Mai disse...

Oi Claudia!! Primeiramente queria parabenizá-la pelo maravilhoso blog!

Gostaria que me desse uns palpites de pacotes ALL INCLUSIVE para minha lua de mel, que será em julho ou outubro deste ano...
Será que pode me ajudar? Estou meio perdida!
Meu orçamento é em média de R$ 3.000,00 PARA O CASAL!! Desde já lhe agradeço!!