CINQUE TERRE, EM PLENA RIVIERA ITALIANA

Por Claudia Liechavicius
.
O cenário muda radicalmente quando se sai do interior da Toscana em direção ao mar italiano. Vales cheios de parreiras e montanhas suaves dão lugar à uma costa rochosa, toda recortada e cheia de casas coloridas debruçadas sobre o Mar da Ligúria.
.

A Ligúria é dividida em duas partes: Riviera Ponente (que faz fronteira com a França) e Riviera Levante, onde está a parte mais charmosa da Riviera Italiana. É exatamente aí que fica Cinque Terre, uma das cidadezinhas costeiras mais encatadoras da região.


É bem verdade que chegar a Cinque Terre não é das tarefas mais fáceis da Itália, pois o relevo das montanhas é bastante acidentado e o trajeto é feito por pequenas estradinhas cheias de curvas. Depois de serpentear um bom trecho pela encosta íngrime surge uma bela surpresa: Riomaggiore. Esse é o primeiro vilarejo de Cinque Terre para quem vai do sul para o norte. Depois vem Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso. A melhor maneira de explorar as cinco cidadelas é a pé. E haja pernas. Com boa disposição indo ladeira acima, ladeira abaixo dá para percorrer tudo em menos de 5 horas caminhando. As trilhas garantem fotos lindas. Mas, também dá para ir de barco ou de trem. É imperdível!
Em cada curva da região de Cinque Terre surge uma nova surpresa. Os vilarejos são lindos. Muitos restaurantes, cafeterias e bares se escondem pelas ruelas de Cinque Terre. Quando o cansaço bater não vai faltar lugar para um descanso.
As casinhas coloridas em tons esmaecidos são uma marca registrada da Riviera Italiana.
Os barcos ajudam a alegrar a encosta de Riomaggiore.

Perca-se pelas subidas e descidas de Cinque Terre. Você não vai se arrepender. Aproveite que você já está na região e não deixe de conhecer Portofino - o balneário mais badalado e chique da Riviera Italiana - que fica 60 quilômetros ao norte de Cinque Terre.

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Oi Claudia,
    Faz tempo que não passo pelo teu blog, e sempre uma grata surpresa!Minha irmã, que mora em Barcelona, esteve em Cinque Terre ano passado e simplesmente AMOU este lugar! Aquelas casinhas coloridas na beira dos penhascos então....um luxo!!!
    Beijos,
    Bia
    www.biaviagemambiental.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei da dica. Não conhecia esta região! Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Oi Bia!

    Realmente, Cinque Terre é muito simpática. Aquelas casinhas penduradas no morro são puro charme!
    Vale dar um pulo nessa região. E, inclusive separar mais um tempinho para badalar em Portofino.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  4. Clarissa, com tempo muitas boas surpresas se revelam pela Itália.
    E isso é muito bom!
    Obrigada pela sua visita.

    ResponderExcluir
  5. Claudia, meu protetor de tela atual é uma linda imagem de CINQUE TERRE!!!!! Sou doida pra conhecer esse cantinho de mundo delicioso e pitoresco!!!!!!! Lindo post! Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Katia. Que coincidência. Olhar para uma paisagem dessa enquanto o computador descansa é bom D+. Agora você só precisa conhecer pessoalmente.hehe.
    Bjs
    Claudia

    ResponderExcluir
  7. Claudia

    Eu adorei Cinque Terre!! Vc fez a Via Dell`amore entre Riomaggiore e Manarola?? Eu fiz com o maridão e deu umas fotos bem romãnticas...hehe
    Fiquei com muita pena de não ter passado um pouco mais tempo por lá...da próxima vez pretendo ficar pelo menos uma noite,em Monterrosso ou Vernazza que foram as minhas preferidas!

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Oi Margarida! Voltou das férias?
    Eu cheguei ontem de Cancun. Em breve vou fazer um post sobre a viagem.
    Pela Itália fui com meu maridão também. A Itália é toda romântica. As fotos ficam lindas. Mas, acho que preciso voltar à Rivierra Italiana com mais calma. Senti o mesmo que você. Um dia só...é pouco tempo.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  9. Seria interessante a visita em mais cidades no Japão.É realmente um país fascinante.

    ResponderExcluir
  10. Realmente!
    Adorei o Japão. Precdiso de pelo menos mais 10 dias por lá!!

    ResponderExcluir
  11. Claudia, Bom Dia! Muito informativa a sua pagina mas, sinceramente acho que seria mais credibile se vc postasse fotos e textos escritos por vc mesma e nao proveniente de outros. Como disse anteriormente, sao informativas mas, infelizmente nao tem alma nenhuma em suas descricoes dos lugares de onde talvez vc passou.
    Algumas, fotos postadas por vc ja vi em outros posts e em guias de viagens . Salientando-se, que moro precisamente na Liguria e conheco muito bem le Cinque Terre , as praias da Toscana que por sinal as frequento,e nao somente isso muitos paises citados em sua pagina eu ja tive a oportunidade de conhecer . Quanto a Sex and The City as imagens foram feitas no Marrocos
    e nao em Abu Dhabi.
    Quanto as fotos da Mesquita, acho improvavel que vc as tenha feito porque è terminantemente proibido fotos ali dentro, riscando ate a prisao. Portanto, informacao e sempre bom mas, a verdade è melhor ainda...Pense nisso!

    ResponderExcluir
  12. Sarava, meu pai!!!

    Então, quer dizer que minhas fotos e textos são tão bons que parecem ter sido copiados de profissionais?
    Fico feliz com seu elogio, amigo italiano anônimo.
    Claudia

    ResponderExcluir
  13. Esta região e mesmo especial! Cinque Terre e um charme mesmo, assim como Portofino e toda região da Liguria. Uma boa opção para se hospedar e Rapallo. A cidade tem vários hotéis, com preços mais acessíveis e também tem seu charme. Fica a 15min de carro de Santa Margherita, um pouquinho mais de Portofino e com uma boa estação de trem que te leva a Cinque Terre (1 hora). Para quem gosta de incentivar o comércio local como eu, o hotel Astoria (www.astoriarapallo.it) e minha dica. Lá você será recebido pelo proprietário, um ex-pianista clássico profissional que depois de viajar o mundo tocando resolveu começar um negocio familiar. O atendimento e hospedagem sao impecáveis! Outra opção e o hotel Tigullio Royal Rapallo, este tem convênio com a rede Best Western mas e muito superior que os hotéis americanos desta rede - na verdade não pode-se nem dizer que faz parte da rede. Lá o atendimento e bem pessoal, são muito simpáticos e prestativos a uma diária de 90E - no inverno. Ficam aí mais estas dicas. Anna Forcelini

    ResponderExcluir
  14. Anna Maria,
    Fantástico!!!
    Adorei suas dicas. Obrigada mesmo.
    Tenha um ótimo 2012!!!

    ResponderExcluir
  15. Claudia, seus posts sobre a Itália me ajudaram muito. Fiz um post no meu blog agradecendo a ajuda generosa dos blogueiros. Passa lá! http://deunstempospraca.blogspot.com.br/2012/03/pedindo-ajuda-aos-univers-ops.html

    ResponderExcluir
  16. OI Carmem,
    Já salvei seu link. Vou lá conferir. :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Olá Cláudia..adorei seu blog. Estarei indo para Itália no inici de agosto. Gostaria de saber como faço para chegar de Toscana a CInque Terre e depois de lá a Roma. Fiquei curiosa com seu comentário a respeito de Portofino, qual a distancia de cinque terre a Portofino? Pretendo ficar em cinque terre dois dias..alguma indicação de hospedagem???

    Amei seu blog e desculpe a quantidade de perguntas.
    Abraço
    Barbara

    ResponderExcluir
  18. Oi Barbara!

    A Itália é tudo de bom . E, você vai numa época bem animada, no verão. Que ótimo!

    Bem, eu fui para Cinque Terre de carro partindo de Lucca (que fica perto de Pisa. Portofino é um pouco mais acima, 65 quilômetros. Tudo nessa região é muito perto.

    Hotéis não vou poder indicar, pois não dormi nessa região. Mas, dê uma olhada no post acima de Ana Maria Forcelini. Ela dá algumas indicações de hotéis na região.

    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  19. Eu e Tamara fizemos este passeio saindo de La Spezia de trem. As cinco cidades Sao Bonitas.
    O que curtimos foi o caminho do amor. Caminhar e olhar o mar Mediterraneo com aquele azul. Note de Lua que presente de Deus.
    Vamos voltar por que nos amamos e Juntos caminharmos de maos dadas.
    Tony e Tamara - Salvador Bahia

    ResponderExcluir
  20. Oi Claudia vou para Diano Marine no verão,você sabe me dizer qual a distância até Cinque Terre?
    Rosa.

    chuvadeouro12@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Rosa,

    Você fala de Diano perto de Genova? Se é isso são 130 quilômetros. Podem ser feitos em uma hora e meia.

    Entre no google maps que vc consegue consultar distâncias e rotas com muita facilidade.

    Um beijo

    Claudia

    ResponderExcluir
  22. Olá!! Estou começando a minha busca de roteiros para minhas férias e cheguei no seu blog!!Adorei!!Queria te pedir uma dica !! Um roteiro para chegar em Cinque Terre...por quais cidades devo passar antes de chegar por lá? Saio de Roma? Passarei 15 dias viajando pelo interior da Itália e gostaria muito que você me ajudasse com o roteiro. Pretendo terminar o roteiro na terra dos meus avós, Praia Mare !! Obrigada e parabéns pelo blog !!

    ResponderExcluir
  23. Patty,

    Manda teu e-mail para conversarmos ou escreve pro meu claudiafono@globo.com

    Bj

    Claudia

    ResponderExcluir
  24. Olá,

    Vou pra Cinque Terre em janeiro, e por isso, no inverno.
    Vale a pena?
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Renata,

    Certamente, não terá o mesmo astral do verão. Mas, a Itália tem sempre bons restaurantes e bons motivos para qualquer época do ano.

    Bj

    ResponderExcluir
  26. Para aproveitar bastante passeio para a Itália prefiro o verão. Inverno é bom mas pra quem gosta de esquiar.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!