É MAIS FÁCIL CAÇAR POKÉMON DO QUE AURORA BOREAL


Bingooo! Ao olhar para o céu da Lapônia, luzes verdes e roxas começaram a dar um show bem na minha frente. Inacreditável! Lindo! De arrepiar! Eu não conseguia parar de suspirar. A imaginação viajava junto com os desenhos que se formavam: uma cobra, um tufão, uma corda retorcida, uma cortina, um caracol... A aurora boreal é um dos espetáculos mais incríveis da natureza. E estava acontecendo ali. Para mim! Fiquei boquiaberta, olhando para o alto sem piscar, em êxtase, sem nem perceber o frio que castigava a noite escura, no norte da Finlândia, tal meu encantamento!

O povo Saami e suas renas no norte da Finlândia.

Foi exatamente a caça à aurora boreal que me levou até a distante Lapônia Finlandesa no finalzinho de outubro e início de novembro. Lapônia é a região habitada pelos Lapões ou povo Saami, no norte da Península Escandinava, que engloba o território de quatro países: Finlândia, Rússia, Noruega e Suécia.

Menino lapão.

Sonho antigo. Cada vez que eu via fotos com aquele céu lindo repleto de desenhos coloridos ficava louca para ver aquilo de perto. Até que o dia chegou. Embarquei para Helsinque (onde fiquei 3 dias), de lá parti para o aeroporto de Ivalo onde aluguei um carro para circular de Saariselkä até Rovaniemi por 8 dias. Dividi minha hospedagem entre o hotel-iglu Kakslauttanen (Saariselkä) e o hotel-boutique Artic Light (Rovaniemi). Afinal é preciso ter calma pois como é um fenômeno natural não há garantia nenhuma de que aconteça no dia e na hora em que você quer. Explico melhor abaixo.

Por do sol com aurora boreal em Rovaniemi.

MAS AFINAL, O QUE É ESSA TAL DE AURORA BOREAL?

Aurora boreal é um fenômeno natural que pode ser visto a olho nu. Aliás, arrisco dizer que é um dos shows da natureza mais espetaculares que já vi. Só acontece nas regiões polares do planeta. Por isso, o frio faz parte do contexto. Luzes coloridas dançam no céu escuro (o que não significa que ela só aconteça durante a noite, mas é quando se consegue ver) quando elétrons vindos em alta velocidade com os ventos solares são puxados pelos campos magnéticos nos pólos da Terra. Esse choque entre as moléculas produz um verdadeiro show. Geralmente, essa atividade se concentra nas camadas mais altas onde predomina o oxigênio, que produz a cor esverdeada. Quando o choque é mais forte e atinge camadas mais baixas da atmosfera, onde predomina o nitrogênio, as cores resultantes são avermelhadas. Também podem surgir outras cores como roxo, azul, rosa e laranja.

Quando a aurora se dá no pólo norte é chamada de “aurora boreal”. Quando o fenômeno ocorre no pólo sul seu nome é “aurora austral”. 

Aurora boreal.  

DICA PODEROSA

Baixe no seu celular algum aplicativo para acompanhar os índices de probabilidade da aurora boreal e melhores locais para se ver. Eu usei o My Aurora Forecast e gostei muito. Há vários outros. Ele envia mensagens de alerta nos dias e horários de maior atividade para você não perder o show.

Ter um aplicativo no celular para monitorar a presença dos sinais de aurora boreal é fundamental.

Além disso, tem que alugar uma carro para conseguir se locomover no norte da Finlândia. Tudo é distante. Cheguei a andar mais de 20 quilômetros sem cruzar com ninguém pelo caminho, apenas renas. Quase não há táxis. E o frio é de lascar.

Encontrei alguns grupos de japoneses em excursão de ônibus frustradíssimos porque não tinham conseguido ver nenhuma luzinha sequer durante uma semana e já estavam indo embora do país. Então, ter um carro à disposição e um app de aurora é indispensável caso você não queira contratar um "especialista no safari de luzes nórdicas".

REGISTRANDO O MOMENTO

Fotografar a aurora boreal é tarefa difícil. Telefones celulares não conseguem captar muito bem as nuances das luzes coloridas. É preciso ter uma câmera fotográfica com recurso de longa exposição e um tripé que garanta a firmeza do equipamento. Uma vez feito o registro, vale lembrar que as cores ficam mais evidentes na foto do que ao vivo.

Saariselkä

QUANDO AS LUZES DANÇAM

A aurora boreal costuma acontecer entre setembro e abril, sendo mais provável em setembro, outubro, novembro, março e abril, no norte do planeta. No entanto, não há garantia nenhuma de que você seja brindado com o espetáculo da aurora, pois esse é um fenômeno natural que depende de vários fatores, entre eles o nível de atividade dos ventos solares e as condições meteorológicas. Em dias chuvosos, nublados ou com neve é pouco provável que as luzes apareçam. Pois, mesmo que elas estejam lá ficarão encobertas. Vá preparado para não se frustrar caso os ventos não estejam a seu favor. Essa não é uma viagem como outra qualquer. É preciso escolher uma ou duas cidades-base e permanecer por alguns dias para garantir o espetáculo. É uma experiência que pede tempo e paciência. E tem toda uma aura mística envolvida. Garanto que vale cada minuto de espera. É incrível!

 Rovaniemi.

OUTROS LUGARES PARA SE VER A AURORA BOREAL

ISLÂNDIA, nos arredores da capital Reykjavik
NORUEGA, especialmente em Tronso
CANADÁ, em vários pontos, um deles é no território de Yukon.

Em oito dias consegui ver a Dona Aurora duas vezes. Talvez seja realmente mais fácil caçar Pokemon do que aurora boreal. Então, boa sorte na caçada pois você vai precisar! E enquanto a aurora não aparecer não vai faltar o que fazer no norte da Finlândia: visitar as fazendas de rena, de cães da raça husky siberiano, fazer sauna finlandesa "a legítima", passear de trenó, visitar a Aldeia do Papai Noel, conhecer a vida dos povos saami, fazer trilhas pelas florestas e lagos, ir aos museus da região...

Te conto tudo no próximo post.

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Maravilhoso! Um de meus sonhos! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MT,

      Se tiver uma oportunidade não deixe de ir. É lindo mesmo. Pode ser na Finlândia, Canadá, Noruega ou Islândia. Vai sim!

      Beijos

      Excluir
  2. Já tinhá acompanhado sua viagem pelo insta e seu posto está lindo. Tem era um sonho antigo meu, que realizei em Março deste ano em Tromso na Noruega e Abisko na Suécia. Tive uma sorte danada... Vi 5 lindas auroras. Concordo com você, a emoção é demais... Suas viagens são maravilhosas e inspiradoras.Bjs


    ResponderExcluir
  3. Adorei ler a sua experiencia. Um dos meus sonhos que gostaria de realizar o ano passado, mas covid teve outros planos. vivo em Toronto, este ano e o meu 70 Aniversario, vou planear ver este lindo cenario na provincia de Ontario. veremos. adoro viajar (ex- flight attendant). adoro aventura. por isso as suas viagens sao muito inspiradoras para mim. tenha bom Verao com seguranca. Bjs.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!