FORTALEZA: SOL, VENTO E FORRÓ!

Por Claudia Liechavicius

Fortaleza, capital do Ceará. Terra de sol, vento e forró. Cantada em versos na voz de Fagner. Fonte de inspiração para filhos brilhantes, como José de Alencar e Rachel de Queiroz. Berço de Padrinho Padre Cícero. É nessa simpática cidade que jangadas descansam à beira-mar. Bem, falando assim até parece se tratar de um lugar pequeno. Ledo engano. Por trás das velas do Mucuripe há uma cortina enorme de prédios, hora do rush, uma profusão de shoppings e uma bela safra de bons restaurantes. Afinal, Fortaleza é a quinta maior cidade brasileira. Mas ainda assim, consegue manter um ar pacato e hospitaleiro.

Vista noturna da orla da praia de Iracema, em Fortaleza.

SOL, MUITO SOL

Não foram poucas as vezes que estive em Fortaleza. Quer saber se chove por lá? Chover até chove. Mas, o sol é soberano. Se tivesse uma competição para eleger a capital nordestina mais ensolarada, Fortaleza certamente seria forte candidata ao pódio. Não importa a época do ano para ter um encontro garantido com o astro rei. Seja inverno ou verão, o sol brilha o tempo todo. Chato é que às vezes venta demais. Mas, para quem curte windsurfe e kitesurfe é ótimo. Dizem que a temperatura média anual é de 28 graus centígrados. Perfeito, não é? Então, todos os meses são bons para aproveitar a cidade e seus arredores.

E por falar em sol, comece o dia caminhando pela orla. Dá para fazer um belo exercício andando pelas praias de Iracema, Meirelles e Mucuripe. Essa é a região da cidade com a maior concentração de hotéis. São tantos... É surpreendente a quantidade deles, um ao lado do outro. É até difícil escolher onde ficar: Mistral, Blue Tree Premiun, Comfort, Costa do Mar, Golden Tulip, Gran Marquise, Holiday Inn, Praia Centro, Luzeiros, Vila Galé, Villa Mayor, Ibis, Mercure, Tulip Inn...

Se a ideia for tomar sol que tal rumar para a Praia do Futuro? Ela é lotada de barracas, mesas, cadeira, guarda-sóis. Além de vendedores, música de todo tipo, restaurantes que oferecem caranguejada, peixe assado, camarão, batidinhas, caipirinhas... Ali tem de tudo. Se você gosta de movimento é o lugar certo. No entanto, se quer sombra e água fresca, longe do barulho, essa não é a sua praia.

Para ter mais sossego experimente ir um pouco mais longe. Afinal, Fortaleza é o ponto de partida para algumas das praias consideradas mais interessantes do Brasil, como Jericoacoara, no litoral oeste (minha preferida no Ceará); Canoa Quebrada e Morro Branco, no litoral leste. De carro, não tem erro. É só seguir as placas que apontam para costa leste ou oeste.

Dunas de Jericoacoara.

Falésias de Morro Branco.

DICA: Na volta das praias do litoral oeste, faça uma parada obrigatória no Centro das Tapioqueiras (Av. Washington Soares, 10.125 - CE-040), do lado oeste da cidade. As tapiocas são feitas na lenha por cozinheiras tarimbadas. São mais de 50 sabores. Os mais pedidos são de queijo de coalho e carne-de-sol. Não deixe de provar!

LITORAL OESTE - LITORAL DO SOL POENTE
  • CUMBUCO. Dunas, mar e lagoa convidam à prática de esportes como kite e windsurfe (35 km)
  • FLECHEIRAS. O mar calmo e com piscina naturais são seus principais atrativos (137 km)
  • JERICOACOARA. Vila de pescadores bem preservada por ficar em dunas de difícil acesso (310 km)
LITORAL LESTE - LITORAL DO SOL NASCENTE
  • PORTO DAS DUNAS. Fica a 16 km do centro de Fortaleza. É onde fica o Beach Park.
  • MORRO  BRANCO. Guarda um espetacular labirinto de falésias de areias coloridas (85 km)
  • PRAIA DAS FONTES. Fontes naturais de água doce nascem na falésia em frente ao mar (87 km)
  • CANOA QUEBRADA. Conhecida por ter uma lua e uma estrela tatuadas nas falésias (167 km)
Vale a pena alugar um carro e rodar pelo litoral do Ceará. As praias são lindas.

CIRCULANDO PELA CIDADE

Reserve um tempo para visitar o Teatro José de Alencar que data de 1910. Se der faça uma visita guiada. O teatro é lindo. Sua fachada mistura  vários estilos arquitetônicos e o auditório, em estilo art noveau tem capacidade para 120 pessoas. Nos fundos, o destaque fica por conta do jardim de Burle Marx.

Teatro José de Alencar.

Conheça o Centro do Dragão do Mar de Arte e Cultura. O complexo cultural abriga o Memorial da Arte Cearense, Museu de Arte Contemporânea, o Teatro Dragão do Mar, salas de cinema, um anfiteatro, um auditório e o planetário Rubens de Azevedo. Fica numa região muito antiga da cidade, cercada por velhos casarões e galpões que aos poucos vão sendo reformados. Ao redor, tem alguns bares cafés e restaurantes. A noite é bem animada por ali.

Passarela do Centro Cultural Dragão do Mar.

Continue caminhando pelo centro antigo e visite o Seminário da Prainha, a Catedral e o Mercado Central.

Seminário da Prainha.

O Mercado Central de Fortaleza existe desde 1809. No começo vendia carnes, verduras e frutas. Mais tarde, esse comércio foi proibido e no lugar foram instalados boxes de artesanato. Hoje o mercado tem redes, bordados, rendas, labirinto, artigos de cama e mesa, roupas de bebê, camisetas, castanha de caju, cachaça, licores, doces, bijuterias, artesanato em couro, palha e madeira.

Mercado Central.

Além do Mercado Central, se tiver interesse no artesanato local, visite também o Centro de Turismo (Antiga Penitenciária Pública), a Feira da Avenida Beira Mar, a Avenida Monsenhor Tabosa e a Ceart (Centro de Artesanato do Ceará).

A Ceart tem cerca de 40 mil artesãos cadastrados no Programa de Artesanato do Estado do Ceará. Tem peças belíssimas. É meu lugar favorito na cidade para compras.

A avenida Beira Mar é o playground da cidade. No calçadão muita gente pratica esportes, como corrida, patinação, caminhada, ciclismo. Competições de volei e outros esportes também são frequentes. À noite, é a Feira de Artesanato que movimenta a galera.

Um campeonato de volei anima a praia dos Meireles. 

A Enseada de Mucuripe tem muitas jangadas chegando e partindo. É o principal núcleo de pescadores de Fortaleza. Pertinho dali se encontra a Estátua de Iracema, personagem do romance de José de Alencar.

Jangadas de Mucuripe.

Estátua de Iracema.

Ao entardecer, um bom lugar para se despedir do sol é nos arredores da Ponte dos Ingleses (o acesso à ponte está temporariamente fechado - seu estado de conservação não é lá dos melhores). Ela foi construída em 1902 e é um dos principais cartões postais de Fortaleza. Se preferir curtir o por do sol sentado tranquilamente escolha o bar Estoril, reduto de intelectuais.

Ponte dos Ingleses.

Não esqueça de reservar a segunda-feira para dançar muito forró no Pirata. A casa noturna está há mais de 15 anos na Praia de Iracema. O arrasta-pé começa por volta das 20 horas acompanhado de zabumba, sanfona e triângulo e vai até de madrugada. Mas, só funciona às segundas-feiras.

NAS ONDAS DO BEACH PARK

Basta falar em Beach Park que as pessoas logo se reportam à Fortaleza. O parque virou uma espécie de símbolo da cidade. É um programa para toda a família, com atrações infantis, como o Acqua Show, Ilha do Tesouro, Pórtico de Atlântida, Aquabismo, Arca de Noé, Correnteza Encantada e Maremoto. Outras mais ousadas como o Insano (queda livre de 41 metros de altura), Ramubrinká (toboágua inaugurado em 2011), Sarcófago (toboágua todo fechado para uma descida no escuro), Enigma da Esfinge (toboágua de 23 metros), Atlantis (descida de boia numa corredeira), Kalafrio (outro toboágua para deslizar de boia), Najas (três toboáguas integrados) para a galera crescidinha.

Beach Park.

O Beach Park ocupa uma área enorme e tem bom número de atrações. No entanto, achei o parque mal conservado. Tem pintura descascando no chão e estruturas metálicas enferrujando. Entendo que sua localização não ajude muito, pois fica em frente ao mar (o que exige manutenção constante). Mas, é preciso cuidado até mesmo em nome da segurança.

O que mais me agrada é sua localização à beira mar, além do restaurante pé na areia, embaixo de um coqueiral delicioso. Perfeito para degustar um belo caranguejo.

O caranguejo é um dos principais pratos típicos do Ceará. Tem que provar.

E, num lugar como esse, melhor ainda.

O complexo conta com dois hotéis: Beach Park Suites Resort e Beach Park Acqua Resort, sendo esse último ligado ao parque pelo Acqualink - um rio artificial que leva os hóspedes pela correnteza até a entrada do parque. Bem interessante para quem adora água e tem preguiça de caminhar. Esses hotéis são perfeitos para quem viaja com crianças e quer ficar um final de semana com acesso livre ao parque. Tem apartamentos de vários tamanhos com sala, cozinha e quarto de decoração simples. Não espere muito luxo. O complexo fica na Rua Porto das Dunas, 2734. Telefone: (85) 4012.3000. www.beachpark.com.br

O Beach Park Acqua Resort fica em frente à praia e ao lado do Beach Park.

A Praia de Porto das Dunas tem sempre pouca gente. 
Ideal para quem quer fugir da multidão e dos vendedores. 

PARA COMER BEM

A culinária cearense é uma mistura da cozinha portuguesa, indígena e africana. A base são os peixes e frutos do mar, mas também tem espaço para muita carne-de-sol. Então, abuse das peixadas, camarões lagostas, caranguejadas, baião-de-dois com carne-de-sol. Além disso, os cearenses também usam muita macaxeira, coco, milho, batata-doce no preparo de cuzcuz, canjica, tapioca, mugunzá, pamonha. Para degustar os sabores da terra opções não faltam. Fortaleza vem desenvolvendo um belo polo gastronômico. Aí vão algumas sugestões.

COCO BAMBU. Restaurante rústico e delicioso à beira-mar. Boa pedida são os frutos do mar. Av. Beira Mar, 3698. Telefone (85) 3198.6000. www.cocobamburestaurantes.com.br

L'Ô. Esse é um dos restaurantes mais sofisticados da cidade. Tem cozinha contemporânea com tempero brasileiro. Serviço muito simpático. Fica na Av. Pessoa Anta, 217 (quase em frente ao Dragão do Mar). Telefone para reservas (85) 3265. www.lorestaurante.com.br

VOJNILO. Esse restaurante, cujo proprietário é da Macedônia, fica num antigo castelinho na Rua Frederico Borges, 409 - Varjota. Telefone (85) 3267.3081.

JOÃO DO BACALHAU. Tem como estrela, claro, o bacalhau. Mas, uma boa sugestão para a entrada é a casquinha de lagosta. O restaurante é simples e muito bom. Também fica em Varjota, na Rua República do Líbano, 1079. Telefone (85) 3267.3029.

OUI. Restaurante francês com toque nordestino. Abriu há pouco tempo e já diz ao que veio com um peixe preparado com rapadura e queijo de coalho sobre camada de risoto de banana-da-terra. O endereço é Avenida Santos Dumont, 2391. Telefone (85) 3268.4141.

D'ABELLE BISTRÔ. Em ambiente super aconchegante, o restaurante serve cozinha mediterrânea, fondues e excelentes ostras. Fica na Rua Antonio Augusto, 799. Telefone (85) 3226.0121.

VILA MOSQUITO. Decorado caprichosamente com peças antigas, esse restaurante apetece por suas pizzas e massas. Fica na Rua Antônio Augusto, 786. Telefones (85) 3226.7422 e 3252. 4010.

SOHO. Se a ideia for comer num restaurante japonês, Fortaleza também tem. Rua Senador Virgílio Távora, 999 - Meireles. Telefone (85) 3224. 7031.

PIZZA VIGNOLE. Bem simples e rústica, essa pizzaria tem vários endereços em Fortaleza, dois em Meireles (Rua Prof. Dias da Rocha, 430 e Av. Senador Virgílio Távora, 10) e um em Varjota (Rua Frederico Borges, 125). Telefone (85) 3267.9450.

CANTINA CARAVAGGIO. Para a hora que der vontade de comida italiana. O antipasto é considerado dos melhores da cidade. Fica na Rua Professor Dias da Rocha, em Varjota. Telefone (85) 3242.4703.

MORANGA. Bistrô de ambiente aconchegante e cozinha excelente. É do mesmo dono do Caravaggio. Fica na Rua Xavier de Castro, 100. Praia de Iracema. Telefone (85) 3219.7078.


HOTÉIS INTERESSANTES

VILA GALÉ. Em Cumbuco. Hotel de cadeia portuguesa inaugurado há pouco tempo. O endereço é Rua Lagoa das Rosas, 05 - Cumbuco. Telefone (85) 3368.2100 - www.vilagale.pt

DOM PEDRO LAGUNA BEACH VILLAS & GOLF RESORT. Esse hotel também é de cadeia portuguesa e abriu suas portas há pouco em Aquiraz. Não fiquei lá, mas conheço pessoas exigentes que foram e gostaram. Telefone (85) 3388.3000 - www.dompedro.com

ORIXÁS ART HOTEL. Em Flecheiras. Tem bangalôs com quartos muito bem decorados, todos diferentes, na beira da praia. O endereço é Rua da Praia, 871 - Flecheiras - Trairi. Telefone (85) 3351.3114 - www.orixashotel.com.br



Fortaleza é assim. Conhecida por ter a segunda-feira mais animada do país com o tradicional Forró do Pirata. Sol o ano todo. Muito vento para os amantes de kite e windsurfe. Praias animadas para quem quer bagunça e quase selvagens para os mais sossegados. Por do sol na ponte metálica. Caminhada no calçadão da avenida Beira Mar. Jangadas em Mucuripe. Frutas exóticas. Muito sorvete. Caranguejo. Tapioca. Ah, e não dá para esquecer o Fortal - um dos maiores carnavais fora de época do Brasil. Uma semaninha? Perfeito. Dois dias circulando em Fortaleza e os outros cinco pelas praias mais distantes, especialmente, Jericoacoara, Morro Branco e Flecheiras. Vá sem medo!

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Claudia,
    Que post completo!
    Estive la com minha familia ha mts anos, entao me lembro de pouca coisa (passei por la ano passado rapidamente no caminho p Jeri, entao nem vi nada).
    Essa cidade esta na wish list com certeza!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ana Paula,

    Fortaleza é uma cidade muito simpática. Gosto especialmente de ir até lá quando tenho tempo de circular pelas praias mais distantes como Jericoacoara, Morro Branco, Praia das Fontes, Canoa Quebrada, Flecheiras...
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  3. Claudia,
    As fotos estão lindas. Faz muitos anos que não vou a Fortaleza e uma das razões é que eu gosto de frio, não de calor. Sou uma pessoa do gelo; no sol, só com chapéu.

    Ana

    ResponderExcluir
  4. Que lugar lindo, meu sonho conhecer tantos lugares perfeitos. Deve ser tudo uma maravilha

    ResponderExcluir
  5. Ana,
    Se você gosta de frio, então está no lugar certo. rs Aí no sul tem feito uns dias "de renguiar cusco". Pois eu sempre quero fugir do frio em excesso, apesar de gostar de neve mas, por uns 10 dias e pronto!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Bianca,
    Viajar é bom para quem gosta. Tenho muitos amigos que preferem não ir muito longe. Se você gosta basta começar para a curiosidade de conhecer o mundo não te largar mais.
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir
  7. Claudinha

    Vc ultimamente está virada para destinos muito quentes...estou quase sufocando!!hehehe

    Fortaleza eu não conheço,mas a minha prioridade quando regressar ao Brasil vai ser o Sul mesmo...
    Adorei a Praia do Forte na Baía e Porto de Galinhas ( muito turística mas linda mesmo assim!) perto de Recife... ah! e Angra dos Reis... pra mim já tá bom de praia!hehe
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  8. Margarida,
    Um pouquinho de cada coisa. Fortaleza no fim de semana passado e nesse próximo vou para o sul. Está bem friozinho lá, especialmente no lugar para onde vou. Mas, em breve seu destino favorito da Europa entra na minha vida por um mês.
    É preciso mudar de paisagens!!!hehehe
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  9. Queridíssima Claudia, vc está cada vez melhor em seus posts, completissimos cheios de informações úteis! Como eu gosto!! Passeie para te dar um grande beijo!
    Ellen

    ResponderExcluir
  10. Claudia!!Adorei a maneira como você falou sobre a minha cidade!!Muito legal o post!!

    ResponderExcluir
  11. Carol,
    Receber elogio que tem mora na cidade é muito bom.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  12. Ellen
    É sempre ótimo receber a visita de vocês.
    Obrigada.
    Beijo no casal.
    Claudia

    ResponderExcluir
  13. Simplesmente mais um local fantástico, que com as suas fotos e descrições parece ainda mais irresistível.

    O Brasil é mesmo um país riquíssimo em termos turísticos e com uma oferta muito diversificada. Mas suponho que as praias sejam um dos seus pontos mais fortes.
    Já várias pessoas me falaram que fortaleza era um óptimo destino de férias, este seu artigo fez-me perceber melhor porque.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Turista,
    Realmente as praias são um dos pontos altos do Brasil Com uma costa tão vasta há muito para explorar. Adoro Fernando de Noronha, Jericoacoara, Porto de Galinhas, Trancoso, Lençóis Maranhenses, Búzios, Parati, Angra e, claro, meu Rio de Janeiro.
    Beijo,
    Claudia

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela ótima reportagem. Aqui tem todas as dicas e informações para quem quer viajar para Fortaleza. Eu não conheço Fortaleza, ainda não, mas é tudo que eu preciso, sol o ano todo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Claudia, Hoje estou na Inglaterra e abri seu blog. Surpresa... minha terra. Suas fotos estao tao boas que alem de saudades vou olhar alguns lugares com mais carinho.

    ResponderExcluir
  17. Cris,
    Fortaleza é um lugar lindo, especialmente, se der tempo de percorrer o litoral do Ceará na mesma viagem.
    Para você que gosta de fotografia é fantástico.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  18. Beth,
    Você mora na Inglaterra? Vou para sua terra adotiva em breve. Você escolhe bons lugares para morar!!!
    Beijo e obrigada pela visita.
    Claudia

    ResponderExcluir
  19. Oi Claudia, Ja morei em Londres onde estou hoje mas a residencia fixa eh em Fortaleza por preferencia do marido ingles e do sol. Como voce sempre estamos everywhere. Voce faz um belo trabalho e sempre sigo suas dicas. Obrigada.

    ResponderExcluir
  20. Então, você pode me dar umas dicas dessa região... Oba! Vou passar um mês por aí em breve e quero saber o que é legal na Irlanda. Você conhece? Quem sabe não podemos até nos encontrar para um chá das cinco?
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  21. aldema ( www.correndomundo.blogspot.com )29 de junho de 2012 às 17:15

    Cláudia,
    Fantástica essa apresentação de Fortaleza.Gosto de lá;gostei do que escreveste e das fotografias.
    Fiquei que feliz que vais à Irlanda.Fiquei imaginando a beleza das fotos com que vais nos presentear.
    Seguindo tua sugestão, iremos amanhã para San Diego...depois de carro até San Francisco.
    No final de julho, retornaremos, já das Rochosas para Illinois.
    Boas viagens.Beijos

    ResponderExcluir
  22. Aldema querida,
    Você viaja um bocado! Que delícia!!!
    Vou à Irlanda por inspiração nos teus últimos relatos sobre a Europa. Na verdade vou ficar um tempo grande na Europa, então Irlanda e Escócia estão entre minhas prioridades (são tantas...). Vi teus posts e selecionei o que me pareceu mais interessante.

    Aproveitem muito sua viagem pela Califórnia!!!

    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir
  23. Claudia, so conheco Dublin.Gostei de visitar a Guiness. Outras dicas de Dublin esta no blog da minha filha cadernotiahelo.blogspot.com
    Londres pre olimpica esta bem cheia, o melhor para passear esta em Chelsea.
    Vamos adiar o cha, amanha sigo para uns dias em Lisboa e depois Fortaleza.

    ResponderExcluir
  24. Beth,
    Quero ver se consigo ir até Dublin.
    Nosso café fica para outra oportunidade. Aproveite suas viagens
    Bj

    ResponderExcluir
  25. As vantagens de voltar ao mesmo lugar várias vezes são enxergar com outros olhos o que já se conhece e descobrir outros cantinhos, que uma viagem só não permite.
    Costumo não voltar onde já estive, é coisa muito rara mesmo. Acho que conheço muito pouco desse mundo, diante da minha longa lista de desejos, logo, parto para lugares novos.
    Quando estive em Fortaleza (somente uma vez...rs!) não fui a esse teatro, que lindo!! Mas guardo boas recordações de tudo que vi por lá. Suas imagens me fizeram recordar.
    Um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  26. Gina,

    Estava sentindo sua falta por aqui.
    Sabe que adoro voltar nos lugares que já visitei para conhecer de um modo mais aprofundado. A viagem sempre tem um outro viés.
    Fortaleza é uma delícia, especialmente quando conjugada com as praias das redondezas.

    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  27. parabéns,sou de fortaleza,e seu post foi perfeito da nossa cidade,as dicas de restaurantes foram os melhores da cidade.amei,muito mesmo.

    ResponderExcluir
  28. Uau! Fico muito feliz. Especialmente, sendo você de Fortaleza.
    Obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
  29. Em Fortaleza sugiro o sorvete do Juarez, fantástico!!!

    ResponderExcluir
  30. Loraine,
    Obrigada pela dica. Vou experimentar na próxima ida à Fortaleza.
    Beijo

    ResponderExcluir
  31. Eu simplesmente amei seu artigo! Muito completo, tanto em matéria de informação quanto em fotos! Fortaleza é mesmo muito linda!

    Tive a oportunidade de viajar com a minha família pra lá em 2011 e quero muito voltar. Meus filhos não queriam ir mais embora do Beach Park!

    ResponderExcluir
  32. Obrigada.

    Fortaleza é realmente uma delícia de cidade.
    Adoro!

    ResponderExcluir
  33. Oi Claudia, boa tarde! :)

    Amei sua postagem sobre minha querida Fortaleza. Sinto muito orgulho de ter nascido na capital do sol e tenho um blog dedicado a Fortaleza.
    Tenho certeza que quem ainda não conhece a cidade, ao ler seu texto, fica com vontade de conhecer e qm já veio, fica com vontade de voltar! rs

    Se quiser conhecer o blog e nossa Fan page, ficarei honrada.

    Forte abraço

    Leila Nobre

    http://fortalezanobre.blogspot.com.br/

    http://www.facebook.com/pages/Fortaleza-Nobre/296516713709761

    ResponderExcluir
  34. Leila,

    Obrigada pela visita ao blog. Vou retribuir, cim.

    Bj

    ResponderExcluir
  35. Adorei tuas dicas! Estou indo pra Fortaleza com meu filho e já estou com água na boca p/ ir aos restaurantes que indicastes!

    ResponderExcluir
  36. Oi Claudia, vou para Fortaleza semana que vem, sou do sudoeste do Paraná e encontrei seu site procurando dicas, não consigo parar de olhar as viagens.. adorei!! Tem lugares que eu nem havia pensado em ir e são maravilhosos. As fotos são muito lindas, e o seus comentários da parte histórica achei muito interessante. Parabéns e obrigada pela ajuda.
    Angela

    ResponderExcluir
  37. Claudia estive em Fortaleza, e fui aos passeios e restaurantes indicados aqui.Gostaria de acrescentar, que pegado o OUI,restaurante frances muito bom, existe agora o TANGO, que é do mesmo
    dono,na Santos Dumont também ,e é excelente, serve carne argentina.
    Um forte abraco e obrigada,

    ResponderExcluir
  38. Tem alguma praia em Fortaleza onde a ventania não incomode tanto? Eu não conseguia nem ouvir o que as pessoas falavam comigo, porque o vento era terrível, mas tirando esse pequeno detalhe, as praias são lindas e o povo alegre e muito acolhedor.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!