JUMA OPERA, O HOTEL MAIS INCRÍVEL DE MANAUS


Manaus é a porta de entrada para quem quer mergulhar no estado do Amazonas e descobrir sua grandiosidade, seus cenários históricos, sua cultura peculiar com traços indígenas, seus sabores e suas tantas belezas naturais. A novidade para você viver essa experiência com elegância e sofisticação atende pelo nome de Juma Ópera, o hotel boutique mais charmoso e bem localizado de Manaus.

Com uma vista privilegiada do Teatro Amazonas, o hotel Juma Ópera ocupa dois casarões históricos tombados, muito bem restaurados e que foram agregados a outros dois prédios construídos recentemente acompanhando o estilo clássico francês Belle Époque. O conjunto da obra tem tamanha harmonia que o ex-presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt, jamais poderia supor que o antigo prédio do consultado dos EUA - o qual visitou no início do século XX durante uma expedição a Amazônia com o Marechal Rondon - se tornaria o hotel boutique mais emblemático e desejado de Manaus.

   
Bem-vindo ao Juma Ópera.

Suas 41 acomodações têm pé direito altíssimo e a maioria delas têm vista para o icônico teatro. A arquitetura é assinada por Roberto Vinograd e a decoração de ambientes por Debora Aguiar, especialista no conceito eco-luxury. 

O bom gosto salta aos olhos. Tudo em tons pastéis, sem perder a raiz histórica, ao mesclar elementos contemporâneos com arte e cultura amazônica. Obras belíssimas de artistas da região dão um toque especial.

Acomodações confortáveis, espaçosas e elegantes.

Além disso, os detalhes de acolhimento fazem a diferença. Lençóis e travesseiros maravilhosos garantem boas noites de sono. Janelas e portas com tratamento acústico mantém o silêncio e a calma em pleno movimento do centro histórico. Algumas acomodações têm banheiros imensos, inclusive com banheiras. 

Banheiros impecáveis com roupões deliciosos, duas pias e banheira separada da ducha.

O bar e o salão principal são muito acolhedores. Cantinhos perfeitos para um descanso depois dos tantos passeios pelas ruas de Manaus, onde a temperatura costuma castigar. Faz calor o ano todo. 

Salão principal e ao fundo o bar do Juma Opera.

A experiência de hospedagem tem passagem obrigatória pela riquíssima gastronomia regional do restaurante Ópera, comandado pela chef Sofia Bendelak que além da bela cozinha está aninhado num gazebo envidraçado, tendo o Teatro Amazonas como pano de fundo. Recomendo a costela de Tambaqui no mel de tucupi com baião de dois e farofinha de castanha do Brasil, o filé de Pirarucu com crosta de castanha e purê de banana da terra acompanhado de legumes e a moquequinha de Tucunaré com arroz de castanha e pirão de coco. 

Restaurante Ópera.

O rooftop é imperdível. Da piscina você quase pode tocar a cúpula do Teatro Amazonas feita com 36 mil peças de escamas em cerâmica esmaltada nas cores da bandeira do Brasil, vindas da Alsácia, na França. Essa obra-prima neoclássica foi construída em 1896, no auge do Ciclo da Borracha, período brilhante que fez Manaus disputar com o Rio de janeiro o título de Paris dos Trópicos.

A piscina mais charmosa da cidade.

Agende uma visita guiada ao teatro, com sorte assista a algum espetáculo. Ele fica a alguns passos do portão de entrada do Juma Ópera, em frente ao Largo de São Sebastião e é um verdadeiro tesouro. 

Observe a piscina no rooftop do Juma Ópera à esquerda da foto e o teatro do outro lado da rua.

O Salão Nobre do teatro, onde aconteciam os grandes eventos sociais da época, tem no teto uma pintura de Domenico de Angelis, chamada de “A glorificação das Belas Artes da Amazônia”. A Sala de Espetáculos tem capacidade para 700 pessoas distribuídas entre plateia e os camarotes. O Teatro Amazonas é muito imponente. 

Fachada do Teatro Amazonas.

Interior belíssimo do Teatro Amazonas.

Imagino que você já tenha percebido quanto o Juma Ópera é bem localizado.

Se você não quiser sair desse centrinho histórico saiba que o restaurante Caxiri, comandado pela chef Débora Shornik, serve pratos que chama de “cozinha mestiça” feitos com produtos locais, ao ladinho do Juma Ópera. 

Tambaqui de banda servido no restaurante Caxiri.

O tradicional Quiosque Tacacá da Gisela fica numa barraquinha do Largo de São Francisco. 

Ainda por ali, não deixe de visitar a Galeria Amazônica com lindas peças de artesanato local.

Outros bons restaurantes em Manaus são o Amazônico (simples mas meu super favorito), Banzeiro, Fitz Carraldo Bistrô e Alentejo (cozinha portuguesa).

Do Juma Ópera andando um quilômetro em direção ao rio Negro você chegará ao Mercado Municipal Adolpho Lisboa, um lugar interessante para conhecer um pouco mais sobre o modo de vida local, provar os sabores típicos da região e comprar artesanato. Aproveite a proximidade com o Porto de Manaus, maior porto flutuante do mundo, e dê uma paradinha para observar o vai-e-vem no cais.

Três dias no Juma Ópera formam a dobradinha perfeita com o Juma Amazon Lodge. 

Minha dica: comece descobrindo os segredos da floresta amazônica por 4 ou 5 dias e depois vá para o Juma Ópera. Feche com chave de ouro sua experiência no Amazonas.

   
Juma Amazon Lodge e Juma Opera, a dobradinha perfeita no Amazonas.

LEIA TAMBÉM

ROTEIRO DE 50 DIAS NO SUL DA BAHIA

VILLA KANDUI TRAZ AXÉ PARA A PENÍNSULA DE MARAÚ

Booking.com

Compartilhe:

Comentários

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Obrigada!