ASTANA, A NOVA CAPITAL DO CAZAQUISTÃO


“Caza o quê? Onde é isso? O que você vai fazer lá? Não é perigoso? Está em guerra?” Recebi um bombardeio de questionamentos quando anunciei esse destino aos familiares e amigos. É compreensível. Afinal, o país ainda é cercado de mistérios e lentamente começa a se revelar ao mundo. 

O Cazaquistão abriu as portas aos visitantes há apenas 24 anos quando a União Soviética desmoronou e ele reconquistou sua independência. Apesar de ser o nono maior país do mundo em extensão territorial, com tamanho comparável ao da Europa Ocidental e renda per capita maior do que a brasileira, pouco se houve falar sobre ele. Fica na Ásia Central, mas também tem uma pontinha à oeste que pertence a Europa.


Mapa do Cazaquistão.

Imenso, plantado no meio de estepes e cheio de espaços vazios. O Cazaquistão tem apenas 17 milhões de habitantes, menos do que a cidade de São Paulo. País árido. Gelado. No inverno suas temperaturas chegam a 40 graus negativos e no verão não costuma passar de 30 graus. Faz fronteira com Rússia, China, Uzbequistão, Turcomenistão e Quirguistão. Todos esses países de nomes estranhos igualmente terminados em “istão”, que na língua persa significa “a terra dos”, também se libertaram das mãos do comunismo e começam a mostrar sua riqueza cultural impregnada de influências turcas e iranianas.

Mesquita Hazret Sultan, inaugurada em 2012, em Astana. Tem o maior domo do Cazaquistão.

O Cazaquistão desperta interesse por ter sido trilhado por Alexandre, o Grande, rei da Macedônia e discípulo de Aristóteles. Por ter tido mais de 2 mil quilômetros de seu  território fazendo parte da antiga Rota da Seda. Também fez parte das conquistas do temido conquistador Gengis Khan, no século XII. Além disso, Baikonour foi o ponto de partida do primeiro foguete ao espaço com o soviético Yuri Gagarin, em 1961. É uma terra cheia de histórias interessantes para contar.

Até pouco tempo, os cazaques levavam uma vida nômade. Viviam em tendas chamadas de yurtas que eram facilmente montadas e desmontadas conforme se locomoviam pelas estepes desertas em busca de bons pastos para seus rebanhos. As yurtas eram cobertas de feltro e lona para manter a temperatura interna confortável tanto no inverno como no verão. No seu interior, muitos tapetes. Essa tradição vai ficando para trás e dando lugar ao futuro.


Poucas são as yurtas que ainda se encontram pelo caminho, no Cazaquistão.

NASCE UMA CAPITAL 

No meio desse passado forte e repleto de tradições milenares surge uma capital moderna. Astana, que na língua cazaque quer dizer exatamente “capital”. A cidade começou a ser construída em 1997 com inspiração em Brasília, onde havia apenas um vilarejo chamado Aqmola, cercado por campos de batata. Na verdade, é uma mistura de Brasília com Dubai. O metalúrgico e presidente Nursultan Nazarbayev que ocupa o cargo desde que o país se tornou independente, resolveu transferir a capital de Almaty, ao sul do país na fronteira com Quirguistão e China, para um ponto mais ao norte devido aos terremotos da região montanhosa que vez ou outra assombram a ex-capital e causam fortes estragos.


Astana é literalmente uma cidade em construção. Novos prédios nascem a cada esquina.

Em menos de 30 anos, o resultado é surpreendente. Prédios de arquitetura arrojada sobem aos céus com tremenda velocidade, gruas por toda parte, cheiro de asfalto no ar. Uma cidade em construção. Financiada pelo gás e pelo petróleo. Um fato interessante é que a mudança da capital de Almaty para Astana é comemorada no dia 6 de julho, por "coincidência" o dia do aniversário do presidente.

Astana tem arquitetura exuberante. Prédio KazMunayGaz.

O plano piloto foi desenhado pelo arquiteto japonês Kisho Kurokawa. Ele faleceu em 2007. Não chegou a conferir o resultado extravagante, exótico e controvertido de seu projeto à beira do rio Estil. De um lado do rio a “velha Astana” cheia de prédios em estilo soviético de linhas duras e cores sóbrias, onde na verdade não há muito para se ver. Do outro lado, prédios espelhados, envidraçados, arrojados, coloridos, imponentes e até espalhafatosos. Há quem goste e há quem torça o nariz. Mas, mesmo que não agrade a todos uma coisa é certa, Astana veio para ficar. Sua população já chega a 800 mil habitantes e eles esperam ter 1 milhão em 2030. O resultado do grande crescimento pode ser percebido no caos do trânsito. Apesar das avenidas serem largas, ao estilo soviético, a cidade não tem muitas ofertas de transporte público, apenas ônibus. Uma linha de metrô está sendo projetada. Os congestionamentos são enormes com motoristas afoitos, de direção apressada. Sinal do crescimento e do estresse da vida moderna.

O rio Estil atravessa a cidade de Astana. 

Do lado esquerdo do rio Estil a área residencial e do lado direito a parte nova, administrativa e comercial.

Circular pela cidade é fácil, mas demanda longas caminhadas. Tudo é plano e distante. Mesmo que se tenha a ilusão de ser perto. Com um mapa na mão dá para entender facilmente a cidade que se espalha ao redor do rio Estil. O único detalhe aqui é que eles ainda não estão muito preparados para o turismo e os mapas são muito ruins, com letras minúsculas e geralmente em russo ou cazaque. Apesar desse detalhe, não é uma cidade em que você precise contratar um guia ou motorista. É segura e tem muitos prédios altos inusitados que ajudam na orientação.


O "Bolo de Noiva" de Stalin é um prédio residencial, de arquitetura tipicamente soviética, mas com ares mais leves. Ele é enorme, pode ser visto de longe e ajuda na localização pelas ruas de Astana.

A rua Nurzhol Boulevard é um eixo central de dois quilômetros por onde se estende a nova área do governo. Ela vai do prédio destinado a administração do petróleo e gás do país KazMunayGaz até o Palácio do Presidente, Ak Orda. Ao longo dessa rua-eixo só pedestres e jardins floridos. Ao redor das flores, os prédios mais exóticos do mundo enfileirados. Para demarcar o ponto central da Nurzhol Boulevard uma torre de quase 100 metros se ergue poderosa num esqueleto branco feito em aço com uma bola de vidro no topo. É a Bayterek. Ela simboliza uma lenda cazaque que fala sobre uma ave sagrada que coloca um ovo dourado contendo os segredos da felicidade, no alto de uma árvore, longe do alcance das pessoas. No seu interior, um elevador conduz até a bola de vidro onde os visitantes ficam enfileirados à espera da sua vez para colocar a mão numa plataforma de ouro que tem o formato da mão do presidente Nazarbaev. Dizem que dá sorte. Coisas do presidente! É interessante subir para ver a cidade do alto. No entanto, o vidro é esverdeado e as fotos ficam muito ruins. O valor do ingresso é 500 tenges, ao redor de 2 dólares.


Nurzhol Boulevard com seus jardins floridos e ao fundo o prédio do governo KazMunayGaz. Observe o prédio alto, à direita. O apelido dele é "isqueiro". 
Por ironia do destino, o prédio já pegou fogo 3 vezes. 

A torre Bayterek marca o ponto central da Nurzhol Boulevard. A rua toda tem wi-fi. 

Na outra ponta da Nurzhol Boulevard fica o Palácio Presidencial Ak Orda com sua cúpula azul.

Atrás do Palácio Presidencial começa a surgir uma parte nova na cidade onde ficam alguns prédios bastante interessantes em termos de arquitetura. O Palácio da Paz e da Reconciliação é uma pirâmide feita em aço e vidro. O projeto foi idealizado pelo badalado arquiteto britânico Norman Foster. Foi inaugurado em 2006 para receber o Congresso Mundial de Tradições Religiosas. É possível fazer uma visita guiada de 30 minutos para conhecer seu interior e o salão onde houve o evento. À noite, a pirâmide ganha uma iluminação linda.

 Palácio da Paz e da Reconciliação.

Do outro lado da rua fica o Palácio da Independência. É um prédio azul envidraçado, de arquitetura ultra moderna. Inaugurado em 2008. Muitas conferências internacionais são realizadas ali. Em uma de suas salas tem uma maquete que mostra o planejamento da cidade para 2030.

Em frente ao palácio, na Praça da Independência, fica o Monumento ao Povo do Cazaquistão. Num pedestal de 91 metros está pousada uma águia dourada, Samruk, a mesma que colocou o ovo de vidro na Torre Bayterek e ao lado, uma estátua em bronze do presidente Nazarbaev está acompanhada por cinco pessoas que simbolizam a trajetória do povo do Cazaquistão .

Palácio da Independência.


Praça da Independência com o Monumento ao Povo do Cazaquistão no centro. À direita, o Palácio da Independência e à esquerda, o prédio redondo concavo é o Palácio Shabyt, uma Universidade de Artes

Monumento ao Povo do Cazaquistão. Ao fundo dá para ver o domo e os mineretes da Mesquita do Sultão Hazret construída em 2012.

Ao lado do Palácio da Independência fica o belíssimo Museu de História do Cazaquistão que abriu suas portas em 2014 com a intenção de ser um dos melhores museus do país. Ele ainda é muito novo e seu acervo é pequeno. Mas, em termos de arquitetura o museu é um espetáculo. Ocupa um quarteirão inteiro e é todo decorado com mármores brancos e vidros azuis. Só o prédio já vale a visita. 


 Museu de História do Cazaquistão.

Uma construção de arquitetura interessante que impressiona de cara é o shopping-tenda Khan Shatyr. Ele tem 150 metros de altura e parece com uma yurta. É feito de um material translúcido que deixa passar a claridade e absorve o calor do sol mantendo uma temperatura interna agradável constantemente, mesmo quando do lado de fora faz muito frio. Lá dentro funciona um shopping de 4 andares com lojas de padrão internacional (como Armani, Adidas, Calvin Klein, Bershka), tem uma área de recreação infantil com monorail de 500 metros de comprimento e no último andar tem um Beach Club com piscinas aquecidas e areia. O projeto do shopping também é do arquiteto Normam Foster e foi inaugurado em 2010. É bastante inusitado.


Shopping Khan Shatyr.

Além desse shopping tem muitos outros em Astana. Eles são movimentados e bem usados pela população local. Afinal, com o frio que costuma fazer na cidade, eles garantem um pouco mais de conforto para um momento de lazer. Mas, na verdade, o mais interessante é mesmo o Khan Shatyr pela arquitetura fantástica. Na hora do por do sol ele atrai muita gente. O sol se põe atrás dele e as fotos ganham contornos incríveis.

Shopping Mega, Astana.


Em Astana há muitas construções curiosas em que vale a pena prestar atenção: Arquivo Nacional do Cazaquistão que tem o formato de um ovo; Teatro da Ópera de Astana absolutamente imponente em estilo greco-romano, conta com uma escola de ballet de padrão russo e um museu; Central Concert Hall projetado para lembrar as pétalas de uma flor; Circo de Astana no formato de um disco voador; Biblioteca de Astana no formato de um holofote. 

Arquivo Nacional do Cazaquistão.


Teatro da Ópera de Astana.

Central Concert Hall. 

Circo de Astana. 

Biblioteca de Astana.

Dica para conhecer a cidade: o ônibus 21 que sai da Estação de Trem, na parte antiga de Astana, onde fica o ponto final de todas as linhas de ônibus, é excelente para circular pela cidade. Custa apenas 90 tenges, ao redor de 2 reais.

ROUBADAS

Praticamente em frente ao shopping Mega ficam duas atrações indicadas pelo Lonely Planet que eu classificaria como "as roubadas de Astana". Uma delas é o aquário Duman. Definitivamente, não vale a visita, a menos que você esteja com crianças e queira locais para entreter os pequenos. O aquário fica num complexo de recreação infantil bem fraco. Num dos aquários havia um jacaré que mal podia se mexer de tão pequeno o espaço. Fiquei incomodada de ver o pobre animal enlatado e essa imagem não sai da minha cabeça. Uma lástima.

 Aquário Duman, bastante simples. Uma visita dispensável para quem conhece outros bons aquários pelo mundo.

A outra roubada é o parque de maquetes Atameken. Ao ler sobre ele no Lonely Planet achei interessante e resolvi incluir na programação de lugares a conhecer em Astana. Para começo de conversa, foi dificílimo achar o parque. Ninguém conhecia. Perguntei para várias pessoas na rua e amigos que moram em Astana e todos faziam cara de desconhecimento total. Depois de muito caminhar achei a entrada escondida, paguei o ingresso e entrei. Ninguém além de mim. Um lugar mal cuidado, feio e pouquíssimo visitado. Totalmente dispensável. Imaginei algo parecido com Madurodan, na Holanda. Doce ilusão. Realmente, não vale a visita.


 Atameken, um parque de maquetes que não merece a visita em Astana.

CULINÁRIA DO CAZAQUISTÃO

Alguns costumes cazaques são interessantes. Comem carne de cavalo. Bebem leite de égua que dizem ser bom para curar tuberculose. Com esse leite fermentado fazem o Kumyz, uma bebida nacional com baixo teor alcoólico e cá para nós... de sabor bem estranho. Também bebem leite e iogurte de camela, shubat. Numa refeição tradicional, a carne é o item mais importante. Costuma ser acompanhada de pastéis cozidos na água como dumplings chamados de manti e de um caldo tipo sopa chamado de sorpa. O pão mais tradicional é achatado feito em forma de bolo, bausarks. Delicioso quando servido quentinho. Os pães recheados com queijo, Khachapuri, são muito bons, parecem uma pizza. Experimente o pastel gigante chamado de Cheburek. Um dos pratos mais tradicionais é o Beshbarmak que significa "cinco dedos", é feito com carne (vaca, ovelha, cavalo ou camelo) servida sobre uma massa cozida em água, em forma de panqueca e junto vem um caldo gostoso mas gorduroso, numa tigela, que eles dizem que faz bem para a digestão e para curar ressaca. O Plov também é bastante popular. É uma mistura de arroz com vegetais e carne, preparado com gordura de ovelha. Apesar de usarem muita gordura eles são magros. Talvez o frio excessivo consuma toda essa energia.


Khachapuri, um dos pães mais saborosos que experimentei na Ásia Central.

O Kumiz tem sabor forte e estranho. Para gostar é preciso acostumar o paladar.

Interessante observar como o cavalo está presente na vida dos cazaques desde o tempo em que eram nômades. O cavalo era um aliado na locomoção das tribos pelas estepes e sempre fez parte da alimentação. Ainda hoje, comem carne de cavalo, tomam seu leite e derivados habitualmente. São exímios cavaleiros e usam os cavalos com maestria em shows de circo. A cidade de Astana é decorada com cavalos de todo tipo.


Os cavalos fazem parte da vida dos cazaques e são muito valorizados.

RELIGIÃO

Islamismo é a religião de 70% da população, mas eles não são radicais e aceitam outras religiões. Algumas mulheres cobrem a cabeça com lenços, mas bermudas e saias curtas são usadas nos dias quentes, que são bem poucos ao longo do ano.


 Mesquita Nur Astana. No pátio dessa mesquita tem um senhor que vende pães Bausarks quentinhos por 90 tenges, ao redor de 2 reais. A pequena padaria tem sempre fila na porta. Foi o melhor pão que comi no Cazaquistão. 

MELHOR ÉPOCA PARA IR

A temperatura é um problema sério. No inverno costuma chegar em -40 graus. Nem imagino como seja esse frio. Então, o verão é a melhor época para visitar o Cazaquistão, de junho a setembro. Mesmo assim, estive no país em agosto e peguei temperaturas entre 5 e 15 graus, no verão. Mas, com sol fica bem suportável.

IDIOMA

Eles têm dois idiomas oficiais que usam habitualmente: cazaque e russo. Nos hotéis, algumas pessoas falam inglês. Na rua é bem difícil encontrar quem fale inglês. Saia do hotel com o nome do hotel e endereço na língua local para facilitar o retorno.

RESTAURANTES

Satty. Comida típica do Cazaquistão.
Melnitza. Restaurante de comida ucraniana numa casa temática super bonitinha.
Turfan. Restaurante de comida do Uzbequistão e Cazaquistão. Fica na Old Town numa casa bem tradicional.
Kolmkak. Comida da Geórgia. Restaurante lotado.


Restaurante Satty. Excelente. Indicação de um amigo cazaque que mora em Astana.

HOTEL

O Hilton é bem localizado e novinho, como tudo na cidade. Padrão americano, básico. Quanto ao serviço eles ainda estão engatinhando. Pouca gente fala inglês no hotel, o check in e o check out foram complicados. Na chegada não havia apartamento disponível no hotel e na saída havia muitos erros na fatura. Os mapas da cidade são quase todos em russo e muito rudimentares. Não tem concierge nem oferecem serviços turísticos, mas eles têm boa vontade para ajudar no que for possível.


 Hotel Hilton Astana. 

Outros hotéis bem localizados são o Rixos e o Marriott.

TAXI OU CARONA

Taxi não é muito fácil de encontrar, apenas nos shoppings eles estão disponíveis. No hotel, tem que chamar e os carros são velhos. Na rua, as pessoas costumam fazer sinal com a mão para carros comuns pedindo carona. É uma prática normal para eles, mas estranha para nós. A pessoa diz quanto pode pagar e o motorista diz se aceita ou não. É o precursor do Uber.

Se tiver coragem, estenda o braço e peça carona. Confesso que sozinha fico insegura e prefiro andar a pé ou optar por transporte público. 

COMO CHEGAR

Há muitos vôos partindo de cidades da Europa diretamente para Astana. Optei por voar de Turkish até Istambul num vôo de 11 horas e de lá diretamente para Astana, mais 4 horas.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

É preciso visto para brasileiros entrarem no Cazaquistão. O visto já deve estar colado no passaporte na saída do Brasil. Para facilitar tem uma Embaixada do Cazaquistão em Brasília. Eles solicitam a reserva do hotel, além de uma série de outros documentos. É fácil.

MOEDA DO CAZAQUISTÃO


Tenge (KZT): 1 dólar = 240 kzt (cotação de setembro de 2015)

LUGARES INTERESSANTES PARA VISITAR NO CAZAQUISTÃO
  • a capital mais nova do mundo, Astana 
  • a ex-capital Almaty e suas estações de esqui
  • Baikonour para quem tiver interesse por lançamento de foguetes no espaço, 
  • o que restou do Mar de Aral  que foi destruído pelos russos
  • o Lago Kaindy formado por um terremoto a 2 mil metros de altitude repleto de árvores submersas que parecem estar de cabeça para baixo
  • Parque Nacional de Altyn-Emel com seu deserto, a 250 Kms de Almaty
  • Parque Nacional Sharyn com seus canyons e desfiladeiros, a 200 Kms de Almaty
  • Parque Nacional Kolsai Kolderi com seus lagos, a 300 Kms de Almaty 

O Cazaquistão foi uma bela surpresa. Um país novo, muito bem cuidado e cheio de personalidade. Astana foi minha porta de entrada para a Ásia Central. Também visitei o Quirguistão e o Uzbequistão.

O próximo texto será dedicado a ex-capital do Cazaquistão, Almaty. 

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Uma estrategia do pais tem sido sediar grandes Congressos e Conferencias dos mais diversos assuntos desde Religião até Gás e Petróleo, além de alguns campeonatos mundiais como de ciclismo e judo.
    Mas a grande vitrine será a realização da Expo 2017, evento que já passou por Milão, Singapura e Shanggai nos ultimos anos.

    ResponderExcluir
  2. Realmente. Ótima estratégia para colocar o país em evidência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E agora com o Dimasch , só acrescentou , matéria maravilhosa , obrigada .

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Ótimas dicas, principalmente na parte de "roubadas". Adorei conhecer um pouco mais sobre este lugar! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Pois é João. Gosto de ser muito sincera no blog. Nem tudo é como se parece numa viagem. Rs. O Lonely Planet é bastante respeitado, mas nem sempre faz boas indicações.

    Astana é uma cidade interessantíssima. Uma mini Dubai. Se continuar crescendo no ritmo que está em breve todo mundo vai ouvir falar dela.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Também cheguei ao conhecimento através da ExpoMilan, eles falaram sobre a futura sede da próxima exposição mundial que seria o Kazakistan. Um dos melhores pavilhões foi o deles, filas enormes, espera longa, mas valeu muito à pena! Tudo me parecia fictício nos vídeos, parecia animação em 3D mas vendo agora as tuas fotos me dei conta que é mesmo assim. Acompanhei pelo IG e estava ansiosa para ler sobre. Que legal Claudinha. Os cavalos, ai gente eu amo tanto cavalos!! As flores, lindas... não quero pensar também no frio de -40° :D
    E as roubadas?
    E a carona? Vc pegou alguma? :)

    ResponderExcluir
  6. Brenda,

    Eles estão fazendo de tudo para se mostrar para o mundo. A capital Astana é muito como Dubai. Uma cidade construída com dinheiro de petróleo e gás no meio das estepes. É de verdade! Não é fake. Rs. Os cavalos são muito importantes para a vida dos cazaques tanto no que se refere aos deslocamentos como alimentação. Eles são ótimos em apresentações a cavalo no circo. Mas, tem que ir no verão, pois no inverno é louco de frio! Almaty é menos frio.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Se "libertaram do comunismo"? Que observação imbecil.

    Todos esses países estão muito piores do que estavam antes, sob a gloriosa URSS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo,

      Toda transição é difícil. Isso vai mudar.

      Meu avô nasceu na Lituânia. Ouvi muitas histórias tristes e devastadoras. Sei bem do que estou falando. O que me deixa perplexa é a sua falta de gentileza.

      Desejo uma ótima semana e muita paz para você. Afinal, a gente dá para os outros aquilo que tem. :)

      Excluir
    2. Vou para Astana em Junho de 2016 e o seu texto foi (e será) muito útil para minha viagem! Muito obrigado!

      Quanto ao colega aí em cima, parabéns pela sua elegância na resposta.

      Acilio Marinello

      Excluir
    3. Boa noite, Acilio

      Obrigada pelo comentário tão gentil. É disso que o mundo precisa.

      Excluir
    4. Todo mundo que fugiu do comunismo tinha posses e não queria dividi-las, nem em meio às crises de fome. Ou seja, eram cruéis por querer que as pessoas não morressem de fome. Infelizmente a URSS acabou e essa versão é a que ganha tom. Agora, faça o questionamento aos que não abandonaram seu país e perguntem se agora é melhor do que era antes. Tirando a Ucrânia (reduto de nazistas), todas as outras nações vão dar o parecer.

      Excluir
    5. A China está vindo e com ela o segundo mundo voltará a ser forte. Questão de tempo.

      Excluir
    6. A China apesar de ser um País Comunista, ela tem uma economia aberta, a internet é toda controlada não tem Facebook, youtube, twitter etc, mas você pode abrir uma empresa certa facilidade, com pouca interferência do governo.

      Um país que é difícil de abrir uma empresa e criar riqueza, vai ser pobre, um país que é fácil produzir riqueza vai ser prospero

      Lembrando que o comunismo matou 60 milhões só na China em números mais do que o nazismo de Hitler

      Excluir
    7. Imbecil é você, o comunismo da União soviético tomou vários países e culturas, da europa oriental até o centro da ásia, não foi uma escolha do povo nem dos governos. Eles subjugaram com violência vários povos. Essa ideologia e essa mentalidade expansionista e autoritária agora continuam com o safado do Putin.

      Ela está dando dicas de viagem, mas mesmo que tivesse falado alguma incorreção não caberia sua grosseria. Aprender a respeitar a quem não compartilha de sua ideologia política fantasiosa.

      Excluir
    8. SÉRIO??? ainda tem irracionais que defendem comunismo, socialismo, pedofilia, nazismo??? oooiiii??? Meteoro, pode vir!

      Excluir
  8. David Doering, nascido no Cazaquistão-Amo esse musico e instrumentista de Flauta Pan.
    Por isso quis saber mais sobre esse País-Gostei muito de saber sobre cultura,costumes etc,et.
    Obrigada por compartilhar.
    Fica na Paz!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela visita ao blog, David.
    Volte sempre.
    Claudia

    ResponderExcluir
  10. Olá Cláudia, li sua matéria inteira vidrado nas informações, parabéns. Estou em pesquisa dos melhores países para migrar após me formar na área da construção civil. Como é a recepção deles para estrangeiros? É difícil conseguir um visto de residência? O idioma parece ser um grande obstáculo por terem poucos que falam o inglês. Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Olá Cláudia! Li seu post vidrado com as informações! Estou pesquisando os melhores países para migrar que eu tenha Boas oportunidades na área da construção civil. Você acredita que seja muito difícil conseguir um visto de residência? Eles tem boa aceitação de trabalhadores estrangeiros? Apesar que pelo seu post senti que o idioma é um grande obstáculo já que poucos falam o inglês. Abraço, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danilo,

      Fui muito bem recebida por todos. Mas, passei apenas uma semana no país. Não sei como é o visto para residentes. Construção civil parece ser uma área forte no país. Entre em contato com a embaixada do Cazaquistão ou com governo do país para se informar.
      Boa sorte.

      Excluir
  12. Sou formado em Geografia, mas estou desempregado vou fazer um curso na área de Petróleo e me mudar pro Cazaquistão e sair desse Nordeste Maldito desculpem-me, mas eu já to de saco cheio desse País chamado Brasil. Quem sabe eu num arrumo um bom emprego lá na área de Petróleo e Gás.

    ResponderExcluir
  13. Estou tentando aprender o russo e fiquei com vontade de saber mais sobre o Cazaquistão, pois eu já sabia que Astana é uma cidade maravilhosa. Muito obrigado por compartilhar essas experiências e informações, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Astana é uma cidade muito interessante. Adorei ter conhecido o Cazaquistão.
      Fico feliz que tenha gostado do texto.

      Excluir
  14. Nuhhhh vim aqui ver seu post sobre Astana e descobri que tem ascendência lituana... postei há pouco meu comentário com minha lista de 20 lugares inesquecíveis e Vilnius está lá!!! Aliás adorei tudo na Lituânia... Trakai, o monte das cruzes (ah... esse devia estar na lista também!) Vou a Astana em julho 2017 para a Expo, assim conheci seu blog... boas dicas aqui! parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Astana é muito bacana. O Cazaquistão é um país fantástico.
      Boa viagem.

      Excluir
  15. Muito obrigada!Passei algumas semanas em Astana no mês passado e esse artigo foi extremamente útil, até para o meu namorado cazaquistanês que era meu "guia"- ele não morar lá já há algum tempo. A experiência no Cazaquistão, muito pelo fato de estar acompanhada de locais (essa questão do idioma realmente era um obstáculo muito grande quando estava sozinha) foi extraordinária.
    Pouquíssimas pessoas que falavam inglês nas ruas e mesmo em locais turísticos faltam as vezes indicações em inglês. No tour pela pirâmide, tivemos que insistir para que fosse feito em inglês. De qualquer modo, aprender o alfabeto cirílico ajuda muito, dá pra ler muita coisa sem saber nenhuma palavra. Por exemplo restaurante, que escrito em cirílico é "рестауран", mas foneticamente se lê "restaurant", ou "супермаркет", que se lê supermarket.
    A (parte nova da) cidade é realmente perfeitinha, tudo em seu devido lugar, e sempre com alguma referencia (sutil ou bem escancarada) ao Presidente (nos museus, escolas, universidade, tudo). A cidade estava em constante avanço, trabalhadores da construção civil trabalhando dia e noite, domingos e feriados (meu namorado disse que é realmente necessário aproveitar o verão para construir todo o exterior dos prédios).
    A comida de lá é realmente um pouco mais oleosa, mas muito parecida com a nossa comida brasileira, além disso, podemos recorrer a manjados fast foods conhecidos, como Burger King, KFC, etc. Existem restaurantes excelentes lá, fomos a um restaurante com comida típica do Uzbequistão maravilhoso: saboroso, muito bem decorado, um encanto ao paladar e aos olhos (tenho que descobrir o nome, rs).
    Para mais, com o intuito de deixar seu artigo mais apurado e completo, sugiro algumas coisas:
    O nome do rio que corta Astana é Esil (sem o T ali)
    Vale indicar como destino também a Reserva Natural de Burabai, que fica a umas 2 horas de Astana, muito bonito, com lagos, montanhas, tudo muito lindo
    O UBER, assim como outros aplicativos de "taxi" podem ser usados lá e funcionam muito bem
    A entrada para praia artificial na tenda custa aproximadamente 50 dólares para adultos!

    Mais uma vez agradeço por compartilhar sua experiência lá, você foi muito útil! Obrigada pela dedicação em transmitir conhecimento e experiências

    ResponderExcluir
  16. Olá, Mariana. Gostei muito do seu blog. Ao ler os textos tenho a sensação de sinceridade... Muito bom!!
    Estou organizando uma viagem para países da Eurásia e o Cazaquistão está na lista. Como vou sozinha gostaria de saber se lá se consegue um guia local e como são os custos da viagem. E se teve algum problema por estar sozinha?
    Se puder ajudar, agradeço.
    Bju.

    ResponderExcluir
  17. Oi Cláudia, tudo bom? Pretendo visitar o Cazaquistão em fevereiro e outros países ali por perto como você fez, mas gostaria de dicas tais como a indicação de um guia. Você foi com alguma agência ou por conta própria? Se sentiu segura? Se foi por conta, contratou um guia ou agência por lá? Por favor, preciso de algum norte. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandra,

      No Cazaquistão não é necessário guia, especialmente em Astana. Almaty por ser um pouco mais antiga talvez seja interessante ter um guia. Mas, não é fundamental.

      Me senti muito segura. Tem taxis. Super fácil.

      Não costumo usar agência de turismo. Prefiro fazer tudo do meu jeito.

      Se quiser, podemos nos falar. Te ajudo no que precisar.

      Bj

      Excluir
    2. Cláudia, obrigada pela gentileza e por nos passar um pouco desse lugar encantador. Adorei o post, muito claro e educativo. Parabéns.

      Excluir
  18. Como apaixonado por viagens!!! Achei o blog super interessante, parabéns, boa descrição dos locais,da própria cultura etc. A acompanhar...

    João Paulo Vieira

    ResponderExcluir
  19. Qual a estimativa de gastos para se visitar esse país: passagens, translados, estadias, alimentação, assistência médica, outros ! ! !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Vanderlei,

      Tudo depende do seu estilo de viagem. O ideal é que você consulte diretamente as companhias aéreas e hotéis para fazer a cotação de valores exatos na data em que pretende viajar. Se preferir consulte um agente de turismo para ter valores específicos para o tipo de viagem que pretende fazer.

      Boa viagem.

      Excluir
  20. Kazakhstan a midia nao mostra pq sao muculmanos, tem medo de mais gente se converter como eu fiz hehe, inshAllah mostraremos ao mundo que o Islam e a verdadeira religiao da paz ♡

    ResponderExcluir
  21. Vou para o Cazquistão para a Expo Astana 2017 sozinho em agosto, alguém daí vai? Aproveito para deixar meu whatsapp para contato Renato Alaby (11) 99649-6991

    ResponderExcluir
  22. o aeroporto fica próximo ao centro ?? com quantos dólares consigo aproveitar bem a cidade ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. O aeroporto dica a 15 km do centro. A referência de valores a gastar é muito relativa. Cada pessoa tem um padrão de viagem. Difícil dizer. Boa viagem.

      Excluir
  23. Show de post ! Vou passar por la em Agosto deste ano seguindo o Rally da Mongolia dos The Adventurists. Uma pergunta: Visto voce informou ser facil de tirar pelo Brasil, tempo de espera foi alto ?

    Obrigado e parabens ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno,

      Não foi demorado. Menos de uma semana para fazer o visto.
      Boa viagem.

      Excluir
    2. Bruno,

      Acabei de saber que os brasileiros não precisam mais de visto para entrar no Cazaquistão.

      Excluir
  24. Olá, Cláudia!

    Adorei a postagem, acabou me incentivando mais a ir ao Cazaquistão. Por favor, me ajude com uma dúvida. Eu vi que para ficar lá por até 30 dias, não precisa de visto. Mas como vou ficar um pouquinho mais que isso, eles exigem o visto. Para tirar o visto, você precisou ir pessoalmente até Brasília? Entrei em contato com vários despachantes/agências de visto e nenhuma trabalha com a embaixada do Cazaquistão (uma delas me disse que e precisaria ir pessoalmente até a embaixada). Também ligo para a embaixada e ninguém me atende. Como foi no seu caso?

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  25. Olá, Claudia!

    Adorei a postagem, me incentivou mais a ir ao Cazaquistão. Por favor, me ajude com uma dúvida. Vi que para ficar por até 30 dias, não precisa mais de visto. Mas como vou ficar um pouquinho mais que isso, eles exigem o visto. Você precisou ir pessoalmente até a embaixada em Brasília para tirar o visto? Eu entrei em contato com vários despachantes/agências de visto e nenhuma trabalha com a embaixada do Cazaquistão (uma delas me disse que eu teria que ir pessoalmente até a embaixada). Ligo para a embaixada e ninguém atende. Como eu moro em São Paulo, seria bem inviável ir até Brasília. Como foi no seu caso?

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo,

      Só vi agora seu comentário.

      Olhe pelo site os horários de funcionamento da embaixada. O horário de atendimento é restrito.
      Fiz tudo pela internet.

      Excluir
  26. Moro no Brasil desde 1959, mas nasci na Itália. Antes de ler com atenção o artigo sobre Astana e o Cazaquistão (não entendi quem o escreveu), praticamente desconhecia aquele Pais. E` estranho, mas uma nação com o tamanho 9 vezes maior que a Itália, na época em que estudei, era completamente desconhecido. E eu não imaginava que Astana tivesse uma parte tão moderna. Aprendi coisas interessantes. Parabéns para o autor ou autora. Fiquei curiuoso e acabei procurando algo sobre o Cazaquistão devido ao original cantor cazaquistanês Gennady Tchachenko.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giuseppe,

      Obrigada pelo comentário. Quem escreve o blog é Claudia Liechavicius. Se você entrar na palavra INÏCIO, na barra do menu você pode ler sobre a autora do blog.
      Seja muito bem-vindo.

      Excluir
  27. Ola Claudia,

    Parabéns pelo post muito legal! No ano que vem quero comemorar meu aniversário em um lugar diferente, já conheço quase 100 países mas ainda não fui para a ¨Stan¨dinávia. tenho vontade de conhecer Uzbekistan, Turkmenistan e Kazakstan.
    Por acaso você utilizou algum receptivo local ou fez tudo sozinha mesmo? Sempre fui bastante aventureiro e não gosto de tours organizados, prefiro viajar sozinho mas estou ficando mais velho e mais medroso rsrs. Pode se andar sem ser incomodado?
    Abcs
    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo,

      Dá para ir sozinho sem problema. As pessoas são amáveis, receptivas, sem problema. E, nos hotéis você consegue auxílio para o que precisar.

      Excluir
  28. Olá Claudia,estamos planejando ir ao Cazaquistão mas temos uma duvida sobre o custo aproximado por pessoa em dolares no estilo mochilão tudo bem simples. Agradeço.MILTON RUSCH e FATIMA RUSCH.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milton e Fatima,

      Essa questão é muito particular. Depende dos hotéis, tipos de restaurante e modo como vão circular pelo país.
      Recomendo que faça uma busca no google para ter uma ideia atualizada desses valores, dentro do modo de vida de vocês.
      Posso ajudar no desenho do roteiro que vocês precisarem.
      Beijo

      Claudia

      Excluir
  29. Olá Claudia, primeiramente agradecemos pela atenção, sim vamos precisar de roteiros e algumas particularidades sobre o país,dúvidas iremos usar da sua gentileza para maiores esclarecimentos. Gratidão.Milton Rusch e Fátima Rusch.Veja no FACE de MILTON RUSCH algumas fotos de nossas viagens...Beijos

    ResponderExcluir
  30. parabéns pela escrita , muito gostoso de ler o seu blog , vc tem um conhecimento imenso do país.... expressando minha humilde opinião poderia reorganizar a parte em que vc fala que la "comem carne de cavalo e bebem seu leite", do mais parabéns e sucesso pra vc , que tenha muita paz e felicidades em sua vida !!! parabéns

    ResponderExcluir
  31. Oi Claudia
    Parabens pelo Blog.
    Fiquei muito interessado em realizar um tour por esses paises.
    Em seus relatos, só não entendi se vc fez o Cazaquistão, Uzbequistão e Quirguistão numa viagem só...
    Se foi numa viagem só, queria saber como foi o deslocamento entre esses países, se foi de avião, trem ou outro meio de transporte....
    De avião, reparei que as passagens não são baratas....
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses países são interessantíssimos. Visitei os 3 (Cazaquistão, Uzbequistão e Quirguistão) na mesma viagem.
      Dá uma olhada nesse texto que tem muita informação sobre minha viagem:
      http://www.viajarpelomundo.com/2015/09/10-coisas-importantes-sobre-asia-central.html

      Excluir
  32. Ola Claudia, eu vi no site http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/tabela-de-vistos-para-cidadaos-brasileiros que brasileiros nao precisam de visto de turista para ficar até 30 dias no pais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses vistos estão em constante mudança. Que bom.
      Vou atualizar.
      Obrigada.

      Excluir
  33. Ol@ abençoada Claudia! Li todos os seus comentários, e vi as fotos postada, e achei linda realmente principalmente a sua educação e gentileza em tratar com as respostas vc acredito que deve ser uma pessoa sensacional. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  34. Olá, minha Xará!
    O mais incrível, aqui, é quando aparecem uns pseudo-intelectuais, que querem dissertar suas batatas fritas, tecendo elogios ao comunismo, mas muitas vezes, a nível de mundo, não conhecem ou não viveram um palmo a frente do próprio nariz. Indignou-me, aqui, o esbravejar de um “anônimo”, que ressalta de que ninguém foi ouvir as pessoas sobre o antes e o depois desses países, quanto ao regime. EU FUI! Conheci a grande maioria dos países ex comunistas, e eles fogem disso como o diabo foge da cruz. Claro que não devo ter o teu conhecimento como “viajante do mundo”, Claudia, mas já são 62 países, nos quais fiz questão de ouvir, falar com as pessoas, interagir, ser o ouvinte das suas histórias, suas lutas, seus sonhos, seus valores.
    Vi o mesmo sujeito, aqui, nominando um país, EM PARTICULAR, a Ukrânia e chamando-os de Nazistas. Eu gostaria que o sujeito que dissertou sobre isso, soubesse que o comunismo, o Nazismo e o Fascismo, são todos concorrentes ENTRE SI, E ALMEJAVAM O MESMO PODER. O Nazismo e o Fascismo também nascem na classe trabalhadora, e nunca foi um movimento do capital, da direita. Liderados por loucos, essa classe trabalhadora, acabou por organizar-se e após surtar, instigada como etnia superior, acabou por matar milhões de judeus, pois esses eram os donos do dinheiro, do capital. Ainda não conheço o Kazaquistão ou Cazaquistão, mas o farei em junho desse ano. Muito obrigado, Claudia, pelas tuas informações, pois elas foram de um tudo úteis para mim e outros tantos, espetacular eu diria, e não te aborreças com a ignorância, pois como diz o ditado, “A ignorância é atrevida”, ou ainda, “Não cante o teu poema a um ouvido surdo, que uma boca sorrir-te-á amarelo”. Abraços!

    ResponderExcluir
  35. Olá, minha Xará!
    O mais incrível, aqui, é quando aparecem uns pseudo-intelectuais, que querem dissertar suas batatas fritas, tecendo elogios ao comunismo, mas muitas vezes, a nível de mundo, não conhecem ou não viveram um palmo a frente do próprio nariz. Indignou-me, aqui, o esbravejar de um “anônimo”, que ressalta de que ninguém foi ouvir as pessoas sobre o antes e o depois desses países, quanto ao regime. EU FUI! Conheci a grande maioria dos países ex comunistas, e eles fogem disso como o diabo foge da cruz. Claro que não devo ter o teu conhecimento como “viajante do mundo”, Claudia, mas já são 62 países, nos quais fiz questão de ouvir, falar com as pessoas, interagir, ser o ouvinte das suas histórias, suas lutas, seus sonhos, seus valores.
    Vi o mesmo sujeito, aqui, nominando um país, EM PARTICULAR, a Ukrânia e chamando-os de Nazistas. Eu gostaria que o sujeito que dissertou sobre isso, soubesse que o comunismo, o Nazismo e o Fascismo, são todos concorrentes ENTRE SI, E ALMEJAVAM O MESMO PODER. O Nazismo e o Fascismo também nascem na classe trabalhadora, e nunca foi um movimento do capital, da direita. Liderados por loucos, essa classe trabalhadora, acabou por organizar-se e após surtar, instigada como etnia superior, acabou por matar milhões de judeus, pois esses eram os donos do dinheiro, do capital. Ainda não conheço o Kazaquistão ou Cazaquistão, mas o farei em junho desse ano. Muito obrigado, Claudia, pelas tuas informações, pois elas foram de um tudo úteis para mim e outros tantos, espetacular eu diria, e não te aborreças com a ignorância, pois como diz o ditado, “A ignorância é atrevida”, ou ainda, “Não cante o teu poema a um ouvido surdo, que uma boca sorrir-te-á amarelo”. Abraços! Claudio Luiz Agostini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudio,

      Muito obrigada pelo comentário.
      Fiquei muito feliz com sua consideração.
      Obrigada mesmo.

      Excluir
  36. Muito bom o seu post. Estou em Astana e cidade realmente eh muita interessante. Existe um site que mostra as rotas de ônibus na cidade. Os onibus sao bons e novos. Tb tem Uber.
    https://kz.easyway.info/en/cities/astana
    Abs,
    Kristo Vatef

    ResponderExcluir
  37. Meu namorado vai trabalhar e eu não. Precisamos casar para eu poder permanecer no pais?

    ResponderExcluir
  38. Estou indo para o Cazaquistão no segundo semestre. Onde é melhor trocar dinheiro? Bancos, casas de cambio ou hoteis? Adorei seu post. Esclarecedor.

    ResponderExcluir
  39. Olá, adorei o post! Sou nova no blog, com certeza vou ler muitas coisas ainda!

    estou planejando uma volta ao mundo,queria fazer uma boa parte via terrestre, vc sabe me dizer se eu conseguiria cruzar o Cazaquistão via terrestre da Europa para Ásia? Se isso seria possível ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Eduarda,

      Não sei exatamente o trajeto que você pretende fazer, mas o Cazaquistão é um dos maiores países do mundo e plantado sobre estepes quase desabitadas. Além disso, em algumas épocas do ano a temperatura chega a -40 graus. Portanto, planeje sua viagem com muito cuidado.

      Beijos e boa sorte.

      Excluir
  40. Olá, adorei o post! Sou nova no blog, com certeza vou ler muitas coisas ainda!

    estou planejando uma volta ao mundo,queria fazer uma boa parte via terrestre, vc sabe me dizer se eu conseguiria cruzar o Cazaquistão via terrestre da Europa para Ásia? Se isso seria possível ?

    ResponderExcluir
  41. Que país fantástico. Modo de vida, arquitetura e expansão. Ainda vamos ouvir muto sobre o Cazaquistão. Lembrando que há por lá um projeto de mudar do alfabeto cirílico para o latino. Com essa mudança eles acreditam que será mais fácil se aproximar do Ocidente, principalmente no que tange às relações comerciais.

    ResponderExcluir
  42. Chegaste a ir em algum desses parques nacionais que tu citaste?

    Pelas paisagens que vi em fotos em outros blogs, são cenários sensacionais, mas não há a impressão e relato de visitantes.

    Outra pergunta: quantos dólares tu utilizaste para essa viagem por lá? Vi que a moeda deles é bem desvalorizada, por isso essa questão.

    Muito bom teu blog. bem esclarecedor e mais legal ainda por abordar esses locais "inusitados".

    Abraço

    ResponderExcluir
  43. Olá, gostei muito do seu blog e das informações, parabéns!
    Estou indo conhecer Astana e passei por aqui pra pegar umas dicas.
    Eu só não consegui encontrar os restaurantes que você mencionou. Você teria mais alguma informação sobre eles, como site, endereço ou algum ponto de referência?

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  44. Cheguei ao seu texto por reverenciar Dimash Kudaibergen, o jovem kazaquistanês que está ganhando o mundo com sua performance vocal indescritível, sua doçura e beleza celestiais. Obrigada por compartilhar sua viagem e as fotos tão lindas!
    Sônia T. Felipe

    ResponderExcluir
  45. Oi Claudia Estou planejando ir para os tres países no ano que vem. Vi que as suas fotos ficaram lindas, com muitas flores. Em que época do ano voce fez a viagem? Gostei muito do seu blog, parabéns! :)

    ResponderExcluir
  46. Muito obrigado pelo blog e pelas, informações interessantes sobre o país

    ResponderExcluir
  47. Visitei Astana e Almaty no Cazaquistão. O país é surpreendente em muitos aspectos. Astana ou Nur Sultan é uma cidade planejada com esmero, tipico de países que querem demonstrar uma nova fase, esquecendo o peso do passada. Muito bela e imponente. Almaty na parte sul montanhosa, antiga capital é uma cidade que guarda talvez a característica da época soviética, cercada de montanhas, com um mercado muito tradicional e tipico. Enfim, uma grata surpresa o país, vale conferir para quem gosta de conhecer o diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Dante.

      O.semhor que foi recentemente? Teve que tirar visto? Pelo que li, não precisa. Confere?

      Excluir
    2. O País é intrigante e interessante.
      Uma arquitetura tipicamente lembrando alguns traços da URSS.
      E também com alguns simbolismos ocultistas e esotéricos.
      Como a Piramide e o Passaro.
      Em minha visão, hoje o Cazaquistão é talvez um "socialismo renovado" talvez.
      Não sei da política do Cazaquistão ou o partido de Nursultan. Parece see Social-Democrata.
      Mas o País parece ser interessante, cheio de mistério.
      Cai entre nós, uma cultura bem "esquisita", ou muito única e autêntica.
      Dizem que faz frio demais também na época do inverno, que chega a nevar.
      Se eu tivesse uma oportunidade na vida, visitaria essa "relíquia" do passado soviético enterrado.
      Conhecer os templos religiosos.
      Em especial, dos Cristãos e dos Islâmicos.

      Excluir
  48. Claudia, invejável seu destemor de viajante por si mesma e sua elegância enquanto generosamente compartilha experiências raras .
    Imenso prazer . Maria Elisa

    ResponderExcluir
  49. Meu interesse por Astana e Cazaquistão foi despertado pelo incrível cantor DIMASH KUDAIBERGEN de quem valerá muito à pena comentar quando atualizar o blog

    ResponderExcluir
  50. Cazaquistão é TOP. Planejo viajar pra lá, tavez em 2022. Já tenho amigos lá, vou visitá-los. Tbm quero ficar assim, coisa de uma semana. Astana agora chama-se Nursultan, mudou de nome esse ano. Seu depoimento, meio que me deu um norte do que fazer e como se portar. Planejo visitar Nursultan e Almaty.

    O que é mais caro, é a viagem de avião daqui pra lá, mas o resto, é em conta, convertendo de tenguê pra real, pelo que pesquisei acerca.

    Sua descrição é de muita valia pra mim.

    ResponderExcluir
  51. Muito bom artigo! Fiquei com vontade de incluir o Cazaquistão na próxima viagem!! Obrigada pelas dicas! Viajando pelo leste europeu e conversando com as pessoas, também vi o horror que o comunismo fez naqueles países! Da própria boca deles!!! Abraços!!! Adorei!!💕

    ResponderExcluir
  52. Nossa, ótimo post e ótimas dicas! Muito obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
  53. (Desculpe pela falta de acentuação, teclado configurado para outro idioma).

    Tive a oportunidade de conhecer Nursultan (Astana) em Janeiro de 2020, sinceramente, achei a cidade muito, mais muito linda mesmo. Eu e minha família ficamos hospedados 4 dias lá. A infraestrutura e fantástica, mas o clima e tenebroso no inverno, pegamos 3 dias de tempestade de Neve, com ventos de mais de 80 km, onde a neve se transformava em uma espécie de "vento branco" , mas, pra nos brasileiros e muito diferente. Os hotéis são fantásticos, funcionários prestativos educados, e os preços são muito acessíveis. Os restaurantes e supermercados, além de modernos, tem preços muito baixos para os padrões brasileiros (apesar do tempero da culinária Cazaque não me agradar muitos, parece ser muito suave, fraco e sem gosto para os padrões brasileiros). A policia e o povo no geral são um pouco rudes (embora não tivemos problemas), não estão muito acostumados com turistas.

    ResponderExcluir
  54. Adorei o seu blog, gostei mais da sua elegância e gentileza,gostaria muito de poder conhecer o Cazaquistão, tenho 65 anos, mas as duas fotos me deixaram muito feliz e só aumentaram a minha vontade de conhecer este Pais tão lindo e intrigante.Meu interesse começou por causa de DIMASH KUDAIBERGEN, la na cidade você ouviu falar dele? Pretende voltar?
    estou escrevendo um romance de ficção inspirado no Dimash, posso lhe contatar se precisar de mais informações sobre o local?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!