GUIA COM OS MELHORES HOTÉIS DAS MALDIVAS


É inegável que o azul cristalino das mais de mil ilhas do arquipélago das Maldivas mexe com o imaginário coletivo. Os cenários são idílicos. Isolados. Pé na areia. Românticos. Um convite à contemplação. Difícil mesmo é escolher entre tantas ilhas-hotel qual é a sua praia. Nesse guia escrito a quatro mãos por André de Mello e Claudia Liechavicius você encontrará dicas com os melhores hotéis para fazer a viagem dos seus sonhos às Maldivas.

ENTENDENDO AS MALDIVAS

O arquipélago é formado por 1192 ilhas naturais no Oceano Índico, além de algumas feitas pela mão do homem, agrupadas em 26 atóis que se estendem por 871 quilômetros de norte a sul. Essa geografia tão particular é o que mais encanta. Cada ilhota, cercada por recifes, envolta por um anel de água turquesa e areia branquinha é como se fosse uma pequena pérola, que quando somada ao todo, forma uma joia rara. Além disso, as Maldivas abrigam 5% dos recifes do planeta. Eles servem de lar para centenas de espécies de peixes, dos pequeninos coloridos, aos grandes tubarões-baleia e raias manta. 

Desse total de ilhas, apenas 200 são habitadas, sendo que metade delas são ilhas-cidade e outra metade é formada por ilhas-hotel. Ou seja, cada hotel guarda um mundo em si. Cada hotel ocupa sua própria ilha. E entre tantos tesouros vamos ajudar você a escolher o hotel ideal para o seu perfil. 

Segue abaixo, uma seleção com os melhores hotéis das Maldivas, com base na nossa experiência de hospedagem. Os hotéis estão citados na ordem em que foram visitados.

FOUR SEASONS MALDIVES AT LANDAA GIRAAVARU

Eis uma unanimidade. Todos voltam de lá em êxtase. O encantamento começa ao embarcar no luxuoso hidroavião particular Triggerfish do próprio hotel, no aeroporto de Male rumo ao norte do arquipélago. Percorrer esse trajeto lindo de 40 minutos, até descer numa plataforma flutuante no meio do mar, no santuário Baa Atoll, Reserva da Biosfera pela UNESCO, é de cair o queixo. A hospitalidade carimba a chegada. O resort é elegante, discreto e tem orientação familiar. Conta com 103 acomodações luxuosas, algumas delas repaginadas recentemente, sendo que as vilas sobre a água têm piscina com 12 metros de comprimento. A gastronomia também é ponto alto, os três restaurantes são maravilhosos. O Spa & Ayurvedica Retreat é um dos mais premiados do mundo. O mergulho nessa região é sensacional e o hotel tem um centro náutico que oferece toda estrutura. Outro destaque do Four Seasons at Landaa Giravaaru é a capela no mar, perfeita para casamentos de sonho.

Four Seasons at Landaa Giraavaru. Texto e fotos Claudia Liechavicius e divulgação.

FOUR SEASONS MALDIVES PRIVATE ISLAND AT VOAVAH

Já imaginou ter uma ilha nas Maldivas só para você? Essa é a proposta da Four Seasons Private Island. Uma ilha paradisíaca onde tudo é possível. A ilha de Voavah também está localizada na Reserva da Biosfera da UNESCO, no Baa Atoll, conhecido pela diversidade marinha, onde se encontra a maior população de raias manta e os recifes de coral mais ricos do mundo. A ilha privativa conta com dois hectares rodeados de água cristalina, inclui uma beach villa de três quartos com piscina espetacular e uma water villa de dois quartos com piscina de borda infinita. Tudo isso acompanhado do serviço impecável Four Seasons. No total a ilha acomoda 12 adultos e 8 crianças. Quanto custa a privacidade total no paraíso? A diária fica em torno de 50 mil dólares.

      
    
Four Seasons Private Island at Voavah. Fotos e texto André de Mello.

FAIRMONT MALDIVES SIRRU FEN FUSHI

O remoto e elegante hotel abriu as portas há menos de três anos numa ilha cinematográfica, totalmente natural, cercada por uma das maiores lagoas das Maldivas. Está localizado no atol Shaviyani, 240 quilômetros ao norte de Male e o trajeto de hidroavião de 50 minutos  é parte do programa. Suas 120 acomodações se espalham harmoniosamente pela ilha na forma de luxuosos bangalôs sobre a água, vilas à beira-mar ou tendas tipo glamping na mata, todas com piscinas. Como destaque, o Fairmont Maldives conta com 3 restaurantes excelentes, tem a maior piscina das Maldivas com 200 metros de comprimento e um museu subaquático inusitado. Além disso, fica num atol excelente para mergulhar, oferece aulas de ioga e tem cinema ao ar livre para uma experiência ímpar. Um lugar romântico e também perfeito para famílias com crianças.

Fairmont Maldives Sirru Fen Fushi. Fotos e texto Claudia Liechavicius.

SIX SENSES LAAMU

Um dos resorts mais especiais e mais remotos das Maldivas. É necessário pegar um voo doméstico de 35 minutos na capital de Male até o aeroporto de Kadhdhoo. De lá, são mais 15 minutos de barco até o resort.  Demora muito para chegar, será que vale a pena? Com certeza! No barco cada hóspede é recebido pelo seu GEM (Guest Experience Maker), um profissional que fica disponível para ajudar com o que for preciso durante a estadia no resort. Eles recolhem os sapatos dos hóspedes e ali se dá início ao que se chama de “barefoot luxury experience” (experiência de luxo pé na areia). Ao todo são 97 vilas integradas com a natureza, a maioria delas fica sobre a água cristalina. São feitas de madeira e construídas de forma sustentável. Para famílias com crianças pequenas as beach villas são ideais por questões de segurança. Algumas experiências imperdíveis são a visita ao sandbank (banco de areia) para um picnic, o cinema ao ar livre "Under the Stars", e dependendo da época, você pode acompanhar o nascimento das tartarugas marinhas, desde a saída dos ovos até o rastejando para o mar. Experiências inesquecíveis em um lugar paradisíaco. 

Six Senses Laamu. Fotos e texto André de Mello.

HURAWALHI MALDIVES

Primeiro cinco estrelas do grupo Crown & Champa Resorts a abrir as portas nas Maldivas. É um hotel sereno, charmoso, minimalista, eco-friendly e bastante exclusivo. Há quatro anos recebe apenas adultos. Fica numa ilha linda no atol Lhaviyani, cercada por um cinturão de corais que favorece um excelente mergulho, mesmo de snorkel, com acesso fácil a partir da praia. Também dispõe de centro de mergulho e esportes náuticos, além de um banco de areia que pode ser reservado exclusivamente para você passar o dia. A gastronomia é ponto alto. Tem cinco restaurantes maravilhosos incluindo o famoso 5.8 Undersea, que fica debaixo d’água. Conta com 90 acomodações de design contemporâneo, seja na praia ou em bangalôs sobre a água, algumas com e outras sem piscina. Para chegar ao Hurawalhi, a partir de Male, é preciso fazer um belo voo de hidroavião de 40 minutos, seguido de um trecho de barco de 10 minutos.

Hurawalhi. Texto Claudia Liechavicius. Fotos divulgação.

KUDADOO MALDIVES PRIVATE ISLAND

Um resort pequeno, no entanto um dos mais exclusivos e luxuosos das Maldivas. Tem apenas 15 bangalôs imensos sobre a água, de decoração estupenda projetada pelo badalado arquiteto Yuji Yamazaki, sendo absolutamente comprometido com a sustentabilidade. Aceita hóspedes a partir de 15 anos. Oferece uma experiência com tudo incluído, desde as refeições até um mordomo para chamar de seu. As áreas comuns são abertas, amplas, imponentes e arejadas. O spa é espetacular! E surpreendentemente, mesmo sendo uma ilha muito pequena tem uma das maiores mesquitas das Maldivas, toda em mármore. Pertence ao mesmo grupo do hotel Hurawalhi, Crown & Champa Resorts. Os dois hotéis estão localizados a cinco minutos de lancha um do outro. 

Kudadoo Maldives Private Island. Texto Claudia Liechavicius. Fotos divulgação.

SONEVA FUSHI

Um dos resorts mais exclusivos do mundo é o fruto da visão do casal Sonu Shivdasani e Eva. Juntos eles criaram o conceito de “barefoot luxury” (luxo pé na areia) e resorts sustentáveis com centro de reciclagem e tratamento de água. Com foco especial em bem-estar, o Soneva Fushi (primeiro hotel do grupo) conta com 63 beach villas projetadas pela diretora criativa e co-proprietária Eva. As vilas são enormes e parecem verdadeiros parques de diversão para adultos. Tudo com extremo bom gosto. A novidade são as oito vilas com tobogãs (assim como as do seu irmão mais novo, o já icônico Soneja Jani). O resort tem serviço impecável. Cada uma delas tem o seu próprio "barefoot butler" (mordomo de pés descalços), para ajudar no que for preciso. O famoso "Chocolate Room", que fica aberto aos hóspedes 24 horas por dia, é o local favorito das crianças. O "Cinema Paradiso", uma tela de cinema ao ar livre na praia, é ideal para casais. A vegetação da ilha é intocada e cada hóspede tem uma bicicleta para se locomover. Não se surpreenda ao encontrar coelhinhos selvagens pulando pela ilha. Eles fazem sucesso com as crianças hospedadas no resort. Uma ótima escolha para famílias. 

  
  
Soneva Fushi. Fotos e texto André de Mello.

SONEVA JANI

Mesmo que você não conheça o nome, as imagens das vilas sobre a água com tobogãs já são um ícone das Maldivas. Vários resorts vêm copiando a ideia dos tobogãs, mas nenhum fez melhor do que o Soneva Jani. Talvez o mais exclusivo resort nas Maldivas, o Soneva Jani é um destino deslumbrante e impecável rodeado de água cristalina. São 24 water villas, quase todas com tobogã e teto retrátil que se abre com o apertar de um botão na cabeceira, ideal para admirar as estrelas do conforto da sua cama. O resort recentemente inaugurou o Chapter Two, que inclui 27 novas acomodações chamadas de “Reserves”. Dentre elas estão as water reserves e island reserves. As vilas são ainda maiores que as originais. O mais legal é que os hóspedes do Chapter Two, tem direito ao Soneva Unlimited, um passe que inclui refeições, experiências e até mesmo serviços de spa incluídos no valor da hospedagem.

Soneva Jani. Fotos e texto André de Mello.

HARD ROCK HOTEL MALDIVES

Musical, colorido, animado e hospitaleiro ao extremo. Foi inaugurado pouco antes do início do lockdown, em 2019. Novinho! Ocupa uma das ilhas do complexo Crossroads Maldives que é conectado por pontes, com uma marina e com o hotel SAii Lagoon Maldives, Curio Collection by Hilton, na Lagoa Emboodhoo, no atol South Male. O Hard Rock é um dos maiores resorts das Maldivas e o primeiro temático. Conta com 178 acomodações, incluindo vilas de praia com um ou dois quartos, suítes familiares e bangalôs sobre a água onde você pode solicitar emprestada uma guitarra Fender ou um toca-discos Crosley para desfrutar do programa “The Sound of Your Stay”. Sua proposta é familiar-divertida. Além disso, tem sete excelentes restaurantes, incluindo o Ministry of Crab, eleito entre os 50 melhores da Ásia em 2019. O Hard Rock Hotel Maldives pode ser acessado de barco em 20 minutos a partir do aeroporto de Male. A facilidade de acesso é ponto alto para quem quer evitar o hidroavião. 

Hard Rock Hotel Maldives. Fotos Claudia Liechavicius e divulgação.

ANANTARA KIHAVAH

O que torna o Anantara Kihavah diferente? Além de também estar localizado em uma ilha particular na Reserva da Biosfera da UNESCO, no Baa Atoll, o resort foi premiado com o Certificado Green Globe, tornando-se um dos resorts mais verdes das Maldivas. O projeto arquitetônico incorpora um Observatório do Céu onde se pode contemplar as estrelas através do telescópio mais poderoso das Maldivas. O resort também conta com restaurante subaquático apropriadamente chamado de Sea. Já imaginou jantar rodeado de peixes, tubarões e tartarugas? A experiência é realmente inesquecível. A grande variedade marinha se deve ao recife de coral, a apenas alguns segundos da praia, que abriga centenas de espécies de peixes tropicais, tartarugas-de-pente, tubarões-de-recife e raias-águia. Para quem gosta de snorkel e de vida marinha, o Anantara Kihavah é um sonho. São 80 espaçosas acomodações com piscina privativa, abrangendo de 260 a 2.990 metros quadrados e variando de vilas de um quarto a uma residência de 4 quartos, posicionados sobre a água com vistas deslumbrantes do oceano ou situados ao longo de um trecho intocado de praia privada.

Anantara Kihavah. Fotos e texto André de Mello.

FINOLHU VILLAS

Esse resort eco-friendly, classificado como 5 Tridentes Exclusive Collection, é um dos mais luxuosos da rede Club Med. Nasceu há seis anos na ilha de Gasfinolhu, no atol North Male, nas Maldivas, debruçado sobre o conceito reservado-romântico-chic. Conta com apenas 52 acomodações divididas entre bangalôs na praia e palafitas sobre o mar. Todas são imensas, muito bem equipadas, têm decoração elegante, contemporânea e piscina privativa. Desde a chegada você será mimado por um mordomo. Ele estará disponível para fazer e desfazer sua mala, resolver todos os seus desejos e servir o chá da tarde. Além disso, os restaurantes são excelentes, a equipe é extremamente gentil e atenciosa. Para chegar no Finolhu Villas são apenas 40 minutos de lancha a partir do aeroporto de Male. Não precisa de hidroavião.

Finolhu Villas. Fotos Claudia Liechavicius e divulgação.

CLUB MED KANI

Um dos resorts pioneiros nas Maldivas. Tem astral animado, familiar, com muitas atividades incluídas, entre elas um trapézio que faz a alegria não só das crianças como dos adultos. Tem dois quilômetros de praias de areia branquinha por onde se espalham 250 acomodações. Para quem gosta de ter mais privacidade, o hotel oferece uma ala 5 Tridentes chamada de Manta com 75 bangalôs rústicos sobre a água. O Club Med Kani conta com dois restaurantes, um que serve a la carte e um buffet. A localização é ponto alto para quem quer evitar o hidroavião. Fica no atol North Male, na ilha Kanifinolhu e pode ser acessado de lancha em 30 minutos a partir do aeroporto internacional de Male ou em menos de 10 minutos do Finolhu Villas. Aliás, estando no Club Med Kani agenda um dia para conhecer o Finolhu Villas e vice-versa.

Club Med Kani. Fotos e texto Claudia Liechavicius.

THE ST. REGIS MALDIVES VOMMULI

Localizado nas praias de areia branca de uma ilha particular, o St. Regis Maldives Vommuli, é um dos resorts mais sofisticados do Dhaalu Atol. Conta com 33 beach villas e 44 water villas, de decoração elegante inspirada no estilo da ilha. O resort Iridium Spa é famoso por oferecer serviços sob medida, com tratamento ayurvédico e por ter a maior piscina de hidroterapia das Maldivas, talvez uma das mais famosas no Instagram. O resort é perfeito para quem busca privacidade e paz. Oferece uma grande variedade de excursões e esportes aquáticos que podem ser organizados sob medida pelos lendários mordomos do St. Regis, de dia ou de noite. Um dos destaques do St. Regis Maldives é o Whale Bar, que serve tapas e seu "Signature Bloody Mary", o local perfeito para ver o pôr do sol com música ao vivo.  

  
  
The St Regis Vommuli. Fotos e texto André de Mello.

ONE & ONLY REETHI RAH MALDIVES

Em uma das maiores ilhas do atol North Male, o One & Only Reethi Rah, tem 122 acomodações distribuídas por 12 praias paradisíacas, e como a ilha é grande, a impressão é de que você é o único hóspede. Oferece 8 restaurantes, 2 bares e 1 beach club sendo que os ambientes nunca parecem estar cheios, garantindo a privacidade. O resort é belíssimo e conta com vilas muito sofisticadas na praia e também sobre a água. Diferente da maioria dos resorts que optam por uma filosofia pé na areia e decor mais simples e integrado com a natureza, o One & Only é ultra luxuoso, o oposto do barefoot luxury (luxo pé na areia). Inclusive na hora do jantar, muitas hóspedes não abrem mão do salto alto e da maquiagem. Uma das vantagens é sua localização, ao chegar no aeroporto de Male, o yacht do One & Only estará esperando para levar os hóspedes à ilha e não há necessidade de pegar hidroavião.

  
  
One & Only. Fotos e texto André de Mello.

GRAND PARK KODHIPPARU

Localizado a apenas 20 minutos de lancha do aeroporto de Male, o resort Grand Park Kodhipparu tem 120 vilas, a maioria delas sobre a água, já que a ilha é bem pequena. Para quem quer sossego, comer bem e a conveniência de chegar rápido ao resort talvez esse seja o lugar perfeito, especialmente para uma estadia curta. O resort conta com 3 restaurantes, um spa premiado, e uma piscina com borda infinita que conta com bar e restaurante. Além de ser sofisticado, o maior atrativo desse resort é a localização da barreira de corais que está literalmente na frente das water villas. É só descer as escadas do seu bangalô e entrar na água que você verá centenas de peixes de todos os tipos. Para quem gosta de snorkel, não tem erro. No café da manhã é comum ver dezenas de golfinhos passeando em volta da ilha, uma experiência mágica.

  
Grand Park Kodhipparu. Fotos e texto André de Mello.

CONRAD MALDIVES RANGALI ISLAND

Um dos primeiros hotéis de luxo a se estabelecer nas Maldivas, o Conrad Maldives Rangali Island ocupa duas ilhas interconectadas por uma ponte. É um hotel amplo e por ocupar uma área extensa você tem a sensação de ter a ilha somente para você. As 151 acomodações são elegantes, debruçadas sobre um mar de cor inacreditável, sendo que os bangalôs sobre a água têm piscina privativa. O restaurante Ithaa foi o primeiro subaquático das Maldivas. Seguindo essa linha, recentemente foi inaugurada uma ala nova de quartos subaquáticos chamada The Muraka. Uma super obra de engenharia com resultado sensacional. Além disso, o resort conta com 12 restaurantes e bares muito bons, e tem dois spas excelentes: Spa Retreat e Over-Water Spa. Está localizado no atol South Ari que pode ser acessado de hidroavião em 30 minutos a partir do aeroporto Internacional de Male, numa rota cênica. 

Conrad Rangali Island. Fotos divulgação.

YOU AND ME BY COCOON MALDIVES

O resort You and Me recebe apenas adultos. É perfeito para casais em férias, casamentos e luas de mel. Em estilo rústico, o resort fica a 45 minutos de hidroavião da capital Male. É rodeado de águas claras, em um ambiente despojado. Uma ótima opção para casais ou amigos que queiram ficar mais tempo em um resort 5 estrelas por um valor mais razoável. Vale a pena comprar o pacote all-inclusive que inclui todas as refeições além de bebidas alcoólicas. Tem 5 restaurantes para todos os gostos: de italiano, japonês à culinária local. O destaque fica por conta do restaurante H2O, debaixo d'água que oferece uma experiência inesquecível. Esse é um resort ideal para se divertir sem crianças, com várias opções de esportes aquáticos e um bar agradável com DJ a noite para que quem curtir um pouco mais de agito. 

  
  
You and Me by Cocoon. Fotos e texto André de Mello.

COMO CHEGAR

Voos da Emirates e da Qatar Airways são os mais fáceis a partir do Brasil. Também é possível voar via Europa. 

De Male, a capital das Maldivas, ao seu destino final é preciso tomar um speedboat ou hidroavião, dependendo da localização do hotel. Essa tramitação é acompanhada pela própria equipe do seu hotel. Não há dificuldade.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Nesse momento, é preciso apresentar teste PCR com resultado negativo às companhias aéreas antes do embarque, além de declaração eletrônica de bom estado de saúde. Ao desembarcar nas Maldivas e ao chegar no hotel é preciso apresentar novamente o resultado do teste negativo feito no máximo com 72 horas de antecedência e certificado internacional de vacinação contra febre amarela. 

Caso você vá para mais de um hotel é solicitado novo PCR a cada check in. Mas não se preocupe pois os próprios hotéis oferecem o serviço quando solicitado pelo hóspede. O valor varia entre 100 e 200 dólares, dependendo do hotel.

Brasileiros não precisam de visto para entrar nas Maldivas e podem ficar até 30 dias no arquipélago apresentando passaporte com validade mínima de seis meses.

MELHOR ÉPOCA PARA IR

É quente o ano todo com temperaturas entre 28 e 35 graus Celsius. O sol brilha com mais força de novembro a abril, nos demais meses pode ter ventos fortes e chuvas por ser período de monções. Se você quer mais exclusividade evite a alta temporada, de dezembro a fevereiro, quando os europeus fogem do inverno rigoroso e lotam as ilhas. 

MOEDA LOCAL

A Rúpia Maldívia só é usada pela população local, nos hotéis sua moeda será o dólar americano.

QUEM LEVA

A NORTH STAR DESTINATIONS é a agência de uma brasileira que reside em Boston e resolve toda a viagem com seriedade, dedicação e muito profissionalismo. Fale com a Silvana e será muito bem atendido.

LEIA TAMBÉM 

DESTINOS DE SONHO PARA SE ISOLAR

TODA DELICADEZA DO FOUR SEASONS AT LANDAA

DESCUBRA OS SEGREDOS DO FAIRMONT MALDIVES

20 PARAÍSOS ROMÂNTICOS ONDE O AZUL É O LIMITE

HARD ROCK MALDIVES É MÚSICA PARA A ALMA

MALDIVAS, MELHOR DESTINO TURÍSTICO 2021

Booking.com

Compartilhe:

Comentários

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Obrigada!