A IMPERDÍVEL POLIGNANO A MARE


Pensa num vilarejo medieval lindo pontilhado de casas brancas. Agora imagina que ele foi construído sobre um complexo de falésias calcárias de 20 metros de altura, no mar Adriático, onde se formaram mais de 80 grutas e passagens inacreditáveis. Uma delas é tão grande, a Grotta Palazzase, que tem até hotel e restaurante. Aliás, de sonho. Então, pinte o horizonte com o mar mais azul do sul da Itália e você terá na sua frente um quadro espetacular chamado Polignano a Mare.

Grotta Palazzase.

Essa gruta que hoje abriga o Hotel e Restaurante Grotta Palazzese já foi um salão de encontro de senhores feudais. Além disso, reza a lenda que uma rainha húngara chamada Joanna usou a gruta como local secreto para se refugiar com seu pagem favorito. Depois do século XVIII a caverna foi abandonada. Histórias não faltam. E hoje, um hotel super charmoso de 20 quartos e um restaurante com uma vista incrível movimentam o local.

Paisagem Polignano a Mare
Polignano a Mare vista de um dos terraços panorâmicos.

Polignano a Mare fica na Puglia, no calcanhar da Itália, 36 quilômetros ao sul de Bari e a 8 quilômetros de Monopoli (clique para ler mais). Ainda é um lugar pouco explorado pelos brasileiros. Mas, sua história é bem antiga. Dizem que a origem da cidade remonta ao século IV a.C. quando um vilarejo foi ali fundado pelos gregos. Floresceu alguns séculos depois, sob o domínio romano. Tanto que o Imperador Trajano ordenou a construção da Via Appia-Traiana para conectar Roma a Brindisi, passando por Polignano a Mare. Algumas partes dessa estrada ainda podem ser vistas ao norte do centro histórico, como a ponte romana Lama Monachile.

Ponte Lama Monachile.

A cidade também é famosa pelo filho ilustre, Domenico Modugno. Talvez você não saiba quem ele é pelo nome. Mas, certamente conhece a canção Volare que é quase um hino italiano: Nel blu dipinto di blu. Em 2008, Gilberto Gil foi convidado para participar de um show comemorativo aos 50 anos de Volare.

Já deu para perceber qua a cidade é rica em termos de beleza natural, história, arquitetura, música e gastronomia. Tem tudo para agradar, apesar de ser pequenina e ter apenas 18 mil habitantes. Então, entre pela Porta Vecchia e caminhe sem pressa pelas ruas estreitas, cheias de sobrados brancos entre tantas praças, igrejas, restaurantes, cafés e terraços panorâmicos.

Porta Vecchia.

Casas brancas dominam o centro histórico de Polignano a Mare.

A Piazza Vittorio Emanuele II é o ponto mais central. Visite a Igreja da Matriz. Explore o centrinho todo. Dali, ande 15 minutos e desça até a Praia Cala Paura, cercada pelas falésias e com a Ponte Lama Monachile ao fundo. No verão, muita gente salta das rochas na água. Também visite as outras praias da redondeza e a Abadia de San Vito a 3 quilômetros do centro histórico.

Piazza Vittorio Emanuele II e a direita a Igreja da Matriz.

Centro antigo de Polignano a Mare.

Praia da Torre Incina.

COMO CHEGAR. 

A partir de Bari, onde fica o aeroporto mais próximo, são apenas 36 quilômetros que podem ser feitos de carro ou trem. De Alberobello (leia mais AQUI), onde eu estava hospedada são apenas 32 quilômetros. Optei por alugar um carro para ter mais facilidade para percorrer a região. 

ONDE FICAR. 

Indico o charmoso hotel Grotta Palazzese para quem quiser ficar hospedado na cidade. O hotel é super bem localizado e lindo.

CIDADES PRÓXIMAS

Monopl, 8 Km
Conversano, 10 Km
Grotte di Castellana, 22 Km
Putignano, 23 Km
Fasano, 26 Km
Alberobello, 32 Km
Locorotondo, 33 Km
Bari, 36 Km
Cisternino, 38 Km
Brindisi, 45 Km

LEIA TAMBÉM

MONOPOLI, UMA CIDADE SINGULAR NA PUGLIA

LOCOROTONDO E CISTERNINO, OS BORGOS MAIS BONITOS DA PUGLIA

ALBEROBELLO, NA PUGLIA, DICAS DE UM LUGAR ENCANTADOR

UMA SEMANA NO SUL DA ITÁLIA

PARA VER E REVER EM ROMA

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Ótimo texto sobre Polignano! Amei!!!!

    ResponderExcluir
  2. Volare, Dio Come Ti Amo, Meraviglioso,entre outras...

    ResponderExcluir
  3. Muito imigritantes de polignano a maré vieram para o Brasil e se instalaram no bairro so Brás em São Paulo onde tem inclusive uma rua chamada polignano a mare onde fica igreja São Vito

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!