RONDA, O BERÇO DAS TOURADAS NA ESPANHA


Essa pequenina cidade espanhola fortificada já nasceu cheia de peculiaridades. Ronda é considerada a cidade-berço das touradas e cresceu se equilibrando sobre dois penhascos muito profundos separados por um precipício assustador onde corre o rio Guadalevin. Espetacularmente, uma ponte que é uma obra-prima de engenharia, conecta desde o século XVIII as duas metades da cidade. Ronda não tem como ser mais pitoresca. Tanto que está classificada pelo Lonely Planet e pelo Condé Nast Traveler como um dos destinos que você precisa visitar pelo menos uma vez na vida. 

Mapa de Ronda Antiga.

Ronda fica estrategicamente posicionada no sul da Espanha, na região de Andaluzia, entre as cidades de Sevilha, Córdoba, Málaga, Granada e Marbella. Essa região é famosa por agrupar todos aqueles estereótipos que vêm à nossa cabeça quando pensamos na cultura espanhola: flamenco, touradas, vilarejos de casinhas brancas, procissões religiosas, praias escarpadas, tapas... Afinal a região pertenceu aos romanos, foi dominada pelos mouros por muito tempo e fica a alguns passos de Portugal. Um caldeirão cultural explosivo que tem na singularidade sua marca registrada.

Praça de Touros.

Para se proteger desse cruzamento de povos e dos ataques de bandidos que não eram raros, alguns andaluzes resolveram viver em vilarejos fortificados nas montanhas, que ficaram conhecidos como Pueblos Blancos, entre eles estão Setenil, Zahara de la Sierra e Ronda Velha.

Ronda é um dos Pueblos Blancos da Espanha.

Toda vez que uma imagem de Ronda aparecia na minha frente, com aquele vilarejo lindo pendurado no topo de altas rochas calcárias, a curiosidade e a vontade de conhecer aumentavam ainda mais. A localização não tem como ser mais espetacular! E exatamente por esse motivo foi um dos últimos baluartes da ocupação moura, sendo conquistado pelos cristãos em 1485.

  
A imponência da pequenina cidade de Ronda.


Ronda Velha é cercada de muralhas.

Estando em Sevilha (que fica a 130 quilômetros) resolvi fazer um bate e volta a Ronda. Carro é a modo mais fácil de chegar. Outra alternativa é o ônibus que deixa os passageiros a cinco quarteirões do centro histórico. Trem direto não tem.

Outras distâncias:

Ronda – Málaga 102 Km
Ronda – Marbella 62 Km
Ronda – Córdoba 164 Km
Ronda – Granada 180 Km

Duas horas é o tempo que você vai precisar para percorrer os principais pontos de interesse da cidade. Passei um dia inteiro curtindo o astral delicioso de Ronda e adoraria ter dormido pelo menos uma noite no povoado, quando o vai e vêm de turistas acalma.

  
Pelas ruas de Ronda Velha.

Para ficar hospedado dê uma olhada no histórico Parador de Ronda (reserve aqui) praticamente ao lado da ponte. Adorei o hotel. Sua localização é perfeita, e com um visual incrível do vale.

Parador de Ronda.

Tive o privilégio de conhecer Ronda num dia de céu azul, sol forte, brisa suave e temperatura agradável. Minha dica: caminhe sem pressa e curta a energia deliciosa da cidade de menos de 40 mil habitantes.

Ronda.

A Ponte Nova sobre a Garganta do Tejo é o ponto altíssimo e o principal cartão-postal desde que foi construída com as pedras do fundo do precipício. Ela levou 42 anos para ser concluída e liga a Cidade Nova à Cidade Velha, ou seja, a cidade barroca à cidade moura. É impressionante. Vale analisar a ponte por todos os ângulos possíveis. Observe as casas empoleiradas na rocha, todas branquinhas, encarando e desafiando aquele despenhadeiro de respeito. A ponte tem impressionantes 98 metros de altura.

Ponte Nova de Ronda.

Outra parte da cidade considerada uma joia histórica é a Plaza de Toros (Praça de Touros) construída em 1785. Ela é uma das maiores, mais antigas e mais importantes arenas do mundo. De fato, Ronda é considerada berço das touradas modernas (com o toureiro no chão, frente a frente com o touro), que surgiram no século XVIII com Pedro Romero. Todos os anos, no mês de setembro, a Corrida Goyesca atrai centenas de aficionados pelo polêmico espetáculo e desde 1954 transporta o público para cenas do pintor Goya. Artistas como Francisco de Goya, Salvador Dali e Picasso eternizaram as touradas espanholas em suas telas. E Goya que ali viveu no século XIX, retratou a crueldade desse universo em uma série de gravuras emblemáticas.

Plaza de Toros.

Na Cidade Antiga não deixe de conhecer o minarete da Santa Maria Maior que foi o que sobrou da antiga mesquita do século XIII, substituída por uma igreja. Observe também o Minarete San Sebastian nas proximidades. Visite a Câmara Municipal (Ayuntamiento) que mesmo tendo sido reformada mantém traços mouros. Vá ao Palácio de Mondragón e veja seus belos mosaicos no pátio interno. Passe pela Casa do Rei Mouro construída sobre as fundações de um palácio mourisco que é conectado ao rio por 365 degraus. Logo adiante você verá o Palácio do Marquês de Salvatierra com adornos renascentistas de imagens bíblicas. Visite o Convento de Santo Domingo, local da Inquisição, que hoje é cercado de cafés e restaurantes.

Igreja de Santa Maria Maior.

Ao atravessar a ponte, você estará na zona moderna, além da Praça de Touros e do Parador de Ronda visite as igrejas do Socorro e da Misericórdia.

Ronda Nova.

Depois de muito andar você merece almoçar no estrelado Bardal, um restaurante maravilhoso. Vá no menu de 15 pratos e desacelere ao saborear as iguarias de Benito Gomez. Você não vai se arrepender. Garanto!

Bardal, um dos melhores restaurantes de Ronda.

DICA: Se quiser provar um doce típico de Ronda peça as tradicionais Goyescas, um biscoito feito de amêndoa, mel e chocolate.

Goyescas de Ronda.

ENTÃO

Ronda é uma das cidades espanholas mais encantadoras. Orson Welles declarou que viveu seus melhores momentos de vida na pequena cidade espanhola, Hemingway ao chegar por lá disse que havia encontrado a cidade dos seus sonhos, Michelle Obama e a filha Sasha também se renderam aos encantos de Ronda e Madonna gravou o clipe "Take a Bow", em 1994. Não deixe de incluir Ronda no seu roteiro quando visitar a Espanha. Você vai se apaixonar!

Conheça Ronda.

LEIA TAMBÉM 

MALLORCA, A POP STAR DAS ILHAS BALEARES

IBIZA... E VAI ROLAR A FESTA

A FORMOSA ILHA ESPANHOLA DE FORMENTERA

OITO HOTÉIS INCRÍVEIS EM BARCELONA

BARCELONA, CIDADE-ARTE


Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Ronda é meu sonho. Adoraria conhecer. Quem sabe um dia...
    Gostei muito das fotos. Beijo
    Joanna.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa Ronda, uma cidade mágica, que nos leva a um mundo de fantasias, vale a pena conhecer

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!