NA ROTA DOS VINHOS DA ÁFRICA DO SUL


Menos de uma hora de carro, a partir da Cidade do Cabo, e dezenas de vinícolas belíssimas saltam em sequência pelas estradas das Cape Winelands, nos arredores das cidades de Franschhoek e Stellenbosch. A região encanta de cara pela cenografia da paisagem. Mas são os vinhedos aclamados, a bela gastronomia e a hotelaria espetacular que arrematam seu brilho. Ir para a África do Sul e não trilhar esses vales é como ir a Roma e não ver o Papa.

La Residence, em Franschhoek.

Engana-se quem pensa que a vinicultura sul-africana é coisa recente. Lá se vão três séculos de história. Desde 1659, com a chegada dos colonizadores holandeses e dos imigrantes franceses, o vinho começou a ser prensado com as uvas especiais do Cabo produzidas na única região do planeta situada entre os oceanos Atlântico e Índico. Com tamanha personalidade, não demorou muito até esse reduto de “alma francesa” se destacar com a produção de excelentes vinhos. Então, o fim do Apartheid, em 1994, colocou a África do Sul na rota de exportação e o país se tornou o sétimo maior produtor de vinhos do mundo e o sexto maior exportador, contabilizando mais de 300 vinícolas e mais de 4.000 produtores em ação.

Cape Winelands, África do Sul.

O clima temperado é um grande aliado para o cultivo de diversas uvas tintas (Cabernet Sauvignon, Syrah, Merlot) e brancas (Chardonnay, Sauvignon Blanc, Chenin Blanc, Sémillon) sendo que a Pinotage - cruzamento genético entre Pinot Noir e Cinsault, conhecida como Hermitage - é sem dúvida a mais emblemática. A tradição do Methode Cap Classique, MCC, garante excelentes vinhos espumantes sul-africanos produzidos ao estilo champenoise.

Com tantos vinhos espetaculares, tantas wine farms, e tantos restaurantes maravilhosos é impossível fazer apenas um bate e volta às Cape Winelands. É preciso ficar hospedado pelo menos três dias na região (se puder ficar mais tempo, melhor). Difícil mesmo é escolher por onde começar.

Franschhoek.

Eu estava vindo da Cidade do Cabo, do luxuoso hotel The Silo, pertencente ao grupo The Royal Portfolio. Para cobrir os 50 quilômetros até a rota dos vinhos optei por contratar um motorista particular e assim não ter que me preocupar em dirigir, uma vez que o policiamento é bastante rigoroso nas estradas.

Escolhi como base a pequena notável Franschhoek, mesmo sabendo que a histórica Stellenbosch é a maior cidade, a mais importante da região e a segunda colônia europeia mais antiga da África da Sul. No entanto Franschhoek, com seus 18 mil habitantes, ganha em charme e é considerada a capital gourmet da África do Sul.

Centro de Franschhoek.

Fiquei hospedada no hotel La Residence, outra propriedade do The Royal Portfolio.

Pelo banheiro já se tem uma ideia do que está por vir.

O La Residence tem apenas 11 acomodações no casarão principal, que não aceita crianças, e 5 casas independentes que recebem crianças. Meu quarto era o número 9. Simplesmente uau! A propriedade traduz em cada detalhe a personalidade e o bom gosto da proprietária Liz Biden que transitou muitos anos pelo mundo da moda, e agora empresta seu olhar apurado para trazer requinte aos seus hotéis na África do Sul.

  
La Residence, um hotel do grupo The Royal Portfolio.

Obras de arte, tapetes exuberantes e muitas peças de mobiliário garimpadas em antiquários compõem os espaços da antiga residência da família que agora recebe hóspedes com luxo e delicadeza.

Salão principal, La Residence.

As acomodações são muito espaçosas e extremamente confortáveis. Pela varanda do quarto, os olhos encontram montanhas e vales verdejantes repletos de fazendas com parreirais a perder de vista. É obrigatório sentar nas espreguiçadeiras da varanda degustando um vinho ou champagne, cortesia do hotel, produzidos nas vinhas da vizinhança. Enquanto isso, majestosos pavões são presença certeira nos jardins.

Sentados na varanda para relaxar ao pôr do sol.

As áreas comuns são igualmente deslumbrantes. O restaurante que ocupa o salão principal é adornado por uma bela lareira e lustres dignos de nota, tendo sempre arranjos de flores impecáveis por todo lado. O jantar é divino, assim como o café da manhã.

Com esse café da manhã começam os dias no La Residence.

Mas lembre-se que você estará a menos de um quilômetro do centrinho de Franschhoek onde encontrará um leque de restaurantes excelentes a uma pequena distância, entre eles: La Petite Colombe (no hotel-boutique Leeu Estates), Protégé e Épice (no hotel-boutique Le Quartier Français), Le Coin Français e Reuben’s Restaurant, além de vários cafés simpáticos.

Le Petite Colombe, em Franschhoek.

AS MELHORES VINÍCOLAS

Para quem viaja com crianças e procura um lugar com alimentos orgânicos vindo diretamente da horta pra mesa recomendo o farm-hotel BABYLONSTOREN. A propriedade é um misto de hotel, vinícola, fazendinha e delicatessen. Eles produzem do pão ao vinho, passando pelos queijos, geleias, embutidos e frutas que vendem. Tudo caprichadíssimo e delicioso. O local é bem concorrido por estar próximo da Cidade do Cabo. A criançada se diverte dando cenoura para os burricos (e os adultos também).

Babylonstoren, um misto de fazendinha com vinícola.

É interessante que muitas das vinícolas dessa região também funcionam como hotel e restaurante. É o caso da sofisticadíssima DELAIRE GRAFF ESTATE, em Stellenbosch, do magnata Laurance Graff, famoso pelas joias que produz com diamantes. A vinícola, além de oferecer uma concorrida degustação de vinhos com alguns dos rótulos mais caros da África do Sul, ainda tem bistrô, restaurante asiático, um Relais & Chateaux e galeria de arte.

Vinícola Delaire Graff, capricho nos mínimos detalhes.

Já, a MONT ROCHELLE, a vinícola-hotel do Sir Richard Branson, sócio da Virgin Limited Edition, está a dois quilômetros de Franschhoek e conta com 26 elegantes acomodações, além do badalado restaurante MIKO de cozinha sul-africana, onde se pode fazer uma degustação com os melhores vinhos da propriedade tendo um visual arrebatador em 3600.

Mont Rochelle, em Franschhoek.

Também pertinho de Franschhoek, a MULLINEUX & LEEU FAMILY WINES produz um excelente Bordeaux blend e oferece degustação de vinhos em vários horários. A vinícola tem como moldura um jardim de lavandas. 

Já, o melhor Chardonnay da África do Sul é produzido na famosa ATLAS SWIFT PREMIUN WINES. Várias vinícolas da região que oferecem degustação de sua produção podem ser acessadas com o Franschhoek Wine Tram, um vagão de trem vintage cheio de charme. Boa opção para degustar os vinhos e não ter que se preocupar em dirigir.

Evite beber e dirigir nas Cape Winelands.

Se destacar na multidão é preciso, assim sendo a ANTONIJ RUPERT WINE FARM tem como diferencial uma coleção de carros antigos sendo que alguns deles podem ser reservados para uma experiência inusitada pelos vinhedos da propriedade.

Para degustar excelentes vinhos numa fazenda de astral mais discreto e relaxado opte pela GLENELLY WINE ESTATE.

A TOKARA é uma vinícola linda em estilo contemporâneo bastante concorrida por produzir bons vinhos e bons azeites.

Vinícola Tokara.

Para degustar um bom Pinotage, cruzamento de Pinot Noir com Cinsault, conhecida como Hermitage, vá até KANONKOP WINE ESTATE, em Stellenbosch. Perto dali a vinícola familiar JORDAN STELLENBOSCH se destaca com vinhos de excelente qualidade, além de ter restaurante e hotel. Nessa região também considere as belíssimas propriedades CAVALLI ESTATE, ERNIE ELS WINES e RUST EN VREDE, uma das mais antigas do país, com vinhos aclamados.

Já deu para perceber que a experiência nas Cape Winelands tem tudo para ser excepcional. A África do Sul é uma bela caixinha de surpresas. 

La Residence. África do Sul. Cape Winelands.

DISTÂNCIAS 

De Cape Town a Stellenbosch: 50 Km

De Cape Town a Franschhoek: 80 Km


ONDE FICAR 

La Residence


LEIA TAMBÉM 

ENFIM, ÁFRICA

JAMBO JAMBO, TANZÂNIA!

RUANDA, O PAÍS DAS MIL COLINAS

MEU QUERIDO ZIMBÁBUE

ZÂMBIA PEDE PASSAGEM

ZÂMBIA, ZIMBÁBUE, BOTSUANA E ÁFRICA DO SUL ADIADOS

ROTEIRO DE 12 DIAS NO MARROCOS

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE IR PARA O EGITO

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Uma das melhores viagens da minha vida. Como amei a África do Sul!
    Beijo
    Paula C.

    ResponderExcluir
  2. Esse artigo belíssimo é interessante! Ele descreve a tradicional rota dos vinhos da África do Sul, que é conhecida por sua beleza natural e por suas vinícolas.
    Também aborda as principais cidades e vilas que compõem essa rota, e é ótimo para aqueles que querem explorar a cultura local e a paisagem deslumbrante que a região tem a oferecer.
    É uma experiência ímpar para os amantes de vinhos que querem conhecer mais sobre a cultura de produção de vinho na África do Sul.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!