BRUGES, UM CONTO DE FADAS


Até parece que os relógios pararam de marcar o tempo em Bruges. Seu charme se mantém intacto como se estivéssemos passeando pela Bélgica de alguns séculos atrás. Uma majestosa praça central iluminada por grandes candelabros, carruagens indo e vindo, ruelas estreitas com calçamento de pedras e canais bucólicos emolduram essa cidade medieval, romântica por natureza. Linda, como num conto de fadas. Tanto que seu centro histórico foi merecidamente tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 2000 e logo depois, em 2002 ganhou o título de Capital Europeia da Cultura.

Os canais de Bruges são perfeitos para um passeio de barco.

Bruges chegou a ser uma das principais economias da Europa entre os séculos XII e XV. A cidade era repleta de comerciantes vindos dos quatro cantos do mundo. Até que o rio, que ligava a cidade ao mar, foi assoreado e os navios ficaram sem acesso. Nisso, a cidade viveu um período como "A Bela Adormecida". E só acordou depois de 400 anos pronta para brilhar mais do que nunca e receber uma leva de turistas (que chega a ser assustadora).

 
Os nativos de outras partes da Bélgica dizem que Bruges é turística demais e preservada mais do que deveria ser. Será inveja ou essa implicância faz sentido?

CONHECENDO A CIDADE

A praça central - Markt - é o coração de Bruges e ainda preserva boa parte de seu traçado original. Antigamente, o local era chamado de forum. E, presenciou muitas cenas da história do povo belga, desde festas populares à batalhas. Cada lado da praça é cheio de prédios em diferentes estilos, construídos ao longo de vários séculos. De um lado o Palácio Provincial e o antigo correio ocupam edificações neogóticas.

Na outra calçada, tem uma sequência de casinhas coloridas de quatro andares que até parecem de brinquedo. Atualmente, ali funcionam restaurantes e cafés. A arquitetura se mantém intacta com os frontões em degraus. Ao centro, a estátua de Jan Breidel e Piet de Konink foi feita em 1887, em bronze e pedra para enaltecer os heróis da revolução de 1302 numa batalha contra o rei da França na qual os belgas triunfaram.

Bruges é cinematográfica.

Também é na praça central que fica o Campanário de Bruges, principal símbolo da cidade. Quer subir? Basta encarar uma pequena escadaria de 366 degraus para chegar ao topo, ter uma vista privilegiada da cidade e ver bem de pertinho o carrilhão e seu 47 sinos.

O Campanário de Bruges foi feito em etapas. Inicialmente, no século XIV foram construídos o campanário e o corpo do prédio, como um complexo formado por duas partes. Alguns anos depois, um terceiro pavimento, de 80 metros, foi feito em pedras para ser usado como observatório para evitar que algum incêndio destruísse a cidade, coisa comum naquela época.

Observe que a parte mais alta da torre é octagonal e a parte mais antiga é quadrada.

Andando um quarteirão se chega a Burg que é outra praça com um conjunto arquitetônico fantástico. O prédio maior é o da prefeitura - Stadhuis. Foi edificada no auge de Bruges, em estilo gótico flamejante, entre 1376 e 1420 e mostra o poder que Bruges ostentava na Idade Média. Ao lado da prefeitura, a Velha Casa dos Arquivistas dá os ares da Renascença. Foi feita em 1534.

Ainda na praça Burg, o santuário Heilig Bloedbasiliek fica numa entrada discreta e pequenina que pode até passar em branco para os menos avisados. O acesso é discreto, mas o interior da Basílica do Sangue Sagrado guarda uma relíquia poderosa: um frasco com o sangue de Cristo.

Burg, onde fica a Basílica do Sangue Sagrado.

A rua Breidelstraat liga as duas principais praças da cidade, Markt e Burg. Ela é repleta de lojinhas que vendem chocolates, souveniers e as famosas rendas da cidade. Entre as marcas de chocolate belga mais conhecidas estão a Godiva, a Neuhaus e o Leonidas.

Quando cansar sente-se e peça uma cerveja belga. Difícil mesmo vai ser escolher entre as produzidas pelos mosteiros trapistas (Chimay, Westmalle), de abadias (Leffe), de trigo (Brugs, Hoegaarden), Lambic, Kriek, Tripla, Lager, Duvel...

UMA GRANDE ROUBADA

Fuja do Museu da Batata Frita. Lá dentro tem apenas meia dúzia de cacarecos velhos distribuídos pelas salas de uma casa bem sem graça. Não vale em nada a visita. Prefira os museus de arte.

PARA COMER E BEBER COMO UM BELGA

De Karmeliet. É um dos melhores restaurantes da cidade e ostenta três estrelas Michelin. Endereço: Langerstraat 19. Telefone: + 32 50 338259. www.dekarmeliet.be

Bistro Refter. Do mesmo chef do restaurante anterior. Endereço: Molenmeers, 2. Telefone: +32 50 444900 www.bistrorefter.com

Barraca de Batata Frita do Markt. Quando estamos viajando batata frita não engorda nem pesa na consciência. Portanto, não dá para deixar de provar o cone de batata frita com maionese da "barraca" que fica em frente ao Campanário na praça Markt.

't Brugs Beertje. É um pub escondidinho com mais de 300 tipos de cerveja. Prove a cerveja de cereja. Vale a visita. Kemelstraat, 5. Telefone: +32 50 339616. www.brugsbeertje.be

Abadia de St. Sixtus de Westvleteren. Lugar bacana para provar uma cerveja feita pelos monges e considerada exclusivíssima. Só é vendida lá. Para provar a cerveja acompanhada pelos queijos e patês também feitos no local tem um barzinho em frente a abadia. Fica a 60 Km de Bruges. www.sintsixtus.be

Chocolatier Dumon. Ideal para a hora em que der vontade de comer chocolate ou tomar um bom chocolate quente.

INDICAÇÃO DE HOTÉIS

Duke's Palace. Fiquei hospedada nesse castelinho lindo e recomendo a quem quiser entrar no clima medieval da cidade. Quartos super bem decorados, banheiros modernos cheios de mimos, serviço impecável. É o único hotel 5 estrelas de Bruges. Fica na Prinsenhof 8, pertinho da praça principal. Telefone: +32 50 447888.

Duc de Bourgogne. Num ponto bem central, esse hotel parece estar em total harmonia com o astral da cidade. Não fiquei hospedada nele, mas entrei para conhecer e achei simpático. 12 Huidenvettersplein. Telefone: + 32 50 332038.

Montanus Brugges. Indicado por uma amiga que foi para Bruges e gostou muito. Fica na Nieuwe Gentweg, 78. Telefone: + 32 50 331176 e 340938.

DICAS IMPORTANTES

Língua: holandês. Mas, o inglês é bem falado e um pouco de francês, também.

Moeda: euro

Documentos necessários: brasileiros necessitam apenas de passaporte com validade de no mínimo três meses além de sua estadia.

Fuso horário: + 4 em relação ao horário de Brasília.

Clima: costuma ser bem frio nos meses de novembro a março. Entre junho e agosto é mais quente, pois é o período do verão.

Distâncias de trem:
- Bruges - Bruxelas: menos de uma hora
- Bruges - Gent: 20 minutos
- Bruges - Antuérpia: 30 minutos

* Esta matéria foi atualizada em maio/2023

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Das cidades mais belas da Europa.
    É curioso que visitei há pouco tempo Brugges pela segunda vez, 40 anos depois da primeira visita: o centro histórico da cidade está na mesma, o que é óptimo.

    ResponderExcluir
  2. Pinguim, a Bélgica é um país que gosto muito. Bruges é um sonho de cidade. Estive lá duas vezes também. A primeira no verão e agora no inverno. Preciso testar uma terceira na primavera.

    ResponderExcluir
  3. Poxa Claudia, fiquei absolutamente encantada com este pedacinho da Bélgica (imagine o resto do país!)
    Quero ler atentatamente todos os detalhes, pois irei à Europa este ano e, quem sabe, passo por lá!!!
    beijos
    Bia
    www.biaviagemambiental.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Sendo muito turistica ou não,Bruges é linda demais!!
    Fantástica para um fim-de-semana romântico...rsrs

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Margarida, você está tão pertinho da Bélgica! Isso é perfeito para ótimos finais-de semana.
    O país é super simpático, não é?
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir
  6. Bia!
    É tão bom programar viagens. Fico totalmente envolvida com os roteiros, hotéis, melhores cidades, restaurantes. Pode incluir a Bélgica que você vai gostar!
    Pense em Bruxelas, Bruges, Gent, Antuérpia e Waterloo.
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  7. Parece ser uma cidade um bocado fria mas com muita cultura.

    ResponderExcluir
  8. É Dylan! É fria, sim!!
    Dessa vez eu passei por lá no final de janeiro e início de fevereiro. Mas, no verão é quente e agradável. Da outra vez em que estive lá foi num período mais quente. Melhor para circular pelas ruas.

    ResponderExcluir
  9. Claudiaaaaaa
    Bruge foi um dos lugares que mais amei!! Romântico,fofo,aconchegante e literalmente a Veneza do Norte!
    Devo meus kilos a mais para os zilhões de waffle de nutella que comi por lá :o))))

    Bjosss

    ResponderExcluir
  10. Manu,
    A comida é um dos pontos altos da Bélgica. Hum! Só de lembrar fico com água na boca. Engordar em viagem faz parte do roteiro. rsrsrs
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  11. Uma cidade encantadora! No verão é ainda mais mágica.

    ResponderExcluir
  12. É verdade, casal. A maior parte das viagens tem um colorido mais bonito nas épocas mais quentes. Já fui à Bélgica na primavera e gostei bem mais.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  13. Mal posso esperar para visitar Bruges :) que linda!!
    Obrigada por todas as dicas :)

    ResponderExcluir
  14. Barbara!
    Tenho certeza de que você vai amar. Além de Bruges reserve também um dia para ir à Gent. É outra cidade encantadora. Vou escrever o próximo post sobre ela.
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  15. Ei Claudia!!

    Estou neste exato momento dentro do trem a caminho de Bruxelas. Estou aqui decorando todas as suas dicas da Belgica! Depois de ver as fotos de Gent, fiquei simplesmente louca para conhece-la!! Sera que da para descer do trem bruxelas-brugges para dar uma visitada rapida de poucas horas em Gent?

    Adorei as dicas gastronomicas! Vou tentar degustar todas elas!! Depois gasto as calorias nas andancas! ;)

    Bjks

    ResponderExcluir
  16. FÊ!!! Que delícia!!!!
    Vale a pena, sim. Dá uma descida e explora essa cidade que é linda. O centro é relativamente pequeno, em umas três horas (se não fizer nenhuma refeição nem entrar em lojas) dá para conhecer o básico.
    Aproveita muito.
    Ah! Tenho curtido bastante as fotos do meu calendário by Fê. Todos que entram no consultório querem olhar as fotos. Sucesso total!!!
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir
  17. Amei as dicas, se tivermos a oportunidade de ir certamente será de grande valia. Beijocas!

    ResponderExcluir
  18. Ah, Taia! Programa essa viagem que você vai adorar! A Bélgica é um encanto. E, tão pertinho de Londres ou de Paris. Você não vai se arrepender.
    Bjs
    Claudia

    ResponderExcluir
  19. Boa noite Claudia!!! Estou preparando uma viagem á Londres em julho e gostaria de saber se dá para visitar Brugges em um dia? No caso, pegaria um trem de manhã cedo em Londres passaria o dia todo na cidade Belga e embarcaria de volta para Inglaterra de noitinha.
    Se não, qual seria a melhor opção de hospedagem em Brugges?
    Abraços e parabéns pelo Blog.
    Nathália

    ResponderExcluir
  20. Nathália.
    Até dá para ir e voltar no mesmo dia. De Londres (de trem - Eurostar - da estação de St. Pancras) até Bruxelas são duas horas. Depois, de Bruxelas até Gent, o percurso leva 20 minutos. Gent é muito bonitinha!!! Vale a pena dar uma parada e conhecer. De Gent para Bruges também é rapidinho, menos de 30 minutos. Bem no total, de Londres à Bruges são quase três horas. Dá para ir e voltar. Depende da sua paciência para ficar 6 horas dentro de um trem...
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  21. Com certeza terei TODA A PACIÊNCIA DO MUNDO para conhecer o lugar que é o meu sonho!!!!
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  22. Qtos dias para conhecer a cidade + Bruxelas, alguma dica?

    Grata

    ResponderExcluir
  23. Vanessa,
    Bruges é bem pequena. Dá para conhecer num bate e volte. Mas, eu adoro ver a cidade de dia e de noite. Ficar num hotel charmoso e poder jantar num lugar bem tradicional da cidade é muito interessante. Se der fique dois dias. Se o tempo for curto, um dia é o suficiente. Prefiro Bruges do que Bruxelas.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito deste post, vou depois do Natal a Bruges e já apontei algumas dicas daqui.

    ResponderExcluir
  25. Marta,
    Se puder inclua Gent na sua viagem. É bem pertinho e a cidade é linda.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  26. Olá Claudia, tudo bem? Parabéns pela página. É muito legal. Eu e minha esposa passaremos 2 dias e meio em Bruxelas, 2 dias e meio em Ghent (minha bisavó nasceu lá) e 2 dias e meio em Bruges. Você acha que é muito tempo para passar em cada lugar? Você sugere outro lugar?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  27. Oi Guilherme,

    Que delícia de viagem. A Bélgica é fantástica. Acho um tempo ótimo para cada cidade. Dá para circular em cada uma delas em um ou dois dias, mas é muito rápido. Bom mesmo é ter tempo para degustar cada cidade com calma. Ainda não estive na Antuérpia e muita gente recomenda.
    Boa viagem.

    ResponderExcluir
  28. Vou fazer uma viagem a Paris próximo mês, em março, e estava planejando fazer um passeio de um dia (sair cedinho e voltar à noite) pra Bruges. Aí vi a cidade de Gent no seu blog e fiquei com uma grande dúvida: pra um casal jovem que vai pela primeira vez, é melhor Bruges ou Gent?

    ResponderExcluir
  29. Felipe,
    As duas cidades são lindas!!!! E diferentes. Não dá para ir numa de manhã e na outra de tarde? Elas são pequenas e fáceis de se localizar. Março já terá temperaturas melhores e dias mais longos. De todo modo, Bruges é a mais turística. Gent é menos badalada, mas a arquitetura é incrível. Vale visitar as duas... São bem pertinho. Vai num trem que saia bem cedo e aproveita o dia.
    Valeu?
    Claudia

    ResponderExcluir
  30. Oi Claudia, obrigado por responder minha mensagem. Tomara mesmo que em março esteja menos frio!

    Então, vc me aconselhou ir nas duas cidades em um dia. Quandi li sua resposra eu já estava decidido em ir pra Bruges mesmo e dormir um dia lá, ou no hotel De Tuilerieën ou no Montanus ou no Guesthouse 17. Por incrível que pareça, no hotel que eu vou ficar em Paris, na pesquisa que fiz no Booking.com se eu ficar mais tempo hospedado vai ficando mais caro o valor unitário das diárias, aí fiz os cálculos e ficaria mais barato eu ir em Bruges e dormir lá. Então nesse caso, inviabilizaria um passeio em Gent, porque o horário do check-in é a partir das 15h e eu iria estar com malas. Então eu te pergunto: tem algum lugar pra guardar malas lá na estação de trem de Bruges? Porque eu quero chegar cedo lá pra aproveitar mais a cidade.

    Desculpe-me pelo tamanho da mensagem. Aguardo sua resposta. Obrigado. =]

    ResponderExcluir
  31. Felipe,
    Se vocês tem intenção de voltar para Paris para pegar o voo de volta para o Brasil a melhor opção é deixar a mala no próprio hotel com o concierge e viajar só com uma mochila pequena.
    Não sei se na estação tem guarda volumes.
    Valeu?
    Claudia

    ResponderExcluir
  32. Ô Cláudia, desculpa a ignorância. Eu nem sabia o que era um concierge.

    Quer dizer então que posso deixar as malas com o concierge no hotel em Bruges antes de fazer o check-out e bater perna pela cidade? Que ótimo!

    Eu planejei ir a Bruges no dia 13 de março, voltando a Paris no dia 14, pra no dia 15 bem cedinho ir pro aeroporto Orly pra voltar ao Brasil. Eu até pensei em voltar de Bruges já no último dia pra pegar o vôo pro Brasil, mas ia ser muito arriscado, visto que o meu vôo parte às 10h40 de Orly, e eu poderia perdê-lo.

    ResponderExcluir
  33. Se você ficar hospedado em um hotel e precisar deixar as malas por algum período, eles fazem isso sem o menor problema. Deixam sua mala numa sala fechada, com uma etiqueta de identificação. Você pode rodar pela cidade e buscar a mala só na hora de pegar um taxi para ir ao aeroporto. Muito mais prático do que andar carregando malas.
    Boa saída!!!

    ResponderExcluir
  34. Ola Claudia, acho muito util o seu blogg e vou usar daqui a 2 semanas na minha visita a Belgica! Voce é aparentemente uma mulher com muita experiencia e com certesa já sabe, o que a Europa deveria melhorar na hora de atender o brasileiro. Eu sou da Republica Checa e escrevo tese sobre os Turistas brasileiros na Europa. Será que voce, e qualquer outro brasileiro que leia estas linhas, pudesse preencher o pequeno enquete sobre esse assunto? Veja o link: http://viajar-na-europa.vyplnto.cz/
    É para cada brasileiro que mora no Brasil mas já viajou a Europa e esta na faixa de 35-75 anos. Quem quiser, mando os resultados! :-)
    Obrigada, Verunka

    ResponderExcluir
  35. Oi Verunka,
    Já respondi seu questionário.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  36. Cláudia,
    em outubro, de Bruxelas visitarei Bruges, e tb pelas recomendações, quero conhecer Gent. Nesta época, como está o clima por lá(int)
    Obrigada

    ResponderExcluir
  37. Paula,

    Será o final do outono e entrada do inverno, ou seja, começando a esfriar. É bom levar roupas esperando temperaturas baixas. Um bom casaco ajuda bastante. Imagine alguma coisa entre 8 e 14 graus mais ou menos.

    Bj

    Claudia

    ResponderExcluir
  38. Prezada Cláudia,
    Parabéns pelo seu blog, em novembro eu e minha esposa compartilhamos da mesma opinião quanto a viver um pouco da cidade que estamos visitando, respirar, andar devagar sem rumo nem horário certo, ver amanhecer e anoitecer são os nossos objetivos.
    Desta vez escolhemos a Holanda e a Bélgica para conhecer e o período que iremos é final de novembro e ficaremos até 10 de dezembro começando e terminando em Amsterdan. Em um post anterior adoramos a sua sugestão das cidades de Bruxelas, Bruges, Gent, Antuérpia e Waterloo, poderia sugerir também um circuito de cidades da Holanda, cidades que não podemos deixar de conhecer rs? Confesso que estou muito ansioso, pois em nossas pesquisas cerca de 90% das pessoas falam muito do encanto e romantismo das pequenas cidades de ambos os países.
    Desde já agradeço a sua gentil atenção e, sobretudo por sua ajuda face aos seus escritos no blog.
    Abraços.
    Igor e Eliane

    ResponderExcluir
  39. Igor e Eliane,

    Já faz um tempo que fiz esse circuito de carro. Não tenho um post escrito, pois a viagem foi antes do blog. Mas, vamos lá. Deem uma pesquisada em Delft, Gouda, Haarlem, Groningen, Rotterdan e Haia.
    No caminho sempre surgem boas surpresas.
    Aproveitem.
    Claudia


    ResponderExcluir
  40. Oi! Você pode me informar como faço para ir de Bruges a Westvleteren?
    Obrigada pela atenção,
    Mailyn

    ResponderExcluir
  41. Maylin,

    Não conheço essa cidade. Procura na internet que você acha com certeza.

    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  42. Olá Cláudia!
    Adorei seu blog e suas dicas. Vou ficar na Bélgica do dia 21/08 a 27/08 (com saída de manhã bem cedinho, retornando para Paris).
    Gostaria de saber como posso distribuir esses dias, quais cidades seriam mais interessantes conhecer e quanto tempo seria ideal ficar em cada lugar.
    Pensei em Bruges, Gent e Bruxelas. O que você acha?
    Obrigada!
    Isabelle.

    ResponderExcluir
  43. Isabelle,

    Você tem 6 dias. Eu ficaria dois dias em cada lugar. Bruxelas é a maior dessa cidade. Mas, não é a mais charmosa. Dois dias para Bruxelas é perfeito.

    Tudo é perto. Você não vai gastar muito tempo com deslocamentos. Trem são uma excelente opção.

    Depois o ideal é ter mais dois dias em Bruges e outros dois em Gent. Se quiser priorizar um dos dois indico mais tempo em Bruges do que em Gent. Gent é charmosíssima, mas pode ser vista em um dia. Bruges vale muitas caminhadas. Já os restaurantes de Gent são fantásticos.

    É isso. Boa viagem.

    Beijo

    ResponderExcluir
  44. Muito obrigada, Claudia!
    Tenho muitas perguntas... rsrs
    Esqueci de comentar um detalhe importante. Estou indo de lua de mel. Gostaria de dicas de lugares românticos para visitar, para jantar, etc. Você saberia me informar?
    Você comentou a respeito do trem. Você acha que seria tranquilo desembarcar do trem bala em Bruxelas e pegar o trem comum para Bruges? É fácil para localizar o trem, ou para uma pessoa que acabou de chegar na cidade poderia ser confuso? Falo isso porque a passagem de trem bala de Paris para Bruxelas é mais barata do que para Bruges. Você acha que vale a pena fazer isso?
    Em cada uma dessas cidades posso fazer tudo a pé? Ou fica muito puxado? Vale a pena alugar bicicleta? O que você acha?
    Obrigada mais uma vez! =)
    Isabelle.

    ResponderExcluir
  45. Isabelle,

    Lua de mel! Que delícia!!!

    Na Bélgica tudo é romântico. O hotel que considero mais romântico em Bruges é o Kempinsky. Em Gent, o Marriott (que ficava num antigo prostíbulo, rs).

    Os restaurantes são muito charmosos e aconchegantes. Muitos deles com iluminação reduzida e luz de velas. Perfeito para lua de mel. Tenho uma relação de bons restaurantes nos posts. Todos que indico já fui e gostei.

    Trem na Europa é muito fácil. Não tem erro. São pontualíssimos e sempre organizados. Segunda classe para curtas distâncias é ok.

    Bruxelas é a maior cidade e dá para andar de bicicleta, nas outras caminhar ou andar de carruagem é suficiente.

    Aproveita muito. Depois conta como foi.

    Beijo

    ResponderExcluir
  46. Ainda bem que nao fui no museu da Batata Frita hehehe, parece realmente roubada! Bruges é uma cidade de sonhos e tenho muita vontade de voltar.

    Adorei a frase "Caminhe pela cidade sem rumo. Perca-se pelas ruelas medievais e seus canais." é exatamente isto que eu penso do lugar. É se perdendo em Bruges que a genet se encontra :)

    www.mundoemsabores.com.br

    ResponderExcluir
  47. Oi Cláudia,
    Eu e minha esposa vamos em maio para Paris e de lá faremos um bate-volta em Bruges. Estamos com as passagens do Thalys compradas. Uma dúvida: temos apenas 9 minutos para trocar de trem na ida para Bruges, em Bruxelas, dá tempo? Sabe me informar como faço?
    Outras perguntas: o clima é chuvoso ? faz frio?

    Muito Obrigado,
    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  48. Oi Cláudia!
    Atualmente estou morando em Londres, e nesta próxima semana irei viajar para Leuven/Bélgica para uma conferência.
    Enquanto pesquisava sobre o país, eu encontrei o seu Blog e gostei muito. Daí pensei, porque não pedir uma ajuda??
    O roteiro da viagem (até o momento) é o seguinte:
    Amanhã de meio dia chego em Bruxelas e vou direto para Gent.
    Segunda vou de Gent para Bruges e fico até na terça-feira.
    Neste dia eu tenho que ir pra Leuven para o evento.
    Entre terça e sexta tento escapar para conhecer rapidamente Waterloo e Antuérpia.
    Sexta de noite vou pra Bruxelas e volto pra Londres no domingo cedo.
    O que você acha Cláudia?
    Ficarei muito feliz se você puder dar conselhos!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  49. Michele,

    Está perfeito. Você vai conseguir conhecer cidades lindas e trabalhar ao mesmo tempo. Melhor impossível.
    Aproveita muito.

    ResponderExcluir
  50. Gente, estou planejando viajar agora em junho para Belgica e Holanda, e irei passar porBruges e Gante, Rotterdã... Estou preocupada com o tempo. Não ligo para o frio, mas não quero pegar chuva!!! Essa época é boa???

    ResponderExcluir
  51. Nessa época costuma estar quente na Europa. No entanto, chuva é sempre uma incógnita.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  52. Oi pessoal! Claudia, estou indo fazer um roteiro entre as cidades Paris, Bruges e Amsterdam. Comprei uma passagem de trem Paris - Bruxelas, e estou com dificuldade de comprar bruxelas - Bruges. Voce sabe me informar se é tranquilo comprar essa rota, la na hora ?

    ResponderExcluir
  53. Ilana,

    Sempre compro essas passagens de trechos pequenos na hora e não tenho problemas. Tem muitos trens em diferentes horários.

    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  54. Olá Cláudia
    Acabei de conhecer seu blog e estou amando! Belas fotos e comentários! Fui a Bruges em outubro/2012 e tb me apaixonei pela cidade. Fiz um bate-e-volta de Paris. Quero retornar! Mas, desculpa por discordar de vc,mas a Barraca do Markt da Batata Frita foi para mim uma experiência ruim. Primeiro porque fui atendida grosseiramente, talvez por ter tido dificuldade de comunicar-me com o atendente e depois por ser muito gordurosa me enjoou e me impediu de comer as maravilhosas ostras de Bruges. Mas estas coisas acontecem, nem todos são educados!
    Mas voltarei a Bruges, pois é uma das mais lindas cidades que já conheci. Amei os chocolates da Chocolate Line - maravilhosos, apesar de serem bem caros.
    Muito Obrigada por seu blog
    Maria Esther

    ResponderExcluir
  55. Maria Esther,

    Essas coisas acontecem. Às vezes, o que funciona para uma pessoa não funciona para outra. Cada viagem é única. Mas, fora esse detalhe... Bruges é uma cidade espetacular. Vale a pena voltar.

    Bj

    ResponderExcluir
  56. Adorei o blog!! Bem escrito. Fotos ótimas!!! Parabéns. Bruges entrou no roteiro....rsrs
    Bjjj
    Leandro Stoliar

    ResponderExcluir
  57. Legal. Leandro.

    Vocês vão amar Bruges. É uma cidade incrível!!!!

    Bj

    ResponderExcluir
  58. Claudia. Estou comprando o bilhete de Bruxelas para Bruges e mostram duas estações em Bruges, A Brugge Station e a Brugge-Sint-Pieters. Qual dessas é melhor para descer? Vou ficar no Ibis Centrum.

    ResponderExcluir
  59. Tatyana,

    Para vc ter a informação precisa o ideal é entrar em contato com o hotel onde vc vai ficar hospedada e perguntar.

    Boa viagem.

    ResponderExcluir
  60. Claudia vou chegar em bruxelas dia 03/09. Gostaria de fazer o passeio de balao em bruges no dia 04! Vc sabe algo sobre esse passeio?

    ResponderExcluir
  61. Marilia,

    Infelizmente não fiz esse passeio. Não vou poder te dar informações. Mas, certamente no google você encontra.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  62. Olá, como é bom ter todas essas experiências!!!. Estarei em Bruxelas e Bruges este ano,terei dois dias e somente uma noite para passar lá, você indicaria qual das duas cidades mais interessante para se passear de noite? grata

    ResponderExcluir
  63. Olá,, quanta coisa boa e quanta experiência!!!Estarei em Bruxelas-Bruges em outubro, passarei dois dias e somente uma noite. Qual das duas cidades seria mais interessante para o pernoite com a finalidade de se conhecer mais a cidade neste período? já que vou ter somente uma noite. grata

    ResponderExcluir
  64. Sol,

    Entre Bruxelas e Bruges eu ficaria com Bruges. É uma cidade menor. Encantadora. Tipo de contos de fadas. Já, Bruxelas é uma cidade grande. Tem seu charme. Mas, é mais espalhada, mais movimentada. Eu gosto bem mais de lugares aconchegantes. Tudo depende do seu estilo.

    Beijo

    Claudia

    ResponderExcluir
  65. Prezada Claudia

    Iremos a Belgica em outubro e alem de Bruges queremos conhecer Gent ou Antuerpia pois temos que optar entre as duas devido ao tempo que temos
    Vamos ficar em Bruges duas noites e temos outras duas para pernoitar
    O que vc recomenda ? Antuerpia é gde como Bruxelas ?
    Sempre preferimos cidades menores e aconchegantes
    Aguardo sua opinião
    Abraço Rebeca

    ResponderExcluir
  66. Rebeca,

    Antuérpia é bem pequenina. o principal ponto de interesse é a igreja da praça central. Bruges é muito charmosa e maior do que a Antuérpia. Gent é mais ou menos do mesmo tamanho de Bruges, mas um pouco mais espalhada. O centro histórico é muito bonitinho. Entre as três cidades eu ficaria com Burges e Gent. Antuérpia pode ser vista em poucas horas numa parada do trem.

    Boa viagem!

    ResponderExcluir
  67. Olá Claudia, eu é meu marido estamos programando viagem de férias que será entre 20 dez a 02 de janeiro. Pensamos em fazer um roteiro Bélgica, Holanda e Alemanha. É muito congelante essa época ou é possível passear? E as atrações fecham nesse período?
    Obrigada.,
    Ana Luiza

    ResponderExcluir
  68. Ana Luiza,

    É frio nessa época, mas nada que não dê para aguentar. Eu gosto da Europa no inverno. Tem mais tranquilidade. O que atrapalha é que muitas coisas fecham, os dias são mais curtos e para caminhar longas distâncias fica difícil.


    ResponderExcluir
  69. O Claudia!Quanta paciencia e generosidade ao responder a tantas questoes!So mesmo de brasileira.Concordo com as sua opinioes;Eu so acrescentaria que existe a possibilidade de viajar de comboio por 8(oito) euros para qualquer ponto do Pais, durante a semana e os reformados viajam por 6 euros!Eles chamam summer day.E assim que tenho percorrido todos os cantinhos da Belgica.
    Acresento a cidade mais pequena do Mundo Durbuy (a mais ou menos 40 kms de Liege)http://fr.wikipedia.org/wiki/Durbuy
    Do coracao lhe agradeco as suas informacoes
    Isilda Coimbra Portugal

    ResponderExcluir
  70. Isilda,

    Como é bom receber um comentário como o seu. Adorei as dicas. Fiquei curiosa para conhecer Durbuy, uma novidade para mim.

    Boas viagens e super obrigada.

    Claudia

    ResponderExcluir
  71. 1 - Dá para sair de Paris direto de trem para Burges?
    2 - Temos reserva no Hotel Leonardo, que fica em (ou na/no)Chartreuseweg 20, 8200. É um bom hotel? É bem localizado?

    ResponderExcluir
  72. João Carlos,

    Dá para ir de Paris à Bruges com algumas paradas, sim.

    O hotel que vc citou parece bem fraco. Se quiser um bom hotel indico o Kempinsky.

    Boa viagem.

    ResponderExcluir
  73. Fui em Bruges este ano em Maio, passei algumas horas, a sensação que tive foi de estar em um filme de conto de fadas. Lá é realmente uma cidade de sonhos. Linda! linda!!.

    ResponderExcluir
  74. É simplesmente a melhor cidade da Europa. Eu e minha família iríaamos dar só uma passada, mas não teve como, ficamos mais hhahahha. Fomos em maio e estava tendo um concurso de bandass, ou algo do gênero. Simplesmente M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O. Com toda a certeza voltarei ;)

    ResponderExcluir
  75. Bruges é lindo, parece uma cidade saída de um conto de fadas!!!
    Dá vontade de ficar....
    Estive este mês lá, passei um dia inteiro, o tempo estava ótimo, cidade tranquila.... passeio de barco é lindo, tem que fazer.Também fiz o passeio de carruagem, é muito legal, vale a pena,passa por lugares lindos, com o rapaz explicando tudo e falando sobre os lugares, paga-se por carruagem, 39 euros o passeio de 1:30hs e eles pedem uma gorjeta pelas explicações, você dá o que quiser.
    Pena que minha parada não era lá, fiquei hospedada em Bruxelas, mas se soubesse, deveria ter ficado por lá.
    Preço dos hotéis muito mais em conta e todos muito bonitos.
    Muitas casas de chocolates, vá preparado para comprar várias caixas que estão sempre em promoção, todos muito bons.
    Cidade dos Sonhos!!!!

    ResponderExcluir
  76. Voltarei a Bruges no início de junho. Estive em 2012 e amei a cidade, mas fiz um bat-e-volta.
    Agora passarei duas noites.

    Tive uma péssima experiência nesta barraca de batatas fritas.
    Havia um jovem que foi bem rude comigo.
    Grosseiro mesmo, não lembro mais o que motivou sua grosseria.
    E passei muito mal com a batata, estava muito gordurosa.
    Mas Bruges é realmente um sonho, por isso retornarei.
    Abraços a todos e obrigada pelo seu blog
    Maria Esther

    ResponderExcluir
  77. Nossa, Maria Esther, que chato. Passar por situações constrangedoras em viagem é muito chato. A impressão sobre a cidade pode ficar negativa. Volte para olhar Bruges com outro astral.

    Aproveite muito!!!!

    ResponderExcluir
  78. Olá, Claudia! Encantada com suas dicas! Estamos indo para França em setembro e queremos ficar uns 4 dias na Bélgica. Ouvimos dizer que a hospedagem em Bruxelas é cara, que vale mais a pena ficar em Bruges. O que vc me diz? Como temos pouco tempo, você acha que devemos ficar mais em Bruges ou Bruxelas? Agora vou ler seu post sobre Gent. Um beijo! Adorei seu blog!

    ResponderExcluir
  79. Ana,

    Bruxelas é uma cidade grande e sem graça, se comparada com Bruges e Gent. Se eu fosse escolher por você, ficaria com dois dias em Bruges e dois em Gent e tiraria Bruxelas. Bruxelas tem uma praça linda e excelentes restaurantes. Mas, as cidades menores são especiais.

    Boa viagem!!!!

    ResponderExcluir
  80. Olá! Estamos aqui no momento, e o restaurante Den Dyver não serve mais pratos preparados com cerveja, o dono mudou, mas a comida é deliciosa! Beijos

    ResponderExcluir
  81. Ah! E obrigada pelas dicas! Amamos!

    ResponderExcluir
  82. Olá...
    Gostava de saber se no início da Primavera, já se podem fazer os passeios de barco pelos canais de Brugges? Ou se existem alturas especiais?
    Obrigado
    PAULO ANTUNES
    - PORTUGAL -

    ResponderExcluir
  83. Paulo,

    Na primavera provavelmente, sim.

    Boa viagem!

    ResponderExcluir
  84. Obrigado Claudia.
    Continuação de bons passeios.

    ResponderExcluir
  85. Boa noite Claudia, no inicio de abril, pretendo ir de carro de Amsterdã para Bruges, pernoitar e voltar para Amsterdã no dia seguinte. É tranquilo? existe estacionamento na cidade? Além de Bruges existe algo no percurso que vc recomende? Obrigado

    ResponderExcluir
  86. Boa noite Claudia, parabens pelo seu site,suas orientações são otimas!!! Vamos pra Amsterdam, Bruxelas (inclusive Bruges)e Paris, no periodo de 04 a 19 de junho/16 e gostaria de saber como é o clima nessa época e se devo levar algum casaco mais pesado? Super obrigada Ana Maria/SP

    ResponderExcluir
  87. Ana Maria,

    Junho já é quente na Europa. Mas, mesmo no verão pode eventualmente entrar uma brisa mais fresca. Recomendo levar um casaco leve e acompanhar a meteorologia uma semana antes da viagem para saber exatamente o que esperar do clima.

    ResponderExcluir
  88. Muito linda a cidade!!! Morrendo de vontade de conhecê-la. Estarei em Estocolmo nesse ano, decidinho ainda o mês, setembro, outubro ou novembro. Como faço para ir de Estocolmo para Bruges? Chove em algumas dessas datas em Bruges? Meu marido está preferindo ir em outubro ou novembro, dá para aproveitar bem nesses períodos?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  89. Muito linda a cidade!!! Morrendo de vontade de conhecê-la. Estarei em Estocolmo nesse ano, decidinho ainda o mês, setembro, outubro ou novembro. Como faço para ir de Estocolmo para Bruges? Chove em algumas dessas datas em Bruges? Meu marido está preferindo ir em outubro ou novembro, dá para aproveitar bem nesses períodos?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  90. Bom dia Cláudia, estaremos no final de setembro ou final de outubro em Estocolmo. Pesquisando outro país para visitar fiquei encantada com Bruges, obrigada por compartilhar conosco.
    Outubro chove muito em Bruges, dá para fazer o passeio no canal e aproveitar bem a viagem ou é arriscado?
    Como faria para chegar em Bruges saindo de Estocolmo? Só chegamos em Bruges de trem é?
    Desculpa fazer tantas perguntas, mas quero uma viagem bem especial para comemorar nossos 10 anos de casados.
    Obrigadão!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana,

      Estocolmo é bem distante de Bruges. Tem que ir de avião. São mais de 1500 quilômetros.
      Não dá para ir de trem.
      A cidade é uma graça.
      Vale a pena conhecer.

      Bjs

      Excluir
  91. Oi Claudia,

    Vou precisar de sua ajuda. Farei em outubro o seguinte roteiro - Amsterda - Bruges - Bruxelas.

    Eu preocupado com as malas... Pois chegaremos em Bruges as 9h e as 20h vamos pegar o trem para Bruxelas.

    O que fazer com as malas?

    Você pode me ajudar...

    Super obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As estações ferroviárias costumam ter local para deixar as malas. Basta se informar. É fácil.

      Boa viagem!

      Excluir
  92. Estamos indo em fevereiro com meus pais e minha irmã. Faremos Bruxelas e Bruges no dia do festival de cerveja. Teria alguma dica? Vamos fazer bate e volta. E o único site para compra de passagens é o Bélgianrail? Não teríamos outras opções? ..

    ResponderExcluir
  93. Ansiosos para conhecer essa cidade. Daqui a 15 dias estaremos nos hospedando e comprovando essas dicas. vale...

    ResponderExcluir
  94. Claudia, moro em Londres e nas minhas buscas por um fds romântico para celebrar 8 anos de casamento, me deparei com o seu blog. Pesquisei muito em inglês mas queria um olhar brasileiro, não podia ter encontrado melhor. Estaremos indo agora em março e pelo jeito não vamos nos arrepender. Valeu pelas dicas.

    ResponderExcluir
  95. Oi Claudia, tudo bem! Que blog maravilhoso. Obrigada por compartilhar suas experiências.
    Será que poderias me falar se vale a pena visitar Bruges e Ghent em um único dia, ou um dia inteiro apenas para Bruges. Vou estar chegando em Bruxelas em poucos dias...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até dá para visitar as duas cidades num dia só, mas não recomendo. São cidades lindas. Cada uma merece um dia inteiro.

      Excluir
  96. Olá Cláudia, estou a pensar visitar Bruxelas e Burges na última semana de novembro. Penso que deve estar frio e talvez nevar. Mas gostava de ir para ver os mercados de. Natal. Nessa altura já é possível visitar? Obrigada. Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,

      Em novembro você terá muitos mercados para visitar.
      Boa viagem!

      Excluir
  97. Olá Claudia, parabéns pelo blog! vamos para Bruxelas e Bruges no dia 05 de março, não falamos ingles, vc tem conhecimento de algum receptivo brasileiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo.

      Sou uma viajante muito independente e não costumo usar esse tipo de serviço. Vou ficar te devendo essa.
      As cidades são muito fáceis em termos de localização. Basta comprar um bom guia e seguir as dicas do blog que você vai se achar direitinho.

      Excluir
    2. Olá anônimo.

      Sou uma viajante muito independente e não costumo usar esse tipo de serviço. Vou ficar te devendo essa.
      As cidades são muito fáceis em termos de localização. Basta comprar um bom guia e seguir as dicas do blog que você vai se achar direitinho.

      Excluir
  98. Estou numa dúvida cruel. Vou com minha esposa e duas filhas (14 e 7 anos) para Paris. Ficaremos 5 dias em Lisboa e 7 em Paris. Desses 7 em Paris, 1 vamos para a Disney. E pensei em usar um dia (o último) para Bruges. Será que compensa? Ou dado a correria, seria melhor desfrutar com calma de Paris?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leonardo,

      Acho muito corrido para uma viagem de uma semana com duas crianças. São quase 3 horas de trem. É puxado.

      Deixa para uma outra viagem.

      Aproveitem muito.

      Claudia

      Excluir
  99. Me interesso mais por rios,mas não consegui encontrar o nome do rio que banha Bruges.

    ResponderExcluir
  100. Vou tirade 2 semanas de ferias indo para Paris depois para Bruxelas, Dante,Bruges, Antuerpia, Roterdan, Haia, Colonia e Volto para Bruxelas e depois Paris
    Estou indo com a Esposa , vale alugar carro em Paris ou vale alugar em Bruxelas ou vale nao alugar carro e usar trem, onibus, considerando is custos de Estacionamento nos hoteis e estacionamentos publicos e o valor do aluguel , mas tem as limitações dos horarios dos trens e onibus ? Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel,

      Eu iria de trem de Paris a Bruxelas e lá alugaria um carro para circular. É muito mais prático. Aluguel de carro na Europa costuma ser caro. Pesquisa bem.

      Boa viagem.

      Excluir
  101. Irei para Paris e depois para Bruxelas, Dante, Bruges , Antuerpia , Roterdan, Haia , Colonia e Volto para Bruxelas e depois para Paris
    Melhor IR de carro alugado a partir de Paris ou de Bruxelas ou nao alugar carro, usando onibus e trem
    Eu e minha Esposa faremos está viagem
    Daniel

    ResponderExcluir
  102. Claudia, parabéns pelo excelente conteúdo!
    Mas ainda não consegui me decidir: passar ou não um fds em Bruges, vindo de Berlim (8hs de trem com 3 trocas ou 6hs de avião + trem)? Iria na segunda-feira à Londres. Melhor deixar pra próxima, né?
    Juliana

    ResponderExcluir
  103. Estarei indo em Outubro para Bélgica e Bruges.....como estará o clima?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!