SAN MIGUEL ALLENDE VESTIDA DE FESTA


Sabe aquela cidade pequenina, mas ao mesmo tempo com um ar cosmopolita, em que você chega e não tem vontade de ir embora? É assim em San Miguel Allende. Andar em suas ruas de pedra, olhar com atenção os detalhes de cada mansão pintada em tons terrosos, admirar as tantas torres de igrejas e quando cansar, sentar num dos restaurantes incríveis que a cidade ostenta, para se deleitar com pratos dos deuses, é simplesmente um luxo. Ah, claro, sem esquecer de falar nos hotéis charmosíssimos dessa pequena cidade colonial mexicana: Matilda e Rosewood. Simplesmente uma pérola!

Detalhes das varandas tão bem cuidadas de San Miguel.

San Miguel Allende fica no estado de Guanajuato. Foi fundada em 1542 e servia como ponto de parada dos comboios de mula que transportavam ouro e prata até a capital do México, e voltavam carregados de artigos vindos da Europa. Atualmente, atrai muita gente abastada da Cidade do México, além de ter uma grande quantidade de residentes estrangeiros provindos principalmente dos Estados Unidos e Canadá. Em 2008 foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

O DIA DOS MORTOS

Estive em San Miguel Allende no Dia dos Mortos. Estou acostumada a passar essa data aqui no Brasil. Geralmente é um dia chuvoso, de astral pesado, acinzentado, com pessoas tristinhas. No México é bem diferente. Esse é um dia para celebrar a vida e homenagear as pessoas que já se foram. Eles acreditam que nessa época as almas dos mortos voltam para reverenciar a vida e compartilhar dos prazeres que aqui tiveram. Isso é uma tradição antiga que vem de antes da época dos astecas e sobreviveu às mudanças de costumes introduzidas pelos espanhóis. Muitos altares são montados com capricho, cheios de frutas, flores, enfeites, comidas, bebidas e com fotos dos familiares por quem esperam. Vivi um dia alegre, festivo e ensolarado, em San Miguel Allende, no Dia dos Mortos.

Igreja paroquial toda enfeitada com bandeirolas coloridas preparada para a celebração.

Lindo altar montado na Plaza Allende. 

Bonecos enormes andavam pelas ruas vestidos de caveiras. 

PELAS RUAS DA CIDADE

Tudo gira em torno da Plaza Allende - o coração da cidade - que, logicamente, não poderia estar longe da principal igreja do povoado, La Parroquia. A igreja paroquial é belíssima com seu exterior gótico em tons rosados e vestida de festa fica mais bonita ainda.

Plaza Allende.

Mexicana em seus trajes típicos vendendo bonequinhas de pano, na praça.

La Parroquia.

Ao seu redor, ruas estreitas, repletas de casas coloniais lindas, algumas transformadas em museus, como a Casa de Allende (onde nasceu Ignácio Allende, um dos heróis da independência mexicana). Outras testemunharam parte da história do país, como a Casa da Inquisição (que serviu como prisão) e a Casa do Inquisidor (que hospedou alguns dos representantes da Inquisição). E, ainda tem aquelas que apenas ostentam sua suntuosidade e beleza, como a Casa del Mayorazgo. Bem, essas são apenas algumas das tantas casas simpáticas enfileiradas pelas ruelas da cidade que olhando por fora parecem pequenas, no entanto, por dentro são imensas e cheias de encanto.

Pelas ruas de San Miguel Allende.

Um detalhe interessante é a quantidade de torres de igrejas que se pode avistar ao circular pelo centro histórico. Uma ao lado da outra. Tem o Templo de la Concepción, a Iglesia de Santa Ana, o Oratório de San Feelipe Neri, o Templo de Nuestra Señora de la Salud, o Templo de San Francisco, La Parroquia e por aí vai.

Templo de San Francisco.

Templo de La Concepción.

Um pouquinho mais afastado fica o Jardim Botânico El Charco del Ingenuo, com grande coleção de cactos e orquídeas. Para os mais aventureiros a empresa Coyote Canyon (415 1544193) oferece sobrevoos de balão pela região. Mas, se seu negócio for culinária, aprenda a fazer alguns pratos tipicamente mexicanos com a Sazon San Miguel (415 1547671). E, se relaxar for a palavra de ordem, a atração fica por conta das águas termais, vá até La Gruta ou El Escondido. Tem programa para todo mundo.

CURIOSIDADE

San Miguel Allende foi apontada em publicações da New York Times, Travel & Leisure, Forbes, Condé Nast e Washington Post como uma das dez melhores cidades do mundo para os aposentados. Isto talvez explique o motivo da cidade ser tão segura e bem cuidada, num país que tem lá seus probleminhas...

O capricho impera pelas ruas da cidade.


UMAS COMPRINHAS
  • No México, o artesanto salta aos olhos. E, San Miguel Allende tem ótimos lojas. 

  • Além do artesanato, não dá para esquecer da Tequila. Ela está por todos os lados. 
Indico a La Cofradia para quem quer comprar Tequila e peças em cerâmica.


BONS RESTAURANTES

PESCAU. Local muito agradável para comer frutos do mar numa versão mexicana bem produzida e beber alguma coisa. Endereço: Jesus, 21. Telefone (514) 152 8800 - www.pescau.com

THE RESTAURANT. É frequentado por quem conhece a cidade. Tem ótima carta de vinhos, com preços excelentes e utiliza apenas produtos orgânicos na cozinha. 

LA SIRENA GORDA. O restaurante é bem pequeno e serve ótimos frutos do mar. Vale provar chamorro e alcachofra.

CASA ALLENDE. Gourmet mexicano.


HOTÉIS INTERESSANTES

MATILDA. Hotel boutique com decoração super moderna, elegante e charmosíssima. Fica na rua Aldama, 53, Centro. Telefone: (+52) 415 1520811. www.hotelmatilda.com

ROSEWOOD SAN MIGUEL. Inaugurado em 2011, o hotel tem decoração mexicana tradicional de super bom gosto. Fica num casarão lindo. A vista do terraço é fantástica, especialmente à noite. Fica no centro de San Miguel Allende, rua Nemesio Diez 11. Telefone: (+52) 415 1529700. www.rosewoodsanmiguel.com


COMO CHEGAR
  • De Guanajuato são 68 quilômetros.
  • Da Cidade do México são 280 quilômetros.

    San Miguel Allende é simplesmente imperdível!!! 
    Agradeço imensamente a hospitalidade e o carinho com que fui tratada pelos amigos mexicanos Berenice, José Carlos, Claudia, Pepe e Alejandro. 

    Texto publicado inicialmente em 2011 e atualizado em 2016.

    Booking.com

    Compartilhe:

    COMENTÁRIOS

    1. Claudia,

      Que lindas fotos!
      Já estava totalmente encantada pelo México, vestido para festa então...quanto colorido!
      Um beijo e obrigada por suas visitas lá no blog!

      ResponderExcluir
    2. Oi Flavinha.
      E agora está chegando ao final a série sobre o México. Só mais um post para fechar. Recomendo, mesmo indo contra a maioria das pessoas que preferem deixar fora dos planos a curto prazo, por causa dos problemas sociais que o país vem enfrentando.

      Visitar seu blog é sempre uma delícia.
      Bj
      Claudia

      ResponderExcluir
    3. Essa fachada do Templo de San Francisco é muito linda.
      Lindas fotos..
      bjos!

      ResponderExcluir
    4. Vanusa, você tem razão. Sabe uma daquelas coisas que a gente olha e não consegue tirar os olhos, tamanha é a beleza. É assim mesmo. Espetacular.
      Obrigada pela visita.
      Claudia

      ResponderExcluir
    5. Wonderful pictures Claudia....with nice light and colors.... i like this very much....... lovely blog !!

      Greetings, Joop

      ResponderExcluir
    6. Post maravilhoso,Claudia!
      Bj
      MT

      ResponderExcluir
    7. Oi MT.
      Adoro receber sua visita por aqui.
      Um bj
      Claudia

      ResponderExcluir
    8. Claudia,
      essa ultima foto esta a coisa mais linda! Parabens pelo post, mt informacao q a gente nao costuma achar em outros blogs!

      ResponderExcluir
    9. Claudia

      Uma coisa é certa...não deve ter país mais colorido do que o México!!

      Beijo

      ResponderExcluir
    10. Olá Claudia!

      É mesmo interessante constatar como cada povo tem as suas tradições e costumes, e o quanto a celebração de um mesmo dia pode ser tão díspar consoante o local em que se está.

      Adorei conhecer esta cidade apresentada pelos seus "olhos" e experiências.
      Tudo pode ficar com mais ou menos colorido conforme o entusiasmo e capacidade de transmitir as emoções. E a Claudia tem mesmo imensa mestria na forma como consegue transmitir e descrever os locais que visita.
      Adorei.

      Parabéns, sempre.

      ResponderExcluir
    11. Claudia,
      teu blog é excelente. Ótimos textos,belas fotos.
      Fiquei desejando uma " temporada mexicana".
      Boa semana.Beijos

      ResponderExcluir
    12. Ana Paula,
      É muito bom receber um comentário assim.
      Obrigada.
      Claudia

      ResponderExcluir
    13. Margarida,
      Pode ter certeza que não faltam cores no México. E, o povo é tão hospitaleiro quanto seu colorido.
      É uma viagem muito interessante.
      Um Beijo
      Claudia

      ResponderExcluir
    14. Oi Turista.
      O que mais me encanta nos lugares por onde passo é a diversidade cultural. Às vezes sento em um café e fico um bom tempo vendo as pessoas indo e vindo em sua rotina. Sempre aprendo muito. Cada viagem me modifica um pouco. O mundo me fascina.
      Obrigada por sua visita sempre muito bem-vinda!

      ResponderExcluir
    15. Aldema.
      Se você ficou animada com o México, então consegui transmitir minha emoção para você. Realmente, adorei o país e sua gente feliz.
      Um beijo
      Claudia

      ResponderExcluir
    16. Claudia, que fantásticas essas festas regionais! Adoro a maneira como vc se embrenha na cultura dos lugares que visita e nos mostra tantos detalhes que passariam despercebidos pra muita gente! Você tem uma sensibilidade ímpar e um olhar aguçado! Fico sempre muito feliz e doida pra viajar quando passo por aqui! Beijão!

      ResponderExcluir
    17. Então, corre para fazer as malas. Aliás, sei que uma delas se aproxima! Oba!!! Aproveite o friozinho!!!
      Bjs
      Claudia

      ResponderExcluir
    18. Claudia! Sábado que vem estou lá e não vejo a hora de descobrir cada cantinho da cidade! Obrigada pelas dicas!

      Mel.

      www.viviendoenelmexicomagico.blogspot.com

      ResponderExcluir
    19. Oi Cláudia,
      Parabéns pelos seus relatos. Pretendo retornar ao México em novembro e provavelmente vou chegar na cidade do México no dia 2/11. Depois que li o que vc escreveu fiquei motivada a ir conhecer San Miguel Allende . Será q. chegando pela manhã consigo me deslocar até lá? e qual a melhor forma de lá chegar?

      Obrigada pela sua atenção,
      Josefa Povh

      ResponderExcluir
    20. Josefa,

      Alugar um carro é boa opção. Caso não queira dirigir, contrate um motorista no próprio hotel. Se preferir uma alternativa mais em conta opte pelo ônibus.

      Aproveite o México. Um país encantador.

      Boa viagem.

      ResponderExcluir

    Deixe seu comentário. Obrigada!