A SERENIDADE SUIÇA


A Suíça tem muito mais do que chocolate, queijo e relógio. É uma ilha de serenidade cercada de poderosos por todos os lados. À esquerda França, abaixo a Itália, à direita Áustria e acima Alemanha. É evidente que com um cruzamento cultural como esse, o país não tem como fugir da influencia de seus vizinhos europeus. A começar pelo idioma. Nada mais nada menos do que quatro idiomas oficiais fazem parte da vida do povo: francês, alemão, italiano e romanche. E, como se isso não bastasse, os suíços também têm: trens pontualíssimos, bancos super discretos, neve nos Alpes, esportes de verão nos lagos, povo educado, escolas exemplares e por aí vai.

  Relógio de flores, às margens do Lago Leman, em Lausanne.

LAUSANNE ÀS MARGENS DO LAGO LEMAN

As cidades suíças parecem tiradas de livros de estória tal sua beleza e tranquilidade. Lausanne é assim, uma cidadezinha linda à beira do lago que foi construída em camadas. As escadarias conduzem o visitante desde o lago até a parte alta. Para facilitar há um metrô absolutamente pontual e sempre limpo que abrevia as ladeiras e facilita a chegada aos pontos de interesse.

Lago Leman.
.
CIRCULANDO POR LAUSANNE

Catedral de Notre-Dame. Fica na parte mais alta da cidade. Tem uma vista belíssima. Construída no século XII é considerada a mais bela construção em estilo gótico do país. Do alto de suas torres, um relógio anuncia as horas há mais de 600 anos.

Catedral de Notre-Dame, Lausanne.

Chateau St. Maire. Fica próximo a Notre-Dame. Sua construção em tijolos a vista lembra a arquitetura do norte da Itália. Abrigou os bispos por muito tempo.

Chateau St. Marie, Lausanne.


Igreja Saint-François. Já foi parte de um Convento Franciscano. Sua torre se parece com a da catedral. Fica na área comercial mais nobre da cidade, aos pés da Rue de Bourg e no seu entorno vários bares e restaurantes armam suas mesas na rua nos dias quentes.




Igreja St. François.


Hotel de Ville. Foi lá que Mozart, aos 10 anos, em 1766, deu seus dois primeiros concertos. Dois gárgulas assustadores adornam o telhado do prédio.




Hotel de Ville.


Chateaux d’Ouchy. É um castelo que fica na beira do lago. No final do século XIX foi transformado num simpático hotel em estilo neo-gótico.

Chateaux d'Ouchy.

Pavilhão Tailandês. É a maior construção desse estilo feita na Europa. Tem 16 metros de altura. Foi um presente do Rei Bhumibol da Tailândia em memória aos 16 anos que viveu em Lausanne.

Pavilhão Tailandês.


Place da la Palud. É uma praça linda que fica em frente ao Hotel de Ville. No século IX era o local favorito dos comerciantes. Atualmente, conta com várias lojinhas e restaurantes deliciosos abertos para almoço.

Place de la Palud.

Ouchy. É a parte mais viva cidade nos dias de sol. Localiza-se às margens do Lago Léman. É onde fica o poderoso hotel Beau-Rivage Palace e o Chateau d’Ochy. Como a cidade é a sede do Comitê Olímpico Internacional (COI) é extamente na beira do lago que fica o Musée Olympique. Um charme.
.



Ouchy.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Moeda: Franco suiço
Idioma: francês
Fuso horário: 4 horas à frente do Brasil
Documentos: apenas passaporte, não é preciso visto de entrada para quem permanecer até 90 dias no país.
Meio de transporte mais prático: trem

Bons hotéis


1) Beau-Rivage Palace é o melhor hotel da cidade, localizado a beira do lago e com ótimo restaurante. Endereço: Pl. du Port 17-19. Telefone: + 41 21 6133333

2) Lausanne Palace & Spa é excelente, conta com um spa maravilhoso e fica na parte alta da cidade. Endereço: Grand Chêne 7-9. Telefone: + 41 21 3313131

3) Chateau d'Ouchy é um castelo à beira do lago com poucos quartos. Foi recém reformado e está muito charmoso. Endereço: Pl. du Port 2. Telefone: + 41 21 33313232


.
4) Também central, na parte alta e com um preço um pouco mais em conta é o Hotel de la Paix. Endereço: Av. B. Constant 5. Telefone: + 41 21 3107171

Restaurantes

1) Café Beau-Rivage. Atmosfera sofisticada. É um dos mais requisitados da cidade. Telefone:
+ 41 21 6133330. Fica no Beau-Rivage Palace, endereço acima.

2) La Croix d'Ouchy. Cozinha com influência italiana e francesa. O prato predileto dos frequentadores é o "Rizoto de Trufas". Telefone: + 41 21 6162223. Avenue d'Ouchy 43.

3) Café Romand. Casa tradicional da cidade. Serve o clássico "Fondue de queijo". Telefone: + 41 21 3126375. Place St. François 2.

4) Brasserie du Grand-Chêne. Tipicamente uma brasserie francesa localizada no Lausanne Palace. Bem simpático. Telefone: + 41 21 3313224. Rue du Gd Chêne 7-9.

5) Brasserie La Bavaria. Tem todo tipo de Batata Rosti. Simples, tradicional e delicioso. Rue du Petit-Chêne 10. Telefone: + 41 21 3233913. www.labavaria.ch


Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Olá Claudia

    Descobri por acaso o seu Blog no Blog da Luisa e gostei muito!Vou voltar sempre para acompanhar as suas viagens!

    Concordo com tudo o que disse sobre a Suiça...é realmente assim!Parece que tudo é perfeito...Na verdade é um dos meus paises preferidos!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Margarida,

    Adorei receber sua visita e já fui passear no seu blog. Adorei! Você tem muitos lugares interessantíssimos. Vou acompanhar seus posts. Conheço quase 50 países, mas ainda não tive tempo de escrever sobre todos eles.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  3. vi o seu blog pelo Riq e gostei muito

    Ernesto

    Ernstsp@yahoo.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Claudia, vou passar alguns dias na Suiça e jamais imaginei que tivesse tanta coisa pra fazer em Lausanne...
    Uma pergunta: to louca pra colocar um mapa no meu blog, como o que vc tem dos 48 paises visitados. Qual foi o site que vc pegou o mapa?

    ResponderExcluir
  5. Oi Maryanne.
    A Suiça tem muita coisa interessante. Eu adoro o país. Não deixe de ir a Bern, Lucern, Lugano, Zurich e Zermat. O site dos mapas você pode conseguir no link abaixo:
    http://www.world66.com
    Boa viagem!

    ResponderExcluir
  6. Oi Claudinha! adorei as fotos, são ótimas! vc é D+ !!!

    muchos besos!

    ResponderExcluir
  7. Se não me engano vc já me deu algumas dicas que aproveitei em Key West e agora vou aproveitar as da Suíça. Valeu. Irei em janeiro-14

    ResponderExcluir
  8. Vou em junho e estou felizporque via set r



    Obrigada! Em junho vou visitor e vou seguir o vosso itenrario

    ResponderExcluir
  9. Maria Jovina,

    Desejo uma ótima viagem. A Suiça é uma delícia.

    ResponderExcluir
  10. Estive em Lausane mês passado, simplesmente lindo, voltarei em breve!!!

    ResponderExcluir
  11. Adelson,

    A Suiça é encantadora. País sério e muito civilizado. Gosto demais.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!