XANGAI ENTRE O PASSADO E O FUTURO


Às margens de um rio debruça-se a mais populosa e dinâmica cidade da China, Xangai, atualmente com 24 milhões de habitantes. Mas, ela surgiu modesta, como uma vila de pescadores há cerca de mil anos. Por causa do rio se tornou um importante porto durante a Dinastia Ching, no século XVIII. Em 1920 já era o principal ponto de comércio entre a Ásia e o mundo. No entanto, a chegada do comunismo, em 1949, estancou essa fase áurea por mais de quarenta anos até que, novamente, o dragão alçou vôo e reconquistou seu espaço na economia mundial.

O rio sempre acompanhou silenciosamente os altos e baixos de Xangai desde os primórdios, durante a Dinastia Sung, até a superlativa fase atual. Ele marca uma fronteira bem nítida entre a margem esquerda – “The Bund” – onde se erguem os prédios históricos da época em que a cidade era o terceiro maior centro financeiro do mundo e a margem direita – “Pudong” – área rural, cheia de plantações de bananeiras que foi convertida pelo governo no novo centro financeiro. E, surpreendentemente, isso ocorreu em menos de dez anos. Assim, passado e futuro se olham de frente, tendo o rio como testemunha do tempo. 

THE BUND

Antigamente, a avenida “The Bund” ou Zhongshan Dong Lu ficava no coração do que era a cidade colonial, com importantes prédios que abrigavam escritórios, restaurantes, bancos e hotéis. A maior parte desses prédios continua de pé e a arquitetura é tão europeia que até parece se tratar do ocidente se não olharmos para Pudong, na face oposta do rio. Uma caminhada pela calçada à beira do rio, pela Bund, é ótima para ver os barcos passando e observar a cidade respirando. Crianças brincam, adultos fazem tai chi chuan, letreiros brilham, ideogramas anunciam o que nem conseguimos imaginar e carros buzinam desesperadamente em meio à bicicletas e ônibus.

The Bund.

PUDONG 

Do outro lado do rio, na sua margem leste, situa-se o mais novo bairro da cidade – Pudong – com uma área imensa de negócios distribuídos por alguns dos prédios mais altos do mundo. A transformação sofrida por essa área foi enorme em pouquíssimo tempo. A Torre de TV Pérola Oriental possibilita uma vista maravilhosa do alto de seus 457 metros. Outro prédio imponente é o Shanghai Financial Center com 460 metros construído em 2006. Mais recentemente, em 2014 foi inaugurada a Shanghai Tower com 623 metros. 

Foto de Pudong com sua arquitetura arrojada. 

DICA DE RESTAURANTE + VISUAL 

Para se conseguir uma boa vista do bairro de Pudong uma dica é ir ao Restaurante “M on The Bund”, sentar na varanda e pedir um prato da tradicional cozinha europeia. Esse é um bom lugar para curtir o visual da cidade. No entanto, opções de excelentes restaurantes não faltam na cidade. 

O COMÉRCIO TRADICIONAL CHINÊS

A principal rua de comércio de Xangai, Nanjing Lu, parte perpendicularmente do Bund e ruma para oeste, dividida em duas partes: Nanjing Dong Lu e Nanjing Xi Lu. Numa extensão de dez quilômetros, muitos anúncios coloridos em chinês concorrem lado-a-lado. Uma parte da rua é exclusiva para pedestres. Não só ali como em todos os mercados locais, os chineses abordam os turistas, insistentemente, dizendo: “Louis Vuitton, Chanel, Prada. Balato, balato! Only for you” e tentam direcionar quem passa, para suas lojinhas. É comum, segurarem a pessoa pelo braço, começarem a dar tapinhas e rir sem parar tentando chamar a atenção. Isso quando não aparecem outros conterrâneos de olhos puxados, munidos de máquina fotográfica tentando conseguir uma foto com os ocidentais, especialmente loiros e ruivos. Chega a ser chato. Já fui muitas vezes à China. Isso vem diminuindo, mas ainda acontece muito. Às vezes dá vontade de sair correndo. Não satisfeitos em conseguirem levar o freguês até seu ponto de vendas, começam uma longa negociação. Sim, porque se não houver pechincha, os chineses não ficam satisfeitos. É um teatro. Eles dão o preço na calculadora, você propõe outro, também na calculadora. Eles fazem cara de que estão aborrecidos. Você, então, vai embora. Eles saem correndo e trazem o comprador de volta, dizem que não terão lucro com aquele valor e por aí vai até que o produto seja comprado por menos da metade do valor inicial. No começo é muito engraçado, mas depois cansa. É absolutamente surreal! O governo vem fazendo um grande esforço para mudar esse comportamento e alavancar o comércio de luxo. Mas, a tradição tem muita força. 

Lojas e mais lojas em Xangai. 

Vale lembrar que nessas lojas tem de tudo, desde produtos de péssima qualidade até peças originais que foram parar lá, sabe-se como. É preciso muito cuidado para não levar gato por lebre. Mas, também há grandes grifes espalhadas pela cidade. 

A rua Nanjing vai dar no Parque Renmim, onde ficam o Shangai Museum, o Grand Theatre e o Shangai Urban Planning Exhibition Hall.

Também inclua no seu roteiro uma caminhada pelo renovado bairro de Xintiandi que é repleto de restaurantes simpáticos, entre eles o delicioso Din Tai Fung e o Crystal Jade; e pelas ruas do bairro de Tianziznfang que respira arte.

PS: faça uma bela massagem chinesa. Um lugar legal é o Dragonfly com vários endereços espalhados pela cidade.

YU GARDEN

Para ir diretamente do futuro ao passado, nada melhor do que sair de Pudong diretamente ao Yu Garden, na Cidade Velha. Construções tipicamente chinesas, que incluem pagodes, templos, pontes, ruelas e jardins do século XVI deixam qualquer um embevecido. O jardim foi construído pelo oficial Pan Yunduan para seu pai e já foi todo restaurado. É absolutamente imperdível. Um almoço por ali precisa incluir os tradicionais bolinhos “Dim Sum”, típicos de Xangai, feitos na hora com recheios diversos: de carne, porco, frango, camarão e legumes. 


Yu Garden.

Mais tarde, não pode faltar uma pausa para o chá na Casa de Chá Huxingting. Os chineses consomem muito chá. Há experts no assunto que analisam as safras e as melhores regiões produtoras. Os chás de jasmim em flor fazem parte de uma cerimônia inesquecível. Enchem os olhos com sua beleza e deixam saudade do seu paladar. Para chegar lá é preciso atravessar uma ponte em zigue-zague, pois, segundo a tradição chinesa os espíritos não viram esquinas. 

INDICAÇÃO DE EXCELENTES HOTÉIS

Mandarin Oriental, Península e JW Marriott.

Quarto do hotel Mandarin Oriental.

BONS RESTAURANTES EM XANGAI

M on the Bund
Sens and Bund
Din Tai Fung
Jean Georges
Crystal Jade

ENFIM

A entrada no oriente desvenda um mundo de cultura milenar para os ocidentais. Confúcio já tinha pregado seus princípios há muito tempo quando Sócrates ainda era criança. Há muito que ver e aprender na China. É uma experiência especial. Vale cada minuto! Já estive seis vezes à China e retorno sempre com muito prazer.


Caros leitores, esse post foi atualizado em dezembro de 2016, minha sexta viagem a China.

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Bom demais!!!!!!!
    Uma das trips mais legais que já fiz, motivo: Conheci um monte de palácios, crianças com a bunda de fora, chineses cuspindo no chão e soltando pum, ahhh conheci a Luana, isso foi muito bom, hahaha.
    Bjos Mãeeeeeee

    ResponderExcluir
  2. Olá Cláudia..
    Parabéns pelo blog que está muito rico em detalhes e conteúdo..
    Muito bom conhecer mais um blog que fala de viagens e turismo..
    Também já havia falado sobre Xangai, mais especificamente sobre os pontos turísticos de Xangai..
    Já adicionei o seu blog no meu blog roll..
    Quando quiser, volte sempre..
    Abraço..
    Thiago

    ResponderExcluir
  3. Olá querida amiga!!!
    Bem, sou suspeita pra falar de vc afinal sou sua fã assumida. Elogios à parte...fiquei surpresa com a riqueza da China. Não tinha muito boa impressão do país, mas vendo essas fotos dá até vontade de conhecer.
    Parabéns!! Seu blog está lindo e chiquérrimo, como tudo que faz.

    Beijos da barriguda

    Thaise.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog Cláudia...super explicado...estou indo a Xangai em Março 2016..seguirei todas as suas dicas...adorei todas...obrigada!!!!Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gisela,

      Xangai é uma delícia de cidade. Os chás e os dumplings são a minha perdição.

      Boa viagem.

      Excluir
  5. Um dia irei a Xangai para ver de perto Sua beleza.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!