MELHORES HOTÉIS DE TULUM

Praias de areia branquinha, um mar azul turquesa divino, ruínas maias, pirâmides, cenotes, espiritualidade, gastronomia de alto padrão e um jeitinho descontraído de levar a vida fazem de Tulum um dos redutos mais cobiçados do momento. Somado a isso, o México é um dos poucos países que está aceitando a entrada de brasileiros sem a necessidade de apresentar PCR negativo. Deixo aqui as melhores dicas de Tulum.


Ruínas de Tulum.

Na costa leste do México, Tulum é a parte mais rústica da Península de Yucatán. Por seu astral boho-chic tem entrado na mira de muitas celebridades e chamado atenção do mundo todo. Além disso, é onde o México exibe seus melhores tons de turquesa. De uns cinco anos para cá deu um salto em termos de infra-estrutura. Tem hotéis maravilhosos, lojinhas charmosas e restaurantes para ninguém botar defeito. O ideal é escolher um hotel na chamada “Zona Hotelera” de frente pro mar, assumir o pé na areia, desconectar e relaxar. Está pronto para escolher um hotel para chamar de seu?

Casa Malca.

O CASA MALCA é um hotel incrível que mescla natureza e arte num só lugar. Tem vista espetacular para o mar do Caribe e jardins impecáveis. Essa casa ficou fechada por mais de 10 anos até ser descoberta e transformada num luxuoso hotel de 71 suítes. Na casa original estão as suítes máster, decoradas com extrema elegância e muitas obras de arte. As demais acomodações foram construídas ao longo de 200 metros de orla marítima, sendo algumas voltadas para o jardim. O restaurante Ambrosia, do Casa Malca, é considerado um dos melhores do pedaço. E sabe de quem foi essa casa? De Pablo Escobar. 

Nômade Tulum.

O NÔMADE TULUM é um hotel lindo e tranquilo que se autodefine como um habitat temporário para os nômades de passagem. E leva essa missão a sério. Costuma ter workshops de meditação e vivências conduzidas por Xamãs. O design do hotel é incrível. Tem total sintonia com os antigos povos da região. Usa materiais naturais, é arejado, requintado, construído com pedra e madeira. Seu interior se harmoniza com a natureza que o cerca. Tem 38 quartos, 20 suítes, 5 casas na árvores e 36 tendas. Todos caprichados. Seus restaurantes são excelentes, o Macondo serve cozinha holística de Yucatán usando ingredientes locais frescos enquanto o La Popular serve peixes à beira mar. Um must.

Azulik. 

O AZULIK RESORT tem um estilo fora do tradicional. É totalmente integrado a natureza. Foi construído dentro de preceitos eco-friendly sobre deques de madeira para que a vegetação não sofresse impacto. Seus 48 quartos não tem tomadas, nada de secador de cabelo. Também não tem ar condicionado, apenas a brisa do mar. A iluminação é toda feita por candelabros. O restaurante Kin Toh’s, de gastronomia mexicana, fica numa espécie de ninho sobre uma palafita e promove uma experiência multi-sensorial. Reserve com antecedência. O Azulik é para quem quer uma conexão mais profunda com o ambiente natural. 

Be Tulum.

O BE TULUM é outro hotel boutique projetado para não comprometer o meio ambiente. Está localizado no finalzinho da praia de Tulum. Suas 64 suítes se espalham pelos jardins entre palmeiras, ficando um pouquinho afastadas da praia. É um hotel bacana para quem quer curtir uma vibe mais ecológica e espiritualizada. É sossegado e tranquilo. Sua decoração é caprichada. Tem três bons restaurantes (4 Fuegos, Maresias e Ocumare) e um Beach Bar. O hotel fica ao lado do Parque Nacional Sian Ka’an, considerado Patrimônio Mundial da Humanidade. Vale lembrar que não aceita crianças com menos de 12 anos.

Hotelito Azul.

Uma das novidades do momento é o HOTELITO AZUL. O hotel boutique abriu as portas recentemente, com 31 vilas e suítes. É pé na areia. Se orgulha de ser um dos poucos hotéis genuinamente mexicanos, de donos mexicanos preocupados em manter as raízes bem preservadas e a essência de Tulum. Seu rooftop e seu beach club são destaques, ali se pode experimentar a tradicional cozinha da região. Um dos seus pontos fortes é a hospitalidade.

Hotel Panamera.

Entre os hotéis mais novos e mais descolados de Tulum está o hotel boutique PANAMERA. Ele tem apenas 14 quartos à beira-mar, de decoração contemporânea. É colorido, todo novinho, bem instagramável. Tem beach club e dois bons restaurantes, o Panamera de cozinha mediterrânea e o Raíces, que serve comida mexicana. Não é dos hotéis mais caros de Tulum. Tem bom custo-benefício.

Delek Tulum.

O DELEK é um encanto. Foi construído sobre palafitas em respeito ao meio ambiente numa área repleta de palmeiras. Tem 21 suítes de decoração em estilo maia, com releitura moderna. Os objetos de decoração foram produzidos por artesãos da região. Muito simpático. Um projeto consciente e atento ao super desenvolvimento de Tulum. Visa criar o mínimo impacto ao ecossistema e apoiar as comunidades no seu entorno. Outra coisa legal: é pet friendly. 

Ma'Xanab Tulum.

Outro hotel dessa geração mais nova e super charmoso é o MA’XANAB TULUM. O hotel tem apenas 16 suítes, a 50 metros da praia. É muito exclusivo e tranquilo. Bem charmoso!

E agora? Qual escolher? Ainda tem muitas outras opções de hotéis um pouco mais afastados do centrinho como o Kai Tulum, Mi AmorJashita e o La Valise. E se quiser ficar no centrinho dê uma olhada no Bardo. Mas, vamos combinar que Tulum combina com pé na areia. O ideal é ficar entre os quilômetros 4.5 e 9.5 da “Zona Hotelera”.

Jashita.

MELHOR ÉPOCA 

A melhor época para ir a Tulum depende muito do que você procura. De dezembro a fevereiro é alta temporada. Se agito é pra você, vá nesses meses. Se quiser sossego vá de março a junho, ou de outubro a novembro. Se você procura bons ventos para kitesurfe então opte pelo período de novembro a maio. Lembre-se de que os meses de agosto e setembro têm risco de furacão.

COMO CHEGAR

Nesse momento, as companhias aéreas estão trabalhando com malha reduzida. Voe do Brasil para a Cidade do México e de lá para Cancun. Então alugue um carro ou contrate um transfer para chegar a Tulum. São 130 quilômetros de estrada, de Cancun a Tulum. 

LEIA TAMBÉM 

A INTRIGANTE TULUM

CANCUN, TULUM OU PLAYA DEL CARMEN?

AS PIRÂMIDES DE CHICHÉN ITZA

BELMOND MAROMA, EM PLAYA DEL CARMEN

CINCO CENOTES IMPERDÍVEIS NA RIVEIRA MAIA

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. maravilhosas dicas
    valeu Claudia

    ResponderExcluir
  2. Não imaginava inenarrável beleza no México. Entrou pra lista de destinos.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!