OS MOINHOS DE KINDERDIJK


Moinhos de vento fazem parte do imaginário coletivo dos viajantes quando o assunto é a charmosa Holanda. Um lugar fantástico para se ver 19 moinhos de vento que ajudaram a drenar uma região sujeita as intempéries da natureza desde 1740 é Kinderdijk. Eis aqui mais um Patrimônio Mundial da UNESCO.

Mapa do parque de Kinderdijk.

Os moinhos são alinhados em duas fileiras opostas formando um cenário ímpar. Absolutamente fotogênico e pouco visitado por turistas. Você não vai encontrar aquela multidão que costuma ter em Zaanse Schans, por exemplo. E, o contexto é bem real. Eles foram construídos para domar a água e evitar inundações frequentes, pois a região fica na confluência dos rios Noord e Lek. Estiveram em funcionamento até os anos 50. E, em caso de emergência podem até voltar a funcionar. No entanto, foram substituídos por um sistema mais moderno de drenagem. 




Moinhos de Kinderdijk.

A entrada para os moinhos de Kinderdijk é gratuita. A área é aberta ao público durante o ano inteiro. Fui de carro e estacionei lá dentro sem dificuldade. Entre os moinhos pode-se caminhar ou andar de bicicleta alugada. No inverno, a neve toma conta e o frio é danado, pois venta muito. O ideal é ir na primavera, verão ou entrada do outono. 

Vista aérea dos moinhos de Kinderdijk.

Um dos moinhos pode ser visitado por dentro de março a outubro. Dá para se ter uma noção perfeita de como as famílias viviam antigamente. 

O pequenino interior do moinho. 

Kinderdijk fica a 95 quilômetros de Amsterdam e a 25 de Roterdã, nos arredores da cidade de Dordrecht. 


Vale o passeio! 

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Adorei Kinderdijk. Fotos fantásticas!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Marta.

    Esses moinhos são muito legais e pouco turísticos.

    Bj

    ResponderExcluir
  3. Sou apaixonado pelas paisagens naturais na Holanda mesmo sem morro e montanhas rs e com os moinhos tudo fica muito charmoso.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!