UM DIA EM ABU DHABI

Por Claudia Liechavicius

Capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi é uma cidade conservadora, se comparada à prima Dubai. Porém, muito mais representativa da verdadeira alma árabe. Mas, vem buscando respirar ares mais contemporâneos para atrair o olhar dos turistas. À beira-mar, prédios envidraçados em estilo futurista enfeitam a Corniche. Grandes navios, como o Brilliance of the Seas, têm feito escala no porto. Uma temporada da Fórmula-1 é acolhida pela cidade. E, para entrar pela seara cultural, a grande aposta do governo são as filiais dos museus Guggenhein e Louvre, na Ilha de Saadiyat - chamada de Distrito Cultural - ainda em construção.
.
A distância entre Abu Dhabi e Dubai é bem pequena - são 140 quilômetros. Portanto, é um passeio interessante para se fazer em um dia. O ideal é alugar um carro em Dubai e seguir em linha reta pela Sheikh Zayed Road até lá. O percurso é monótono (um retão no deserto) e dura em torno de duas horas. Chegando lá, vá direto para a Grande Mesquita, pois seu horário de visitação aos não-muçulmanos é pela manhã, das 9 às 12 hs. Depois, almoce num dos restaurantes do monumental Emirates Palace Hotel, dê uma caminhada pela Corniche, circule num dos shoppings ou souqs da cidade e está tudo visto. As atrações específicas são relativamente poucas. A cidade não tem tanto apelo turístico como Dubai. Abu Dhabi é uma típica cidade residencial árabe. A Grande Mesquita e o Emirates Palace são seus maiores ícones.
.
A Grande Mesquita de Abu Dhabi é o ponto alto da cidade.


A ESTRELA MAIOR

Totalmente branca, a Grande Mesquita Sheikh Zayed Bin Sultan Nahyan é uma das maiores do mundo. É sem dúvida nenhuma o que mais vale a visita a Abu Dhabi. Chama a atenção de longe com seus quatro minaretes de 100 metros de altura, 57 domos em mármore branco e mais de mil colunas. Tem capacidade para receber 40 mil fiéis e está aberta inclusive para visitantes de outras religiões, não muçulmanos. Para entrar, as mulheres precisam usar uma abaya (que é oferecida pela própria mesquita) e cobrir os cabelos. No salão principal, o maior tapete feito à mão no mundo acolhe os fiéis para as orações. É imperdível!
.
A Grande Mesquita fica aberta à visitação de sábado a quinta das 9 hs ao meio dia.
.
EMIRATES PALACE HOTEL
.
Inaugurado em 2005, na extremidade oeste da Corniche, o Emirates Palace é a grande assinatura arquitetônica de Abu Dhabi. Construído nos moldes tradicionais árabes, mas com um cenário Hollywoodiano o complexo merece uma visita. Ocupa uma área de um quilômetro de comprimento e ostenta mais de cem cúpulas. Estima-se que o valor da construção tenha ficado em torno de 3 bilhões de dólares. O interior é todo folhado a ouro. Pomposo ao extremo. Para ter acesso ao Emirates Palace Hotel, sem estar hospedado lá, o ideal é fazer uma reserva em de seus restaurantes. O Diwan L'Auberge serve cozinha libanesa, o Anar tem culinária persa. Já, o Mezzaluna serve pratos mediterrâneos e o Caviar Bar é perfeito para experimentar as ovas iranianas.
.
Na praia do Emirates Palace há inclusive um acampamento de beduínos com camelos. A cara do mundo árabe.

CURIOSIDADE

Os Emirados Árabes Unidos englobam sete emirados: Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajman, Umm Al Quwain, Ras Al Khaimah e Fujairah. Abu Dhabi é a capital dos EAU.
.

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Claudia

    As fotos estão fantásticas...a Mesquita branca é linda!!
    Era vc nas fotos vestida com aquele traje árabe??

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Hehe, Margarida!
    Sou eu mesma escondida por trás desse disfarce!!!
    É muito esquisito usar essas roupas, mas por outro lado foi uma experiência inusitada.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  3. Por onde tudo você anda, menina? Sim, lindas fotos e muita informação.Obrigada pela visita no ensaios. Beijo e boa viagem!

    ResponderExcluir
  4. Ilaine. Adoro visitar seu blog. Os textos são maravilhosos. Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  5. Cláudia
    Estou adorando esses Posts do Oriente Médio!! Essa viagem deve ter sido realmente super interessante. Obrigado por compartilhar com a gente um pouco sobre esse mundo tão exótico e distante da nossa cultura que é o mundo Árabe.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Ei Claudia!!

    A mesquita é realmente o ponto alto de Abu Dhabi. Acho ela maravilhosa e tenho certeza que daqui há alguns séculos, será eleita uma representante das maravilhas deste período.

    Abu Dhabi tem investido cada vez mais no turismo esportivo. São inúmeros eventos de âmbito mundial que acontecem aqui. Um privilégio também para quem está na vizinhança! ;)

    Bjks

    ResponderExcluir
  7. Oi Fê!
    A mesquita é espetacular e o Emirates Palace, também. Eles estão apostando alto para atrair os olhares do mundo. Ontem assisti Sex and the city e o filme se passa em Abu Dhabi. É bem verdade que é um pouco exagerado para a realidade. Mas, mesmo assim adorei!
    Bjs
    Claudia

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post. Assisti Sex and The City semana passada e já fiquei intrigada, agora lendo o seu post,e vendo as fotos parece tudo bem mais real. Abu Dhabi acaba de subir algumas posições na minha lista de "places to go".

    ResponderExcluir
  9. Bem, na verdade ir até lá (que é bem longinho) para estar só em Abu Dhabi é meio esquisito. O ideal é conhecer algo mais no Oriente Médio, além do emirado. Mas, é muito interessante. Boa pedida é fazer Abu Dhabi + Dubai.
    Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  10. Pronto. Já li o blog inteiro e adorei. Coloquei um link lá no meu. Informação de qualidade deve ser compartilhada ;-)

    ResponderExcluir
  11. Oba! Fico feliz. Afinal, esse é o objetivo do blog: compartilhar informações interessantes sobre viagens.
    Um beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  12. Oi Renata!
    Obrigada pela sua visita. Vou passar no seu blog.
    Já mandei as sugestões para sua viagem.
    Aproveite.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  13. Claudia, o que posto dizer desse post???? Vou resumi-lo em uma palavra: "uau!!!!!!" Deu vontade de largar tudo e entrar em um avião da Emirates agora!!!!! Que fotos fantásticas, que lugar de sonho!!!!! Bjs!

    ResponderExcluir
  14. É verdade, Kátia! A viagem foi uma delícia. Adoro lugares exóticos.
    Aproveitei muito!
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  15. Claudia, que lugares lindos, que privilégio conhecer e dividir com o mundo, Parabéns as imagens são belíssimas!!! Cristiane Marcelino
    www.encantosepresentes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Já estivemos no Dubai mas não fomos a Abu Dhabi.. ficará para a próxima.
    Ainda existem tantos sitios que queria conhecer!
    Visitem o nosso blog:
    www.viagensdocasaldubaveli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Nossa, muito bom o blog! Muito gostoso de ler. Já está no meu Blogroll!
    Http://blogscla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Ah...Abu Dhabi aconselho tambem um bello almoco no Emirates Palace onde a atmosfera e peculiar e historica. Para os Senhores e Senhoras que apreciam Golf ali se encontra o melhor Golf Club da regiao para suas tacadas memoraveis.
    Ou ainda fazer uma visita cidade Al Ain onde o nosso Shaik Zayed passou a infancia e onde existem ainda um dos ultimos mercados de camelos, ali sim è um salto no passado, onde tambem podemos entender e ver o sitema de irrigacao falaj usado pelos mesmos.
    Uma outra curiosidade è que de acordo com a placa dos carros se define o grau de parentesco com os Sheiks, quanto menor o numero mais perto è o parente.

    ResponderExcluir
  19. Olá, Claudia.
    Sou de Portugal e estava na net A pesquisar informação sobre Dubai e Abu Dhabi e felizmente encontrei o teu blog. Desde já os meus sinceros parabéns! Já estiveste em Portugal? Já agora, queria perguntar se o preço das refeições no Emirates Palace é muito elevado. E nos EAU no geral? Algum restaurante que aconselhes no Dubai?
    Bjs e muito obrigada por partilhares as tuas experiências!

    Dina

    ResponderExcluir
  20. Oi Dina!

    Já estive em Portugal, sim. Mas, já faz algum tempo. Então, não posso fazer um post pois não tenho fotos atualizadas. Só escrevo sobre os lugares onde estive naquele mês. Assim mais fácil para escrever e colocar informações pertinentes. Adoro Portugal!!!

    Bem, quanto as refeições no Emirates Palace, têm de todos os tipos e preços pois são vários restaurantes dentro do hotel.

    Em Dubai adorei os restaurantes de comida Libanesa. Bom preço e ótima culinária.

    O melhor de todos os restaurantes que experimentei em Dubai foi o NOBU (do Chef Nobu Matsuhisa), no Hotel Atlantis. Não tem erro para quem gosta da culinária japonesa.

    Também no Atlantis, vale conferir o LEVANTINE, de cozinha libanesa. Além da excelente cozinha, a casa tem decoração típica, shows de dança do ventre e oferece a chance de experimentar um narguile.

    Quer um chef super estrelado? Gordon Ramsay acabou de abrir as portas do VERRE. O cara é sempre um arraso. Fica no Hotel Hilton Dubai Creek, no antigo bairro de Deira e abre somente para o jantar. Telefone: 04 2127551.
    .
    Para tomar um drinque e curtir um clima badalado, vá ao BUDDHA BAR. Nos moldes da casa francesa, o ambiente em tons avermelhados, com a estátua de um Buda gigante não poderia ser mais charmoso. Vale a pena conferir seja para beber alguma coisa ou para jantar. Telefone: 04 3998888.

    Espero ter te ajudado.

    Bj

    Claudia

    ResponderExcluir
  21. solangebarros@globo.com12 de outubro de 2011 às 15:34

    Vale ressaltar que além desats duas visitas precisam visitar também no Emirates Palace a ala das maquetes dos museus, estes estão sendo construídos na Saadiyat Island, imperdível! E ao invés de retornar a Dubai pelo mesmo caminho, retornamos pela orla até o porto pegamos a SH Khalifa Bridge seguimos pela SH khalifa highway e assim chega-se a Yas Island. Visita o Yas Hotel podendo almoçar neste que cobre a pista Dubai Marine de F1, um espetáculo de arquitetura. Não acabou! Na mesma ilha e ao lado está o exuberante parque da Ferrari. Assim completamos a visita em Abu Dhabi por um período de 10 hs incluindo curtir os brinquedos do parque Ferrari.
    solangebarros@globo.com guia de turismo em Dubai

    ResponderExcluir
  22. Obrigada, Solange!
    Boas dicas para quem curte o mundo da velocidade.
    Realmente, em termos de engenharia essa região é espetacular, mas o universo da Fórmula I por si só não me atrai. hehehehe!
    Valeu!!
    Claudia

    ResponderExcluir
  23. Como faço para ir de Dubai para Abu Dabhi??? Tem onibus que faça esse trajeto???

    ResponderExcluir
  24. Dico, eu aluguei um carro para poder circular em Abu Dhabi. Mas, deve ter ônibus sim. E, do hotel você pode contratar um passeio de um dia até lá.
    Boa viagem
    Claudia

    ResponderExcluir
  25. Oi Cláudia, amei o post, muito útil! Estou planejando a minha viagem a Dubai para maio, meu aniversário, mas não quero deixar de conhecer Abu Dhabi. Como faço para me deslocar até lá sem alugar um carro? Os táxis são baratos? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  26. Thais,
    Dubai tem um apelo turístico muito forte. Tudo é bem organizado para agilizar a vida de quem está por lá. Então, se você não quer alugar um carro basta pedir informações no próprio hotel onde ficará hospedada que eles te darão boas opções de passeio. O preço dos taxis é ok. Mas, para ir até Abu Dhabi é um pouco distante. O trajeto leva quase duas horas. Não sei se essa seria a melhor opção.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  27. Oi Cláudia, primeiro gostaria de agradecer a gentileza de nos passar informações tão valiosas para quem presente viajar a um desses destinos. Suas fotos são lindas e suas dicas, muito preciosas.
    Gostei da idéia de alugar um carro e portanto gostaria de saber: nossa carteira de habilitação aqui do Brasil é aceita sem problemas por lá? Ou preciso de uma autorização especial? O transito é tranquilo? Consigo me locomover por Abu Dhabi sem stress? Quero muito conhecer a grande Mesquita. Muito obrigada..

    ResponderExcluir
  28. Alexandra,
    Para alugar um carro fora do Brasil basta sua carteira de habilitação. Essa é uma boa opção, pois Abu Dhabi é perto, só uma linha reta a partir de Dubai, e fácil de se locomover. É uma cidade relativamente pequena e com a referência do mar fica mais fácil ainda.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  29. Olá, moro em Porto Alegre, estive em Abu Dhabi no mes de dezembro de 2010, realmente uma aventura das Mil e Uma Noites, fiquei hospedado no Hotel Al Maha bem no centro de AD, quem quiser viajar para os Emirados que vá, fara uma grande viajem....vale a pena...

    ResponderExcluir
  30. Claudia,
    Estou pensando em alugar carro para ir para Abu Dhabi e em Dubai (já conheço, portanto só ficarei poucos dias). Mas estou preocupada em estacionar o carro. É fácil? Compensa esses gastos de aluguel, estacionamento, GPS ao invés do taxi que são baratos?
    Obrigada!
    carol Akemi

    ResponderExcluir
  31. Carol,

    Eu aluguei carro para ir de Dubai a Abu Dhabi para passar o dia e fiquei mais alguns dias rodando em Dubai pois é muito fácil circular na cidade.

    Mas, se você só vai ficar em Abu Dhabi, taxi resolve bem o problema.

    Bj

    Claudia

    ResponderExcluir
  32. VC sabe da onde consigo comprar o melhor pacote para dubai, pesquisei váaarios e nem faço ideia...e quantos dias para aproveitar bem?, Bjs

    ResponderExcluir
  33. Eu NÃO costumo comprar "pacotes de viagem". Escolho o destino e vejo quais as companhias aéreas que voam para lá. Compro o bilhete pela internet. Depois, escolho o hotel - também pela internet e faço a reserva. Quando chego na cidade escolho o que quero fazer conforme minha vontade. Os passeios sempre podem ser agendados por intermédio do concierge do hotel. Sempre funciona bem desse modo.

    No entanto, antes de viajar estudo muito a cultura do país. Isso faz toda a diferença numa viagem. Assim, você chega sabendo como se comportar, entendendo os hábitos e a história.

    Infelizmente, não vou poder te ajudar com agência de turismo, pois não utilizo nunca!

    Boa sorte.
    Claudia

    ResponderExcluir
  34. Opa, Claudia. Você saberia me informar se precisa de uma pré-autorização pra dirigir em Dubai? Eu estou tirando o meu PID, mas nele não consta os EAU na lista. Como se deve proceder?

    ResponderExcluir
  35. Aluguei o carro por intermédio do hotel. Foi fácil. Sem nenhum problema. Como em qualquer outro lugar do mundo.

    ResponderExcluir
  36. Olá Claudia, tudo bem??
    Estou com viagem marcada para Abu Dhabi e Dubai. A pergunta clássica é, qual é o estilo de roupa que devo usar?
    Sei que Abu Dhabi é mais conservador...

    Beijos e obrigada,
    Carol.

    ResponderExcluir
  37. Carol,

    Usei roupas normais. Apenas evitei roupas curtas e apertadas. Nas mesquitas eles dão tudo que é necessário para vc entrar de maneira apropriada. Simples. Nos Emirados Árabes não são muito conservadores. Tem muito estrangeiro vivendo por lá. Eles estão acostumados com os hábitos diferentes e não reagem de modo complicado como em outros países vizinhos.

    Boa viagem.

    ResponderExcluir
  38. Olá,

    Soube que em dubai/abu dhabi as ruas não tem nome e que isso se torna um pouco confuso na hora de procurar no gps.. isso é verdade? Como procurar endereços como o do hotel e os principais pontos turísticos?
    É díficil achar estacionamento nos principais locais

    Muito obrigado =D

    ResponderExcluir
  39. Fabricio,

    Abu Dhabi não é muito grande. Fácil de circular. Estacionamento é tranquilo. Usei carro apenas para ir de Dubai à Abu Dhabi. Em Dubai não precisa carro. Há muitos taxis e com preço bom.

    ResponderExcluir
  40. Claudia, boa noite,
    Vou aos EUA em fevereiro de 2018 na semana do carnaval e farei um cruzeiro.
    Posso ir a DUBAI dois dias (sexta das 9h as 21h e sábado das 9h as 19h) e ABU DHABI (domingo das 8h as 18h30).Tem alguma outra dica? Frederico (Brasília-DF)

    ResponderExcluir
  41. Oi Claudia tudo bem? Gostaria de uma opinião: vamos fazer um tour de 1 dia em Abu Dabhi em cruzeiro.É possível fazer os principais passeios sem contratar um guia ou taxista na cidade? Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!