SHANGRI-LA BARR AL JISSAH, UM OÁSIS NA CAPITAL DE OMÃ



A cada viagem que faço só aumenta minha certeza de que um hotel que traduza a alma daquele lugar faz toda a diferença na experiência que vivemos. Pesquisei muito antes de ir ao Sultanato de Omã e acertadamente escolhi o Shangri-La Barr Al Jissah exatamente por refletir a essência da cultura árabe e por estar plantado entre as montanhas Hajar e o Mar de Omã, um lugar abençoado pela natureza, com 500 metros de praia fundamentais no calor desértico de Mascate.

Praia do Shangri-La Barr Al Jissah.

NO ALVO!

Acertei em cheio. Basta dizer que voltei encantada com a elegância do hotel que fica numa baía tranquila e idílica, numa área de proteção ambiental para desova de tartarugas marinhas. No dia em que cheguei fui brindada com o nascimento de uma grande família. Ainda havia, na areia, o rastro das tartaruguinhas a caminho do mar. Emocionante!

Área de proteção ambiental em Mascate.


AL BANDAR + AL WAHA + AL HUSN = SHANGRI-LA BARR AL JISSAH

No total, são 3 hotéis do grupo Shangri-La, um ao lado do outro. O Al Waha Hotel, chamado de “O Oásis”, é familiar, “kids friendly”. Já, o super exclusivo Shangri-La Al Husn é destinado apenas aos adultos, com piscinas e praias mais reservadas. Fiquei hospedada no luxuoso Al Bandar Hotel que lembra um vilarejo árabe com arquitetura inspirada na Velha Mascate, por isso é chamado de “A Cidade”. Super charmoso. Os três hotéis formam o Shangri-La Barr Al Jissah com aproximadamente 600 quartos. É um grande complexo.

Velha Mascate, fonte de inspiração na arquitetura do hotel.

Lamparinas árabes.

ONDE 

O complexo do grupo Shangri-La fica a 40 minutos do Aeroporto Internacional de Mascate  (que acabou de ser inaugurado e está um charme) e a 20 minutos do centro da cidade, o que é perfeito! Você vai ter a chance de relaxar num tremendo “oásis” pertinho de tudo mas ao mesmo tempo num paraíso particular.

O charme do Shangri-La Muscat.


HOSPITALIDADE OMANITA

A gentileza da recepção, ao chegar no hotel, foi a primeira impressão que ficou. Não só do staff do hotel como das pessoas que cruzaram meu caminho em Omã. Fui muito bem recebida por todos e me senti muito segura no país (que é considerado um dos mais seguros do mundo). Viajei apenas com uma amiga, sem a presença de uma figura masculina e isso não foi barreira em nenhum momento. Bem pelo contrário. Nos sentimos muito respeitadas, diferente de outros países árabes por onde passei. Ponto para Omã que já se destaca como um destino cobiçado no Oriente Médio.

A hospitalidade de Omã.

ANOTA A DICA: Na foto acima o motorista Salim Al Hassni que foi indicado pelo hotel para me acompanhar em Omã. Um rapaz muito gentil. Recomendo. Anota o contato: + 96892377920 e +96894476313 (Whatsapp - ele fala inglês).

SHANGRI-LA AL BANDAR

Al Bandar é o coração do resort. É o hotel que fica no centro. De um lado o familiar Al Waha e do outro o novo Al Husn.

Sua arquitetura arranca suspiros o tempo todo. O Al Bandar tem prédios em tons claros, da cor do deserto, em diversas alturas e com varandas charmosas, que abrigam seus 198 quartos e suítes. Os quartos têm decoração elegante e discreta ao melhor estilo árabe. Cama, lençóis e travesseiros excelentes. Banheiro moderno, amplo e conjugado com o quarto.

Tâmaras, frutas frescas e doces árabes estão sempre disponíveis na mesinha do quarto

Meu quarto no Shangri-La Al Bandar, Omã.

BREAKFAST TIME

Para começar bem o dia nada melhor do que um café da manhã dos deuses (quase nem gosto!). Os pães do Al Bandar são servidos ainda quentes. Muitos deles são feitos na hora num forno de barro. Só isso já ganhou meu coração. Mas, a variedade de opções é impressionante. Frutas, sucos, ovos, chás, bolos, comida chinesa e o que você imaginar! Sem falar na simpatia do atendimento.


Nada melhor do que um super café da manhã pro dia nascer feliz.

PODE ESCOLHER

Bons restaurantes não faltam no Shangri-La Barr Al Jissah. Você pode escolher entre cozinha italiana, indiana, mediterrânea, árabe... O destaque vai para os frutos do mar. Os peixes, vieiras, lagostas e ostras do hotel são fresquíssimos. Experimentei tudo isso num jantar delicioso e aprovadíssimo. Nas épocas mais frescas do ano é possível jantar em ambientes montados ao ar livre. Já, no forte do verão, um ar condicionado é indispensável. Os hóspedes do Al Bandar também podem optar pelos restaurantes do Al Waha Hotel. 


Al Bandar Lobby Lounge.

Lugares charmosos não faltam para jantar e curtir o fim do dia em grande estilo.


PRAIA OU PISCINA?

Além da praia de 500 metros onde você pode caminhar, praticar yoga, fazer caiaque, stand up paddle, mergulhar ou passear de barco, o hotel também tem várias piscinas, academia, o incrível CHI Spa, quadras de tênis, marina, uma vila omani, biblioteca. Mas, também dá para curtir um "dolce far niente". Quem não gosta? Um bom lugar para ler um livro ou simplesmente relaxar. 

Piscina?

Ou praia?

No final do dia, você vai encontrar os camelos do hotel passeando pela praia. A cara das arábias. 

Vilarejo local para você conhecer um pouco mais da vida no interior do país.

ENFIM

Foram três dias fantásticos em Mascate, a capital de Omã, no Shangri-La Barr Al Jissah. Como faz muito calor nesse país de clima desértico, o ideal é ficar hospedado num bom hotel com praia particular e aproveitar os horários mais frescos do dia para circular pela cidade e arredores. Gostei demais do que encontrei em Omã: hospitalidade, elegância, segurança, boa cozinha e muita beleza natural. É um belo país para quem quer ser apresentado a cultura árabe numa versão genuína, discreta, respeitosa e mais aberta.

Visite Omã. 
Uma bela surpresa que merece ser descoberta! 

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Olá, Camila!

    Amei seu relato e as fotos, cada uma mais linda!
    Se não se importar em dizer, quanto você gastou nestes 3 dias em Omã?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara,

      Tudo bem? Aqui é Claudia. Esse hotel é maravilhoso. E Omã é um país incrível. Sugiro que você entre no site do hotel para verificar tarifas atualizadas para a data em que você pretende visitar o país. Você vai amar.

      Beijo

      Claudia

      Excluir
  2. Claudia, o seu blog é o meu favorito para conhecer cidades mundo afora. Você é maravilhosa!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!