RUMO A POLINÉSIA FRANCESA


Chegou a hora de voltar ao paraíso. Fazia tempo que o Tahiti vinha colorindo e atiçando nossos sonhos. E lá vamos nós para um dos destinos mais românticos e azuis do mundo, a Polinésia Francesa.

Chegar lá não é das tarefas mais fáceis. É distante! Também não é um destino barato. Mas, certamente é um belo investimento em nome do amor e da felicidade. 

Bangalôs sobre a água, um sonho no Tahiti.

Desde que o capitão francês Louis-Antoine de Bougainville atracou no arquipélago, em 1768 e espalhou para o mundo que havia encontrado o "Jardim do Éden", o lugar passou a habitar o imaginário coletivo dos casais apaixonados.

É um privilégio poder desfrutar desse paraíso perdido, com alguém especial, em bangalôs sobre essa água azul cristalina.

Convido vocês a embarcarem com a gente nessa viagem.


TAHITI, A PORTA DE ENTRADA

Polinésia Francesa - chamada pelos locais de "Tahiti e suas Ilhas" - é formada por um conglomerado de 118 ilhas e atóis divididos em cinco arquipélagos paradisíacos, no Pacífico Sul (Ilhas da Sociedade - onde ficam as famosas ilhas Bora Bora e Moorea; Marquesas; Austrais; Mangarevas e Tuamotu).

De todas elas, apenas 12 ilhas têm infraestrutura para receber turistas. As outras são praticamente inabitadas e só podem ser alcançadas por embarcações particulares. É muito comum ver as pessoas chamando todo o arquipélago de Tahiti, embora esse seja o nome apenas da ilha mais conhecida.

A região se formou devido a grandes erupções vulcânicas e ocupa uma área gigantesca que equivale a metade do tamanho do Brasil. É enorme e longe de tudo. A Nova Zelândia é a vizinha mais próxima e está a mais de 4 mil quilômetros de distância. 

Sendo a ilha do Tahiti, a maior, a mais populosa (250 mil habitantes) e onde fica a sede do governo, ela serve como porta de entrada para qualquer viajante que vá a Polinésia Francesa. Sua capital é Papeete. E saiba com antecedência que a ilha não oferece grandes atrativos, além de um belo pôr do sol. Mas, como todos os voos internacionais chegam no aeroporto de Papeete (PPT) e geralmente em horários muito ruins, no final do dia ou de madrugada, é preciso dormir em Papeete para partir para as ilhas de sonho no dia seguinte. Então, já que está por ali, aproveite para dar uma circulada, conhecer o centro, comprar umas pérolas negras, ir ao mercado e comer num bom restaurante (indico Lotus, Coco ou Belvedere).

Mapa da Polinésia Francesa.

DICA: Tenho uma amiga que mora em Papeete e ela indicou uma pessoa de sua confiança para o transfer do aeroporto para o hotel e para todos os deslocamentos em Papeete com excelente preço. A motorista se chama Popô. Ela tem uma van e trabalha com a filha. O telefone dela é + 689 8771.1777

COMO CHEGAR NO PARAÍSO

Do Brasil, a melhor maneira de chegar ao Tahiti é de Latam via Santiago do Chile, saindo do Rio ou São Paulo. No entanto, a frequência dos voos Santiago - Papeete é semanal, apenas um voo por semana, saindo do Brasil aos sábados e do Chile aos domingos com destino a Papeete. O tempo de espera em Santiago costuma ser enorme, por isso é melhor passar a noite em Santiago e partir no dia seguinte. Não é uma operação simples. É difícil chegar ao paraíso. O retorno também é complicado. Sai de Papeete às terças feiras de madrugada rumo a Ilha de Páscoa, Santiago do Chile e finalmente Brasil. Ufa. Talvez fazer um pit stop em Ilha de Páscoa seja uma boa ideia para descansar do voo longo e aproveitar para conhecer um lugar diferente.

Também dê uma olhada nos voos da American Airlines via Los Angeles, em parceria com a Air Tahiti Nui e da Air New Zeland por Buenos Aires e Auckland. Eles são mais demorados, mas podem ser interessantes para você em termos de preço e conexões. Não custa nada se informar e comparar antes de bater o martelo.

O Tahiti é distante, mas vale cada minuto de voo.

COMO CIRCULAR PELAS ILHAS

Morea
é a ilha mais próxima do Tahiti e uma das mais visitadas. O melhor modo de chegar em Moorea é de Ferry Aremiti. Já, para as demais ilhas - Bora Bora, Huahine, Taha'a, Raiatea, Tetiaroa, Rangiroa, Tikehau, Fakarava, Manihi, Marquesas - os voos domésticos da Air Tahiti são a melhor opção. Esses deslocamentos não são muito baratos. Vale a pena comprar todos os voos num passe aéreo disponível no site da companhia.

PARA APROVEITAR O SOL


O ideal é conhecer a Polinésia Francesa numa época ensolarada. De maio a outubro é considerado inverno, ou seja, não costuma chover muito. A altíssima temporada é no mês de setembro, quando são férias escolares e as baleias jubarte estão na área. O verão vai de novembro a abril, essa época é mais chuvosa, e pode ter ventos fortes e furacões, especialmente em janeiro. As temperaturas ao longo do ano costumam ficar entre 20 e 30 graus.

Embarcação típica da Polinésia Francesa, piroga.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

É necessário ter passaporte com validade de seis meses além da data da visita e certificado de vacinação contra febre amarela (que teoricamente não é obrigatório mas tenho uma amiga que viajou sem o certificado e teve problemas na saída do Brasil). Brasileiros não precisam de visto se a permanência for de até 90 dias.

MOEDA

A moeda oficial é o Franco Polinésio, XPF. Prefira levar euros para trocar no Tahiti. Cartões de crédito são aceitos na maioria dos lugares. No entanto, quando for para as ilhas menores leve dinheiro. Cotação: 1 real vale 33 francos polinésios; 1 euro vale 119 francos polinésios.

MEU ROTEIRO DE 20 DIAS


Vamos nessa? 

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Acho que esta viagem é a preferida para lua de mel. Um paraiso inesquecível. Ja está na minha lista de desejos.
    Por enquanto vou te acompanhando aqui no site.
    Cheguei de Santiago na última semana, mas a prioridade foi o deserto de atacama. Um lugar que impressiona pela diversidade da naturezá também.
    Ótima viagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neiva,

      O Tahiti é realmente um sonho para os casais apaixonados. É um lugar idílico.

      O Chile é um país adorável. Também gosto muito.

      Que tal conjugar os dois na próxima viagem?

      Beijo

      Excluir
  2. Olá Claudia
    Adorava ter mais informação sobre Bora Bora e sobre Moorea, estou planeando uma viagem para lá.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Show hein Kau!!! Top five das tuas viagens, na minha humilde opinião kkkkk beijão e aproveitem!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas,

      Essa é top mesmo. Faz páreo duro com as Maldivas. Rs

      Beijosssss

      Excluir
  4. Claudia,

    Tô atenta a tudo e já amando as fotos do meu paraíso.

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andressa,

      Estou amando o seu paraíso.

      Obrigada por todas as dicas e pelo carinho.

      Beijosss

      Excluir
  5. Que bonito! Eu nunca vi fotos de polinésia, mas na verdade é que é um lugar bonito. É um lugar turístico ou unfrequented?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Max,

      Algumas ilhas são bastante visitadas como Moorea e Bora Bora. Outras ainda são pouco exploradas pelo turismo.

      Excluir
  6. gostaria de levar minhas filhas juntos, o que achas ? vale a pena? uma tem 14 e outra 8

    ResponderExcluir
  7. Oi Claudia .

    Gostaria de levar minhas filhas junto nesta viajem , o que vc me diz? uma tem 14 e a outra 8 anos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim.Vale muito a pena levar os filhos. O mar é espetacular, a estrutura dos hotéis é excelente e tem muita diversão para as crianças. Leve sim!

      Excluir
  8. olá! muito boa a sua publicação. Eu e minha mulher estamos planejando, gostaria de saber mais sobre as ilhas fora bora bora. Se são opções boas. Pois estou achado 20 dias muito, pois tem passagens que duram 8 dias também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto,

      Tem voos semanais. Voce pode ficar uma semana, duas, três... Quantas quiser. Eu fiquei 3 semanas e circulei pelas ilhas que citei acima. Entra pelo menu que tem todas as informações. As ilhas mais exclusivas são Tetiaroa e Bora Bora. As mais interessantes para mergulhar são Rangiroa, Taha'a e Tikehau. A mais movimentada é Morea. Se precisar mais alguma ajuda é só falar. Já fui duas vezes e tenho amigos em Papeete.
      Se quiser indicação de um agente local posso te indicar.
      Desejo ótima viagem.

      Excluir
  9. Queria muito ir pra Samoa,como faço?moro em Minas Gerais?BH?quero ir pra Samoa na oceania

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. Nalvinha

      Cada pessoa tem um modo de viajar. Tudo depende do padrão de hotel que você vai escolher e do tipo de restaurantes que gosta.
      O ideal é fazer uma consulta na internet para saber os preços atualizados ou consultar uma agência de turismo.
      Beijo

      Excluir
  11. Claudia, amei o post. Por favor, preciso demais de ajuda no planejamento. Vale a pena fechar por conta própria ou por agência? Fui para Mauritius na minha lua de mel por agência, gastei rios e nem foi tão top. Você esteve lá quando? Recomenda meados de maio? Obrigada! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thais,

      Eu programo minhas viagens sempre sozinha. O preço cai muito e faço exatamente o que quero, tendo o controle de tudo nas mãos. Há quem fique inseguro de fazer isso. Nesse caso, uma agência de sua confiança pode ajudar. Se você precisar de ajuda te dou o caminho das pedras. Mas estou indo viajar hoje e volto apenas dia 1 de maio. Se voc6e puder esperar duas semaninhas estou pronta para auxiliar.
      Beijo

      Excluir
  12. ei, já há alguns anos venho pensando em me mudar para alguma dessas ilhas, porém me preocupo bastante com meu emprego. Quer dizer... como vou viver lá? você pode me dizer com o quê eles trabalham???

    ResponderExcluir
  13. Olá Claudia, bom dia de Portugal

    Estive a ler a sua publicação, uma vez que estou a planear uma viagem à Polinésia para comemorar os aniversários pessoais meu e do meu marido (anos redondos). Gostei imenso da dica: "Tenho uma amiga que mora em Papeete e ela indicou uma pessoa de sua confiança para o transfer do aeroporto para o hotel e para todos os deslocamentos em Papeete com excelente preço. A motorista se chama Popô. Ela tem uma van e trabalha com a filha. O telefone dela é + 689 8771.1777". Uma vez que o meu plano é ficar 3 dias na ilha do Tahiti para conhecer a ilha - estava a pensar alugar uma viatura. No entanto será mais fácil por certo uma pessoa local que conhece melhor os caminhos para rentabilizar o tempo.
    Será possível a sua amiga do Tahiti enviar-me o e-mail da motorista????

    Agradeço-lhe antecipadamente bem como à sua amiga e o meu e-mail é acapinha@gmail.com

    Ana Maria Capinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Maria,

      O telefone está acima. Você mesma copiou entre aspas.
      Boa viagem.

      Excluir
    2. Olá novamente Claudia

      Obrigada pela sua resposta.

      Cumprimentos
      Ana Maria Capinha

      Excluir
  14. Sensacional o relato e a viagem Claudia! Parabéns....

    Eu sei que os preços variam muito de pessoas pra pessoa..
    mas gostaria de sua informação/dicas referente a valore gastos.

    É necessário fechar alimentação na hospedagem ou consigo comer fora ou preparar minha própria comida (mercado, etc).

    Eu pretendo passar pelo menos uns 15 dias, sou muito simples, gosta é do mar (snorkel, mergulhar).

    Agradeceria por sua opinião!!
    Abraço e parabéns pelo site... :)

    ResponderExcluir
  15. JOSE OVIDIO DOS SANTOS OLIANI24 de novembro de 2023 às 12:09

    Estou planejando um roteiro "exótico" para o próximo ano, mas pelas informações que obtive recentemente acho que não será totalmente possível... Em 2016 estive na Ilha de Páscoa e naquela época havia voos da Ilha para Papeete. Parece que no momento não há mais esse voo.
    Tenho parentes em Sydney, e o roteiro seria: São Paulo - Santiago - Ilha de Páscoa - Papeete - Sydney.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!