A DOBRADINHA GRAMADO E CAMBARÁ DO SUL


Gramado dispensa apresentações. É um dos lugares mais visitados da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul. E Cambará do Sul? Já ouviu falar? Já pensou nessa dobradinha? Conjugar Gramado e Cambará do Sul é perfeito. São lugares contrastantes, diferentes demais, mas que fazem uma bela dobradinha. Uma viagem perfeita para sair do lugar comum.

Gramado é uma cidade quase de bonecas. Um pedaço da Europa em pleno Rio Grande do Sul. Limpíssima, florida, organizada, segura, ótimos restaurantes, chocolates em profusão, hotéis charmosos para todo lado. Já, Cambará do Sul é rústica. Na verdade, a cidade em si não é a estrela do pedaço. Os arredores, sim. Pois, abrigam os espetaculares cânions Itaimbezinho e Fortaleza, um tesouro nacional.
Cânion Fortaleza.

Gramado fica a apenas 130 quilômetros de Porto Alegre. Para mim, a melhor opção para chegar é alugar um carro no aeroporto Salgado Filho. Também é possível subir a serra de ônibus da Citral saindo diretamente do aeroporto em vários horários. O trajeto leva menos de duas horas. Mas, carro dá muito mais independência.

Em Gramado vale ficar pelo menos três dias para:

  • caminhar pela rua Borges de Medeiros onde fica a Igreja de São Pedro, a rua Coberta e tem várias lojas bonitinhas para bisbilhotar 
  • comer muito chocolate (nas lojas Caracol, Planalto, Prawer, Lugano, Florybal), fondue (no Le Petit Clos), galeto, massas, pastéis...
  • caminhar pelo Lago Negro
  • visitar o Mini Mundo, o Mundo a Vapor, o Gramadozoo, o pórtico
  • dar uma esticadinha a Canela para conhecer a Catedral de Pedra, ir ao Parque do Caracol e comer uma torta de maça no Castelinho (melhor apfelstrudel do mundo!!!)
Castelinho.

Cambará do Sul fica a 125 quilômetros de Gramado, na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina. De Porto Alegre até lá são apenas 240 quilômetros. É um lugar para quem gosta de aventura e belezas naturais. Esse tesouro nacional ganhou fama depois de servir como cenário para a novela Chocolate com Pimenta, para o filme Anahy de las Missiones e para a minissérie A Casa das Sete Mulheres. Os paredões esculpidos pela natureza fazem a gente se sentir pequeno. Vez ou outra, as nascentes dos rios rumam para os desfiladeiros e caem na forma de cachoeiras incríveis.

Em Cambará do Sul também vale ficar 3 dias para conhecer:

  • Cânion Itaimbezinho
  • Cânion Fortaleza
  • Cachoeira dos Venâncios
  • Cânion Monte Negro
  • Cânion Malacara
  • Cânion Churriado

Cânion Itaimbezinho.

Lugares perfeitos para ficar hospedado com muito conforto são o hotel Casa da Montanha, em Gramado e o Parador Casa da Montanha em Cambará do Sul. Os dois pertencem ao mesmo grupo e tem serviço excelente.

Parador Casa da Montanha, Cambará do Sul.

Casa da Montanha, Gramado.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. A grande diferença na minha opnião é que Gramado tem atrativos artificiais que encantam, enquanto Cambará do Sul tem belezas naturais, como os cânions. Os dois municípios são relativamente próximos, e se completam em turismo. Vale a pena visitar.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!