MELHORES DICAS DA PRAIA DO ESPELHO


Estrategicamente posicionada entre Trancoso e Caraíva, a praia do Espelho figura entre as dez praias mais bonitas do Brasil. Muita gente faz um bate e volta corrido a partir das vizinhas animadas, mas o Espelho pede calma. É um destino perfeito para uma slow travel, ou seja, uma viagem mais lenta, contemplativa, conectada com as nuances da natureza e onde a prioridade é viver o sul da Bahia em vez de apenas ver.



Praia do Espelho.

DESCUBRA O BOROGODÓ DO ESPELHO

Também conhecida como Curuípe a praia do Espelho é um tesouro do sul da Bahia por ter um cenário que mescla coqueiros, falésias coloridas, um rio que desemboca no mar e piscinas naturais belíssimas que se formam entre os corais durante a maré baixa. Mas, basta a maré subir que a paisagem muda completamente. Os corais ficam submersos, as piscinas somem e a faixa de areia quase desaparece. É exatamente por isso que a praia do Espelho pede calma, você precisa entender essa metamorfose causada pela dança da maré para se apaixonar perdidamente. Portanto, consulte a Tábua de Maré.

Um verdadeiro espelho na maré baixa.

Quando a maré começa a subir a paisagem muda.

Além disso, a paz reina absoluta até as 10 horas da manhã quando começam a chegar os turistas dos arredores. Acorde cedo para curtir momentos de total tranquilidade, para ter a praia só pra você e não dispense de maneira nenhuma os espetáculos do nascer e do pôr do sol.

Explosão de cores na praia do Espelho.

O agito se concentra do lado esquerdo da praia, no sentido de Trancoso, exatamente onde se formam as piscinas naturais, numa faixa de areia de menos de um quilômetro. Depois das 15 horas, a praia do Espelho volta a sua habitual calmaria. Ver a lua cheia subindo no horizonte é outro momento mágico.

FUGINDO DA AGLOMERAÇÃO

Nas horas de mais movimento vale caminhar atrás de algum esconderijo e garanto que você vai se surpreender com os refúgios intocados que existem a alguns passos do centrinho nervoso da praia do Espelho. 

Para o lado esquerdo, sentido Trancoso, há uma sequência de praias belíssimas que pode ser percorrida a pé na maré baixa, apenas na maré baixa pois as passagens se fecham quando o mar sobe. Mais uma vez sugiro que consulte a Tábua de Maré para ter acesso a essas praias sem passar aperto.

Praia dos Amores.

A praia dos Amores, também chamada de Setiquara, é a primeira delas. Uma praia deserta, pequenina, coladinha no Espelho e cercada de falésias lindas.

A seguir vem a praia do Outeiro, mais extensa do que a anterior, mais arborizada, com menos falésias e de onde se pode subir até o Mirante do Espelho por uma escadaria que conduz ao Condomínio do Outeiro. É onde Gisele Bündchen costuma ficar hospedada. O visual que se tem lá do alto é espetacular.

Praia do Outeiro vista do alto.

Outro ângulo da praia do Outeiro.

Jacumã é a praia seguinte. Bem deserta. Apenas pescadores e alguns raros condomínios quebram a solidão da caminhada. 

Jacumã.

Piscinas naturais de Jacumã.

Dali, continue até o Rio dos Frades e você vai se deslumbrar com os bancos de areia que se formam quando o rio encontra o mar. 

A caminhada da praia do Espelho ao Rio dos Frades tem ao redor de 5/6 quilômetros. É imperdível, a paisagem muda a cada curva. 

Rio dos Frades.

Se quiser ir mais longe dá para atravessar o Rio dos Frades de barquinho e depois de 12 quilômetros, passando pelas praias de Itaquena. Patimirim, Itapororoca, Rio Verde, Coqueiros e Nativos, você estará em Trancoso. É para quem tem muita disposição. Não encarei o desafio.

É possível ir andando da praia do Espelho até Trancoso, mas a caminhada é longa.

SINTA-SE EM CASA

Se até pouco tempo atrás algumas pessoas escolhiam o hotel sem dar muita atenção à experiência e à hospitalidade, dizendo que queriam apenas um lugar para dormir e tomar banho, isso mudou com a pandemia. Se sentir seguro tendo protocolos de higiene confiáveis para viver momentos marcantes passou a ser prioridade.

Escolher um hotel acolhedor, pé na areia, que respeite o meio ambiente, que inspire segurança, que opte por informatizar check in, pedidos de restaurante, check out e que tenha funcionários gentis fará toda diferença nesses tempos delicados pelos quais estamos passando.

Na Pousada Bendito Seja vivi dias de tranquilidade e ouvi relatos de hóspedes satisfeitos por terem feito uma escolha consciente em relação ao hotel. Mesmo durante a pandemia, a propriedade vem testemunhando boa ocupação e mostra claramente o cuidado com relação a limpeza. A pousada tem apenas 11 suítes que se abrem para os jardins, com ótima ventilação natural. Cada uma delas é inspirada em uma cor, tem decoração romântica, conexão com a simplicidade e com o bem-estar. Nas áreas comuns é evidente o bom gosto da proprietária Tetê, com móveis garimpados em antiquários e artesanato que valoriza a cultura local. No jardim interno, um Buda cercado por samambaias é a grande estrela. A espiritualidade paira no ar. A Pousada Bendito Seja é um lugar que faz com que todos se sintam em casa.

Pousada Bendito Seja.

Um lugar repleto de paz.

Também fiquei hospedada alguns dias no hotel boutique Maion. Depois de uma grande reforma, ele abriu as portas onde havia a Pousada do Baiano. Tem 13 suítes divididas em 4 alturas num terreno que vai do nível do mar ao alto do morro. A cor branca domina os ambientes projetados pelo arquiteto Marlon Gama e as referências indígenas fazem conexão com a comunidade Pataxó. Opte por uma acomodação nos níveis mais baixos para evitar a escadaria. O bar e a cozinha do hotel são muito bons. Peça algum drink como o Amelie Poulin ou o Coconut Bahia enquanto curte o sol no extenso gramado em frente à praia que ganhou gazebos, redes e pufes. Não deixe de provar a burrata fresquíssima fornecida pela fazenda Trevo dos Búfalos, em Arraial d’Ajuda. O Maion recebe famílias com crianças, é pet friendly e aceita reservas para day use.

Jardim do Maion Hotel Boutique.

Varanda da suíte ao nível do mar no hotel Maion.

Outras pousadas simpáticas que visitei mas não fiquei hospedada foram a Cala e Divino com 8 acomodações que remetem a Santorini, num ponto tranquilo da praia onde o rio encontra com o mar; a Enseada do Espelho com apenas 4 acomodações guardadas pela mascotinha Flô, uma arara linda que vive solta nas árvores; e no alto da falésia ficam as pousadas Outeiro e Brisas do Espelho ideais para quem não se importa de subir e descer as falésias para encontrar o mar. 

  
Na primeira foto pousada Cala e Divino e na segunda a arara Flô.

RUMO A PONTA DE JUACEMA

Basta caminhar da praia do Espelho para o lado direito, no sentido Caraíva, e o cenário vai ficando cada vez mais deserto e selvagem. Continue andando pela falésia e depois de 4 quilômetros (3 km à beira-mar + 1 km pela falésia) você vai se deparar com um tesouro guardado a sete chaves: a Ponta de Juacema.

Ponta de Juacema.

Sabe aquele lugar onde a natureza pediu para ser bonita e abusou? Pois, assim é a Ponta de Juacema. Uma enseada belíssima, de mar calmo, cercada pelos paredões gigantes de uma falésia onde Ulisse Baggi - um italiano que hoje já se considera brasileiro - construiu sua morada há 40 anos quando o único acesso à fazenda era pelo mar. Recentemente passou a receber hóspedes privilegiados em 5 bangalôs, sendo um deles, o bangalô Ísis, nomeado em homenagem à Ísis Valverde que é vista com frequência na Fazenda Ponta de Juacema. 

Os bangalôs da Fazenda Ponta de Juacema ficam num coqueiral sobre a falésia.

As acomodações são espaçosas, isoladas e mergulhadas numa natureza intocada.

Não há nada mais exclusivo nessa região. Um verdadeiro oásis de sossego sobre a falésia, no meio de um coqueiral emoldurado por belos jardins tropicais projetados pelo próprio Ulisse. Para completar a experiência, a fazenda tem um restaurante delicioso, todo aberto, onde os hóspedes podem fazer as refeições, além de redário, espreguiçadeiras, balanço e bons papos com o anfitrião que faz seus hóspedes se sentirem em casa. Um lugar mágico, de energia forte, que hipnotiza o olhar.

  
A fazenda-hotel Ponta de Juacema é um esconderijo secreto no sul da Bahia.

Da Ponta de Juacema é fácil chegar caminhando em Caraíva. São 6 quilômetros passando por duas lagoas, pela praia do Satu, praia do Camarão e finalmente uma pequena travessia de canoa para chegar em Caraíva.

Um super refúgio no sul da Bahia.

A “SUA” ÉPOCA IDEAL

A melhor época para ir ao sul da Bahia pode ser diferente para cada pessoa. Há quem prefira a baixa temporada, quando o sossego é maior e o valor das diárias menor, mas há quem goste de mais movimento. Alguns preferem calor, outros temperaturas mais amenas. Portanto, o que é bom para um não é necessariamente o ideal para o outro. 

Quanto à temperatura, a Bahia é  boa pedida o ano todo, sendo que o período mais frio vai de junho a agosto, quando os termômetros ficam entre 20 e 280C. Nos demais meses a média gira ao redor dos 300C. Chuvas mais intensas ocorrem de novembro a março, sendo novembro o mês mais chuvoso. Janeiro e fevereiro costumam ser os meses mais cheios e mais inflacionados por coincidir com as férias escolares, réveillon e carnaval.

Mas há um detalhe que vale para todos. A relação da lua com a maré. As piscinas naturais que dão fama à praia do Espelho e seus arredores se formam nos momentos de maré baixa, especialmente nas luas CHEIA e NOVA, quando as variações da maré são mais intensas e as piscinas ficam mais bonitas. Quem faz um bate e volta num momento de maré alta, num dia nublado e de ventos fortes, realmente terá dificuldade de entender o motivo da praia ser considerada uma das mais bonitas do país. 

Entre no ritmo da maré e desacelere para viver o melhor da Praia do Espelho.

ENFIM...

Não tenha pressa. A praia do Espelho e seus arredores merecem calma para que sejam degustados como merecem. O sul da Bahia é um sonho! Perfeito para desacelerar e relaxar. Estique até Trancoso, Ponta de Juacema, Caraíva e Corumbau. Viaje pelo Brasil. 

Você vai se encantar com as paisagens espetaculares do sul da Bahia.

LEIA TAMBÉM 

CASA DE PERAINDA E A ARTE DE BEM RECEBER

O MELHOR DE ITACARÉ

KA BRU TRAZ A GRÉCIA PARA A BAHIA 

CASA DOS ARANDIS, UM REFÚGIO DE PAZ NO SUL DA BAHIA

Booking.com

Compartilhe:

Comentários

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Obrigada!