ONDE COMER EM TIRADENTES


Desde que foi criado o Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, a culinária virou estrela na charmosa cidade colonial mineira e comer bem ficou fácil naquelas ruelas lindas. O evento foi criado em 1998. De lá para cá, nas duas últimas semanas do mês de agosto, excelentes chefs de cozinha se reúnem todos os anos para fazer um tremendo barulho no calendário gastronômico do país.

Indico abaixo os meus cantinhos favoritos para almoçar, jantar, tomar um café e beliscar aquele docinho mineiro.

Os doces mineiros são deliciosos e famosos.

RESTAURANTES LEGAIS PARA O ALMOÇO

Virada's do Largo. A casa da Beth Beltrão é minha escolha número um em Tiradentes para o almoço. Digo para o almoço, pois assim dá tempo de fazer a digestão ao longo do dia. Tenho certeza de que você vai comer muito. As caçarolas da Beth servem uma das melhores cozinhas mineiras que já experimentei. Tudo é feito com carinho e muito capricho. Ela usa ingredientes da região como ora-pro-nóbis e taioba, os quais planta ali mesmo. Tudo que você pedir é bom. Os pratos tem nomes divertidos. Endereço: Rua do Moinho, 11. Telefone: (32) 3355.1111. Abre diariamente do meio dia as 22 horas.

Comida mineira imperdível da Beth Beltrão, Virada's do Largo

Estalagem do Sabor. Cozinha mineira caprichada, com ingredientes bem tradicionais. O torresmo é perfeito. Arrisco dizer que foi o melhor que comi na cidade. Além disso, o almoço é divertido com o atendimento do garçom mais engraçado de Tiradentes. Marcílio é uma figura ímpar. Seu bordão "vai nessa" conquista a todos. Abre diariamente das 11 as 19hs. Endereço: rua Ministro Gabriel Passos, 280. Telefone: (32) 3355.1144.

Torresmo da Estalagem do Sabor.

Villa Paolucci. Em uma fazenda em estilo colonial a 300 metros do centro histórico, Luiz Ney, um médico obstetra, que entende muito de cozinha e de vinhos, serve aos sábados, às 14 horas, um leitão à pururuca super badalado, numa pérgula à beira do lago. O leitão já ganhou fama pelo mundo todo. Até em Portugal já foi super elogiado. Tem que reservar com antecedência: (32) 3355.1350. Endereço: Rua do Chafariz, sem número. www.villapaolucci.com.br


Luiz Ney preparando seu leitão à pururuca. 

Bar do Celso. O restaurante de toalhas quadriculadas, na Praça das Forras, é boa opção para uma comidinha mineira simples e sem frescura. Os pratos mais tradicionais da casa são a galinha ao molho pardo e o tutu de feijão. Muito farto e com bons preços. Mas, como muitos estabelecimentos da cidade, não aceita cartões, apenas dinheiro ou cheque. Endereço: Largo das Forras, 80. Telefone: (32) 3355.1193

E QUANDO DER AQUELA VONTADE DE UM DOCE MINEIRO...

FLOR DE LOTUS. Tem doces mineiros de todo tipo: cristalizados, compotas, doce de leite, bala de coco, goiabada...  além de pimentas, cachaças e outros produtos. Tem dois endereços na cidade. Um deles na rua dos Inconfidentes 285 e outro na rua Min. Gabriel Passos, 80.

DOCE DIFERENÇA. Lugar simpático para tomar um café com uma bela torta. O legal é que a doçaria fica dentro de uma loja de artesanato comandada por Cyro e Maria Cristina que produzem muitas das peças que comercializam. O endereço é rua Ministro Gabriel Passos, 262, Centro Histórico.

ÓTIMOS LUGARES PARA JANTAR

Tragaluz. É um dos restaurantes mais charmosos e concorridos de Tiradentes. Tem ambiente acolhedor e romântico, com iluminação a luz de velas. Mas, fique esperto pois ele é concorridíssimo. Tentamos uma reserva assim que chegamos na cidade, por indicação da amiga Roberta Sudbrack e não conseguimos. Eu queria muito ter experimentado a goiabada frita, uma sobremesa que já foi citada até no NY Times. Vai ficar para a próxima. Endereço: Rua Direita, 52. Telefone para reserva: (32) 3355.1424

Interior do restaurante Tragaluz.

Angatu, de cozinha brasileira contemporânea. Pratos muito bem apresentados, mas confesso que não me apaixonei pelo que experimentei. O destaque maior fica por conta do café coado na hora servido com um canudo de doce de leite. Rua da Cadeia, 38. Reservas pelo telefone: 32 99903.5734 www.angatutiradentes.com

Café do Angatu.

Atrás da Matriz. Como o próprio nome diz, ele fica atrás da Matriz. É indicado para quem quiser comer um bom bacalhau ou uma pizza. Endereço: Rua Santíssima Trindade, 20. Telefone: (32) 3355.2150

Pacco & Bacco. Esse restaurante mistura culinária francesa com ingredientes tradicionais mineiros. O resultado é muito bom. A carta de vinhos é um dos destaques da casa que fica num casarão na rua Direita 166, ao lado do Tragaluz. Telefone para reservas: (32) 3355.1136.

Restaurante Pacco & Bacco.

Santíssima Gula. Esse foi outro restaurante muito bem indicado, mas que não tive tempo de experimentar. A chef Nancy usa produtos locais em pratos sofisticados numa proposta de menu degustação com antepasto, entrada, prato principal e sobremesa. É para comer sem pressa. Endereço: rua Padre Gaspar, 343. Telefone: (32) 3355.1162.

Comer bem em Tiradentes é muito fácil
Vá sem medo. Lugar perfeito para um final de semana. 

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Oi!
    Adorei esse artigo. Esse festival deve ser magnífico! As coisas feitas com carinho e com requinte. Essas ruas lindas. Tenho de visitar o Brasil. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiradentes é um lugar especial.
      Passe um final de semana por lá.
      É adorável.
      Abs

      Excluir

Deixe seu comentário. Obrigada!