SEVILHA, DE FÍGARO A GAME OF THRONES


Fígaro lá, Fígaro cá... Certamente você já ouviu falar no simpático-fofoqueiro Fígaro, o barbeiro de Sevilha, personagem da mais importante ópera de Rossini interpretada pela poderosa voz de Pavarotti. Mas ele está longe de ser o único cartão-postal-arte da encantadora capital da Andaluzia. A ópera Carmen de Bizet, a lenda de Don Juan de Marco, e mais recentemente Star Wars II e Game of Thrones também tiveram Sevilha como inspiração.

Muito fácil de entender.

Painel de azulejos no bairro de Triana.

Além da cidade ser extremamente fotogênica, ela reflete tudo aquilo que mora no nosso inconsciente coletivo quando a Espanha entre em cena. Touradas, trajes elegantes, cores vibrantes, flamenco, castanholas, tapas, sangria, herança moura, prédios em estilo mudejar. Sevilha traduz a pluralidade da Espanha com força seja na arte, na arquitetura, na cultura ou na gastronomia.

Três ou quatro dias são o tempo ideal para descobrir os encantos de Sevilha, a quarta maior cidade espanhola. Ela é cortada pelo rio Guadalquivir que durante as Grandes Navegações teve importante papel ao conectar a Europa com o Novo Mundo. Hoje o rio traz um ar bucólico a Sevilha e separa o centro histórico do bairro de Triana, berço do Flamenco.

O rio Guadalquivir corta Sevilha e desemboca no oceano Atlântico.

Sevilha é belíssima e sua história foi costurada pelas sucessivas ocupações e invasões de fenícios, cartagineses, romanos, vândalos, visigodos, judeus e principalmente dos mouros, que dominaram por aproximadamente oito séculos e deixaram suas marcas entranhadas. Uma das heranças mais simpáticas desse período são as tantas laranjeiras plantadas pelas ruas e nos pátios dos palácios. A sedução está no ar com um perfume de flor de laranjeira inconfundível.

As laranjeiras dão charme especial a Sevilha. 

O centro medieval de Sevilha é relativamente pequeno e pode ser percorrido a pé facilmente. Sugiro começar pela Plaza del Triunfo que abriga um conjunto de construções catalogadas como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, desde 1987: a catedral, o Real Alcazar e o Arquivo das Índias.

Na avenida de la Constituicion você encontrará o Arquivo das Índias e a Catedral.

CATEDRAL DE SEVILHA

A Catedral de Santa Maria da Sede é uma das obras arquitetônicas mais importantes do complexo histórico por ser o maior templo gótico do mundo, a terceira maior catedral do mundo e por ostentar ainda hoje a torre La Giralda, um legado árabe que resistiu bravamente ao tempo e a um terremoto em 1356. A torre de 94 metros era o minarete da antiga mesquita construída durante a dinastia Almoada. Nos séculos seguintes, depois da conquista católica, o minarete foi transformado no campanário de uma igreja. No topo foi acrescida uma escultura que gira com o vento chamada de Giraldillo. Suba na torre pelas rampas construídas para levar o sultão a cavalo, não há escadas. Como recompensa você terá uma bela vista da cidade. Ao descer visite o interior da catedral que guarda a Tumba de Cristovão Colombo e tem belas obras de Murillo, Goya e outros artistas nas tantas capelas. Não deixe de fora o Pátio de los Naranjos, onde há cinco fontes que serviam para a limpeza dos muçulmanos antes de entrar na mesquita, cercadas por um jardim com 60 laranjeiras. Compre antecipadamente pela internet os tíquetes de entrada pois as filas são imensas. O mesmo vale para o Alcazar, a poucos metros da catedral.

Interior da Catedral de Santa Maria da Sede. 

DICA: Tome um drinque no final do dia no rooftop do hotel EME e terá La Giralda bem à sua frente.

La Giralda vista do rooftop do hotel EME.

REAL ALCAZAR

O Real Alcazar é o palácio real mais antigo da Europa ainda sendo usado. Tem mais de mil anos e é o local onde a Família Real fica hospedada quando vai a Sevilha.

Interior de um dos salões em estilo mudejar do Real Alcazar de Sevilha.

Na verdade é um complexo de palácios e jardins construídos em diferentes épocas, a partir do século X quando o rei cristão Pedro de Castilho ordenou a edificação de um palácio em estilo mudejar – que mistura elementos islâmicos e detalhes renascentistas - sobre uma fortaleza muçulmana destruída pelos cristãos quando reconquistaram Sevilha. Do palácio islâmico original pouco sobrou, apenas a muralha e o Pátio del Yeso.

Patio del Yeso, Real Alcazar de Sevilha. 

Entre pela Puerta de Leon e não tenha pressa. Saiba que o Real Alcazar é imenso e maravilhoso. Tanto que serviu como locação para Game of Thrones. Você vai dar de cara com o reino de Dorne e o Palácio da Casa Martell. Ali ficção e realidade se encontram. Explore os jardins do Alcazar, a Fonte de Mercúrio e a galeria subterrânea com os Baños de Maria de Padilla que também aparecem no seriado.

Baños de Maria de Padilla, no Real Alcazar de Sevilha. 

Fonte de Mercúrio, no jardim do Real Alcazar de Sevilha.

DICA: Recomendo que contrate um guia para circular no primeiro dia por Sevilha. Javier me foi indicado por uma amiga nova-iorquina super fashion que trabalha na revista Vogue e estava na cidade à trabalho. Adorei a indicação e compartilho com vocês o telefone desse guia gentilíssimo que fala várias línguas, inclusive português e responde rapidinho pelo WhatsApp é + 34 636 990 912. Ele inclusive comprou meu ingresso para o Real Alcazar e agilizou o dia.

Jardins do Real Alcazar com a torre La Giralda ao fundo.

ARQUIVO DAS ÍNDIAS

O Arquivo das Índias guarda um grande acervo de mais de 43 mil documentos relacionados aos descobrimentos e colonizações das Américas durante as Grandes Navegações. O prédio renascentista foi construído em 1785 pelo Rei Carlos III. Vale a visita.

Arquivo das Índias, sem filas e com belo acervo.

Calçada do Arquivo das Índias e ao fundo a catedral.

BAIRRO DOS JUDEUS

Ao sair do complexo formado pelo Arquivo das Índias, pelo Real Alcazar e pela catedral você estará na entrada do velho bairro de Santa Cruz habitado pelos judeus na Idade Média. É um lugar pitoresco, animado, cheio de lojinhas, bares de tapas e restaurantes descontraídos. Para comer bem recomendo o divertido Las Teresas, o tradicional Oriza, o estrelado despretensioso La Azotea, a bodega Santa Cruz e o italianinho San Marco num antigo banho árabe do século XII.

Lulas do restaurante La Azotea no bairro dos judeus.

San Marco vale pelo salão dos banhos árabes. 

Perca-se pelos becos labirínticos da juderia e você encontrará belos prédios restaurados como o Ayuntamiento (prefeitura), a Casa de Pilatos de arquitetura andaluza e o Hospital de Los Venerables, um antigo asilo para padres que hoje é um centro cultural. Praças e jardins lindos também não faltarão. Sente-se quando quiser descansar na Plaza Santa Cruz, Plaza del Salvador, Plaza del Triunfo, Plaza Virgen de los Reyes ou nos Jardins de Murillo. Também observe um beco chamado Callejón del Água ou Rua da Água por onde passavam os dutos de água que abasteciam o Real Alcazar.

Ruela do bairro dos judeus, em Sevilha.

As praças e jardins são muito convidativos.

ÀS MARGENS DO RIO GUADALQUIVIR

Ao sair do centro histórico pela avenida Cristina, vá até o calçadão que acompanha o rio Guadalquivir. Ele sempre teve força na trajetória da cidade pois testemunhou muitos acontecimentos históricos. Você verá a Torre del Oro que antigamente fazia parte da muralha de defesa da cidade e era ligada ao Real Alcazar. Ela foi construída em 1220 como um mirante. Serviu como depósito de pólvora, capela, prisão, serviço portuário e hoje é o Museu Naval. O nome “ouro” não se sabe bem ao certo de onde vem. Talvez dos azulejos dourados que havia no seu interior ou dos tesouros provenientes das Américas que desembarcavam ali. A torre faz referência ao passado numa curva do rio cheia de prédios modernos. Esses contrastes são incríveis.

Do lado esquerdo do rio o centro histórico e do lado direito, o bairro boêmio de Triana. 

O charme de Triana. 

Torre del Oro, Sevilha.

Cem metros adiante, ainda na beira do rio está a Plaza de Toros de la Maestranza. A arena foi construída em 1761 para abrigar 13 mil espectadores e é considerada uma das mais bonitas da Espanha. Apesar de muito contestadas, as touradas continuam acontecendo em temporadas anuais. É o tipo de entretenimento que não faz mais sentido nos dias de hoje. Caso seja do seu interesse dá para fazer uma visita guiada à arena e ao museu para conhecer um pouco mais sobre esse universo. Game of Thrones também teve cenas da luta de Meereen rodadas ali.

Plaza de Toros de la Maestranza, Sevilha. 

Atravesse o rio pela Ponte Isabel II e vá até o bairro de Triana, berço do flamenco e um dos bairros mais autênticos de Sevilha. Nessa região, se por um lado falta a imponência dos monumentos históricos, por outro sobra personalidade nos bares cheios de música e gente. A Casa Anselma, por exemplo, é concorridíssima. As noites em Triana são sempre animadas. Para shows mais tradicionais-turísticos vá ao Centro Cultural Flamenco Casa de la Memoria e ao Museo del Baile Flamenco.

Bairro de Triana.

DO ANTIGO AO NOVO

Sevilha passeia do velho ao novo com facilidade. É sensacional bater os olhos na gigantesca passarela de madeira super moderna suspensa a 26 metros de altura. Ela serpenteia por 150 metros. É o Metropol Parasol, conhecido como Las Setas. A enorme estrutura no formato de um cogumelo foi inaugurada em 2011 e seus mirantes garantem ótima vista da cidade.

 A maior estrutura de madeira do mundo Metropol Parasol, Las Setas, em Sevilha.

HOTEL ALFONSO XIII

Recomendo que fique hospedado no aristocrático hotel Alfonso XIII, no centro histórico, a alguns passos da Plaza del Triunfo. Além da localização maravilhosa, ele foi construído em 1920 para receber os nobres na época e continua sendo um ícone de elegância em Sevilha. Reserve um quarto de decoração moura para mergulhar no tempo. Os restaurantes do hotel são deliciosos, um deles fica no pátio interno que tem uma fonte cercada por laranjeiras e o delicioso Ena perfeito para curtir o entardecer. 

O charme do quarto do hotel Alfonso XIII.

Pátio interno com restaurante no hotel Alfonso XIII.

Perto do hotel fica o prédio da Universidade de Sevilha onde funcionava a fábrica de tabacos que inspirou Bizet a compor a ópera Carmen. Caminhe mais alguns passos e você chegará ao Parque Maria Luiza onde está a belíssima Plaza de España construída para sediar a Exposição Iberoamericana de 1929.

Fachada da Universidade de Sevilha.

PLAZA DE ESPAÑA

A praça é encantadora. Foi projetada pelo arquiteto Aníbal Gonzalez em formato de semicírculo, respeitando o estilo mudejar. No centro, o grande prédio com altas torres, varandas e arcadas é decorado com cenas regionais reproduzidas em azulejos de cerâmica, além de ter uma fonte e um lago artificial onde se pode passear de barquinho. É tão fotogênico que serviu como cenário para Lawrence das Arábias, Star Wars e Ataque dos Clones.

 A belíssima Plaza de España.

   
No exterior, sacadas decoradas com uma guirlanda de arcos.

Cada região da Espanha é representada com um painel de azulejos.

O parque é cercado por jardins lindos onde há bons museus. Recomendo visitar o Museu de Arqueologia e o de Arte e Costumes Populares, que ficam frente a frente.

 O Museu de Arqueologia é uma preciosidade.

Exatamente em frente fica o Museu de Arte e Costumes Populares.

O MELHOR DE SEVILHA

Catedral de Santa Maria da Sede e a torre La Giralda
Real Alcazar
Arquivo das Índias
Plaza de Espanha
Museu de Arqueologia
Bairro dos Judeus
Plaza de Toro
Espaço Metropol Parasol, passarelas modernas conhecidas como Las Setas
Show de Flamenco – Bairro de Triana
Caminhar às margens do rio Guadalquivir e passar pela Torre de Oro
Basilica de la Macarena
Muralhas e Puerta de La Macarena
Iglesia de San Gil

BONS RESTAURANTES

Oriza
Kivir
Las Teresas
La Azotea
Bodega Santa Cruz
San Marco
Canabote
Tradevo
Casa Robles
Ena by Carles Abellan no hotel Alfonso XIII

Tapas do restaurante Kivir.

ONDE FICAR HOSPEDADO

Hotel Alfonso XIII (RESERVE AQUI), um clássico, muito bem localizado. Rua San Fernando 2.

EME Catedral Hotel (RESERVE AQUI), moderno e intimista, exatamente em frente a torre La Giralda. Rua Alemanes 27.

Gran Meliá Colon (RESERVE AQUI), o hotel que hospeda os toureiros e pertence ao seleto grupo The Leading Hotels of the World. Rua Canalejas 1.

 Piscina no rooftop do Gran Meliá Colon.

COMO CHEGAR

De Madri são menos de 3 horas de trem. Vale fazer um pit stop em Córdoba.
De Barcelona é melhor fazer esse trecho de avião em aproximadamente 1 hora.

MELHOR ÉPOCA

Sevilha costuma ser bem quente no verão, especialmente nos meses de julho e agosto, além de ser altíssima temporada. Um período que vale evitar. Os melhores meses, com temperatura mais amena são março, abril, maio, junho, setembro e outubro. De novembro a fevereiro faz um pouco mais de frio, mas nada que atrapalhe. No inverno a temperatura costuma ficar entre 5 e 10 graus.

BATE E VOLTA

Aproveite para fazer um bate e volta a Ronda.

ENTÃO...

 Garanto que Sevilha vai te encantar. Ela mostra as raízes da Espanha com muita personalidade.

Inclua Sevilha no seu roteiro a Espanha.

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Sevilha está nos meus sonhos. Essa matéria me deixou ainda com mais vontade de conhecer.
    Parabéns! Muito bom.
    Beijos
    Anna

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!