LUCCA, UMA PEQUENA GRANDE CIDADE

Por Claudia Liechavicius

A Itália é realmente cheia de surpresas agradáveis. Assim é Lucca, na região noroeste da Toscana. À primeira vista, parece uma cidade pequenina. Mas, basta atravessar suas muralhas ainda tão bem preservadas e começar a caminhar que logo se entende porque tantas bicicletas circulam por ali. Suas ruelas medievais, de traçado aparentemente regular, guardam labirintos complicados. É preciso arranjar um mapa logo ao chegar, além de manter a atenção e ter disposição para andar (ou pedalar). Assim fica fácil desvendar os mimos arquitetônicos que Lucca guarda com tamanho cuidado. Afinal, cinco quilômetros de muros de pedra foram construídos no século XVI para proteger a cidade que felizmente não se envolveu em nenhuma batalha. E, por isso, mantém intacto o traçado da antiga colônia romana fundada em 180 a.C.


Ande, ande e ande pelas ruas de Lucca. A cidade é muito simpática. Se preferir alugue uma bicicleta pois, carros quase não entram no centro histórico. Apenas, alguns taxis circulam.

Caminhe sem pressa pelas ruas de Lucca que subitamente gratas surpresas aparecem. A começar pela Igreja San Michele in Foro. Foi construída onde havia um antigo Foro Romano e exibe uma fachada muito interessante feita em três fileiras de colunatas trabalhadas, com decoração predominantemente pagã.

Pelas frestas das ruelas de Lucca de repente surgem preciosidades arquitetônicas, como a igreja San Michele in Foro.

À primeira vista surge uma dúvida. Será uma igreja? Ela não ostenta imagens nos padrões convencionais. Apenas a figura alada de São Miguel indica tratar-se de uma igreja.

Pertinho dali fica a Casa di Puccini. Ali nasceu o grande compositor Giacomo Puccini e algumas das óperas mais populares do mundo, entre elas La Boheme e Turandot. A casa foi transformada em um pequeno museu que mostra retratos do grande mestre, esboços de figurinos e seu último piano.

Puccini é um dos filhos ilustres da cidade de Lucca.

Seguindo pela Via Filungo, principal rua comercial de Lucca, chega-se ao Anfiteatro Romano. Por muito tempo cortiços ocupavam o centro da praça, até que em 1830 o local foi esvaziado pelos governantes e então, sua forma original se revelou deixando transparecer um rico legado romano. Os portões baixos, em forma de arco sinalizavam o local por onde as feras e os gladiadores entravam na arena. É um ponto imperdível da cidade.

Várias lojinhas ocupam o lugar por onde, antigamente, as feras entravam no anfiteatro para se defrontar com gladiadores.

Anfiteatro Romano de Lucca visto do alto. É interessante observar a presença de uma arena cercada de casas.

A catedral de Lucca - San Martino - foi construída aos poucos. Primeiro foi feito o campanário, em 1060 e muitos anos mais tarde foi finalizada. Por isso, tem um aspecto assimétrico, em estilos diferentes.

O Tempietto da catedral de San Martino traz imagens belíssimas esculpidas em mármore.

Outra igrejinha linda é a Basilica di San Frediano que fica na Piazza del Collegio a alguns passos do Palazzo Pfanner.

A Basilica di San Frediano é pequenina e muito graciosa.

Já, o Palazzo Pfanner ostenta um dos jardins clássicos mais bonitos da Toscana, com uma enorme quantidade de estátuas barrocas de deuses da mitologia romana. No salão principal do prédio, uma exposição mostra trajes usados pelos nobres nos séculos XVIII e XIX, muitos deles em seda - tecido nobre que colocou Lucca em destaque.


Estátuas barrocas no jardim do Palazzo Pfanner.


Um detalhe curioso da cidade é a Torre Guinigi que pode ser avistada de longe ornada por pequenos carvalhos que insistem em crescer num local tão inusitado e pouco provável - no topo da torre. O líder da nobre e poderosa família que governou Lucca no início do século XV - Paolo Guinigi - construiu uma grande villa renascentista e um dos principais legados desse período para a cidade foi a Torre Guinigi. O ingresso para subir na torre e garantir vistas lindas de Lucca custa 3.50 euros. Mas, prepare-se para subir muitos degraus...

No topo da torre: carvalhos!


Lucca vista de Torre Guinigi.
.

Lucca é um charme. E além disso, tem boa fama pelas suas escolas de gastronomia. Se não sobrar muito tempo para procurar um bom restaurante ou fazer aulas com grandes chefs, pelo menos sente sem pressa para tomar um belo gelato!

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Claudia

    Lucca é um encanto mesmo!Fomos lá no ano passado quando estivemos de férias em Viareggio.
    Ainda não tinha colocado nenhum post sobre ela lá no meu Blog e agora acho que vou desistir...é que depois de ver o seu vai ser muuuuuito difícil melhorar...hehe
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  2. É, Margarida! Lucca, além de ser uma cidade encantadora, também é o nome de um dos meus filhos. Portanto, é muito especial!
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  3. Que linda essa cidade, Claudia! Sinto que estou fazendo uma viagem à Itália junto com vc!!!! Seus textos são ótimos e bem explicativos. Você realmente consegue transportar seus leitores para esses lugares maravilhosos! Amanhã vou postar a primeira parte da minha viagem à República Tcheca porque finalmente tive um tempinho pra pesquisar sobre a cidade. Eu estava com saudade de fazer meus relatos de vagem, mas são os posts que me dão mais trabalho! Grande beijo e parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Katia!
    Vou adorar ler sobre a República Tcheca no seu blog. Afinal, esse é um país que ainda não conheço. Então, vou viajar com você!
    Um beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  5. Claudia! Obrigada por me levar de carona. Lindo post, como sempre! Beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi Ilaine!
    Que bom ter notícias suas!!!
    Andava sumida pelo mundo.
    Beijo grande!
    Claudia

    ResponderExcluir
  7. Que delícia seu relato! Deu vontade de conhecer! ;)

    ResponderExcluir
  8. Oi, Clarissa!
    A Itália é cheia de encantos...
    Obrigada pela sua visita.

    ResponderExcluir
  9. Sabe o que eu mais gostei de Lucca? O risotto alle fragole!
    Isso mesmo, là eles comem risoto com morangos... Nao sei se è tipico da regiao, mas amei a mistura!
    Comilona? Eu? :)
    Lindas as fotos!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Luisa,
    Lucca é conhecida por suas escolas de gastronomia. Portanto, comer bem é lá mesmo. Para quem gosta então...
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  11. Oi, estou conhecendo seu blog hoje, depois de muitas viagens a disney, estou preparando um retorno especial com uma familia que nunca foi, assim estou muito animada com esta nova tarefa. Bem foi assim que conheci vc. Mas como mãe de um Lucca (o meu esta com 9anos) - visitei esta bela cidade e tive que ler seu relato, que é especial!! Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Oi mãe de um Lucca (como o meu)!
    Que bom receber sua visita. Volte sempre.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Lucca foi para mim uma surpresa tão maravilhosa quanto inesperada! É um dos segredos mais bem guardados da Toscana.
    Gostei muito do blog!!

    ResponderExcluir
  14. Adorei o blog!!Comecei um blog sobre viagem agora... http://voyagebycaroltavares.blogspot.com.br/
    Tudo de bom!
    Carol

    ResponderExcluir
  15. Força, Carol!!!!
    O começo é difícil, mas logo o blog vai tomando corpo e a gente se apaixona pelo vínculo com pessoas de todo o mundo.
    Vou lá te visitar.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  16. Estou me preparando para ir em novembro para Lucca!
    A preciosidade que me leva à lucca é o aniversário de 100 (cem) anos de um grande amigo: o escritor e padre Arturo Paoli....que já viveu no Brasil.Vale entrar no Google e buscar es entrevista dele.
    Gostei dos comntários lidos sobre Lucca...Depois iremos a Firenzi S gimniano etc Busco informações sobre estradas...Não gosto de auto -estradas mas de vicinais. não encontei!
    Paz e Bem!
    Helena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, estou indo no proximo mês para Italia, em especial na regiao da Toscana, gostaria que me informasse como estava o tempo no mês de novembro naquela região? Muito frio? cerca de quantos graus? grata

      Excluir
    2. Karina,

      Deve estar entre 5 e 12 graus. Acompanhe o climatempo para saber em detalhes.

      Ou acompanhe em algum aplicativo no seu celular.

      Boa viagem.

      Excluir
    3. Realmente uma cidade encantadora, clima gostoso, ainda que estava chovendo um pouco, mas a folhagem do fim de outono estava deslumbrante. Recomendo a todos!!! Linda Lucca!!!

      Excluir
  17. Oi querida!!!
    Passei por aqui para fazer umas pesquisas para a viagem do ano que vem!! Com baby novo em casa eh assim: viagem agora soh mesmo com muito planejamento e antecedencia!!! :)
    Beijao!!

    ResponderExcluir
  18. Oi Fê!

    Já vai colocar o pequeno na estrada? Ele está muito lindo!!!
    Sempre levei meus filhos junto comigo em todo tipo de viagens. Eles aproveitaram demais. Hoje já cresceram, mas continuam com o ótimo hábito de fazer as malas à qualquer momento. Família com espírito aventureiro!!
    Desde Nordeste do Brasil ao Oriente, vale tudo que der prazer pelo mundo afora.
    Itália é um lugar fácil com crianças.
    Aproveitem!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi Claudia,
    Conheci seu blog pelo VnV. Muito bom o conteudo, meus parabéns! Você conhece muitos lugares hein? Quantos posts! Todos muito bons.
    Acabei de chegar da toscana tambem e fiz o primeiro post dessa viagem no meu blog, falando sobre bologna, Lucca e Pisa. Tive impressoes muito similares às suas sobre a cidade.
    Se puder me honrar com uma visita, ficaria feliz.

    www.doriopromundo.com
    Um abraço, Felipe

    ResponderExcluir
  20. Ai, que delícia ver a terra dos meus conterrâneos e saber, que tudo está preservado! Ainda hei de realizar o sonho sanguíneo de conhecer Lucca... depois dessa linda descrição vou economizar minhas reservas!

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Claudia! Tambem sou mae de um Luca, mas com um c só! Vou para a Italia agora em setembro e passarei por Lucca no dia 20, mas soube que la não pode entrar com carro, então sabe se existe algum estacionamento na entrada da cidade onde podemos deixar o carro e seguir a pe ou bicicleta para alugar? Espero que possa me ajudar! Obrigada, Márcia

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Claudia! Tambem sou mae de um Luca, mas com um c só! Vou para a Italia agora em setembro e passarei por Lucca no dia 20, mas soube que la não pode entrar com carro, então sabe se existe algum estacionamento na entrada da cidade onde podemos deixar o carro e seguir a pe ou bicicleta para alugar? Espero que possa me ajudar! Obrigada, Márcia

    ResponderExcluir
  23. Márcia,

    Tem vários lugares para estacionar o carro do lado de fora da cidade. Isso não é problema. Quase todas cidades da Itália tem lugares onde o carro não entra e eles já têm isso bem organizado e programado.

    Boa viagem com seu Luca para Lucca.

    ResponderExcluir
  24. Gostaria muito de ter um contato com alguma pessoa da familia de meus avos paternos que sairam de Lucca para a cidade de Capivari SP, meu nome é Douglas Dick Carnicelli

    ResponderExcluir
  25. Olá Cláudia,

    você ficou hospedada em Lucca? Alguma sugestão de hotel?

    Beijo

    Lira

    ResponderExcluir
  26. Lira, nunca me hospedei em Lucca. Já fui duas vezes para lá mas sempre me hospedei em cidades próximas à Lucca. Vou ficar te devendo essa.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  27. Vou à Itália, Florença, no próximo mês de março. Quero ver a Toscana , depois lhe falo.....
    obrigada pelas informações Veralice Velman

    ResponderExcluir
  28. Veralice,

    Desejo uma ótima viagem!!!!

    A Itália é fantástica sempre.

    ResponderExcluir
  29. Foram pouco mais de duas horas que nos mostraram quão linda e encantadora são aquelas ruelas.
    Pedalar sobre seus muros foram inesquecíveis e relaxantes naquele fim de tarde. Uma experiencia realmente, inesquecível!

    ResponderExcluir
  30. Jadiel,

    Lucca é realmente um encanto de cidade.

    Vale uma parada para conhecer. E, tem excelentes restaurantes.

    ResponderExcluir
  31. Encantada com seu blog, achei sem querer e já salvei nos meus favoritos.

    ResponderExcluir
  32. Conheci uma familia de lá de sobrenome Aducca. A cidade é linda....dá vontade de não sair mais de lá. rsrsrs

    ResponderExcluir
  33. Bom dia, Claudia.

    vamos para Itália em setembro.
    Milão, Veneza, Florença e Roma. 4 dias em cada cidade. Queremos visitar as cidades do entorno. Lucca é proximo de Florença. Dá para visitar num dia? Vc disse que ficou hospedada em cidades vizinhas. Saindo de Florença, sabe me informar por onde e como nos deslocamos? agradeço
    Marcia

    ResponderExcluir
  34. MArcia,

    Dá para conhecer Lucca e Pisa num dia. Para circular pelas cidades menores com agilidade o ideal é alugar um carro. Trem também dá ,mas prende bastante o ritmo da viagem. O mesmo com ônibus.

    Bjs e aproveitem muito a Itália deliciosa!!!!!

    ResponderExcluir
  35. Tenho o o sobrenome de uma cidade que legal !!!!!!!!!!��������

    ResponderExcluir
  36. Rafaella,

    Meu filho também se chama Lucca. Adoro esse nome. Rs

    ResponderExcluir
  37. É uma cidade incrivelmente linda e aconchegante! Eu e minha esposa visitamos esta bela cidade em novembro de 2015.

    ResponderExcluir
  38. Que bacana Claudia ! Seus posts estão me dando dicas bem legais. Viajarei pela Itália em setembro próximo por 33 dias e de quebra alguns em Paris sozinha e vc tem me dado dicas valiosas.
    Valeu !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana, Ane.
      Se precisar de alguma coisa é só falar.
      Ótima viagem.
      Bjs

      Excluir
  39. Olá Claudia!!! Adorei o post, estamos planejando mudar para a região da Toscana... Lucca é sem duvida uma opção. Tb sou mãe de um Lucca de 9 anos e de um Lorenzo de 1 aninho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Talita,

      Lucca é uma cidade adorável. Você vai adorar com certeza. É muito familiar, pequenina, sossegada. E famosa pela gastronomia.
      Coincidência dos nomes. Rs
      Bj

      Excluir
  40. Estou indo para Itália em Junho e Lucca é uma das cidades que vou conhecer dentre outras e pelo que li aqui acho que vou gostar muito,um dos motivos é que a mãe do meu companheiro nasceu lá.... então somando com as dicas vai ser muito legal conhecer.abraço a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucca é uma fofura. Gosto ainda mais porque é o nome do meu filho mais novo. rs
      Aproveita para conhecer Pisa que e Cinque Terre que ficam bem próximas de Lucca.
      Boa viagem

      Excluir
  41. Muito legal seu blog. Vou com minha mulher em outubro 17 a Lucca para pleitear minha cidadania. Gostaria de saber se vc tem indicação de algum proprietário e tem que ser proprietario, de um bilocare para me alugar por três a quatro meses.Ou alguém que possa me orientar sobre isso. Meu email é marcofalabella@gmail.com. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco
      Dá uma olhada no Airbnb. Lá você encontrará o que necessita em termos de hospedagem por temporada.
      Boa viagem.

      Excluir
    2. Claudia adorei suas fotos de lucca, adorei conhecer esta cidade, tanto , que é uma possibilidade de ir para lá para morar. Também estou a procura de um affito brevi 3 a 4 meses..pra efeito de reconhecimento de citadinanza mas não pode ser airbnb conforme vc indocou pro Marco Falabella. A nao ser que o proprietário do imovel aceite fazer um contrato de aluguel diferenciado do airbnb.
      Você conheceu alguém que fez esse processo ĺá wue possa indicar pessoas que alugam imóveis para este fim ?
      Obrigada e parabéns pelo Blog.

      Excluir
  42. Olá! Eu ainda não fui à Itália mas tenho planos de conhecer a Cidade de Lucca. Meu primeiro neto, hoje com 19 anos, chama-se Lucca e quero viajar com ele. Chegaremos lá um dia!

    ResponderExcluir
  43. meu avó paterno é nascido em Lucca. Tenho um neto com o nome de Luccas; Comp chegar a cidade de Lucca??? dr.hpardini@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Humberto,

      A cidade de Lucca fica perto de Pisa. Dá para ir de carro, trem ou ônibus. O mais fácil é voar até Milão e de lá tomar um trem ou alugar um carro.

      Excluir
  44. MARCOS PEDRO DE LUCCA LEU TUDO ISSO E GOSTOU MUITO.

    ResponderExcluir
  45. Oi Claudia fiquei feliz com os adjetivos maravilhosos que vc teceu a pequena cidade de Lucca. Sou descendente e italiano, mais precisamente dos Zappelli de Lucca meus bisavós nasceram nessa linda e encantadora cidade, e estou programando ir até Lucca para admirar e saborear a cidade em que meus bisavós nasceram e viveram alguns anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana. Vc consegue moradia pra estudante de italiano. Minha filha vai fazer curso em Lucca.Obg





      Excluir
  46. Oi Claudia, vou ficar 10 dias em Florença e quero fazer um bate-volta pra Lucca. Seu post foi ótimo, me animou! Vc indica algum dia da semana ou do fim de semana em especial, pra ir lá? Desde já, obrigada. S2

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!