UM DIA EM POZNAN

Poznan é uma cidade polonesa relativamente pequena

Poznan é uma cidade polonesa relativamente pequena. Tem menos de 550 mil habitantes. No entanto, tradicionalmente é conhecida como um pólo de negócios. Recebe muita gente de outros países com interesse comercial. Por isso, figura como uma das mais importantes do país.
O coração de Poznan pulsa ao redor da Praça do Mercado na Cidade Velha (Stary Rynek) que tem ares de cidade de interior. Uma graça. Pequenas casas coloridas geminadas cercam o prédio da antiga prefeitura, que é uma das principais estrelas da cidade. Foi construído no século XVI em estilo renascentista pelo arquiteto italiano Giovanni Baptista Quadro. Ao meio dia dois cabritos brancos aparecem na torre e dão 12 cabeçadas um no outro. Agora, ali funciona o Museu Histórico de Poznan.


Casas coloridas, em Poznan.
Casas coloridas, em Poznan.Praça do Mercado e suas lindas casas coloridas, em Poznan.
Praça do Mercado e suas lindas casas coloridas, em Poznan.


Antigo prédio da prefeitura que hoje é o Museu Histórico de Poznan.

Como o país é extremamente católico, igrejas não faltam para visitar na Polônia. São muitas. Uma das mais importantes do país fica em Poznan. É a Catedral e Basílica de São Pedro e São Paulo. Ela é a catedral polonesa mais antiga. Foi construída em 969 com duas torres gêmeas, na Ilha da Catedral chamada em polonês de Ostrów Tumski. Poznan foi o primeiro bispado da Polônia.
 Catedral de Poznan, na Ilha da Catedral, um pouco afastada do centro.

Outra igreja graciosa por sua fachada e cores fortes é a Basílica de São Estanislau. Ela é uma das igrejas barrocas mais importantes da Polônia. Foi construída como templo jesuíta no século XVII. Fica no Centro Antigo, ao lado do Colégio Jesuíta.


Basílica de São Estanislau, Poznan.


Basílica de São Estanislau e Colégio Jesuíta.

Igrejas não faltam em Poznan. Para onde quer que se olhe tem uma torre à vista.

Poznan também tem dois castelos que foram usados pelos reis poloneses. Um deles é o Castelo Real. Ele não é muito antigo. Foi construído em 1910. Nem é muito importante. Mas, fica num ponto bem central e está sendo reformado para manter viva a história da cidade. O outro é o Castelo Imperial, de 1905. Já foi usado como universidade e ocupado pelos nazistas. Foi bastante danificado durante as guerras. Hoje é um complexo formado por restaurantes, bares e museu.

Castelo Real, Poznan.

Andando uns quinze minutos a partir da Praça Stary Rynek se chega num parque que chama atenção em Poznan por sua história. É o Citadel Park. Ele ocupa uma vasta área que um dia foi uma fortaleza prussiana cercada por muralhas, torres de observação e decks com artilharia. Em 1945, durante a Segunda Guerra, foi quase totalmente destruído.

Hoje, o parque virou uma espécie de memorial e área de lazer. Conta com dois museus: Museu do Exército e Museu de Armamentos. Além de ter um grande obelisco russo no topo de uma escadaria dedicado aos soviéticos que lutaram ali, cemitérios com soldados de várias nacionalidades mortos durante os combates e muitas obras de arte espalhadas pelos vastos gramados. A obra mais impactante é a "Unrecognized" de Magdalena Abakanowicz. São 112 figuras de ferro com 2 metros de altura cada, sem rosto. Quem já foi a Chicago talvez perceba a similaridade com a obra da mesma artista instalada no Grant Park, no Castelo Imperial.

 "Unrecognized" de Magdalena Abakanowicz.

Parque das Rosas, no Citadel Park. 

Há muitas obras de arte  espalhadas pelo Citadel Park.

Restos das muralhas que cercavam a fortaleza.  

Para quem gosta de cerveja, Poznan tem uma cervejaria que é considerada uma das mais modernas da Europa e pode ser visitada, a Lech Browary Wielkopolski.

Poznan também tem uma vida cultural rica com uma Opera House, muitos teatros e galerias de arte.

INDICAÇÃO DE HOTEL

Gostei muito do divertido Hotel Boutique City Solei a duas quadras da Praça do Centro Antigo. Bem localizado e super charmoso. Cada quarto tem a decoração inspirada em um país. Todos os quartos são diferentes. O meu era era indiano. Super colorido, bem iluminado e alto astral. Banheiros modernos. Café da manhã delicioso com os pães ainda quentes, recém feitos e atendimento muito atencioso. 

INDICAÇÃO DE RESTAURANTES


Na Polônia a ordem é comer comida polonesa. Certo? Então, aí vão dois restaurantes bem locais e deliciosos. Oberza Pod Dzwonkiem e Pysna Chatka. Os dois são pertinho da praça. Fáceis de achar. 

COMO CHEGAR

A cidade tem aeroporto e estação de trem. Os trens são excelente opção. Se você estiver vindo de Varsóvia, a capital, são 300 quilômetros. De Wroclaw são pouco mais de 200 quilômetros.

Poznan, uma cidade cheia de história. 
A Polônia é forte e guerreira. Indico para quem gosta de viagens impactantes. 


LEIA TAMBÉM

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Claudia,
    Adorei o post! Fiquei curiosa sobre a comida polonesa. Você podia fazer um post contando um pouco sobre. Só uma sugestão.
    Abraços,
    Raphaella P.

    ResponderExcluir
  2. Oi Raphaella,

    No post anterior sobre Varsóvia escrevi mais sobre a comida polonesa.

    "Uma refeição polonesa deve incluir uma sopa que pode ser uma zurek feita com salsicha e batata ou uma barszcz de beterraba. Depois, experimente os tradicionais pierogis que são pasteizinhos cozidos na água e servidos com manteiga ou algum outro molho e as panquecas de batata.

    O sanduíche polonês que se vê por todo canto se chama zapiekanki. É feito com uma baguete aberta coberta com queijo derretido e cogumelos."

    Bj

    Claudia

    ResponderExcluir
  3. Claudinha, eu acompanhando as suas fotos pelo IG e babando nas cores desta cidade. Deve ter sido uma viagem cheia de emoções para você. Um beijo grande!!

    ResponderExcluir
  4. Brenda,

    A arquitetura da Polônia é um charme. Casinhas coloridas, geminadas e com frontões lindos. Amei a Polônia. Fazia tempo que queria conhecer e não me arrependo de nenhuma das escolhas que fiz em termos de cidades. Fomos a Varsóvia, Poznan, Wroclaw e Cracóvia. Em uma semana dá para conhecer todas e aproveitar muito. Os trens são excelentes. Se ainda não foi, inclua na wish list.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Claudia lindo post com suas corres e infogmacoes! Como ja passei por aqui outras vezes sera q podera dar dicas de cracovia isto e restaurantes e lugares! Desculpe insestir mas estou viajando no inicio de putubro Obrigada e bjs

    ResponderExcluir
  6. Já está escrito o texto sobre a Cracóvia. Vou postar em breve. Desejo uma ótima viagem.


    ResponderExcluir
  7. Oi Claudia! Adoro seu blog!!!!
    Estou pretendendo viajar pelo Leste Europeu em breve....
    Você achou o turismo por lá tranquilo? Estou com receio por causa da crise migratória...

    ResponderExcluir
  8. Tati,
    Estive no final de março e começo de abril. Muito tranquilo. Espero que continue assim. O mundo precisa de paz.
    Bj e ótima viagem.

    ResponderExcluir
  9. Olá Cláudia, como vai?

    Estou indo a Poznan em julho, mas estou com dificuldades para encontrar opções de trem. Como você fez? Vou estar em Praga antes.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,

      São mais de 400 quilômetros. Considera fazer esse trecho de avião.

      Excluir
  10. Oi!
    Estou indo de férias pra polônia e vou fazer mais ou menos seu roteiro, por isso gostei muito de seus comentários e fotos!
    Posso e perguntar algo que não consigo descobrir?
    Vamos chegar a Poznan vindos de Berlim,, de trem. Minha ideia é apenas passar o dia e seguir pra Varsóvia.
    Você sabe se a estação de trem de Poznan tem lugar para guardar malas?
    Obrigada e parabéns pelo site

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Vamos fazer mais ou menos a sua viagem e seus posts foram bem importantes!
    Mas posso te perguntar algo que ainda
    não consegui descobrir? Pode-se deixar as malas na estação de trem de Poznan? Estamos indo de Berlim a Varsóvia e gostaríamos apenas de passar o dia em Poznan.
    Parabéns pelas fotos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra,

      Não cheguei a prestar atenção nesse detalhe pois passei uma noite na cidade. Mas, é provável que tenha pois as estações de trem poloneses são muito legais.
      Bj
      Claudia

      Excluir
  12. Saudades da Polônia!! Linda postagem... 😍
    Puder visitar a cidade de Poznan no fim de julho desse ano, e é linda! A Jornada Mundial da Juventude, o encontro de jovens com o Papa, foi na cidade de Cracóvia que é ainda mais apaixonante e belíssima!Cultura forte e pessoas muito acolhedoras!
    Poznan, Cracóvia e Gdów.Super recomendo a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Letícia

      Um privilégio poder conhecer esse país tão lindo e tão cheio de história.

      Bj

      Excluir
  13. O trem de Wroclaw para Poznan é melhor comprar com antecedencia ou da pra comprar na ora? Tem varios horarios? Sabe se no inverno é igual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei esses trechos todos no dia anterior, quando chegava na cidade já comprava o próximo trecho.

      Excluir
  14. Olá Claudis
    Estou querendo ir a Poznan e achei super interessante a vista a cervejaria mas vc teria como dar mais dicas sobre a visita. Como agendar a visita , o transporte. Obrigada
    Fatima Leal

    ResponderExcluir
  15. olá Claudia
    Estou querendo ir a Poznan em janeiro de 2019 e achei super interessante a visita a cervejaria mas gostaria que vc pudesse dar mais informações de como chegar e agendar a visitaok? Abraços Fatima Leal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fátima

      Entra na internet e faz uma pesquisa detalhada e atualizada com o nome "Lech Browary Wielkopolski".
      Esse é o melhor modo de saber de tudo.
      Beijos e ótima viagem.
      Claudia

      Excluir
  16. Olá, Cláudia
    Gostei muito dos roteiros Polônia e Romênia. Quero fazer em setembro incluindo Budapest e Ljubjana. Quantos dias seria ideal e para os hotéis indicados , quanto eu gastaria, duas pessoas? Você reservou os hotéis por aqui? Os trens também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tempo de viagem e gastos são dois fatores muito relativo. Depende do seu ritmo e disponibilidade. Difícil falar sobre esses dois pontos sem conhecer você.
      Reservo tudo sozinha pela internet sempre.
      Beijos e ótima viagem

      Excluir
  17. Olá Claudia
    Parabéns pelo seu blog, os seus post são bastante claros e muito úteis.
    Já usei em Wroclaw e amanhã vou usar a sua informação para visitar Poznan.
    Bjs e boa continuação
    Claude H.

    ResponderExcluir
  18. Olá Cláudia, parabéns pelo post, em breve retornarei a Poznan e gostei de ler sobre a sua experiência na cidade. Abraço e até breve.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!