FLORENÇA: BERÇO DO RENASCIMENTO

Por Claudia Liechavicius

Ruas estreitas tomadas por lambretas, palácios de pedra em tons de ocre, uma multidão de turistas e um tesouro a cada passo. Assim é Florença, a capital da Toscana. De uma beleza estonteante. A cidade não tem como passar em branco nem mesmo diante dos olhos mais desatentos. De acordo com a Unesco, a Itália concentra 60% do patrimônio artístico do mundo e metade dessas obras estão lá. É! Florença é a grande referência do despertar artístico e cultural dos séculos XV e XVI rumo ao Renascimento. Esse centro atraiu nobres escritores e pensadores como Dante Alighieri, Galileu e Maquiavel, mas foi nas artes de Leonardo da Vinci, Michelangelo, Botticelli, Donatello que se tornou glorificada.


Muitas estátuas marcam os principais eventos históricos da cidade, na Piazza della Signoria. Ela é um dos pontos mais visitados de Florença, exatamente por ostentar tantas obras ao ar livre. Claro, que quase todas são reproduções e as originais encontram-se protegidas em museus.

Para desvendar as preciosidades da capital da Toscana basta sair andando com um mapa na mão e olhos atentos. Florença se estende às margens do Rio Arno. De um lado, o tranquilo bairro residencial de Oltramo que ostenta o Palazzo Pitti (antiga residência da família Medici - que foi quem patrocinou essa revolução cultural), o Jardim de Bóboli (jardim renascentista projetado para embelezar os passeios dos Médicis e hoje aberto à visitação) e a Igreja Santo Spirito. Do outro lado fica o coração histórico da cidade com sua maravilhosa Duomo, a Piazza della Signoria, o Palazzo Vecchio, a Galeria Uffizi, as igrejas Santa Croce e Santa Maria Novella. Para atravessar o Rio Arno, o melhor caminho é ir pela Ponte Vecchio e aproveitar para dar uma olhadinha nas joalherias que se fixaram no local.

O Rio Arno divide Florença ao meio. Para atravessar de um lado para outro há muitas pontes. Mas, a Ponte Vecchio é um dos maiores cartões postais de Florença com suas joalherias que mantém viva a mais antiga tradição da ourivesaria artesanal.

POR ONDE COMEÇAR

O complexo da Duomo é um dos pontos altos da cidade. Ali, o passado pulsa com força e vivacidade. Muita gente faz fila para poder conhecer as belezas da Piazza del Duomo, onde estão a Catedral de Maria dei Fiore, com a cúpula desenhada por Brunelleschi, o Campanário de Giotto, com seus 85 metros de altura e o Batistério, onde Dante foi batizado. A Duomo acabou de ser construída em 1436. Para chegar ao seu topo é preciso subir quase 500 degraus. Sua fachada neogótica é de tirar o fôlego e seu interior é cheio de afrescos que só podem ser vistos quando as máquinas de moedinhas são alimentadas com pequenas doses de euros.
.

A fachada da Duomo de Florença é simplesmente espetacular com seus mármores toscanos em uma combinação de cores inusitadas: rosa, verde e branco.
.

A torre central é a do Campanário da igreja que foi projetado por Giotto, em 1334 e concluído apenas 22 anos mais tarde.

Em frente à Duomo de Santa Maria del Fiore, o Batistério atrai o olhar de uma massa de turistas que ficam hipnotizados tentando identificar as cenas bíblicas feitas em alto relevo na Porta Leste, por Lorenzo Ghiberti, em 1401. No seu interior, um mosaico do século XIII mostra cenas do Juízo Final.



O Batistério é belíssimo tanto por dentro como por fora. O seu interior é ilustrado por mosaicos coloridos e suas três portas de bronze têm cenas em relevo feitas por Andrea Pisano e Lorenzo Ghiberti.

Não deixe de dar uma olhada no Museu dell'Opera del Duomo (que fica numa rua atrás da Duomo) para conferir uma coletânia de peças religiosas dos séculos XV e a ala dedicada a história da catedral. Ainda nessa região, ao se aventurar pelas ruelas laterais é possível visitar o Museo Casa di Dante.

A Casa di Dante é uma construção medieval muito bem preservada, no local onde o grande poeta nasceu.

Saindo dessa região e andando alguns quarteirões pela Via dei Calzaiuoli chega-se a Piazza della Signoria, centro do governo de Florença. Era ali que a plebe se reunia para festejos e protestos. Foi nessa praça que ocorreram fatos políticos e históricos marcantes. O nobre Francesco de Pazzi foi atirado do Palazzo Vecchio, pendurado pelo pescoço e nu, por ter planejado um atentado contra Lorenzo de Medici, o Magnífico. Foi lá, também, que o monge Savonarola, um fanático que pregava a moralização dos costumes da época, jogava livros e pinturas num local que chamava de "A Fogueira das Vaidades" e acabou sendo ali queimado. E, ainda hoje, é em frente ao palácio que o herói bíblico Davi, de Michelangelo, não cansa de manter a pose para tantas máquinas fotográficas, como se tivesse acabado de matar o gigante Golias (a peça original com 5 metros de altura pode ser vista na Galleria dell'Accademia).


Com olhar alerta, mãos e pés desproporcionais e cabelos encaracolados, Davi - de Michelangelo é incansável pousando diariamente para uma multidão de turistas. A estátua simboliza o triunfo sobre a tirania.


Além desses fatos curiosos, a Piazza della Signoria reúne muitas obras de arte e arquitetura. O prédio mais importante é o Pallazo Vecchio, onde ainda funciona a prefeitura da cidade. Em estilo medieval, o palácio foi construído no século XIV para que seu sino pudesse alertar a população sobre algum perigo iminente. Na entrada obras de arte imponentes, como o Davi, de Michelangelo e uma placa com a inscrição "Cristo é Rei" proclama que o poder dos governantes não é absoluto.
.
A torre medieval do Pallazo Vecchio pode ser vista de longe. É uma das edificações mais altas da cidade. Abaixo dela, os frisos heráldicos representavam importantes famílias de governantes da época.
.
No canto esquerdo do palácio a Fontana di Nettuno mostra o deus romano do mar cercado por ninfas celebrando as vitórias navais da Toscana.
.
Fontana de Nettuno, na Piazza della Signoria.

Bem na frente do palácio, a Loggia dei Lanzi era o lugar onde os guarda-costas de Cosimo I - os lanzi - ficavam alojados. Daí vem o nome do local que ainda ostenta uma enorme quantidade de estátuas romanas colocadas pelos imperadores. Uma das mais imponentes e sempre na mira dos turistas é Perseu de Cellini que mostra Perseu decapitando Medusa para alertar os inimigos sobre seu possível destino. Outra obra de destaque é O Rapto das Sabinas, de Giambologna, na qual três figuras humanas foram esculpidas num único bloco de mármore.


Na Loggia dei Lanzi a estátua servia como um aviso: quem não se comportar pode ter o mesmo destino de Medusa.

O roteiro das artes é obrigatório. Estando na Piazza della Signoria não dá para deixar de lado, simplesmente o maior museu de arte da Itália- Galleria degli Uffizi - e, perder a chance de ficar cara-a-cara com peças de Michelangelo, Botticelli, Leonardo da Vinci, Ticiano, Giotto e tantos outros artistas imortais. Depois, se sobrar tempo vale dar uma passada na Galleria dell'Academia para conferir a obra-prima original de Michelangelo, Davi.
.

Alguns vendedores senegaleses dividem a paisagem com a nobre Galleria Uffizi. Eles aproveitam o tempo de espera em que os turistas ficam na fila do museu para oferecer cópias falsificadas de bolsas e relógios de marcas conhecidas.

Depois de tanta arte e história reunida num espaço tão pequeno é hora de dar uma caminhada sem rumo pelas ruas de pedestres para conseguir absorver tamanha beleza. Tomar um sorvete, entrar num café da Piazza della Republica ou simplesmente sentar sem pressa em algum cantinho especial.

Muita gente escolhe a Piazza di San Lorenzo para descansar da caminhada pelas ruelas de Florença.


Afinal, há tanta coisa para se ver em Florença que menos de três dias pode ser pouco para conseguir entender o espírito da cidade.


Se perca sem medo pelos seus labirintos. Vale a pena. A cúpula da Duomo serve como referência, pois é a construção mais alta do centro histórico de Florença e serve como guia.


COMENDO COMO OS FLORENTINOS

Como se não bastasse o encantamento visual que Florença desperta, ela também apresenta os prazeres da boa mesa. Depois de se deleitar com tantas obras de arte é hora de relaxar em um bom restaurante, saboreando um vinho Toscano. O cardápio pode incluir fatias de Culatello di Parma (coração do presunto cru), um prato fumegante da tradicional ribollita (ensopado de legumes com pão), uma legítima bisteca fiorentina, uma pasta preparada com fartas porções de funghi porcini ou quem sabe um belo risoto perfumado por lascas de trufas. Para essa farra gastronômica indico alguns restaurantes. OMERO é maravilhoso e bem escondinho. É uma salameria que fica no alto da colina, distante uns 10 minutos do centro de Florença, mas vale um esforço para chegar lá. A comida é saborosíssima, feita com produtos frescos da região. Fica na Via Pian dei Giullari, 11r, telefone 055 220053.
 
Mesmo sendo um pouco longe do centro, vale a pena experimentar o Omero. Não esqueça de provar o Culatello di Parma.

O TAVERNA DEL BRONZINO é mais sofisticado, indicado para um belo jantar. Dá para ir caminhando a partir do centro histórico de Florença. Fica na Via delle Ruote, 27r, telefone 055 495220.

Mais simples, bem central e perfeita para uma pausa de almoço no meio da andança pela cidade é a TRATTORIA ZAZÁ. Fica na Piazza del Mercato Centrale 26r, telefone 055 215411.

A CANTINETTA VERRAZZANO é um pequeno bar-restaurante que fica na área histórica e tem excelentes vinhos. Fica Via dei Tavolin 18, telefone 055 268590.

Outra cantinetta interessante é a ANTINORI num palácio do século XV que é também a casa da família Antinori. Uma bela pasta com ragu de javali é a boa pedida. O endereço é Piazza Antinori, 3. Telefone: 055 292234. Na saída aproveite para dar uma olhada nas lojas que ficam ali pertinho: Tiffany, Prada e Ferragamo.

Comida Toscana tradicional é na CANTINETTA FRESCOBALDI: ossobuco de vitela, ravioli de abóbora e tagliatelle com alcachofra. Via del Magazzini, 2. Telefone: 055 284724.

Para provar a tradicionalíssima Bisteca Fiorentina indico o RISTORANTE BUCA MARIO. Vive repleto de clientes ilustres. Peça uma bisteca para duas pessoas e divida. As peças maiores vem com menos gordura e menos osso. Piazza Ottaviani 16r. Telefone: 055 214179. 
.
Para quem adora circular pelos mercados locais em busca de produtos típicos da terra, o Mercato Centrale é imperdível. Além do visual das frutas, trufas, funghis, azeitonas, alcachofras, queijos e vinhos há no seu interior um restaurante onde tudo é preparado com produtos frescos.

Indicações da amiga Roberta Sudbrack em Florença são: Cibreo, Ora d'aria, Il Latini e Da Ruggero. Todos excelentes. 

E, de sobremesa, claro que não pode faltar um belo gelato. Os sorvetes italianos são uma tentação. Impossível resistir.

Sorvetes espetaculares!

INDO ÀS COMPRAS
.
Na Itália os grandes estilistas têm lojas espalhadas por todo canto. Andando pelo centro de Florença grandes nomes chamam às compras: Gucci, Armani, Versace, Prada, Dolce & Gabbana, Valentino... Mas, também há lojas de departamento com preços mais modestos como a Coin e a La Rinascente. No entanto, com um pouco mais de tempo é possível comprar peças das grifes poderosas pela metade do preço no outlet The Mall que fica a 30 minutos de Florença. Basta tomar o ônibus que parte em dois horários específicos da Estação Central para o shopping e voltar três horas depois no mesmo ônibus pagando 6 euros pelo bilhete de ida e volta. Para quem quer cair nas compras é ótima opção!

INDICAÇÃO DE HOTEL

St. Regis Florence. O hotel fica num palácio lindíssimo do século XV. Passou por uma reforma recente e está maravilhoso. Reserve um quarto com vista para a Ponte Vecchio. www.stregisflorence.com

Lungarno. Hotel muito charmoso a alguns passos da Ponte Vecchio. Quartos muito aconchegante, enormes, super bem decorados. Cama com dossel e banheiro excelente. Café da manhã caprichado. Atendimento excelente. Fica na Borgo San Jacopo, 14. Telefone: 055 27261.
www.lungarnocollection.com/it/hotel-collection/firenze/hotel-lungarno/hotel-lusso-a-firenze

Outras boas opções são  Westin Excelsior, Savoy e Four Seasons.

Arrivederci!

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Oi, Claudia! As fotos estão lindas! Eu estou planejando uma viagem à Itália ano que vem e estava reservando somente um dia para Florença. Mas depois de ver suas fotos, acho que um dia é muito pouco. Como você mesma disse, três dias ainda não seriam suficientes. De qualquer maneira, acho que eu não posso ficar mais de um dia e meio. Dá para ver o principal de Florença nesse curto tempo? Valeu! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Regina,
    A cidade é relativamente pequena. Em um dia dá para conhecer tudo sim, mas superficialmente. Dois dias é melhor e três ainda mais. A Itália é um espetáculo e a gente quer circular por todos os lugares. Só não esquece de deixar alguma coisa de fora do roteiro para ter motivo para voltar outras vezes.
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  3. Não conheço todo o mundo, mas na Europa, conheço bastantes países e locais e posso afirmar que Florença é a mais bela cidade que conheço e onde volto sempre que posso.

    ResponderExcluir
  4. Cláudia!!

    Com esses Posts Estamos quase comprando passagens para a Itália em Novembro!! Eu só tive a chance de conhecer Roma e Milão!! Nossa Firenze pelas fotos é ainda mais bonita do que eu imaginava!!

    Obrigado pela visita lá no nosso Blog :D
    Ps: E ai tudo certo para a viagem para Cingapura mes que vem? Se precisares de qquer coisa entre em contato

    Bj

    ResponderExcluir
  5. Uau!!! Florença parece mesmo aquelas cidades de sonhos. Poderia facilmente ser palco para filmes de época! E as estátuas representadas nas ruas, lindas!Ainda bem que as originais estão protegidas em museus!
    Bjs,
    Bia
    www.biaviagemambiental.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Pinguim, Oscar e Bia!
    Obrigada pela visita de vocês. Demorei para ver os recados pois estou em Cancúm. Volto em breve.
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir
  7. Claudia, que post sensacional!! As fotos estão bárbaras!!! Sempre tive muita vontade de conehcer Firenze... super romântica, né?!

    Menina, finalmente decidí minha viagem para a Grécia. Resolví conciliá-la com a Áustria e Hungria, acho que vai ser bem legal. O resto dos Balcãs vai ficar para a próxima... rs Obrigadíssima pelas dicas, ajudou bastante!

    E aí, vc vem mesmo agora em Agosto? Vamos combinar! Estes dias fui naquele restaurante do Wafi Mall (o shopping pirmâmide) e me lembrei de vc. Ele é super legal!

    Ps: comprei meu aéreo para as Maldivas em novembro, estou sonhando com o dia do embarque!! :D

    Bjks

    ResponderExcluir
  8. Oi, Fê!
    Que receber notícias suas!
    Que viagem longa, hein? Adorei os destinos. Você vai amar a Grécia!

    Estou indo dia 18 para Singapura e passo um dia na ida e outro na volta por aí. Quando eu tiver decidido os horários todos de voo te falo para combinarmos de nos ver.

    Na volta também vou para Maldivas antes de retornar de Dubai. Estou super animada com a viagem.

    Ah! Voltei ontem de Cancun. Adorei! Que mar incrível! Vou fazer o post amanhã da viagem.
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir
  9. Que bom que vc vai nas Maldivas antes de mim! Assim pego todas as dicas!!! :))

    Vc vai ficar naquele hotel fantástico que sua amiga indicou? Eu vou precisar procurar algo mais modesto... rs

    Qdo tiver os horários definidos, me manda um email pra gente combinar!

    Bjks! :)

    ResponderExcluir
  10. Fê.
    Vou ficar no Conrad Hilton, em Rangali Island. Dá uma olhada no site do hotel. É um atol delicioso.
    Vou ficar quatro dias. Depois te dou todas as dicas.
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir
  11. Olá. Estamos indo para Itália em outubro e reservamos do dia 22 a 26 para a região da Toscana. Pensamos em fixar a base em Florença e visitar as cidades próximas. Gostaria de sugestões. Dia 22 estaremos vindo de Lecco e dia 26 estaremos indo para Veneza.
    Obrigada
    Cris

    ResponderExcluir
  12. Oi Cris,

    Em primeiro lugar você deve dedicar um dia ou dois para descobrir os encantos de Florença. A cidade é absolutamente incrível. Eu ousaria dizer que uma das mais belas da Itália.

    Depois, em outro dis vá até San Gimignano e Siena, no caminho entre em Colle di Val D'Elsa e Monteriggioni.

    Se gostar de vinho explore, noutro dia, Montalcino e Montepulciano.

    Se ainda sobrar mais um dia livre vá à Pisa e Lucca, que ficam à noroeste de Florença.

    Leia os posts sobre essas cidades para ter mais alguma ideia do que fazer em cada lugar e anote os restaurantes de San Gimigninao e Monalcino que vc não vai se arrepender!!!
    Bj

    Claudia

    ResponderExcluir
  13. Oi Cláudia! encontrei o seu blog nas pesquisas sobre minha viagem quando ainda estava no Rio!
    Salvei o link em meus favoritos e hj estou a caminho de Florença!
    20 minutinhos navegando pelo post e ja deu pra ter uma idéia maravilhosa do que fazer na cidade!
    Ótimo blog! Parabéns e obrigada pelas dicas!
    Um beijo,
    Ligia, Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  14. Oi Ligia!
    Fiquei muito feliz em receber seu comentário. Aproveite a viagem e depois conte como foram suas andanças pela Itália.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  15. Olá Cláudia, excelente o seu blog. Estou querendo passar 5 dias na toscana em setembro de carro. Alguma sugestão de roteiro. Onde deixaria o carro para visitar Florença?
    Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  16. Alexandre,
    Em cinco dias dá para conhecer bastante coisa na Toscana, pois tudo fica pertinho. Você vai precisar do carro o tempo todo se quiser agilizar seu tempo. Em Florença não dá para entrar no centro histórico, mas no entorno da cidade dá para estacionar sem dificuldade. Se estiver em algum hotel na cidade, basta deixar o carro no hotel e sair a pé.
    Aproveite. Tome muitos bons vinhos e coma divinamente.
    Claudia

    ResponderExcluir
  17. Olá Claudia,

    Primeiro parabéns pelo blog. Suas dicas são ótimas, o que nos faz ficar com vontade de ir agora para Itália e detalhe já fui a Florença e detestei, mas lendo seu relato acho que vou inclui-la na viagem que farei em Julho de 2012. Com certeza voltarei aqui para pegar todas as dicas.

    Beijos
    Alê

    http://teencontroviajando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Alê,
    Tenta visitar Florença com outros olhos. A cidade é uma das mais bonitas do mundo.
    Obrigada pela visita ao blog.
    Claudia

    ResponderExcluir
  19. Adorei! Inclui Florença em nossa viagem, imperdível, seria um pecado estar tão perto e não ir conhecer. E um post sobre Roma??? Abraço Michelle ( http://estouindoparaeuropa.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  20. Michelle!
    Já faz mais de cinco anos que não vou a Roma. Já fui algumas vezes, mas não tenho boas fotos. Sem fotos não posso fazer o post. Que pena. Mas, acho que em breve terei que ir até lá. Então, farei um post com o maior prazer.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  21. Olá Cláudia, estou acessando seu blog pela primeira vez e estou simplesmente adorando. E eu não poderia tê-lo achado em momento mais propício pois em agosto irei visitar a região da Toscana. Estarei em Marselha na França, e de lá pegaremos um carro para percorrer essa região da Itália. Estou tentando fazer um roteiro para visitar as principais cidades. E é aqui que gostaria de sua opinião. Dispomos de mais ou menos uns 10 dias. Dentro desse espaço de tempo que cidades você recomendaria como imperdíveis e quanto tempo de estadia seria aconselhável? Com certeza Lucca, Pisa e Florença estarão lá no meu roteiro. Mas são tantos pequenos vilarejos que fica difícil escolher. Enfim, Claúdia, se você puder contribuir com sua experiência para me ajudar, eu agradeceria muito. Um abraço e parabéns pelo blog. Está me ajudando demais.

    ResponderExcluir
  22. Manuela,
    Vocês vão fazer um trajeto maravilhoso. A começar por Cannes, Nice Sanremo, Portofino e Cinque Terre (imperdível). Depois, Lucca Pisa, Firenze, San Gimignano, Siena, Montepulciano e Montalcino - todas imperdíveis. E, no caminho vale parar onde der vontade. Mas, essa são essenciais. E se der vá até Roma que fica a duas horas pela auto-estrada de Florença.
    Essa viagem é demais!!!
    Aproveite muito.
    Claudia

    ResponderExcluir
  23. Oi Claudia!
    Minha melhor amiga vai para a Italia pela primeira vez e eu acabo de indicar para ela seu blog como a melhor fonte de consulta.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  24. Poxa, Ana Paula,

    Que responsabilidade!!!! rs.

    Obrigada mesmo!!!!

    Um beijo

    ResponderExcluir
  25. Oi Cláudia, Ótimas suas dicas, adorei. Estou indo para Florença em março. Você tem indicação de um guia que fale português, para nos guiar pelos museus? Obrigada.

    ResponderExcluir
  26. Oi Cláudia, Ótimas suas dicas, adorei. Estou indo para Florença em março. Você tem indicação de um guia que fale português, para nos guiar pelos museus? Obrigada.

    ResponderExcluir
  27. Oi Rose,

    Infelizmente, não tenho o hábito de contratar guias em países de fácil circulação. Na Europa basta comprar um bom guia impresso e vc terá todas as informações necessárias para fazer uma super viagem.

    ResponderExcluir
  28. Bem feito, Claudia, obrigada! Passei todas informacoes para meus amigos brasileiros. Atè mais :)

    ResponderExcluir
  29. Olá Cláudia!

    Como tinha dito no post em Roma vou para Itália no final do mês. Vou chegar a Florença quinta-feira às 16h30 e saio para Montalcino no dia seguinte às 17h30.

    O tempo é muito curto mas penso que dá para visitar tudo o que quero.

    Estava a pensar fazer o seguinte roteiro (vou ficar hospedada na zona do centro histórico):
    Catedral Santa Maria del Fiori ou Duomo
    Museu Galeria Accademia (que gostaria de visitar)
    Capela dos Médicis
    Palazzio Vecchio, Fontana de Nettuno (Piazza della Signoria)
    Ponte Vecchio
    Galeria Uffzi (que gostaria de visitar)
    Piazzale Michelangerlo
    Igreja de Santa Croce

    O que acha que é imperdível visitar? É possível fazer o roteiro todo? Como devo dividir os dias? Compro os bilhetes do que quero visitar pela Internet?

    Obrigada!

    Diana

    ResponderExcluir
  30. Diana,

    Florença é uma cidade relativamente pequena. Dá para ver tudo nesse tempo.

    Boa viagem

    ResponderExcluir
  31. Oi, Claudia! Acabei de chegar do jantar... Fui ao Omero, seguindo sua indicação, e só tenho que agradecer! O lugar é simplesmente maravilhoso!!! Comida sem igual!!!

    Obrigada pelas dicas!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!