BÉLGICA: BELGIË, BELGIQUE OU BELGIEN?

Claudia Liechavicius

A Bélgica é muito peculiar. Tão pequenina (quase do tamanho de Alagoas, um dos menores estados do Brasil) e tão cheia de dilemas governamentais (amistosos, claro) por causa de suas heranças históricas. Afinal, é cercada pela França, Alemanha, Holanda e Luxemburgo e tem traços fortes de cada um de seus vizinhos ilustres. Da França, herdou a veia gastronômica. Da Holanda, o jeitão liberal e festeiro. Da Alemanha, um lado mais briguento - tanto que a Bélgica até já teve o estigma de ser "campo de batalha da Europa". E, de Luxemburgo, o senso de coesão e aristocracia. Ou seja, totalmente multi-cultural e enrolada.



E os idiomas? Que confusão. Cada parte do país fala uma língua. Ao norte, na região de Flandres (mais rica) 6 milhões de pessoas falam holandês. Ao sul, em Valônia, 4.5 milhões falam o francês. Na capital, Bruxelas, dizem que falam as duas línguas. Em outros pontos do país tem gente falando alemão. Bem, mas quem fala holandês, geralmente entende o alemão, fala inglês, mas não arrisca no francês. Quem fala francês, só fala francês. E para dar conta disso? Cada uma dessas regiões tem um governo e um parlamento específicos. E eles quase não se entendem... É o samba do belga doido. Que não acaba em pizza, mas em batata frita com maionese e muita cerveja.

O vídeo abaixo ajuda bem a entender essa dinâmica.


E eles discutem seus dilemas no maior bom humor. Desde as eleições do ano passado norte e sul iniciaram algumas negociações sobre uma grande reforma da Constituição. Mas, nada se conclui pela disparidade de interesses de cada região. As tensões se dissolvem no modo irônico e despreocupado com que as pessoas lidam com o assunto. Se não tem batata frita com maionese, então que sejam mexilhões com batata frita ou melhor ainda: chocolate!

É fantástico ver como eles levam tudo na esportiva e riem de sua própria situação. Afinal, são felizes. Têm ótimas casa, bom sistema de saúde, escolas excelentes e um país rico.
A Bélgica é muito interessante.

Essa é a segunda vez que visito o país. Parti de Londres (de trem - Eurostar - da estação de St. Pancras) e cheguei a Bruxelas em duas horas. Como tinha pouco tempo e já conhecia Bruxelas, preferi ir direto para Gent, noutro trem (Bruxelas-Gent) que fez o percurso em 20 minutos. Passei dois dias em Gent e novamente de trem fui para Bruges, onde passei mais dois dias. De Gent para Bruges também é rapidinho, menos de 30 minutos.

Essas duas cidades serão citadas nos próximos posts.


Bruges

Gent

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Claudia!!

    Que bom encontrar a Bélgica aqui!! Vou para lá daqui há 3 semanas! Estava pensando em dedicar um dia inteiro em Brugges, indo e voltando de Bruxelas. Vc acha que vale a pena encaixar Gent nesta visitinha também?

    E Antuérpia, é fraquinha?

    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Fê!

    Estive na Bélgica em janeiro passado. Já tinha ido antes à Bruxelas e Bruges.
    Dessa vez decidi não ir à Bruxelas, pois é uma cidade grande. Portanto, bem menos charmosa do que as menores.
    Bruges é totalmente voltada para o turismo. Gent ainda não é tão turística, mas é muitíssimo simpática. Fui apresentada à cidade por alguns moradores de lá que me fizeram amar o lugar. Fiquei dois dias e recomendo.
    Vou fazer os posts dessas duas cidades em breve. Antuérpia, não conheci. Passei apenas de trem na ida para Amsterdã e vi um pedaço do centrinho medieval. Lindo.
    Não deixe de colocar Gent no programa.
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir
  3. Fê, mais uma coisinha.
    Se tiver tempo vá à Luxemburgo. Bem pertinho e incrível.
    Beijinho
    Claudia

    ResponderExcluir
  4. Aqui é colônia belga...temos curiosidade com relação a Bélgica, especialmente Bruges...mas ainda não nos programamos para ir. Vou ficar atenta às suas dicas. Beijocas!

    ResponderExcluir
  5. Oi Claudia!

    Estive na Belgica por puro acaso, nosso voo para Paris nao pode pousar e fomos parar em Lille, de Lille decidimos ficar por conta propria explorar aquela zona, fomos até la e depois pegamos um trem para Paris. Valeu muito pena, foi o meu primeiro contato com o frio gelido, era o meu primeiro inverno na europa, foi bem divertido.
    Quero voltar com mais tempo para explorar melhor esse cantinho do mundo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Ih, Taia! Que interessante. Não sabia que a Zâmbia era colônia belga. Então, vocês devem ter uma bela influência da cozinha européia.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  7. Brenda. Esses imprevistos podem ser excelentes (quando temos tempo de sobra). A Bélgica é muito legal. É um país em que eu moraria feliz!
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir
  8. Pinguim, então volte para conferir minha visão sobre essas duas cidades. Mas, já imagino que seja muito próxima da sua.

    ResponderExcluir
  9. Claudia, adoro seu blog. Suas dicas já me ajudaram muito, e adoro o jeito como você descreve as viagens!! Parabéns!!
    Resolvi criar coragem, me inspirei no seu blog e começei a fazer o meu também...ainda há muito o que escrever, mas já tá ficando com cara de blog!!
    Quando puder, dá uma passadinha por lá! Ficarei muito contente!!
    http://descobrindopaisagens.blogspot.com/

    Abraços,

    Lenina

    ResponderExcluir
  10. Lenina!
    Que honra. Fico muito feliz por ter servido como fonte de inspiração e ter te ajudado a criar coragem para um blog.
    Vou lá te visitar agora mesmo.
    Um beijo e muito boa sorte no seu blog.
    Claudia

    ResponderExcluir
  11. A Belgica é o unico pais que faz fronteira coma Alemanha que nao cheguei a conhecer quando morei por la..
    Ja ouvi muita gente falar que Brugges é tao turistica que nao tem graca.. Para dizer bem a verdade nao sei muita coisa sobre a Belgica a nao ser que eles tem otimos chocolates e cerveja ;) Um dia acabo conhecendo
    Bjs e uma otima semana

    ResponderExcluir
  12. A República Democrática do Congo é colônia belga, a Zâmbia é colônia britânica...temos mais influência da culinária européia aqui do que na Zâmbia, lá a influência maior é hindu...beijocas!

    ResponderExcluir
  13. Oscar,
    Vocês viajam tanto que tenho certeza de que não vai faltar a Bélgica na bagagem.
    Exatamente por Bruges ser muito turística é que eu preferi Gent - uma cidade que vale a pena conhecer.
    A Bélgica é enroladíssima do ponto de vista político administrativo. Eles não conseguem se entender direito, literalmente, por causa de tantas línguas e diferenças.
    Quando puder, não deixe de ir. De Londres é pertíssimo - são duas horas de trem.

    ResponderExcluir
  14. Poxa, Taia.
    Preciso conhecer melhor a África. Só estive na África do Sul e percebi a forte influência holandesa em algumas regiões e indiana em outras. Adoro entender a história e as influências dos países por onde passo.
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir
  15. Pois venha, não irá se arrepender...adoro destinos menos tradicionais. Beijocas!

    ResponderExcluir
  16. Claudia, ameeeeei Bruxelas e Bruges!!!!! Bruges parece uma cidadezinha de brinquedo, né? Tão fofa e perfeitinha!!!!! Eu não conheci GENT e por isso pretendo voltar algum dia pra explorar melhor essa cidade que parece ser linda também! Amei as fotos das fachadas! Beijão!

    ResponderExcluir
  17. Claudia

    Eu gosto de tudo na Bélgica!Principalmente do chocolate ( da lojinha Godiva na Grand Place em Bruxelas!!)...hehe
    Adorei Bruges...tivemos a sorte de apanhar o Festival de Teatro nos canais,que se realiza de 2 em dois anos.As pessoas caminham ao longo dos canais e vão vendo os espectáculos que se realizam nos palcos montados sobre a água...é fantástico!
    Gostei muitíssimo de Antuérpia, que é uma cidade linda e muito animada!!Se vc ainda não foi até lá,não perca numa próxima visita á Bélgica!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  18. Claudia,
    Eu estive na Belgica sem a Ellen uma vez, em Bruxelas e acabamos não incluindo em outras ocasiões. Mas precisamos conhecer melhor este pedaço da Europa.
    Adoramos o post e as fotos suas estão contando muito dos lugares !!!
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Katia.
    A Bélgica é uma gracinha. A arquitetura é realmente um charme. Aquelas casinhas enfeitadas, coladas umas nas outras são imperdíveis. E a comida? Ótima.
    Gent merece sua visita. Volte, sim. Você não vai se arrepender.
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir
  20. Margarida.
    Que sortuda. Adoro visitar as cidades e me deparar com algum desses festivais e época de festas. Deve ter sido incrível.
    Em Gent fiquei sabendo que tem uma festa uma vez ao ano, que dura alguns dias e é embalada por música e muita cerveja. Eles disseram que é animação é total. Junta muita gente pelas ruas do centro e a cidade não dorme nesse período.

    Antuérpia ainda falta na minha mala. Passei de trem em frente ao centro antigo e vi as partes mais altas da igreja. Mas, tudo ali é tão pertinho. Acho que preciso voltar. hehe
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir
  21. Ellen e Antônio!
    Já visitei o blog de vocês e vi o roteiro fantástico que estão programando fazer nessa volta ao mundo.
    Que bacana. Vou indicar o blog para quem tiver esse sonho.
    Não vai faltar tempo para vocês irem à Bélgica. Juntos. O país é uma graça.
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir
  22. Cláudia,
    Primeira vez que entro aqui e amei o blog, parabéns!! Já estou linkando no meu.
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Oi Bia,

    Obrigada pela visita. Também vou dar um pulo no seu blog para conhecer.

    Volte sempre.

    ResponderExcluir
  24. Olá! Acabei de descobrir seu blog e adorei! Vou para a Europa pela primeira vez em setembro com meu marido (atualmente, namorado...rs) e reservei 3 dias pra Amsterdã e 3 pra Bruxelas, sendo que em um desses dias vamos pra Bruges. Vc acha que 2 dias em Bruxelas é muito? Se tiver alguma sugestão de outro lugar interessante, gostaria da sua opinião. Obrigada!

    ResponderExcluir
  25. Olá! Acabei de descobrir seu blog e adorei! Vou para a Europa pela primeira vez em setembro com meu marido (atualmente, namorado...rs) e reservei 3 dias pra Amsterdã e 3 pra Bruxelas, sendo que em um desses dias vamos pra Bruges. Vc acha que 2 dias em Bruxelas é muito? Se tiver alguma sugestão de outro lugar interessante, gostaria da sua opinião. Obrigada!

    ResponderExcluir
  26. Amanda,
    Acho Ghent um charme. Dá uma lida que tenho um post sobre a cidade.
    Não conheço Antuérpia, mas todos também falam muito bem sobre a cidade.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!