ROTEIRO FINLÂNDIA


Já fazia um tempo que a Finlândia vinha me fazendo sonhar acordada. Meu objetivo "número um" nessa viagem era ver a aurora boreal. Então, organizei um roteiro de 12 dias pelo país (11 noites) do finalzinho de outubro ao início de novembro, uma das melhores épocas para “garantir” que seria brindada com o show de luzes dançantes na região. Tive o privilégio de presenciar o fenômeno duas vezes. Dei muita sorte, pois a presença da "Aurora” é sempre uma incógnita. 


Aurora Boreal.

O roteiro pela Finlândia foi o seguinte:
  • Helsinki 3 noites no charmosíssimo Hotel-Design Klaus K (com um bate-e-volta à cidade medieval de Porvoo),
  • Saariselkä, 4 noites no Hotel-Iglu Kakslauttanem (fiz um voo de Helsinki para o aeroporto de Ivalo, a 40 quilômetros de Saariselkä onde aluguei um carro para ficar mais fácil o deslocamento), e
  • Rovaniemi, 4 noites no delicioso Hotel-Boutique Arctic Light, 250 quilômetros ao sul de Saariselkä, trajeto feito de carro alugado, de onde voei novamente para Helsinki.


De KLM voei do Rio (com escala em Amsterdã) até Helsinki, onde permaneci três dias deliciosamente frios e ensolarados no design-hotel Klaus K, que recomendo! Então, fiz outro voo de Helsinki até Ivalo, de pouco mais de uma hora, com a Finnair, uma companhia aérea finlandesa. Em Ivalo aluguei um carro para percorrer o norte da Finlândia em busca da “aurora”. Do aeroporto de Ivalo fui até minha primeira cidade-base na Lapônia, Saariselkä, onde permaneci por 3 dias no hotel-iglu mais cobiçado da região, o Kakslauttanem, mas sinceramente não tão bom quanto o esperado. A segunda cidade escolhida foi Rovaniemi, no Círculo Polar Ártico, a cidade do Papai Noel, onde permaneci quatro dias no charmoso hotel-boutique Arctict Light. De lá, voei novamente para Helsinki e então retornei ao Brasil.


Convido vocês a embarcarem comigo nessa viagem pela surpreendente Finlândia.

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Nilton,

    A Finlândia é realmente espetacular. As fotos ficam lindas, como é o país. Lindo!

    Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  2. tenho uma dúvida: o que você fez em Saariselkä na neve? tem algo para fazer? e dá pra pegar um transporte do aeroporto até a cidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Saariselkä aluguei um carro para conhecer a Lapônia durante o dia e caçar a aurora boreal durante a noite. Há muitas coisas para se fazer na região: passeio de trenó com renas, visitar as fazendas de Husky Siberiano, conhecer os povoados saami, ir até as cidades vizinhas e dá até para atravessar a fronteira para os países vizinhos. Os próximos posts serão sobre onde ficar e o que fazer na região.

      Excluir
  3. Oi, Claudia!

    Estou tentando acessar o post sobre o que fazer na Lapônia e a página não é encontrada. Esse post ainda não está no ar?

    Estou planejando uma viagem para a Finlândia esse ano e queria saber o que você fez lá e quais são as dicas.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por avisar. Já ajustei o link. Pode olhar lá.
      Valeu!

      Excluir
  4. Quero muito viajar e conhecer a Finlândia. Em janeiro de 2019, de férias, eu penso em passar 10 dias com a minha filha de 17 anos.

    ResponderExcluir
  5. FOI SOZINHA? PARA DIRIGIR LA PRECISA DE ALGUM DOCUMENTO ESPECIFICO?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!