BAIXA CALIFORNIA: MÉXICO OU E.U.A.?

Por Claudia Liechavicius

O nome, por si só, já deixa uma certa confusão no ar: Baixa Califórnia. Estamos falando dos Estados Unidos? Não. Estamos falando da Baja California Sur, no México. Essa pontinha do México é elegante, sofisticada, cheia de hotéis estrelados, campos de golfe, iates, marinas. Agora, vamos ser honestos... Que tem muitas semelhanças com o vizinho rico. Ah! Isso tem. E, não é só no nome, mas no jeitão americanizado. O inglês é falado por todo lado e o que mais se vê são turistas louros, de olhos azuis e pele branquinha (ou rosada). Nada contra. Bem pelo contrário (adoro os EUA quando escolho ir para lá - no México quero ver o México).  Mas, no fundo no fundo - ufa - a alma mexicana prevalece. Ainda bem. Muito colorido, muita arte, muita tequila, muita pimenta e pessoas super simpáticas povoam esse chamado "corredor turístico", entre as cidades de San José del Cabo e Cabo San Lucas, uma região que vem despontando como um dos destinos mais cobiçados do país.


Essa formação rochosa conhecida como "El Arco" foi esculpida pela força do mar e é o principal cartão-postal de Los Cabos. Ali, as águas do Mar de Cortez e do Oceano Pacífico se encontram.

UM MAR DE RESPEITO

Ninguém menos do que o biólogo marinho Jacques Cousteau chamou o Mar de Cortez de "o maior aquário do mundo", tal a abundância de vida marinha na região. Isso explica porque a região é tão procurada para mergulho. No final do inverno mexicano, um dos grandes espetáculos é ver o namoro das baleias cinzentas, na Baía Magdalena, quando elas retornam do Alasca em busca de águas mornas para acasalar e dar à luz. Além disso, o Golfo da Califórnia  presencia os mais importantes processos oceanográficos do planeta e por isso, em 2005, suas ilhotas e a região costeira foram declaradas Patrimônio Natural da Humanidade. Fantástico!


CUIDADO COM A ÉPOCA DOS FURACÕES

O clima da região é semi-desértico. Bem seco. É quente tanto no verão como no inverno. A temperatura média anual é de 26 graus centígrados. A época mais chuvosa coincide com a época dos furacões, de julho à outubro. Evite esse período. No mais, qualquer outra época do ano é boa. Se quiser preços mais em conta vá na baixa temporada, que equivale ao período de inverno no Brasil, os meses mais baratos e vazios são maio e junho. De dezembro à fevereiro (que é o inverno americano) os hotéis ficam lotados e os preços sobem.

Apenas como curiosidade: essa é a região do planeta com maior número de cactos.

A variedade de cactos é incrível. São lindos.

Com esse clima, os lagartos e iguanas são vistos por todos os lados. 

LOS CABOS CORRIDOR


Os americanos mais aventureiros já frequentavam Los Cabos desde os anos 50 atraídos pelos mistérios do deserto e do mar. Mas, foi apenas em 1973, quando a rodovia transpeninsular ficou pronta que o turismo explodiu. Até então, só era possível chegar de barco ou avião. Hoje Los Cabos Corridor é uma faixa costeira de 33 quilômetros que liga San José del Cabo a Cabo San Lucas com empreendimentos de luxo, um ao lado do outro. Para os surfistas, dizem que as ondas de Punto Perfecto rivalizam com as do Havaí (eu como não entendo desse assunto não vou poder dar meu palpite). Outras praias com boas ondas são: Playa Acapulguitos, Playa Monumentos e Costa Azul. Prefiro as praias mais calminhas e sem ondas: Playa Chilenos e Santa Maria.


Playa Chilenos.


As praias em Cabo San Lucas são bem perigosas. 
A Playa El Médano é a mais segura para os turistas e tem até jet ski para alugar.

CABO SAN LUCAS


Cabo San Lucas é uma região de muito luxo, no entanto é descaracterizada quanto as raízes mexicanas. Tem shoppings, lojas em profusão, marina lotada de iates, pier, boites. Muita gente diz que parece Acapulco em miniatura. Mas, às vezes, dá a impressão de que a língua oficial é o inglês e não o espanhol. Isso me desagrada um pouco. Fui ao México, não aos Estados Unidos e queria entrar em contato com a cultura mexicana.

Marina de Cabo San Lucas. 

SAN JOSE DEL CABO


San José del Cabo é bem mais simpática. A cidade é pequena, colorida, simples, artística, cheia de vida e se concentra ao redor da Plaza Mijares. Ainda mantém uma atmosfera de outrora com casas de adobe e mansões antigas enfeitando as ruas, sendo que muitas delas viraram lojas e restaurantes, mas lojas de arte mexicana e prata mexicana, no chamado Distrito das Artes. Mais ao sul as ruas descem em direção ao mar, onde estão os hotéis e condomínios. San José é puro charme. Charme mexicano.


Rua cheia de casas antigas em San Jose del Cabo.


Prefeitura de San Jose del Cabo.

Igreja das Missões. 

Loja de artesanato mexicano, no Distrito das Artes.

As tradicionais Catrinas, figuras do Dia dos Mortos, tão populares no México.

Cerâmicas mexicanas. 

O artesão trabalha em sua oficina com vidro soprado. 

Em San Jose del Cabo a artista Frida Khalo é reverenciada. 

Quando der fome procure o restaurante La Panga Antígua (ao lado da igreja).

BONS HOTÉIS


Interessante observar que apesar de Los Cabos ter um ar americanizado, os dois melhores hotéis da região são absolutamente enraizados no clima mexicano. Perfeito. A arquitetura é adaptada ao padrão local (apesar do luxo), os copos e as cerâmicas são produzidos na região, as obras de arte que adornam esses dois hotéis são produzidas por artistas locais, os restaurantes servem a melhor cozinha mexicana possível. Por isso, adorei tanto o Las Ventanas al Paraíso quanto o Capella Pedregal. Esses dois hotéis tem um serviço impecável. Se você gosta se ser mimado, é lá mesmo. Eles revolucionaram o conceito de serviço de luxo na hotelaria e pertencem ao mesmo grupo. Claro, que não faltam grandes cadeias americanas no pedaço, pois tem um hotel ao lado do outro. É um verdadeiro corredor de hotéis.

Capella Pedregal. É imponente já na chegada. Para alcançar o saguão principal é preciso atravessar um túnel de 300 metros escavado na pedra. Ao final do túnel, uma funcionário muito receptivo o espera para apresentar o hotel. Tochas sinalizam os caminhos até os quartos e até as áreas comuns de lazer. Sua arquitetura evoca uma vila que repousa na encosta de uma montanha e combina elementos contemporâneos com elementos tradicionais mexicanos. Os apartamentos são bem amplos, têm piscina privada e vista para o Pacífico. O Spa tem vários tratamentos interessantes, um deles é uma associação de acupuntura com sons de campainhas para equilibrar os chakras. E os restaurantes são espetaculares. Don Manuel e El Farallón com cozinha mexicana contemporânea, sendo esse último debruçado sobre o penhasco, com um visual de tirar o fôlego. Gostou? Então, dê mais uma olhada no site www.capellapedregal.com










Las Ventanas al Paraíso. Perfeito para os hóspedes mais exigentes em termos de serviço. Dediquei um post inteiro sobre o hotel - que é espetacular. Para ver mais clique aqui ou entre no site do hotel www.lasventanas.com


Los Cabos é seguramente o lugar mais sofisticado e elegante do México. 
Os hotéis Las Ventanas e Capella Pedregal são espetaculares. Ficar num deles e dar umas fugidinhas pela cidade é perfeito. Entre Cabo San Lucas e San José del Cabo, opte pela segunda opção. San José é muito mais graciosa, preserva as raízes mexicanas e tem bons restaurantes. Entre eles: La Panga e Don Emiliano. Qaundo for ao México, não deixe de incluir Los Cabos no roteiro.

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Baja California é um famoso destino de mergulho devido a imensidão do mar como vc mencionou!
    Lugar esplendoroso!
    Valeu o post!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Flávia!
    Realmente, é um ponto super procurado para mergulho. A fauna marinha da região é maravilhosa, tanto que o Mar de Cortez foi chamado por Jacques Cousteaux de "o maior aquário do mundo".
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  3. Uau... fiquei sem palavras.

    Descrições sempre fantásticas, acompanhadas por fotos que mais parecem tiradas de capas de revista de turismo. Aliado a isso, a sua capacidade de escolha e descoberta de lugares paradisíacos, são imagens de marca dos seus artigos, sem qualquer sombra para dúvidas.

    Tudo verdadeiramente 5 estrelas, sempre ao seu melhor nível.

    ResponderExcluir
  4. Claudia
    Para variar suas fotos estão um show!!
    Parabéns
    Só faltou contar quantas tequilas vocês tomaram?????
    abs
    VS

    ResponderExcluir
  5. Claudia

    Este é outro dos destinos de sonho da maioria dos Portugueses...México!
    Lindas as fotos!
    Adorei o hotel(o nome também é bem apropriado!!)...mais romântico é difícil...talvez quando eu fizer 20anos de casamento...rsrsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Claudia, este post está incrível! As fotos então, maravilhosas! concordo com a turista ocasional...sem palavras!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Turista!
    Adoro ler seus comentários. Eles fazem com que eu me sinta sempre mais estimulada para escrever os novos posts. É muito bom ter um retorno tão positivo. Volte sempre. É um prazer receber você.
    Claudia

    ResponderExcluir
  8. VS
    Até que as tequilas e margaritas foram pouquíssimas. Não sou muito ligada à bebidas...
    Mas, é preciso experimentar!
    Abs
    Claudia

    ResponderExcluir
  9. Margarida e não é que você acertou na mosca, vinte anos de casado é preciso comemorar em alto estilo. Foi isso.
    Quando você completa 20 anos?
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  10. Oi galera Anima! Fico toda orgulhosa com esses comentários. Valeu pela visita.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  11. De tudo o que vi, fico com San José. Gosto de cidadezinhas com intenso colorido, com alma.
    Menina, os biscoitinhos fizeram sucesso!
    Cactos e iguanas representam esse país...rs! Do México só conheço Cancún e as iguanas eram moradoras ilustres do nosso hotel.
    É sempre um prazer olhar imagens. Dão uma sensação de elevação espiritual, não acha?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Gina,
    Pois você foi na boa. San José é realmente uma gracinha.
    Pois você sabe que achei a Baixa California bem mais interessante do que Cancun? Mais mexicana.

    Aqueles seus biscoitinhos são um primor. Lindos demais!!! Quanta imaginação.
    Bjs
    Claudia

    ResponderExcluir
  13. Ah Claudia....este lugar me deixa com água na boca! Meu ídolo, Jacques Ives Cousteau tinha razão, só de ver essas águas já imagino a grandeza de biodiversidade lá embaixo...
    beijinhos
    Bia
    www.biaviagemambiental.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Bia.
    Imagino que seja um lugar parecido com você. Acho que você iria gostar de conhecer. Sempre que vou à lugares com bela fauna e flora marinha lembro de você.
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir
  15. Oi,Cláudia

    Como sempre,descrições e fotos lindíssimas!É um prazer visitar teu blog.
    Bj
    MT

    ResponderExcluir
  16. Oi Maria Teresa!
    Adoro receber sua visita sempre tão simpática e gentil.
    Obrigada.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  17. Claudia, que lugar sensacional e o Las Ventanas é meu sonho de consummo!!!!!! O mar tem uma cor diferente e eu amei o artesanato local! Que vontade de embarcar agora pra esse destino de sonho!!!! Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Lugar demais mesmo, Káia!!!
    ë perfeito para passar uns dias com o maridão. Escolha certa. Não tem erro!!!!
    Bjs
    Claudia

    ResponderExcluir
  19. Claudinha to partindo amanha para lá!
    bjao

    ResponderExcluir
  20. Flavinha,

    Vai ficar no Las Ventanas? Aproveitem muito!!!!!
    Um beijo enorme.

    ResponderExcluir
  21. Muito informativo seu post, gostei como descreveu o estilo americanizado de uma cidade ao estilo das reaizes mexicanas na outra cidade como vc falou " estou indo ao mexico nao aos USA" algo assim.rsrs.. Belas fotos e boas dicas de quando ir la. MInha esposa e natural da Ciudad de Obregon e planejo uma viaje para meus pais conhecerem a familia dela e o Mexico, sao pais maravilhosos que tenho e merecem uma viajem bacana. otimo blogge.

    ResponderExcluir
  22. Estou com viagem marcada para Los Cabos e com uma grande dúvida, alugar ou não carro. Ficarei 7 dias por lá e como não ficarei em resort me interessei em alugar carro, porém estou preocupada porque me desaconselharam a alugar carro no México, alegaram risco em relação a assaltos e polícia corrupta. O que a sua experiência pode me aconselhar? Grata pela atenção

    ResponderExcluir
  23. Maria Priscila,

    O México é um país complicado, sim. Mas, em Los Cabos não há grandes problemas. Tudo é muito turístico e cheio de gente. O risco é pequeno. Deixe para alugar o carro lá. Eu fiquei 5 dias no Las Ventanas e aluguei carro no próprio hotel apenas por dois dias. Nos outros, aproveitei o hotel, que é espetacular.

    Boa viagem.

    ResponderExcluir
  24. ola..decidimos que passaremos as férias em Cabo San lucas..quantos dias você indicaria para essa viagem (viagem de casal)? Obrigada! Ana Carolina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Carolina,

      Eu fiquei quatro noites e adorei. Deu tempo para descansar e circular pela região. Se puder ficar mais, melhor ainda, especialmente, se estiver hospedada em um bom hotel.

      Boa viagem.

      Excluir
  25. Obrigada!
    Meu Instagram é @blogviajarpelomundo e o Facebook tambem é @blogviajarpelomundo
    :)

    ResponderExcluir
  26. Oi Claudia, boa noite . Adorei seu post! Estou indo com uma amiga agora em agosto passar 6 dias em Los Cabos. O que você indica para 2 mulheres solteiras? Não dá pra ser resort romântico....kkkkk melhor ficar em uma das 2 cidades ou tem resort animado por lá? Bjs

    ResponderExcluir
  27. Claudia, alguma dica de hospedagem para 2 mulheres solteiras passarem 6 dias em Los Cabos? Queremos curtir a praia mas tb um pouco de diversão noturna. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea,
      Tem muitos hotéis nessa região. Tudo depende do seu estilo. Há grandes resorts pé na areia, hotéis menores nas cidades coloniais, hotéis luxuosos e badalados.
      Boa sorte na escolha.
      Beijo

      Excluir
  28. Excelente seus post. Por favor, sabe me dizer qual é a média de preço das estadias nos bons hotéis de Los Cabos e como chegar a partir de São Paulo? Gracias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Oldair, Tudo bem? Muito obrigada pelo comentário.
      Costumo conferir essas informações diretamente nos sites dos hotéis e companhias aéreas. Mas, se precisar de uma agência para te ajudar posso indicar. Você quer?
      Claudia

      Excluir
  29. Olá, gostei muito do post. Fiz a costa da california de carro(Sâo FRanciosco à Las Vegas) E estava pensando em fazer a do Mexico até Los Angeles ou Las Vegas, queria saber se tem alguma sugestão... Já conheço o mexico e queria mais a cultura local, existe sugest]ao de onde começar? Sabe se o trajeto é tuim ruim, ouvi dizer que falta posta para abastecimento e estrutura. Agradeço muito

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!