CUIDADOS PARA VOLTAR A VIAJAR PELO MUNDO EM SEGURANÇA

Depois de oito longos meses em isolamento total, imposto pela pandemia do coronavírus, decidi colocar o pé na estrada. Cercada de muitos cuidados, passei 20 dias no Equador, com direito a um pit stop no Peru. Foram dez voos, muitos trechos de carro com motorista, um cruzeiro pelo arquipélago de Galápagos e hospedagem em seis hotéis. Deu tudo certo e compartilho com vocês o que precisa ser feito para garantir sua saúde.


Máscara e face shield são itens obrigatórios nos aeroportos do Peru e Equador.

EXIGÊNCIA DE PCR NEGATIVO 

Escolha destinos que tenham como regra número um a solicitação de exame PCR para a entrada de visitantes. No meu caso, escolhi Peru e Equador. Essa é uma providência fundamental e que me deixou tranquila para sair de casa após receber o resultado negativo e saber que todos os outros turistas estavam na mesma condição. No Brasil, essa é uma exigência para quem entra em Fernando de Noronha. No mundo, Maldivas é outro destino que exige PCR e alguns hotéis inclusive fazem o exame na chegada do hóspede.

IMERSÃO NA NATUREZA 

É primordial, nesse momento, escolher com atenção o destino. Lugares que combinem natureza e isolamento saem na frente. Menos aglomeração significa risco mais baixo de contágio. Ainda não é hora de viajar para grandes cidades, nem de fazer turismo urbano. O distanciamento social é fundamental!

   
Galápagos.

HIGIENE E SEGURANÇA

Preste muita atenção aos protocolos de biossegurança oferecidos aos hóspedes. Algumas grupos hoteleiros têm propostas excelentes, que realmente fazem a diferença e dão segurança, como check in online, cabines de ozônio na entrada dos estabelecimentos, aferição de temperatura, higienização de malas e calçados na entrada, número reduzido de acomodações em funcionamento, distribuição de kits com máscara e álcool em gel, funcionários e clientes com obrigatoriedade do uso de máscara e face shield, QR code nos restaurantes, distanciamento entre as mesas. Optei por hotéis menores, de padrão luxo (necessário nesse momento em nome da segurança), em locais remotos. Pedi o cancelamento do serviço de arrumação do quarto para evitar contato desnecessário. Vale evitar uso de ar condicionado e manter o ambiente bem ventilado. 

SOBRE RESTAURANTES 

Prefira restaurantes com bom espaçamento entre as mesas ou que sejam ao ar livre. Uma boa opção é fazer as refeições no seu próprio hotel para evitar idas e vindas. Quando não estiver comendo, use máscara. Abuse do álcool em gel nas mãos. Evite o uso do celular durante as refeições. Pague a conta com cartão de crédito, não manipule dinheiro em espécie, melhor ainda se for por aproximação.

CUIDADOS NO AEROPORTO 

Caso seu destino não possa ser alcançado de carro (o ideal para esse momento) tome alguns cuidados no aeroporto. Faça check in online, leve apenas uma mala de mão com você (não despache a bagagem), mantenha distância de dois metros dos outros passageiros no raio x e no embarque, use máscara e face shield, evite comer no aeroporto, lave as mãos com frequência, carregue um pequeno frasco de álcool em gel. 

DURANTE O VOO

No avião, higienize a poltrona e o cinto antes de sentar. Há lenços umedecidos com produtos desinfetantes muito práticos, ou use álcool em gel 70%. Opte por sentar na primeira fileira do avião, preferencialmente na janela e embarque por último para evitar pessoas passando pelo corredor ao seu lado. Se possível, não vá ao banheiro para evitar circular pelo avião. Não coma durante o voo. Se o voo for longo, o ideal é viajar de business para manter maior isolamento. 

Leve apenas mala de mão, use máscara e protetor facial no voo.

Essas medidas farão toda a diferença na sua viagem. Seja consciente. Tome cuidado. A pandemia ainda está fora de controle. Segure a onda por mais um tempinho. Vai passar!

LEIA TAMBÉM 

Booking.com

Compartilhe:

Comentários

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Obrigada!