AS MURALHAS DE STON


A Croácia é repleta de belas surpresas. E, isso é incontestável. No trajeto Dubrovnik - Split, a intenção era trilhar direto os 230 quilômetros que separam as duas cidades, para aproveitar Split ainda com sol. Mas, quem disse que isso foi possível? De repente, 54 quilômetros acima de Dubrovnik, uma placa interessante chamou para uma parada: Muralhas de Ston e Mali Ston (na Península de Peljesac). A placa dizia em inglês que a muralha é a segunda maior do mundo, ficando apenas atrás da Muralha da China. Simplesmente, não deu para conter a curiosidade.

Muralhas de Ston.

STON

A cidade de Ston é constituída de duas cidadelas: Veliki Ston e Mali Ston

Veliki Ston é maiorzinha, mas nada mais do que apenas alguns quarteirões. Em 15 minutos dá para percorrer toda a cidade e ver o Forte Maior, a igreja de São Brás que foi construída no lugar da catedral que caiu com o terremoto, o Palácio do Governador, o Palácio do Bispo e o Mosteiro Franciscano de São Nicolau. Mas, a cidade não é muito turística. Tem pouquíssima gente circulando por lá. O ideal é subir parte da muralha e depois sentar num café para ver o movimento dos moradores pela cidade. Interessante observar que todos os cafés tem wi-fi liberado, apesar das cidades serem muito pequenas.

Muralha de Veliki Ston.

Pausa para um café pelas vielas de Ston.

Essa é praticamente toda a cidade croata de Veliki Ston. Bem pequenina

Já, Mali Ston é menor ainda. Fica à beira-mar e era o local onde o sal era armazenado para ser transportado para outros países. O Forte Koruna é um dos principais pontos de interesse da cidade e data de 1347. Há alguns restaurantes no porto que servem ostras frescas. Os turistas que vi estavam todos comendo por ali. Mas, são lugares bem simples. 

Entrada para o Forte Koruna, em Mali Ston.

Criação das famosas ostras de Ston.

VOLTANDO NO TEMPO

Ston antigamente se chamava Stagnum devido as suas águas muito rasas. Exatamente por isso, desde o tempo dos romanos, há salinas na cidade. E, foi nessa época, século XIV, que os muros começaram a ser erguidos de Ston à Mali Ston. 

Mapa de localização das muralhas entre Ston e Mali Ston.

As salinas pertenciam a República de Dubrovnik que também detinha o controle da Península de Peljesac. A península é bem grande, tem 62 quilômetros de comprimento. No centro há montanhas altas que favorecem o cultivo de uvas e as águas ao redor são rasas, o que propicia a criação de ostras e a exploração do sal. O principal interesse de Dubrovnik nessa região, sempre foram as salinas. A quantidade de sal produzido era tão grande que servia para abastecer todos os Países Bálticos. E Dubrovnik se orgulhava de monopolizar o comércio do sal.

Península de Peljesec muito próxima do Parque Nacional de Mljet e da ilha de Korcula.

As muralhas de Ston e Mali Ston tem 5 quilômetros e meio de extensão. Ao longo de seu percurso há 10 fortes cilíndricos e 31 torres retangulares.

Na verdade, as Muralhas de Ston não são nem de longe parecidas com as Muralhas da China (que são realmente enormes e poderosas). Mas, foi uma parada bem interessante de duas horinhas. Melhor seria se o tempo tivesse permitido que eu tomasse um barco para conhecer Korcula e Mljet. Ainda volto lá!

Ston.

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Lugar fantástico, como sempre!!!!
    Estou até sem palavras...(literalmente, já que perdi a voz há 5 dias, hehe). Bom, pelo menos eu ainda posso me maravilhar quando passo por aqui....
    Obrigada Claudia!

    Bons ventos sempre!!!

    Bia


    www.biaviagemambiental.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Voce está linda nas fotos
    VS

    ResponderExcluir
  3. Bia,

    O que houve que sua voz foi embora? Estimo suas melhoras.

    Bj

    Claudia

    ResponderExcluir
  4. Olá Claudia!

    Desconhecia de todo que as segundas maiores muralhas do Mundo se encontrassem na Europa e concretamente na Croácia.

    O seu desvio do percurso directo, foi mais do que merecido, pois deve ter-lhe proporcionado momentos fantásticos e à posteriori, permitiu um artigo muito interessante, como é norma por aqui ;-)

    As fotos são elucidativas disso mesmo.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Turista,

    Quanto tempo. Que bom ver você por aqui.

    Que as muralhas são as segundas maiores do mundo fiquei sabendo por lá. Mas, ainda tenho lá minhas dúvidas. Pois, não parecem assim tão extensas.

    Conhecer novidades no meio de uma viagem sempre é muito bom.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Claudia,

    Fiquei impressionada com as muralhas e com o lugar.
    Confesso que não sabia da existência de Ston.
    Obrigada pelo post.

    é mais um lugar na lista de viagens.

    bjos
    Ana

    ResponderExcluir
  7. Que linda é Ston!!!
    Tô adorando este seu especial para o Balcãns, quero fazer ano que vem Malta, Montenegro e Croacia, em julho!! Não resistía espera e já vou degustar um pouquinho da região no próximo mês, vamos para a Macedônia e Bulgária, que parecem bem mais sisudas que a extrovertida Croácia, mas tem um charme histórico diferente. :)
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Ana,

    A gente se surpreende quando viaja. Isso é muito bom!
    Adorei conhecer essa cidade cheia de história, de sal e de ostras.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Claudia, que lugar lindo, aconchegante e charmoso! São tantas cidades que vc conhece pelo mundo afora!!!!! Fico aqui sonhando com cada um deles! Só estive em Zagreb e mesmo assim só porque estava no meio do caminho entre um país e outro das nossas férias em 2011, rsrs! Mas eu queria muito desbravar a Croácia! Um super beijo! Tenho estado mega enrolada, mas com saudades de passar por aqui e admirar suas belas viagens!

    ResponderExcluir
  10. Hey Claudia! Tudo bem! Ótimos posts os seus, com bastante informação de um jeito bem descontraído! Eu gostaria de fazer umas perguntas, se puder! Pq eu vou fazer uma viagem muito longa, por vários países, dai queria saber se vc sabe de boas empresas de seguro saúde, que atuem na Europa, na Africa (Egito), Asia, Oceania (Australia) e America do Norte. Outra pergunta é: qual câmera vc usa pra tirar suas fotos?! Vc tem algum curso ou é entendida do assunto ou só usa as configurações automáticas mesmo?! Desde já muito obrigado e parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Hey Claudia! Tudo bem! Ótimos posts os seus, com bastante informação de um jeito bem descontraído! Eu gostaria de fazer umas perguntas, se puder! Pq eu vou fazer uma viagem muito longa, por vários países, dai queria saber se vc sabe de boas empresas de seguro saúde, que atuem na Europa, na Africa (Egito), Asia, Oceania (Australia) e America do Norte. Outra pergunta é: qual câmera vc usa pra tirar suas fotos?! Vc tem algum curso ou é entendida do assunto ou só usa as configurações automáticas mesmo?! Desde já muito obrigado e parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Katia,

    Você vai amar a Croácia. Dá para conjugar com vários outros destinos legais: Montenegro, Sérvia, Eslovênia, Itália, Grécia...

    Muitas vezes a gente se enrola, os dias precisavam ter mais horas. hehehe.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Diego,

    O seguro-viagem Travel Ace é um dos melhores do mercado. As coberturas dependem do tipo de seguro que você comprar.

    Também tem o Mondial Travel, Europ Assistance e o Assist-Card. Dá uma olhada nesses.

    Outra possibilidade é comprar a passagem aérea pela American Express e automaticamente você um seguro pelo período da viagem. Funciona direitinho.

    Quanto ao equipamento fotográfico uso uma camera Canon G15. É pequena e tem bons recursos.

    Boa viagem.

    Claudia

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!