VAI PARA A PRAIA DO ESPELHO? BENDITO SEJA!


Já faz tempo que o sul da Bahia figura entre os destinos mais badalados do verão brasileiro. Nesse pedacinho de paraíso, a "bola da vez" é a belíssima Praia do Espelho que está entre as dez praias mais bonitas do Brasil e vive repleta de celebridades. 

Mas, as celebridades são apenas um detalhe. A estrela maior do pedaço é a maré. Conforme ela dança, define cenários completamente diferentes ao longo do dia ou da noite. Na baixa, piscinas naturais se formam entre os corais em tons que variam do verde ao azul. O nome "Praia do Espelho" vem exatamente daí. Nesses momentos de calma, o mar vira um grande espelho e as tartarugas vão e vem sem pressa. A praia é protegida. Local de desova de tartarugas marinhas. Quando a maré sobe, os corais somem, a faixa de areia fica estreita e a atenção se volta para o colorido espetacular das falésias. É uma praia viva. Em constante metamorfose.

As falésias da Praia do Espelho têm cores lindas ora brancas, ora coloridas.

Praia do Espelho, o nome diz tudo.

Ao entardecer, com maré baixa, os corais se revelam.

UM LUGAR PARA CHAMAR DE SEU

Interessante que muita gente vai até a Praia do Espelho apenas rapidamente e não consegue ver essa profusão de cenários. Faz um bate-e-volta, a partir de algum local próximo, passa apenas algumas horas e não aproveita toda a beleza que a praia tem. Sabe qual o "pulo do gato"? Escolher uma bela pousada pé na areia, na Praia do Espelho (ou Curuípe - são praticamente a mesma praia, dividem a mesma enseada) e ficar pelo menos uma semana curtindo o paraíso. 

Pousada Bendito Seja.

Indico totalmente a Pousada Bendito Seja. Deliciosa! Sossegada, na praia e integrada a natureza. A pousada (na verdade um Hotel Boutique que já recebeu vários prêmios e é associado ao grupo Roteiros de Charme) ocupa uma casa de praia, em estilo rústico-chic, com telhados de palha, no meio de um gramado, de frente para o mar. Um luxo. É decorada com móveis antigos garimpados em antiquários e peças de artesanato de extremo bom gosto escolhidas pela proprietária Tetê que circula o dia todo pela pousada atenta aos detalhes.

A decoração da Pousada Bendito Seja é um luxo

São apenas 11 quartos com decoração romântica, super caprichada. Cada um deles é inspirado em uma cor. Tudo é pensado nos mínimos detalhes. Camas com dossel. Roupas de cama e toalhas perfumadas. Amenities L'Occitane. Banheiro integrado ao quarto. Para quem gosta de ficar bem hospedado é o melhor lugar para se ficar na Praia do Espelho.

Quarto da Pousada Bendito Seja

Ao fundo, banheiro integrado ao quarto. Puro charme.


Duas pias, duas duchas e uma enorme banheira de hidromassagem

O café da manhã é dos deuses. Vários tipos de pães servidos ainda quentinhos. Tudo feito na hora. Sucos frescos, torradinhas deliciosas, tapioca. A cara da Bahia. E a mesa não tem como ser mais linda. Jogos americanos de cores diferentes e louça cuidadosamente arrumada.

O restaurante da pousada também é excelente. Comandado pelo chef Thiago Rocha. Vale conferir. Mesmo para quem não estiver hospedado no hotel. O serviço é cuidadoso, a cozinha excelente, os funcionários simpáticos e sempre atenciosos.

Mesa impecável no café da manhã da Pousada Bendito Seja.

Para quem curte fazer exercício, a pousada oferece pranchas de stand up paddle. Aquele marzão merece umas remadas. Basta ter cuidado com o vento.

Se preferir ficar relaxando na areia, almofadões azuis enormes são a pedida perfeita junto com um bom livro e uma água de côco.

Para relaxar na Pousada Bendito Seja. 

Para encerrar o dia, sauna e ofurô na Pousada Bendito Seja.

Ficar num bom hotel é fundamental na Praia do Espelho. Na alta temporada, chega muita gente de van ao redor das 10 horas da manhã. Os bares e restaurantes enchem. A praia fica lotada até as 15 horas. Nesse meio tempo é bom ter um cantinho sossegado. E a Pousada Bendito Seja é perfeita. Assino embaixo. Considero uma das dez melhores pousadas de praia do Brasil. 

A Pousada Bendito Seja é abençoada por um Buda de 3 toneladas que acabou virando cacique com tantas samambaias que ali brotaram espontaneamente. Coisas da Bahia. 

COMO CHEGAR NA PRAIA DO ESPELHO

Uma boa opção é descer de avião em Porto Seguro e alugar um carro no aeroporto, na Porto Seguro Rent a Car. Eles fornecem mapa e ajudam a programar o trajeto, que passa por Arraial d'Ajuda e Trancoso. Fácil. Leva menos de duas horas. 

É possível abreviar o caminho fazendo uma travessia de balsa. Mas, atenção ao período de férias. As filas da balsa ficam enormes. Pode valer mais a pena trilhar alguns quilômetros a mais e evitar dor de cabeça desnecessária. De Porto Seguro à Trancoso a estrada é asfaltada. De Trancoso até a praia do Espelho são mais 20 quilômetros em estrada de terra. 

Também dá para optar por fazer o trajeto de taxi.

PROGRAME UM ALMOÇO NO RESTAURANTE DA SILVINHA

Indico o restaurante da Silvinha para um almoço descontraído e super simpático. Antes de mais nada é preciso fazer reserva pelo telefone (73) 9985-4157 pois ela atende um número restrito de pessoas por dia e o restaurante é bem concorrido. Ela cozinha em fogão a lenha e seus pratos tem um toque asiático. O menu é um só e com preço fixo de 100 reais por pessoa. No dia em que fui o cardápio incluía peixe ensopado com gengibre, arroz integral, lentilha, chutney de manga e abacaxi em cubos com hortelã e pimenta. De entrada torradinhas de pão árabe com um molho zaatar, também árabe. Sobremesa bem brasileira, brigadeiro de colher. Delicioso. 

Ao lado do restaurante da Silvinha, a filha dela abriu o Sushi da Mel que está fazendo bastante sucesso. 

Restaurante da Silvinha, na Praia do Espelho.

O QUE FAZER NOS ARREDORES

1. A Praia do Espelho merece longas caminhadas, tanto em direção a Trancoso como em direção a Caraíva. Fique atento a Tábua de Marés para não passar aperto no caminho. Escolha sair nos horários de maré baixa, caso contrário, não haverá passagem em muitos locais. 

Caminhe pelas praias quase desertas do sul da Bahia

2. Não deixe de ir a Trancoso durante o dia para aproveitar a praia ou no final do dia para curtir o agito do Quadrado. Lugar de astral mágico. Simples e cheio de glamour. Para saber mais informações sobre Trancoso, leia A MAGIA DO QUADRADO. De carro se chega em menos de 40 minutos. Vinte quilômetros de estrada de terra, em direção ao norte do estado ligam Espelho a Trancoso. 

 Trancoso.

3. No caminho dê uma parada em Itaporanga para ver o artesanato dos índios da tribo Pataxó, na Aldeia Imbiriba. É evidente que os índios dessa região precisaram se adaptar ao contexto atual para garantir sua sobrevivência. Fazem artesanato para vender e se vestem com adereços que já não usam mais, para chamar atenção de quem passa. As crianças pedem "caiobá" na hora da foto. Mesmo assim, seus costumes e sua cultura ainda mantém raízes fortes.

 Na Aldeia Imbiriba, uma menina vende artesanato agarrada na sua preguiça e o menino faz pose para a foto com um pássaro na cintura.

4. Vá até Caraíva que fica a pouco mais de 20 quilômetros ao sul da Praia do Espelho. A pitoresca vila é parada no tempo. Luz elétrica chegou há bem pouco tempo. Carros não entram. Para chegar apenas balsa. As ruas são de areia e carroças puxadas por burricos auxiliam os turistas no transporte das malas. Índios da tribo Pataxó circulam por ali vendendo seus artesanatos. Caraíva tem um astral bastante místico. 

 Caraíva.

5. A partir de Caraíva contrate um buggy para ir até a Ponta de Corumbau. A beleza do lugar é mais evidente durante a maré baixa quando uma ponta de areia de um quilômetro se abre no mar. Dê uma parada em Barra Velha, onde moram 500 índios Pataxó e visite uma farinheira. 

6. Se ainda tiver tempo vá até Arraial d'Ajuda que fica a apenas cinco quilômetros de Porto Seguro. Esse nome foi dado em homenagem aos primeiros jesuítas que chegaram ao Brasil, em 1549, em três navios: Conceição, Salvador e Ajuda. O centro da  cidade é bem pequeno e super simpático. Vale uma caminhada breve por ser um lugar histórico. 

 Arraial d'Ajuda.

Mas, se der vontade de ficar só na Praia do Espelho, o astral da praia já basta para recarregar as baterias por um ano inteiro.

Axé Bahia!

Leia também:

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Sou suspeita, pois tenho um caso de amor com o Sul da Bahia...mais precisamente com o extremo Sul da Bahia. Ontem, navegando na net, encontrei esse site: http://matuetevillas.com e apesar das casas serem todas lindas, as da Bahia são as mais autênticas. Quanto aos Pataxó, já te disse o que penso né? A pouco ficamos hospedados na Capim do Mato, na Serra do Cipó, uma pousada Spa, e eles ostentam no Lounge, duas luminárias dessas aí de Caraíva. Dos Roteiros de chame, gostei muito do Zorah beach hotel (CE), e no ES, a linda Rabo do lagarto. Já foi até a Península de Maraú? Pois vá, nega...vá. Viva a Bahia e seus encantos. A propósito, acabamos de comprar quatro novos 'barracos', teremos muito trabalho para 2016/2017 e logo mais nos aposentaremos ao som do mar da Bahia. Xero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taia,

      Também sou apaixonada pela Bahia. Minha sogra e meu sogro moraram muitos anos em Salvador por isso sempre foi uma constante na minha vida. Vou todos os anos pelo menos uma semaninha recarregar as baterias para começar bem o ano. Não conheço essas pousadas que você citou. Vou dar uma olhada. Sempre bom ter novas indicações de lugares legais. Esse Brasil é lindo e ainda tenho muito para conhecer.
      Xero!

      Excluir
  2. Oi Claudia
    Esta tua dica de ver a Tábua das Marés antes de marcar a ida para a Praia do Espelho é perfeita, pois eu estive lá duas vezes:
    Na 1a vez fui sem perguntar nada, cheguei com a maré super cheia e a praia quase sem areia, achei a praia mais normal do mundo e inclusive perguntei: pq dizem que está entre as praias mais bonitas do Brasil??
    Na 2a vez cheguei na maré baixíssima e entendi perfeitamente a razão da Praia do Espelho estar na lista das mais lindas!!
    Obrigado pela dica
    Abraços
    VS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VS,

      A maré muda muito o cenário. Com a maré baixa se formam piscinas naturais espetaculares entre os corais. Na maré cheia, o destaque são as falésias que mostram ainda mais suas nuances de cor. Muita gente só vê a praia na maré cheia e diz que não achou nada de especial. É verdade. É preciso consultar a Tábua de Marés para saber exatamente o melhor horário.

      Obrigada pelo comentário.

      Claudia

      Excluir
  3. Respostas
    1. Ah, Silvia! Não tem como não amar!!!!! É o paraíso. E com essa pousada, então. Tudo de bom!

      Bj

      Excluir

Deixe seu comentário. Obrigada!