TURKS AND CAICOS EM 50 TONS DE AZUL CARIBE


Trezentos e cinquenta dias de sol ao ano é a promessa do astro rei para colorir do azul mais turquesa da paleta de cores, as águas paradisíacas do arquipélago de Turks and Caicos. São 40 ilhas de cair o queixo, localizadas ao sul da cadeia de ilhas das Bahamas, 1.042 quilômetros a sudeste de Miami, sendo que apenas 8 delas são habitadas. A palavra “espetacular” define bem o que está por vir. O território caribenho é cercado pela terceira maior barreira de corais do mundo e essa proteção faz com que as praias sejam cinematográficas.

A cor seria azul piscina? Turks and Caicos é toda assim.

Turks and Caicos não é dos destinos mais baratos do Caribe e é exatamente isso que garante o astral sofisticado e exclusivo. Diferente, por exemplo, da vizinha República Dominicana que atrai hordas de visitantes com sua sequência de hotéis tipo “all inclusive” alinhados lado a lado em Punta Cana.

Turks and Caicos não é barato mas vale cada centavo.

Americanos e canadenses, em busca do prometido sol, são figurinhas fáceis no pedaço. Os ingleses também fazem parte da conta de 1 milhão de turistas ao ano atraídos pela beleza das ilhas. Afinal, o arquipélago é território Britânico apesar do dólar americano ser a moeda oficial. Cartão de crédito é  aceito em quase todos os lugares e há caixas ATM na ilha.

Grace Bay, Turks and Caicos.

A língua oficial é o inglês. Mas, é fácil encontrar pessoas que falem francês/creole e espanhol devido a grande imigração de dominicanos e haitianos. Além do idioma, outras heranças inglesas evidentes em Turks and Caicos são a elegância, a arquitetura e o modo de dirigir. A direção é inglesa, porém com muitos carros não adaptados.

Centrinho de Grace Bay.

A população de Turks and Caicos é pequena - 33.000 pessoas - das quais 27 mil vivem em Providenciales. As outras ilhas habitadas são North Caicos, Middle Caicos, South Caicos, Grand Turk, Salt Cay, East Caicos and West Caicos.

Fábrica de charutos em Turks and Caicos.

SOBRE PROVIDENCIALES

Os voos internacionais chegam em Providenciales, também conhecida como Provo, que não é a capital, nem a maior ilha mas é a mais desenvolvida e mais turística. Ela fica no extremo oeste do arquipélago. É cercada por praias que arrancam suspiros o tempo todo. Tanto que já recebeu o prêmio World Traveler Awards de “Melhor Praia” pela revista Condé Nast Traveler por vários anos consecutivos. Merecidamente! Além disso, Provo tem bons hotéis, condomínios luxuosos, excelentes restaurantes e um povo muito sorridente. E mesmo sendo a mais movimentada das ilhas é um destino tranquilo e sossegado, perfeito para quem quer relaxar.

Providenciales, Turks and Caicos.

Na costa norte fica Grace Bay, a praia mais famosa de Providenciales, com quase 20 quilômetros de areias brancas e água azul-caribe-turquesa, ao longo da extensa barreira de corais. Não vai faltar o que fazer por ali, mergulhar de snorkel, andar de caiaque, stand up paddle, fazer paragliding, velejar, visitar o Parque Marinho Princess Alexandra para conhecer uma Fazenda de Conch (diga Konk) e aprender sobre o cultivo do molusco – que é uma paixão nacional e uma tremenda iguaria - desde pequeninos até atingirem a fase adulta aos 4 anos quando são consumidos. Esses moluscos são encontrados no cardápio de muitos restaurantes e preparados de várias maneiras. Seu cultivo foi passado de geração em geração e hoje há fazendas em Turks and Caicos que criam e comercializam as conchas. Tem que experimentar, a carne é deliciosa.

Conch.

Acompanhando essa extensa faixa de areia há muitos hotéis e condomínios com vilas para alugar além de um centrinho singelo com vários restaurantes e lojas. Se quiser ficar hospedado em Grace Bay indico o tranquilo Point Grace, www.pointgrace.com com o selo Small Luxury Hotels, de arquitetura inglesa e com um excelente restaurante.

Point Grace.

Se preferir uma versão de resort praia de categoria “mais econômica” dê uma olhada no Beaches Resorts by Sandals, um “all Inclusive” enorme e super concorrido, com 21 restaurantes. (O grupo Sandals é forte na Jamaica.) Foi indicado em 2017 como o número 1 pelo TripAdvisor no Traveler’s Choice. Mas, não espere nada muito barato, nem hotel, nem passeios, nem restaurantes. Turks and Caicos é um destino caro.

Amanyara Resort.

À noroeste (Northwest Point) fica a espetacular praia de Malcolm famosa por ter recebido 600 peças artificiais para recuperação de corais, acopladas a fragmentos em risco de extinção, em uma ação pioneira desenvolvida pelo super exclusivo Amanyara Resort, www.aman.com , considerado um dos melhores hotéis de praia do mundo, num parque protegido de 99 acres, que vai até Malcolm. Ele é o queridinho das celebridades americanas para dias de muito azul com privacidade total e serviço impecável. Cada hóspede tem uma “vila” indevassável e com muito conforto, para chamar de sua. Dividi minha hospedagem entre o Amanyara (4 dias) e o Point Grace (2 dias) para ver Turks and Caicos por ângulos diferentes.

Vilas incríveis do Amanyara.

Mais ao sul se encontra o Chalk Sound, um grande lago com uma água azul-turquesa impressionante e uma série e ilhotas. Ao longo do lado sul da ilha ficam Sapodilla Bay, Copper Jack, Discovery Bay, Turtle Tail e Long Bay onde há muitas moradias privadas disponíveis para alugar. Todas as praias são lindas. De um azul inacreditável. O porto, South Dock, fica a leste da Baía de Sapodilla. Os dois assentamentos mais antigos são o Bight e Blue Hills, ambos tem jeitinho de aldeia caribenha.

A ilha é cercada de praias lindas por todos os lados.

ONDE COMER EM PROVIDENCIALES

Grace's Cottage. Restaurante do hotel Point Grace delicioso e de ambiente acolhedor e elegante.

Coyaba. O restaurante do Chef Newman abre para o jantar com pratos caprichados feitos com ingredientes da estação.

Amanyara. Para uma experiência incrível vá ao Amanyara do lado western de Providenciales, no The Restaurant. Não perca o pôr do sol.

Experimente as cervejas de Turks and Caicos.

Coco Van. É um foodtruck que abriu as portas ano passado ao lado do restaurante irmão Coco Bistro. Tem astral casual e boa cozinha.

Parallel 23 cozinha caribenha contemporânea.

The Grill at Grace Bay Club com conceito italiano.

Provence. Cozinha francesa feita com estilo em Grace Bay, na Le Vele Plaza, um lugar com vários restaurantes e lojinhas.

SOBRE AS OUTRAS ILHAS

Grand Turk é a capital de Turks and Caicos e coração histórico do arquipélago. Foi onde Cristovão Colombo aportou em 1492. Cockburn Town tem a segunda maior população das ilhas, ao redor de 4 mil pessoas e casas em estilo colonial dos séculos XVIII e XIX. É um lugar muito procurado para mergulho e de onde partem os cruzeiros da Grand Turk Cruise Center. O farol histórico, de 1852, é um dos cartões-postais da ilha.

Middle Caicos é a maior ilha do arquipélago. Um bom lugar para curtir o mar, mergulhar, andar de caiaque velejar e pescar.

North Caicos é conhecida como “Ilha Jardim”, a ilha tem muito verde, flamingos e o mergulho é a grande atração.

South Caicos é um destino procurado por quem gosta de aves e vida marinha em habitats ainda pouco explorados.

Salt Cay é descrita pelos locais como a ilha que foi esquecida pelo tempo. Tem arquitetura com influência das Bermudas, salinas incríveis para serem exploradas e oferece os melhores pontos para observação de baleias pela proximidade com a Columbus Passage.

ONDE FICAR HOSPEDADO

Amanyara, www.aman.com

Point Grace, www.pointgrace.com


ALGUMAS DISTÂNCIAS DE VOO

Miami. 1h 15m
Atlanta. 3 h
Toronto. 3h 50 m
Nova York. 3h 35m

COMO CHEGAR

Voamos de American Airlines de Miami para Providenciales, mas também há outras companhias que chegam a Turks and Caicos, como a Jet Blue, United Airlines, Delta, Inter Caribbean, Southwest.

Aproveite para conjugar Turks and Caicos com outros destinos como Jamaica, República Dominicana (Punta Cana) ou Cuba, por exemplo.

De Turks and Caicos nossa próxima parada foi Anegada, nas British Virgin Islands. Fizemos 3 voos para chegar:
-       Inter Caribbean: de Turks and Caicos para a República Dominicana (1 hora de voo)
-       Inter Caribbean: da República Dominicana para Tortola BVI (1 hora)
-       Vi Airlink: de Tortola para Anegada (9 minutos)

COMO SE LOCOMOVER ENTRE AS ILHAS

Serviço regular de ferry conecta Providenciales a North Caicos e Middle Caicos.

Para visitar South Caicos, Grand Turk e Salt Cay é preciso fazer um voo rapidinho em avião muito pequeno com a Caicos Express.

COMO SE LOCOMOVER EM PROVIDENCIALES

O ideal é alugar um carro para conhecer a ilha toda que é linda e tem extensão de 40 quilômetros. Mesmo com mão inglesa o trânsito é tranquilo.

De carro você pode escolher sua praia e onde será seu pit stop no pôr do sol.

MELHOR ÉPOCA PARA IR

A ilha é quente o ano todo, com temperatura entre 25 e 35 graus. Evite apenas os períodos em que há risco de furacão, de agosto a outubro. Em junho peguei dias ensolarados, quentes e com vento suave. Alguns dias de mar parado como piscina e outros com algumas marolas.

Providenciales no mês de junho.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Brasileiros precisam ter passaporte válido por 6 meses e apresentar os bilhetes aéreos de saída do país. No entanto, se você for via Estados Unidos ou Porto Rico vai precisar de visto americano para apresentar na conexão.

PARA ACERTAR NA ROUPA

Turks and Caicos é um destino pé na areia chic. Capriche nas roupas de praia. Para jantar, à noite, um vestido cai bem. Mas, nada de salto. Sandália rasteira é o ideal. Não esqueça chapéu, óculos e filtro solar. Para os homens, a regra é a mesma. Roupas de praia durante o dia e bermuda com camisa para a noite.

Abuse das cores em Turks and Caicos.

ENFIM

Turks and Caicos é um daqueles lugares de mar tão azul que você não cansa de olhar, mergulhar e suspirar. Todas as praias são espetaculares. Fique pelo menos 4 dias para explorar esse paraíso com calma. Se puder ficar uma semana, perfeito.

Providenciales, Turks and Caicos.

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Uauuuuu. Live, que eficiente!! Apaixonada por esse lugar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é!? rsrs Escrevi olhando para esse paraíso. Que lugar inspirador!!!! Beijos

      Excluir
  2. Claudia!! Vc sempre arrasa nas dicas e encanta a gente com suas fotos. Obrigada e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei esse lugar. Obrigada pelo comentário.
      Bjs

      Excluir

Deixe seu comentário. Obrigada!