SALZBURG, A TERRA DE MOZART

Por Claudia Liechavicius

Com um cenário tão bucólico como esse dá para entender de onde vinha a fonte de inspiração de ninguém menos do que o eterno Amadeus Wolfgang Mozart. Os Alpes como pano de fundo, muitas torres de igreja, cúpulas imponentes, um belo forte medieval e uma cidade de arquitetura impecável às margens do rio Salzach. Foi em Salzburgo, na Áustria, que o músico nasceu e passou grande parte de sua vida. Aliás, tudo na cidade remete a ele. Os chocolates, as indumentárias de época para se tirar uma foto vestido a caráter, a casa onde ele morou, o local onde ele nasceu, a estátua na praça, os festivais  concorridíssimos de música clássica. Seja bem-vindo a terra de Mozart.



Praça de Mozart, no centro histórico de Salzburg.

Salzburg é a quarta maior cidade da Áustria ficando atrás apenas de Viena, Graz e Linz. Sua população gira em torno de 150 mil habitantes. Sua localização é nobre, às margens do rio Salzach e cercada por montanhas imponentes. Para completar, seu centro histórico é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1996. Então, coloque essa pérola austríaca na sua listinha de lugares a conhecer e tente fazer com que a data da viagem coincida com o período de um dos maiores (e melhores) festivais de música do mundo: o Festival de Salzburg.


Vitrine de uma loja do centro histórico de Salzburg.

O FILHO PRÓDIGO

Não há como negar que Salzburg tem muito orgulho de ter sido o berço onde Mozart foi dado à luz no dia 27 de janeiro de 1756, na rua Getreidegasse número 9. Seu pai, Leopold Mozart, mudou-se de Augsburg para Salzburg para assumir o cargo de quarto violino na Capela Real e mais tarde chegou a ser  vice-mestre de capela. Casou-se com Anna Maria Pertl. Tiveram sete filhos, dos quais apenas dois sobreviveram por mais de um ano, Wolfgang Amadeus e sua irmã Nannerl. Desde cedo seu talento era evidente. Começou a compor aos cinco anos e foi autor de mais de 600 obras brilhantes. Passou os últimos anos de sua vida em Viena e Praga. Infelizmente, morreu muito cedo, aos 35 anos e é considerado um dos maiores compositores clássicos de todos os tempos. Imaginem o que teria feito se tivesse vivido o dobro...

A casa onde Mozart nasceu, na rua principal do centro histórico, é hoje um museu. 
A grande atração é o cravo onde ele compôs a maior parte dos concertos para piano. 

O FESTIVAL DE SALZBURG

Os festivais iniciaram na cidade graças a força do filho ilustre, Mozart, em 1842, na ocasião em que foi inaugurado um monumento a ele. Depois disso, a Fundação Mozarteum promoveu vários outros eventos de música clássica. Mas, em 1912 é que o festival foi realmente instituído. O local onde os festivais aconteciam era nos estábulos dos príncipes e arcebispos. Em 2006, três novas grandes casas foram inauguradas para receber os melhores músicos do mundo:
  • Grobes Festspielhaus (Grande Casa dos Festivais), 
  • Teatro  Felsenreitschule
  • Nova Haus für Mozart (Casa para Mozart). 
Esse é o ponto alto de Salzburg. O evento é elegante e grandioso! A cidade atrai hordas de apreciadores da boa música. As óperas, sinfonias, concertos e recitais são tão concorridos que costumam se esgotar com meses de antecedência. Quem gosta de música clássica costuma voltar todos os anos à cidade. Há quem se aventure a chegar em Salzburg sem ingresso para tentar por intermédio de cambistas, mas o valor fica exorbitante (ingressos que custam entre 200 e 300 euros podem ser vendidos no câmbio negro por mais de 1.000 euros).

O Festival de Salzburg acontece anualmente da última semana de julho ao final de agosto. Também há um outro menor da época da Páscoa que dura apenas uns 4 dias. Para saber mais informações consulte o site www.salzburgerfestspiele.at


Mozart em todas as vitrines e por todos os lados.


O CENTRO HISTÓRICO


A cidade é relativamente pequena (apesar de ser a quarta maior do país). No entanto, é preciso caminhar muito para conhecer seus recantos e alguns lugares interessantes ficam no alto do morro, ou seja, subidas e descidas íngrimes fazem parte do trajeto. Vá prevenido para andar bastante, ladeira acima. Inclua no seu roteiro:
  • Fortaleza de Hohensalzburg
  • Mosteiro de Nonnberg
  • Abadia de São Pedro
  • Catedral de Salzburg
  • Residência dos Arcebispos
  • Igreja dos Franciscanos
  • Rua Getreidegasse
  • Museu de Mozart
  • Palácio Mirabell
  • Rua Linzergasse


    A FORTALEZA DE HOHENSALZBURG

    Ela ostenta um dos maiores castelos medievais da Europa. Tem 250 metros de comprimento e 150 de largura. É um dos principais cartões-postais da cidade e pode ser vista facilmente de qualquer ponto, pois fica no topo da colina.

    A Fortaleza de Hohensalzburg.

    Sua construção foi iniciada em 1077 pelo arcebispo Gebhardt von Helffenstein. Mais tarde, em 1495 foi a vez do príncipe Leonhard von Keutschach reformar e ampliar a construção. A lenda conta que Leonhard tinha grande interesse pelos livros. Por isso, era zombado pelo povo. Quando ele passava as pessoas jogavam beterrabas. Mais tarde, ele deu o troco quando assumiu o trono e para brindar seu sucesso colocou uma beterraba como símbolo de triunfo no brasão. 


    Em 1857, com a inauguração das linhas ferroviárias para Viena o Munique, o turismo começou a crescer e o imperador Francisco José anulou o status de fortificação militar do castelo e abriu suas portas à visitação. Para facilitar o acesso tem um funicular que auxilia num bom trecho da subida. O bilhete de ingresso dá direito de subir e descer no funicular, visitar o interior do castelo com um audio guia, o Museu do Forte, o Museu de Marionetes e o Museu do Regimento Rainer. Vale subir até o castelo pois, além da visita em si, o visual que se tem lá do alto é maravilhoso: a cidade com suas cúpulas, o rio e as montanhas nevadas ao longe. 

    Interior da Fortaleza.

    Vista da cidade a partir da Fortaleza de Hohensalzburg.


    Na descida do funicular se passa pela Kapitel-Platz que fica ao lado da catedral. Ali uma enorme bola dourada atrai o olhar de quem passa. No topo da bola, um homem que olha fixamente em direção a montanha à procura de uma mulher. Confesso que não consegui ver a mulher, mas todos juram que ela está lá numa pequena gruta. A obra se chama Sphaera e é assinada por Stephan Balkenhos, faz parte do  Kunstprojekt Salzburg 2006.



    Linda a Esfera!


    MOSTEIRO DE NONNBERG

    O mosteiro beneditino é o mais antigo convento para freiras do norte dos Alpes. Foi fundado por volta do ano de 714 por São Ruperto. A torre romana vermelha foi aumentada em 1711 por Sebastian Stumpfegger. Ela é parte do panorama da cidade.


    A torre vermelha do Mosteiro de Nonnberg é uma das que mais chama atenção em Salzburg por ter a cor diferente das outras que são verdes. 

    ABADIA DE SÃO PEDRO


    É o mosteiro mais antigo da ordem dos beneditinos de toda região de língua alemã. A igreja do mosteiro foi construída entre 1130 e 1143 como uma basílica romana e no século XVIII foi reformada, passando a adotar um visual barroco. Foi nessa igreja que Mozart apresentou pela primeira vez a sua missa em dó menor. Todos os anos, na véspera do aniversário de seu falecimento toca-se o requiem.


    A Abadia de São Pedro é o primeiro prédio à direita e abaixo, na foto acima.


    CATEDRAL DE SALZBURG


    A Catedral sinaliza o centro da Cidade Velha. Já na época de Ruperto (primeiro bispo de Salzburg - é considerado o apóstolo da Bavária e da Áustria) existia ali uma igrejinha que foi ampliada lentamente até atingir o tamanho atual. Hoje é considerada a maior catedral romana dos países de língua alemã.

    Na cumeeira da Catedral de Salzburg tem uma estátua do Cristo Redentor.


    Detalhes da Cúpula da Catedral, onde Mozart foi batizado.


    RESIDÊNCIA DOS ARCEBISPOS


    A suntuosa residência onde viveu o antigo príncipe arcebispo fica bem ao lado da catedral e tem seus salões abertos à visitação. De um lado da praça a Antiga Residência e do outro a Nova Residência, ao norte casas burguesas e para enfeitar ainda mais o local muitas carruagens ficam ali paradas a espera de turistas para circular pela cidade.

    No inverno, a Fonte da Residência fica coberta. 


    Charmosas carruagens circulam a partir da Praça da Residência.


    IGREJA FRANCISCANA


    Essa igreja é uma das mais antigas da cidade. Foi dedicada às freiras do Convento São Pedro. A torre barroca é sua grande atração.

    Torres da Igreja Franciscana.


    A RUA GETREIDEGASSE

    A rua onde Mozart nasceu é a principal do centro histórico de Salzburg. Movimentada, cheia de lojas, restaurantes, hotéis e o ponto por onde mais circulam os visitantes da cidade.


    A rua Getreidegasse termina na Igreja São Blásio, na colina de Mönchsberg.



    Ao lado da igreja, encravado no morro, fica a entrada do Museu de Arte Moderna. 

    CURIOSIDADE: são muitos os letreiros de lojas em ferro e alguns até são folheados em ouro. Dizem que tiveram origem na Idade Média, quando muitas pessoas não sabiam ler e uma linguagem simbólica era importante na comunicação. 


     Letreiros interessantes chamam a atenção nos estabelecimentos comerciais.


    Essa campainha é incrível. Parece que também foi feita na Idade Média.


    Uma das lojas mais interessantes do centro da cidade (também tem em Innsbruck) é essa de ovos enfeitados não apenas para a Páscoa, mas com os motivos mais diversos. São vendidos durante o ano todo a precinhos bem salgados. Os meus preferidos não poderiam ser outros senão com mapas...


    PALÁCIO MIRABELL E A CIDADE NOVA

    Esse palácio tem uma história densa. Foi construído pelo arcebispo Wolf Dietrich que não conseguiu levar a fundo o celibato. Teve um relacionamento com Salome Alt com quem teve dez filhos e mandou erguer o palácio - que se chamava Altenau - para ela. Isso não era segredo para ninguém. Mas, a igreja católica não aceitou esse relacionamento. O príncipe foi atacado e teve que fugir da cidade. Pouco tempo depois, foi capturado e permaneceu prisioneiro na fortaleza por seis anos, até sua morte. Para tentar apagar essa história, o nome do palácio foi mudado para Mirabell. Mas, quem esquece uma história de amor?

    Palácio Mirabell.

    O Palácio Mirabell e seus jardins ficam na Cidade Nova, do outro lado do rio e são a principal atração dessa parte da cidade. Andando uma quadra se chega a rua Linzergasse, que antigamente era uma via de saída da cidade e agora é uma rua de pedestres onde fica a Igreja de São Sebastião. 

    Rua Linzergasse.

    BONS HOTÉIS NA CIDADE


    Schloss Fuschl. Super elegante. Ocupa um pequeno castelo. Tem campo de golfe e um belo spa. Vale uma experiência, mesmo sendo um pouco distante do centro histórico. Fica na Schloss Strasse 19. Telefone: +43 0622 922530 - schlossfuschlsalzburg.com

    Boutique Hotel AM DOM. Fica num ponto bem central, na rua Goldgasse 17. Telefone: +43 0622 842765. Os quartos são modernos e bem decorados - hotelamdom.at

    Hotel Goldener Hirsch. Fica na principal rua de comércio de Salzburg,  Getreidegasse 37. Faz parte do grupo Luxury Collection Hotel. Tem um excelente restaurante. luxurycollection.com/goldenerhirsch


    BONS RESTAURANTES


    Goldener Hirsch. Ótimo restaurante, no hotel citado acima. Comida austríaca mas com toque contemporâneo. Telefone: +43 06628084-0

    Purzelbaum. Excelente bistrô no centro histórico de Salzburg. Fica na rua Zugallistrase 7, telefone: +43 0662 848843

    Carpe Diem. É um restaurante mais moderno e cheio de gente interessante. Fica no centro histórico. +43 0662 848800


    Hangar-7. Restaurante super badalado, no aeroporto de Salzburg, que recebe chefes do mundo todo. A cada mês o cardápio fica por conta de um chef diferente. Difícil é conseguir reserva. hangar7.com/en/ikarus/


    E, já que está viajando e comer doce é permitido, não engorda nem faz mal... Prove a sobremesa típica da cidade: o Salzburg Nockerln!




    SALZBURG CARD 

    Ao chegar na estação ferroviária tem um guichê de informações turísticas que funciona maravilhosamente bem. Recebi um mapa da cidade com a explicação dos principais pontos turísticos e a  funcionária ofereceu um cartão de 22 euros que dá direito a visita dos principais pontos de interesse da cidade por 24 horas. Perfeito. Assim, não é preciso perder tempo com filas, além do cartão incluir passe livre de ônibus pela cidade. Muito prático e eficiente.

    CLIMA: no inverno faz muito frio. A temperatura costuma ficar abaixo de zero de dezembro a fevereiro. Mas, estamos falando de uma cidade localizada perto dos Alpes. Não tem como ser quente no inverno. Em junho, julho e agosto a temperatura pode chegar a 30 graus - o que não é muito comum, pois costuma ser agradável no verão.

    IDIOMA: alemão

    MOEDA: euro

    MAPA DA CIDADE:


    DISTÂNCIA DE SALZBURG A INNSBRUCK: 190 Km - são 2 horas de trem

    Leia também sobre Innsbruck aqui.

    Booking.com

    Compartilhe:

    COMENTÁRIOS

    1. Querida Claudia,

      Essa cidade é muito charmosa!

      Scholoss Fusch foi uma super dica. Eu já esperava que vc fosse citá-lo...hehehe

      Parabéns pela matéria e pelas fotos espetaculares.

      Dia desses estava lendo a Folha de SP e havia uma reportagem sobre blogs. Fiquei sentida de não ver o seu na lista, porque é um dos melhores que conheço.

      Beijos,
      Andressa

      ResponderExcluir
    2. Que passeio incrível! A terra de Mozart....
      Adorei as fotos, mas a minha preferida é a cúpula da Catedral.Que belo desenho!

      E aí? Já está pensando no livro sobre viagens?

      Bjosss

      ResponderExcluir
    3. Andrssa,
      Como é bom abrir o computador e ler um recado como esse. Para começar o dia feliz!!! Obrigada.
      Um beijo
      Claudia

      ResponderExcluir
    4. Flavinha,
      Quem sabe numa hora dessas eu me aventure pelo caminho literário, hehehe. Quem sabe???!!!
      E o concurso? Fotos lindas? EStou curiosa com o resultado.
      Bj
      Claudia

      ResponderExcluir
    5. Claudia, suas fotos são sempre lindas e seus posts completíssimos! Seu blog é o que eu indico para as pessoas que me pedem informações sobre viagem,sabia???? Você é TOP TOP, adoro seus relatos e as imagens que publica!!!!!! Estivemos em Salzburg há dois anos, mas não consegui fazer um post sobre a cidade, que é linda demais!!!!! Um beijão!!!!

      ResponderExcluir
    6. Gente!!! Só comentários deliciosos de ler. Vou ficar metida!!!! hahaha

      Obrigada, Kátia.

      Se você foi, ainda dá tempo de escrever. Seus posts são sempre super completos e ótimos de ler. Vou querer ver Salzburg pelos seus olhos.
      Um beijo.

      ResponderExcluir
    7. Olá Claudia!

      Encontrou a menina que o senhor em cima da bola dourada procura?

      Os ovos pintados de Salzburgo sao mesmo um must. Em Innsbruck também existe, mas não de forma tão expressiva e diversificada quanto em Salzburgo acho eu.

      Eu adoro a cidade de Salzburgo e acho mesmo muito interessante a ideia de os reclamos das lojas serem daquela forma tradicional, mesmo quando correspondem a lojas de marcas recentes como a Zara. Acho que é mais uma das imagens de marca e de charme do centro da cidade, a ausência de reclamos de néon luminosos.

      Adorei rever a cidade de Salzburgo segundo os seus olhos, pois os seus artigos são sempre fantásticos

      Beijinhos e como habitualmente, muitos parabéns

      ResponderExcluir
    8. Oi Turista!

      Vou te contar que não consegui encontrar a moça para a qual o rapaz da bola está olhando. Pois, eu subi pelo outro lado da colina e desci de funicular. Então, não passei por onde suponho que ela estaja. E, de longe não consegui ver nada...Que pena! Mas, sei que ela está lá!!!

      Obrigada pela sua visita tão generosa como sempre. Adoro receber seus comentários.

      Um beijo

      ResponderExcluir
    9. Claudia

      Adorei revisitar Salzburg aqui no seu Blog!A minha primeira viagem com o Francisco foi a Salzburgo e Munique...a minha foto de perfil no Blogger é exactamente com ele no museu das marionetes...
      Depois disso já voltei a Munique e várias vezes á Austria,mas nunca mais a Salzburgo!Obrigado por me recordar essa cidade encantadora...
      Beijos

      ResponderExcluir
    10. Margarida,
      Você tem boas lembranças de Salzburg. Que bacana. Mas, agora que o filhote cresceu quem sabe não está de hora de voltar com ele no festival de música. Isso se ele gostar de música clássica. Será que gosta?
      Um beijo
      Claudia

      ResponderExcluir
    11. Querida Cláudia

      Eu estava aguardando rever Salzburg através de teu olhar.
      Lindo ,lindo !
      obrigada !
      Bj
      MT

      ResponderExcluir
    12. MT
      Dessa vez consegui ir a Innsbruck, Salzburg e Liechtenstein. Faltou tempo para retornar à Viena que acho uma cidade espetacular.
      Um beijo
      Claudia

      ResponderExcluir
    13. Claudia, suas fotos são maravilhosas. Acho que eu fiquei uns 2 minutos paralisada olhando a foto que abre o post. Amo viajar no seu blog.
      Menina, outro dia, sem querer, achei um texto seu falando sobre voz profissional e descobri que vc é fono! Eu também sou e trabalho com audiologia em SJC.
      Um beijao

      ResponderExcluir
    14. Renata.
      Que coincidência encontrar outra fonoaudióloga blogueira. Já fui visitar seu blog e entrei como sua seguidora.
      Volte sempre. Adorei seu comentário.
      Um beijo
      Claudia

      ResponderExcluir
    15. Lindo post, lindíssimas fotos! Tem certeza que você nao é fotógrafa profissional? rsrs Bjs

      ResponderExcluir
    16. Reportagem bem interessante sobre a terra do Mozart. Na Austria ainda só conhecemos Viena.
      Bjs

      ResponderExcluir
    17. Só de falar em Mozart já penso em coisas lindas e agora na terra dele é demais. Você é incrível, que viagem linda e encantadora. As fotos como sempre estão maravilhosas.Beijos :o)

      ResponderExcluir
    18. Claudia

      Salzburg é linda e sua fotos estão de babar.. Quando conheci a cidade em 2005 fui até lá num final de semana de bicicleta vindo do Berchtesgaden National Park na Alemanha, onde na época fiz um estágio.. Por sinal não sei se você teve a oportunidade de visitar, mas este é o unico parque nacional Alemão nos Alpes e é lindo e fica a cerca de 35 Km de Salzburg

      Boa semana

      Oscar

      ResponderExcluir
    19. aldema Menine Mckinney13 de fevereiro de 2012 às 21:49

      Cláudia,

      adorei reencontrar Salzburg " revelada" pela tua competência e sensibilidade. Boa semana.Beijos.

      Aldema

      ResponderExcluir
    20. Carol,
      Adoro fotografar. Tenho um prazer enorme em sair clicando o que vejo nas viagens. Essa é uma grande paixão. hehe
      bjs

      ResponderExcluir
    21. Ei casal,
      Andavam sumidos... Bom ver vocês por aqui...

      ResponderExcluir
    22. Carol
      Só a referência à Mozart já vale a viagem. Salzburg é muito simpática!
      Bj

      ResponderExcluir
    23. Oscar fica a dica para uma próxima ida à Áustria pois não conheci o parque, mas quem sabe...
      Nunca deixo de lado uma dica como essa.
      Bj
      Claudia

      ResponderExcluir
    24. Obrigada, Aldema. Você é sempre um doce!!! E, sei que conhece muito bem essa região.
      Bjs
      Claudia

      ResponderExcluir
    25. ótimo post sobre Mozart e sua cidade!!! Incrivél como uma pequena cidade tem muitos lugares, histórias para serem vividos, parabéns pelo post, está completo, lindas as fotos!!! Sempre que possível farei uma viagem em seu blog!

      ResponderExcluir
    26. Volte sempre.
      Será um prazer ver você por aqui!

      ResponderExcluir
    27. Salzburgo está na lista de lugares que vou conhecer na minha próxima viagem à Europa!
      Vendo suas fotos, tenho certeza que vou adorar!

      ResponderExcluir
    28. Belíssimo blog, parabéns!

      Felipe - www.fotografiasdepaisagens.com

      ResponderExcluir
    29. Bruna,
      Quando visitar a Áustria, inclua Salzburg na sua viagem.
      Você certamente vai gostar!!!
      Obrigada pela sua visita ao blog.

      ResponderExcluir
    30. Felipe,
      Adorei suas fotografias.
      Belas paisagens e viagens!!!

      ResponderExcluir
    31. Oi Claudia, como é bom rever esta linda cidade.Estive aí em outubro do ano passado e adorei.Gostaria de saber como se chama aquele barzinho que fica dentro daquele mosteiro no alto do morro. Parece que é de frades beneditinos. É isso mesmo. Adorei.É um lugar único do mundo. Muito diferente. Abraços

      ResponderExcluir
    32. Oi Claudia , parabens pelo blog!
      Queria sua opiniao sobre se vale a pena visitar Insbruck( me pareceu chatinha, e so para esportes de inverno) e quantos dias ficar em Viena e Salzbourg.
      O que sugere ? Tenho 5 dias.
      Bjs e obrigada, Marcia

      ResponderExcluir
    33. Oi Claudia!
      O que sugere para Salzbourg ?! 2 ou 3 dias ?
      E Viena ?
      Bjs

      ResponderExcluir
    34. Oi Márcia,

      Innsbruck é uma cidade bem pequena e fácil de conhecer em um dia. Eu adoro neve, então para mim é mais Innsbruck é mais simpática do que Salzburg pelo astral de montanha. Os teleféricos saem praticamente do centro da cidade. Muito fácil subir as montanhas. Já, Viena é uma cidade grande. Belíssima. Pelo menos três dias para circular com calma.
      Em cinco dias sugiro 3 em Viena, 1 em Salzburg e 1 em Innsbruck. Corrido, mas dá.
      Beijo

      ResponderExcluir
    35. Prezada Claudia,

      Estarei indo para Salzburg no próximo mês e tirei muitas dicas daqui do seu blog. Muito bom. Grato
      Carlos Nogueira de OLiveira

      ResponderExcluir
    36. Oi Claudia,

      Parabéns pelo blog, encontrei por acaso, procurando dicas de viagem e gostei muito, estou me deliciando com suas viagens, sonhando acordado com uma viagem pelo velho mundo que ainda não conheço, e Salsburg estaria no meu roteiro. Vc já esteve em Halstat que fica próximo? pode dar algumas dicas?

      Obrigado,

      Abraço

      ResponderExcluir
    37. Olá Claudia,

      Parabéns pelo seu blog, encontrei por acaso, estava procurando dicas de viagem e adorei suas informações e fotos. Estou sonhando acordado com uma viagem pelo velho mundo que ainda não conheço, e Salsburg vai estar no meu roteiro. Vc esteve em Halstat que é próximo? pode dar algumas dicas?

      Grato,

      Vou continuar me deliciando com esses lugares maravilhosos. Abraço.

      ResponderExcluir
    38. Oi Paulo,

      Halstat vou ficar te vendo. Ainda não conheço.

      Boa viagem!

      ResponderExcluir
    39. ADOREI"SALZBURG, A TERRA DE MOZART" JÁ ESTIVE LÁ E GOSTEI MUITO.

      ResponderExcluir
    40. Claudia, estou planejando final do ano ir a viena e salsburg, e insbruck como é este frio? vale a pena ir no final do ano em dezembro? estou na dúvida quanto ao frio

      ResponderExcluir
    41. Claudia gostaria de saber se há concertos no final do ano nesta cidade e qanto ao frio é muito ? somos cariocas e iremos a viena e salsburg e insbruck qual é a cidade que vale mais a pena?

      ResponderExcluir
    42. Isabel

      É frio com neve. Temperatura em torno de zero. Nada que um bom casaco não resolva. Mas, claro que para andar mais à vontade, temperaturas mais altas facilitam.

      Tudo depende da sua disponibilidade de tempo para programar a viagem em outra época e se você gosta de frio.

      Aproveite.


      ResponderExcluir
    43. Elizabeth,

      É frio sim! Todas as cidades valem a pena. Viena é uma cidade grande. Belíssima. Muito rica culturalmente. Innsbruck é pequenina e com estações de esqui a dois passos do centro. Salzburg é a Terra do Mozart. Tem ótimos festivais de música, mas não nessa época. Fique 3 dias em Viena, 2 em Innsbruck e 1 em Salzburg.

      ResponderExcluir
    44. Ola Claudia,

      Estou indo de ferias em setembro com mais dois amigos.
      Vamos chegar em Frankfurt e ficar 2 dias por la.
      Depois vamos pegar o Europabus e ir de Frankfurt / Munique.
      Assim que chegar em Munique, e se possivel ainda viajar para Salzburg.
      Isso da certo, ou é melhor dormir em Munique e viajar apenas no outro dia?
      Vou fazer um roteiro Salzburg 2 dias, Innsbruck - 2 dias e Viena 3 dias. Depois voltar para Munique e montar base por la, para fazer alguns bate-volta. Nao estou indo de carro, vou fazer tudo de trem.
      Obrigada,

      ResponderExcluir
    45. Claudia, conhecer Salzburg para mim foi uma surpresa maravilhosa. Não havia programação para essa cidade em nosso roteiro mas felizmente tivemos a oportunidade. Salvei seu texto e fui lendo no trem para entender melhor a cidade, porém, assim que cheguei e pelas visitas que fiz me deparei com muitas referências do filme A Noviça Rebelde (The Sound Of Music) e creio que você poderia mencionar essa curiosidade sobre a cidade para abrilhantar ainda mais sua descrição. O filme contém diversas cenas que foram filmadas em Salzburg e inclusive a história é inspirada no convento que funciona até hoje. Um beijo com muito carinho e muito obrigada :)

      ResponderExcluir
    46. Eliza,

      Vou assistir o filme. Obrigada pela dica. Sempre gosto de ler um livro ou assistir um filme que fale sobre determinado lugar que vou visitar. Vou procurar na internet o filme.

      Bjs

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ainda está em tempo de assistir o filme hein! Um clássico imperdível!!!

        Excluir
    47. ë realmente incrível, lugar aconchegante, estava indo de trem de Viena para Munique e resolví parar lá para conhecer, fica quase na divisa, foi muito bom ter parado, vale a pena!

      ResponderExcluir
    48. Vale muito a pena conhecer Salzburg. Uma cidade encantadora e cheia de história.

      ResponderExcluir
    49. Eliete Palhares Benetti23 de janeiro de 2016 às 23:19

      Oi pessoal, agora sou eu que estou aqui curtindo e registrando as dicas de vocês. Em abril faço bodas de prata e vou passar por Salzburg.

      ResponderExcluir
    50. Que lugar incrível! Amei... Vou querer um dia ir pra lá

      ResponderExcluir
    51. Tenho muita vontade de conhecer a Áustria, adorei essa sua postagem e os comentários também!

      ResponderExcluir
    52. Me programando pra conhecer esta semana... Valeu as dicas!!!

      ResponderExcluir
    53. Que matéria maravilhosa. Vou conhecer em janeiro de 2020. Faltou falar sobre a Noviça Rebelde. Já vi várias vezes o filme, e vou fazer esta viagem pois conheci Salzburg através deste filme.

      o filme narra as aventuras de uma jovem mulher austríaca que estuda para se tornar uma freira em Salzburgo no ano de 1938 e acaba sendo enviada para a casa de campo de um oficial da marinha viúvo e aposentado, para ser a governanta de seus sete filhos. Depois de trazer música e amor para as vidas das crianças através da bondade e paciência, ela se casa com o Capitão e, juntamente com as crianças, descobre uma maneira de sobreviver à perda sua terra natal através da coragem e da fé.

      Abraços

      ResponderExcluir

    Deixe seu comentário. Obrigada!