O LENDÁRIO UZBEQUISTÃO


Da opulência de Samarkand à força de Tashkent, da sagrada Bukhara às muralhas de Khiva, os vestígios da antiga Rota da Seda ecoam entre mausoléus, mesquitas e cúpulas azuis, revelando os tesouros do país.

Dessa vez a seta disparou certeira para a Ásia Central, afinal, minha bússola insiste em apontar para destinos repletos de história e muito autênticos. O alvo foi o longínquo Uzbequistão. Um país dividido entre estepes e solo desértico, sem passagem para o mar e cercado por outros cinco países da família dos “istão”: Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Afeganistão e Turcomenistão. Mesmo sendo pouco conhecido dos brasileiros, tem uma tremenda força ancestral por estar aninhado no território do antigo e poderoso Império Persa, bem no coração da Rota da Seda, a maior artéria comercial da Antiguidade com extensão de mais de sete mil quilômetros entre a China e o Mediterrâneo, o que acabou por gerar riquezas inimagináveis para a construção do legado que hoje encanta o mundo. Mas nem sempre as portas do Uzbequistão estiveram abertas. Sua beleza se manteve velada pelas cortinas soviéticas de 1925 até o colapso da União Soviética no início da década de 1990, um verdadeiro golpe de sorte para sua preservação.

Para ler a matéria completa sobre o Uzbequistão, escrita por Claudia Liechavicius, como matéria de capa para a edição 176 da revista TOP DESTINOS clique no link a seguir: O LENDÁRIO UZBEQUISTÃO

LEIA TAMBÉM 

SOB O SOL DA ANTÁRTIDA

USHUAIA, BEM-VINDO AO FIM DO MUNDO

ROTEIRO DE UMA SEMANA NA PATAGÔNIA ARGENTINA

EOLO, UM HOTEL EM FORMA DE POESIA 

RUANDA, O PAÍS DAS MIL COLINAS

JAMBO, JAMBO TANZÂNIA

ENFIM, ÁFRICA

A GRANDIOSIDADE DO DESERTO DO ATACAMA

Booking.com

Compartilhe:

Comentários

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Obrigada!