USHUAIA, BEM-VINDO AO FIM DO MUNDO


Eis a cidade mais austral do mundo. Ushuaia fica no finalzinho da Argentina. É a cidade mais ao sul das Américas, e a porta de entrada para a gelada e inóspita Antártica, que está mil quilômetros abaixo. E quer saber o mais curioso de tudo? Ushuaia nasceu em 1844, com a construção de uma colônia penal de criminosos reincidentes e hoje é um dos destinos mais visitados da Argentina seja no verão por quem quer curtir a natureza, fazer trekking e ver pinguins, ou no inverno para esquiar, relaxar num bom hotel e degustar um bom vinho.

Fim do mundo que nada! 

UM COMEÇO SOMBRIO

Sim. Tudo começou com a construção de um pequeno casebre de madeira feito pelos próprios detentos. Todos trabalhavam na região onde ficavam reclusos, pois não havia mão de obra para a empreitada e os presidiários vivam até certo ponto “livres” pela região, afinal sair dali era praticamente impossível por ser um local isolado e frio. As fugas não tinham final feliz. Então, aos poucos o presídio foi crescendo e Ushuaia entrou no mapa.

Ushuaia é o ponto final das Américas.

O Trem do Fim do Mundo, que hoje atrai tantos turistas, foi feito exatamente para que os presos tivessem acesso ao Parque Nacional da Terra do Fogo, onde cortavam a lenha que servia para aquecer o presídio e para construir novas casas.

Trem do Fim do Mundo.

Ao ser desativado, o presídio foi transformado em museu e continua sendo um ícone histórico importante. Suas cinco alas preservam boa parte da estrutura de quando funcionavam como cárcere. O Museu do Presídio funciona junto com o Museu Marítimo. Uma visita ao local é fundamental para você entender como iniciou a ocupação do Ushuaia, saber como viviam na época, saber sobre as expedições marítimas que passavam pela Terra do Fogo, além de ter um belo museu de arte em uma das alas. O valor do ingresso é 600 pesos por pessoa (para estudantes, 450).

Museu do Presídio.

DICA IMPORTANTE SOBRE CÂMBIO!

E por falar em dinheiro, leve reais e troque na Argentina. Não troque no Brasil! A diferença chega a ser de até 40%. Muitos locais aceitam reais. Em Ushuaia sugiro a casa de câmbio da rua Rivadavia 172, no centro, travessa da avenida San Martin.

UM ROLÉ PELO CENTRO

O centrinho de Ushuaia fica a dois quarteirões do presídio e pode ser facilmente percorrido a pé. É pequeno, com casas coloridas que foram nascendo aos poucos e dando vida ao lugar. Mas, está longe de ser um dos locais mais “charmosos” do planeta. As construções são singelas. Pelas ruas você vai se deparar com murais divertidos que remetem aos presidiários e restaurantes temáticos decorados com polícia e ladrão. O passado continua contando sua história. Quando neva, no inverno, o ar alpino traz mais bossa ao centrinho. De junho a setembro é a época ideal para quem quer esquiar.

O porto fica no coração de Ushuaia, às margens do Canal de Beagle.

Lojas e restaurantes da avenida San Martin.

O passado continua vivo pelas ruas de Ushuaia.

Ao longo da avenida San Martin, próxima ao Canal de Beagle, espalham-se lojinhas de souvenires, lojas de roupas de inverno, aluguel de equipamentos para trekking e esqui, restaurantes e cafés. Experimente a famosa centolla gigante, a merlouza negra e o “cordero fueguino”.

Um pouco de cor e humor em Ushuaia.

NATUREZA É O PONTO ALTO

O melhor do Ushuaia é a natureza ao seu redor. Os passeios imperdíveis nos meses mais quentes, de novembro a março são os seguintes:

> Visita a Ilha Martillo para ver os pinguins. Você pode chegar muito perto dos animais. É sensacional! A distância até a Estância Harberton que é uma propriedade privada, é longa, duas horas de ônibus com a empresa Piratour, a única autorizada a fazer o passeio. Ao chegar na estância você visita um pequeno museu de oceanografia e então segue de lancha até a ilha dos pinguins em 10 minutos. Como o limite de visitantes é limitado, recomendo que reserve antecipadamente o passeio. A alta temporada na "pinguinera" vai de novembro ao dia 31 de março. De julho a setembro os pinguins Papua permanecem na ilha, mas em pequena quantidade. Esse é um passeio que não pode ficar de fora do seu roteiro. PS: algumas empresas chegam de barco até a Ilha Mirtillo a partir do Canal de Beagle, mas os passageiros não tem autorização para descer e chegar perto dos pinguins. Portanto, preste atenção ao comprar o passeio. Opte pela ida e volta de ônibus com caminhada na ilha ou ida de ônibus e retorno de barco com caminhada na pinguinera. Não perca a chance de chegar pertinho da doçura desses animais. Valor = 900 reais por pessoa.

Ilha Martillo onde você pode caminhar pertinho dos pinguins.

> Trekking de 5 quilômetros, de nível moderado, até a mais famosa lagoa de Ushuaia, a Laguna Esmeralda. O trajeto leva ao redor de duas horas de ida, mais duas de retorno pelos bosques e terrenos de turva alagados. Leve galochas ou botas impermeáveis ou alugue por lá, no centrinho há várias empresas que alugam. Você vai caminhar pela lama metade do tempo. Nosso guia Nicolas, da Ushuaia Safári, foi sensacional. Organizou um almoço na beira do lago com direito a queijos, frios, azeitonas, vinho e sopa de lentilha, além de uma parada para vermos as engenhosas barragens feitas pelos castores com grandes amontoados de troncos que formam diques impressionantes e eventualmente causam danos ambientais. Os castores foram trazidos em 1946 do Canadá para indústria de pele. Mas, o negócio não deu certo. Eles foram soltos na natureza e se reproduziram sem controle no Ushuaia. Dos 25 casais que chegaram hoje são mais de dois mil animaizinhos. Dizem por lá que os castores são “pragas”. Eu diria que foi uma tremenda falha humana deslocá-los de seu habitat natural. Valor de 250 a 350 reais por pessoa, dependendo do que tem incluído no pacote (almoço, lanche, vinho ou somente a caminhada).

A espetacular Laguna Esmeralda, no Ushuaia.


Represa feita pelos castores vista no trekking para Laguna Esmeralda.

> Trekking de 4 quilômetros de ida até a Lagoa Azul, também de nível moderado. Não cheguei a fazer essa caminhada, mas nosso guia disse que a lagoa tem cor incrível e é bem menos visitada do que a anterior por ter acesso mais íngreme, portanto um pouco mais difícil.

> Navegação de duas horas e meia pelo Canal de Beagle que permite ver as aves típicas da região, garante um visual lindo da cidade e faz parada na ilha dos lobos marinhos e no farol Les Eclaireurs. É um passeio clássico, pois o canal conecta o oceano Atlântico ao Pacífico. Fiz o passeio com a empresa Canoeiro. Os passeios partem do píer turístico, no centro de Ushuaia durante o ano todo, pois o canal não congela no inverno. Valor 250 reais por pessoa.

 Farol Les Eclaireurs, no Canal de Beagle repleto de aves típicas da região.

Lobos-marinhos, em Ushuaia.

> Passeio ao Parque Nacional da Terra do Fogo, 12 quilômetros à oeste de Ushuaia. Dá para fazer um trecho do trajeto de acesso ao parque no Trem do Fim do Mundo, que circula 8 quilômetros em uma hora e reproduz o trajeto que os presos faziam para buscar madeira no bosque. O valor do trem é 1.600 pesos por pessoa. É bacana para quem viaja com crianças. Caso contrário, recomendo que vá de taxi especial que eles chamam de “Remis” ou de carro alugado e aguarde pela passagem do trem, que é linda. Não é essencial ir com agência, mas ajuda bastante já que a área ocupada pelo parque é enorme e o valor do passeio por pessoa é de 250 reais. Para ter acesso ao parque, por pessoa o valor é ao redor de 70 reais. Faça uma caminhada pela Baía Ensenada, onde fica o Correio Postal do Fim do Mundo e o Lago Roca na fronteira com o Chile, e pela Baia Lapataia.

Parque Nacional da Terra do Fogo.

> Passeio de 4x4 pelos lagos Fagnano e Escondido que ficam a 45 quilômetros de Ushuaia. Não fiz esse passeio. A duração é de aproximadamente 6 horas com almoço incluído e o valor por pessoa é de 500 reais. Também é possível navegar de caiaque no lago ao pôr do sol. Eles têm estabilizador, você não corre o risco de virar e congelar no lago. É seguro.

Caiaque em Ushuaia, uma experiência interessante na Laguna Escondido.

> Trekking ao Glaciar Martial subindo até 1050 metros de altitude, dificuldade moderada e subida de pouco mais de dois quilômetros. Costuma ter um teleférico mas não estava funcionando quando estive na cidade.

> Sobrevôo nas montanhas de helicóptero ou de aviãozinho, a partir do aeroporto de Ushuaia que fica praticamente dentro da cidade. Escolha um dia ensolarado. O valor varia entre mil e dois mil reais por pessoa dependendo do trajeto escolhido.

Faça um sobrevoo na cordilheira.

> Trekking ao Glaciar Vinciguerra. Essa é uma das caminhadas mais bonitas e longas do Ushuaia, são 7 quilômetros de ida mais 7 de volta, com dificuldade moderada atravessando por florestas até chegar a Laguna de los Tempanos, na base do glaciar onde há cavernas de gelo. A duração é de aproximadamente 9 horas. É para os fortes. Valor 450 reais por pessoa.

No inverno a programação é outra. Muita neve, lareira, vinho, esqui no Cerro Castor, passear de trenó puxado por huskies ou de snowmobile no complexo Tierra Mayor.

A Ushuaia sob Medida organizou todo meu roteiro brilhantemente. Agradeço a brasileira Glaucia di Giácomo que me atendeu com tanta gentileza. Fale com ela pelo Whatsapp +55 11 98259-6499 ou no telefone argentino +54 9 2901 411371. Entre no Instagram @ushuaiasobmedida.

O CHARMOSO HOTEL ARAKUR

O Ushuaia ganhou há 5 cinco anos um hotel lindo, que faz parte do seleto grupo The Leading Hotels of the World. O ARAKUR USHUAIA RESORT & SPA (link) fica a cinco quilômetros do centro, no alto de uma montanha, na Reserva Natural de Cerro Alarken, a 10 minutos do centro da cidade. Foi lá que o ilustre padrinho Leonardo de Caprio se hospedou durante a gravação de parte do filme O Regresso e fez um barulho danado!

O elegante Hotel Arakur, a um pulo do centrinho de Ushuaia.

A arquitetura alpina do resort encanta. Mescla madeira, muito vidro e rochas. Inclusive, nos mármores do lobby há fósseis incrustados. Incrível!

Um dos salões deliciosos do hotel Arakur.

Pelos janelões envidraçados do hotel o visual é de cair o queixo. De um lado se vê o Canal de Beagle e do outro, altas montanhas com picos nevados e glaciares. Grandes lareiras dão um ar romântico nos dias mais frios e convidam a degustar um bom vinho argentino.

O hotel tem 117 acomodações com astral de montanha, muito aconchegantes. Um painel de vidro separa o quarto do banheiro. Para ter mais privacidade basta abaixar as cortinas. O A internet é gratuita e funciona bem, considerando que se está no fim do mundo. O restaurante La Cravia serve café da manhã, almoço e jantar.

Um belo café da manhã no Arakur pro dia nascer feliz.

Quarto e banheiro aconchegantes e bem iluminados.

A piscina é ponto altíssimo do ARAKUR USHUAIA RESORT & SPA (link) É aquecida, tem borda infinita a 250 metros de altura sobre a baía, tem vários pontos de hidromassagem e trilha sonora subaquática que pode ser ouvida quando você passa nadando da parte coberta, onde fica o spa e a sauna, para a parte descoberta. Caso esteja hospedado em outro hotel há a opção de fazer um “day use”.

Piscina com super visual.

E o centrinho de Ushuaia ao fundo. 

Uma van conduz os hóspedes até o centro de Ushuaia de hora em hora. E na temporada de esqui há transfer para Cerro Castor as 8:30 e 10:30 com retorno as 15:30 e 17:30. Você não vai ficar ilhado!

DICAS DE BONS RESTAURANTES E CAFÉS

No centro:

> Ramos Generales: é um dos locais mais simpáticos e aconchegantes da cidade tanto para um café como para uma refeição rápida. Imperdível!

> Christopher Grill: fica numa casa bem ampla, em frente ao Canal de Beagle e serve bons pratos de carnes e frutos do mar.

> Villagio: tem ambiente simples, na avenida San Martin, e serve os tradicionais merlouza, centolla e lagostin.

> La Estância Parrilla: é o restaurante mais central para experimentar o cordeiro fueguino, não opte pelo buffet! Peça o cordeiro a la carte.

> Viejo Lobo, pertinho do Museu do Presídio, o café divide o prédio com um museu temático.

> Kuar: tem duas casas, uma na avenida San Martin e outra mais charmosa no Canal de Beagle.

Mais exclusivos:

> Volver, considerado um dos melhores da Argentina, boa opção para experimentar a centolla preparada pelo chef Lino.

> La Cabaña Casa de Te ou Casa de Chá do Glaciar Martial. Boa opção para o chá da tarde num local lindo.

COMO É O CLIMA NA REGIÃO

O Ushuaia é frio e úmido, sem estação seca, durante o ano todo. Chove muito. A proximidade com o mar e a incidência de ventos que sopram do oeste influenciam no clima. As temperaturas médias costumam ser baixas e variam relativamente pouco. No verão, de novembro a março costumam ficar ao redor dos 10 graus centígrados e no inverno, em torno de zero. A neve é abundante e se acumula durante longos períodos nos vales. Me fez lembrar da Islândia.

O céu do Ushuaia tem lá seus humores.

COMO CHEGAR EM USHUAIA

Do Brasil parece fácil chegar no Fim do Mundo, mas não é! A Aerolineas Argentinas tem voos de Buenos Aires para Ushuaia, com 3 horas e meia de duração. No entanto, as conexões são bem chatas para quem vem do Brasil, com mudança de aeroporto em Buenos Aires e muito tempo de espera.

Sugiro que fique um ou dois dias em Buenos Aires para fazer tudo com calma, caso você tenha tempo disponível.

Ushuaia, o Fim do Mundo. 

UMA CONSIDERAÇÃO IMPORTANTE

Não deixe de conjugar Ushuaia com El Calafate, onde fica o Glaciar Perito Moreno, a grande estrela da Patagônia Argentina e o Glaciar Upsala. Fique hospedado no Eolo Patagônia e garanto que você vai viver dias inesquecíveis. Com tempo, estique também até El Chaltén para fazer caminhadas até Fitz Roy e Glaciar Viedma.

Trekking com grampones nos pés, no Glaciar Perito Moreno.

LEIA TAMBÉM


Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Veio em boa hora. Quero esquiar em Ushuaia no inverno.
    Obrigada pelas dicas todas.
    Romena

    ResponderExcluir
  2. Que lugar incrível!!! Quero conhecer

    ResponderExcluir
  3. Gostaria muito de conhecer esse lugar incrível

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!