SAN GIMIGNANO ENTRE TORRES E MURALHAS

Por Claudia Liechavicius

Sua silhueta medieval marcada por torres que apontam imponentes para o céu pode ser avistada de longe, desde o século XII. A cidadela italiana de San Gimignano plantada no alto de um monte ganhou notoriedade graças a sua localização na rota dos peregrinos que iam para Roma. Chegou a ter 72 torres, mas agora restam 14 apenas. A Via Francigena recebeu verdadeiras obras de arte que adornavam os palácios, igrejas e conventos. Nessa época, se tornou independente dos vínculos feudais e prosperou até sua população ser surpreendida por uma peste devastadora. No entanto, seus tesouros continuam encantando a todos e muita gente circula diariamente para conhecer essa pequena cidade da Toscana tão rica em obras de arte e de arquitetura medieval ainda preservada.


Turistas do mundo todo chegam em grandes grupos para desvendar os mistérios de San Gimignano. Ouve-se de tudo: alemão, russo, inglês, espanhol, português e até italiano na cidade.

O ideal é ficar na cidade para dormir, pois durante o dia turistas abarrotam o vilarejo. São ônibus e mais ônibus cheios de gente. Lá pelas cinco da tarde a cidade começa a esvaziar e o astral é outro. Ficam apenas alguns visitantes e os moradores da cidade. Então, é a hora perfeita para entrar nos museus, nas igrejas, jantar com calma, tomar um bom vinho da região, degustar um belo gelato e caminhar sem pressa pelas ruas.

As ruelas são encantadoras com sua arquitetura tão preservada desde a Idade Média.

Ande pela Piazza da Cisterna que é a praça do poço – marca do centro da cidade antiga. Sente para tomar um sorvete e um café.

Uma pausa para namorar na Praça da Cisterna.

Depois, dê mais alguns passos e vá a Piazza Del Duomo onde estão as preciosidades de San Gimignano. A Collegiatta, uma igreja românica do século XII guarda muitos afrescos que retratam episódios do Velho Testamento, Cenas da Vida de Cristo e o Juízo Final. Na mesma praça, o Palazzo del Popolo abriga o Museu Cívico, com afrescos no pátio que mostram os brasões de prefeitos da cidade, a Virgem e Menino (de Tadeo di Bartolo) e um grande afresco da Maestá (Lippo Memmi). O palácio, também serve de acesso à mais alta das torres medievais remanescentes. Suba até lá e dê uma olhada na cidade e seus arredores.


Piazza del Duomo, ponto nobre de San Gimignano.

É na Piazza del Duomo que fica essa igreja românica, a Collegiata. Ela guarda afrescos maravilhosos. Fotografias são proibidas no interior da igreja.

Mas, no Palazzo del Popolo (que fica ao lado da Collegiata) algumas peças podem ser fotografadas. É por ali que se pode subir até a torre mais alta da cidade e onde fica o Museu Cívico.



A quantidade de obras de arte nessa pequena cidade é surpeendente.

RESTAURANTES

Le Vecchie Mura. É um restaurante escondidinho nas muralhas da cidade. Tem um terraço panorâmico descoberto perfeito para se curtir o final de uma belo dia de verão. Só abre para o jantar. Quem quiser garantir uma mesa debruçada para os campos da Toscana precisa fazer reserva. Fica na Via Piandornella, 15. Telefone (0577) 940.270. http://www.vecchiemura.it/

O visual do restaurante Le Vecchie Mura já basta. Mas, além disso a cozinha é deliciosa.

Il Pino. Localizado em uma das portas de entrada da cidade, na Via Cellolese 8, serve aquela comida tradicional italiana perfeita para o almoço. Os vinhos da região acompanham a refeição na medida certa. Um dos pratos tradicionais da região é javali que pode acompanhar uma massa feita a mão - o pici. O telefone é (0557) 940.415. http://www.ristoranteilpino.it/

O Restaurante Il Pino fica nessa simpática ruazinha.

Antica Macelleria. Se a idéia for comer em uma pequena tratoria essa será uma boa escolha. Fica numa ruela tranquila e tem mesas simpáticas na calçada. Via de’ Marsili 1/3. Telefone (0577) 942.228.

Cada região da Itália tem seus pratos típicos. Em San Gimignano o javali (cinghiale, em italiano) é um deles.


Pertinho dali, no vilarejo de Castellina in Chianti, boa pedida é o restaurante Albergaccio di Castellina. Fica a menos de 10 quilômetros do centro de San Gimignano. Abre todos os dias, exceto aos domingos, para almoço. Via Fiorentina, 63 - Castellina in Chianti. Telefone (0577) 741042. www.albergacciocast.com

DICA SABOROSA

Não deixe de provar os sorvetes italianos. São imperdíveis, considerados os melhores do mundo. Tem uma sorveteria em cada esquina. Basta entrar e escolher o sabor. Você não vai se arrepender.

As sorveterias têm sempre filas enormes. Mas, isso é fácil de entender. Basta provar.

HOTÉIS

Bem, escolher um bom hotel na Itália é sempre uma tarefa difícil. Nas cidades pequenas, como é o caso de San Gimignano, não espere muito ou você vai se decepcionar.

Para ficar dentro das muralhas da cidade indico o L’Antico Pozzo. Os quartos são amplos, tem excelente localização, mas a decoração é bem convencional e nada caprichada. É um hotel 3 estrelas, um dos melhores da cidade. Não tem outros melhores dentro das muralhas. Fica na Via San Matteo 87, telefone (0577) 942014.

Outro do mesmo padrão, também 3 estrelas e que fica na praça principal é o Hotel Leon Bianco. Nada de excepcional. Mas, bem localizado. Fica na Piazza della Cisterna 13, telefone (0577) 941.294. www.leonbianco.com

O Hotel Leon Bianco fica exatamente em frente ao "poço" que marca o centro antigo da cidade. Mas, não espere grandes luxos nos hotéis que ficam das muralhas da cidade.

COMPRAS

Para quem quiser levar alguma lembrança da Toscana, a Via San Giovani reúne muitas lojinhas de produtos locais.

O colorido das cerâmicas da Toscana chama atenção.


Aproveite San Gimignano. Durma uma noite, escolha um bom restaurante, tome um vinho da região e parta no dia seguinte rumo a uma das tantas outras cidades apaixonantes da Toscana. Você vai se encantar com as torres, com os muralhas, com as obras de arte, com essa gente animada e com a cozinha local.



Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Claudia,
    Estou planejando minha viagem a Toscana em novembro e estou aguardando ansiosamente essa sua série para ajudar a decidir o meu roteiro. Adorei esse post de San Gimignano! Estou anotando tudo!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Claudia
    Obrigado por nos deixar com água na boca com suas dicas.
    Vou de cinguiale e sorvete !!
    Quando vc vai postar as demais cidades?
    A curiosidade é grande.
    Abs
    VS

    ResponderExcluir
  3. Oi, Alessandro.
    Em breve saem as outras cidades. Ainda estou na Itália e escrever enquanto se está viajando fica um pouco difícil, pois não sobra nenhum tempo. É preciso aproveitar cada minuto. Ainda mais na Toscana.
    Você escolheu um lugar delicioso para passar suas férias. A Itália é um espetáculo tanto em termos de história, como de gastronomia. Há muito que curtir por aqui.
    Abraço.
    Claudia

    ResponderExcluir
  4. Adoro a Toscana e particularmente gostei muito de San Gimignano.
    Este teu texto e fotos fizeram-me recordar coisas lindas.
    Por falar em locais para dormir, eu fiquei hospedado não longe daí, em Certaldo, num pequenino hotel, tipo quae de turismo rural e que se chama Hosteria del Viccario e achei um sonho.

    ResponderExcluir
  5. Claudia, que cidade linda!!!! Eu me perderia facilmente e com o maior prazer nessas ruelas!!!! E a cerâmica colorida??? Fiquei babando!!!! Acho que eu iria querer trazer a loja toda pra casa!!!! Bjs e parabéns por mais um post completíssimo!

    ResponderExcluir
  6. Claudia

    Eu gostei muito de San Giminiano...só não gostei nada de ter que pagar para entrar na igrejinha...hehe...ainda é assim??
    Tenho uma garrafinha de cerãmica igual ás que vc fotografou e lembro-me que também havia muitas Galerias de Arte por lá...
    As fotos estão maravilhosas!

    Beijo
    Ps:a minha preferida foi Siena...também vai ter post por aqui sobre ela??

    ResponderExcluir
  7. Muito legal!!! Claudia.. Que fotos lindas....
    Quero muito conhecer a Toscana um Dia!! Em Nossa proxima viagem a Europa a itália ja esta prometida!!
    Estou ansioso para ver os proximos Posts
    Bjo
    Oscar

    ResponderExcluir
  8. Lindas fotos e ótimas dicas Claudia. Estou cada vez mais ansiosa pelas minhas férias...Ouvi dizer que o tempo entre Florença (nossa base na Toscana) e San Gimignano é cerca de 1:30 h, é isso mesmo?

    Bj.

    ResponderExcluir
  9. Poxa Pinguim! Que pena eu não ter a dica desse hotel antes. Fiquei também num hotel de agriturismo perto de Montepulciano, chamado Hotel Lupaia. Maravilhoso. Foi o melhor que escolhi por aquelas terras. Vou colocar o endereço no próximo post.
    Adorei sua dica. Vou testar na próxima ida a Itália.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  10. Katia, dá para perder e se achar muito nessas ruazinha medievais da Toscana. É uma delícia!
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  11. Margarida, oi!
    Você tem razão. Na Itália tem que pagar para entrar em tudo (o que é chato, pois acaba tendo sempre uma fila). Bem diferente de Londres, não é mesmo? Mas, se não tem jeito a gente entra na fila e paga. Afinal, não dá para perder nada dessas obras de arte impressionantes da Toscana.

    ResponderExcluir
  12. Oscar. A Itália é deliciosa. As pessoas super gentis e animadas. Bom demais. Adoro viajar de carro por essas cidades pequenas.
    Em breve vou à Cingapura. Já olhei tudo no seu blog.
    Depois, quero mais informações.
    Abraço.
    Claudia

    ResponderExcluir
  13. Andrea.
    Na Toscana tudo é pertinho e as estradas são maravilhosas. Então, em uma hora e meia se vai de Firenze a Roma. Pois, a velocidade média nas estradas é de 150 km por hora. De Firenze à San Gimignano se vai em 30 minutos.
    Fácil, né?
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  14. Claudia, San Gimignano, cidade das torres realmente é muito romântica, estivemos lá um tempo atrás, e vendo aqui seu post deu saudades e muita vontade de voltar á Toscana !!
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. É, casal, a Itália é sempre boa pedida. Adoro esse país!
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  16. Ai, que saudades estas bonitas fotos me fizeram de Itália!!

    saudações.

    ResponderExcluir
  17. Que linda é San Gimignano! Sempre imaginei uma viagem à Itália percorrendo de lambreta estas cidadezinhas bucólicas... O clima, apesar de frequinho, pelas fotos pareceu uma delícia, hein?! Vcs ficaram ótimos na foto da fonte, belo e apaixonado casal! ;)

    Bjks

    ResponderExcluir
  18. Hum, Fê! Lambreta é a cara da Itália, realmente.
    Nas cidades maiores como Roma e Milão é o meio de transporte perfeito.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  19. Estou "viajando" nos seus posts pela Toscana, adoro a fome como vc se expressa, resume tudo sem esquecer os detalhes importantes da vida cotidiana da cidade. Salvando todas as dicas, com certeza, serão preciosas para a minha próxima viagem.
    Obrigada!
    Lola

    ResponderExcluir
  20. Claudia, estou indo no dia 27 agora para essa região , mas estou em dúvida se durmo em san gimignano ou siena., porque chego em florenca no dia 25 a 27, pego o carro e pretendo subir passando por pisa, Lucca e parando em alguma cidades e queremos dormir em uma dessas duas. No outro dia iremos conhecer outras cidades . Ao todo teremos de 27 a 31/03 para ficar nessa região , já q no dia 31 estamos indo de trem p Roma e ficaremos até dia 03, onde retornaremos . A minha duvida seria onde valeria a pena dormir e conhecer. Tenho q devolver o carro as 17 h do dia 31/03.
    Grt
    Vânia uchoa

    ResponderExcluir
  21. Vania,

    Eu sempre gosto de ficar em San Gimignano, dentro das muralhas, mesmo que os hotéis não sejam muito bons. Adoro o astral da cidade. Já, Siena, é uma cidade um pouco maior e perfeita para uma caminhada de uma manhã ou uma tarde. Outra cidade simpática para passar a noite é Lucca.

    Bj e boa viagem.

    ResponderExcluir
  22. Me emocionei em rever San Gimigniano, a Piazza Del Duomo, a Praça da Cisterna.....meu Deus, que saudade!!!! A Itália é mesmo apaixonante. Ainda voltarei lá!!!!!!

    ResponderExcluir
  23. Gleide,

    A Itália merece ser vista e revista muitas vezes. Gosto de tudo no país. Da arquitetura, da comida, da cultura, das pessoas alegres.

    Desejo que você volte em breve!!!

    ResponderExcluir
  24. ADOREI AS DICAS, SÓ ME DIZ UMA COISA .......QUANTO CUSTA JANTAR NA LE VECCHIE MURA? VC SABE? TEM QUE RESERVAR COM MUITA ANTECEDÊNCIA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris,

      Entra no site do restaurante para obter informações precisas e atualizadas.

      Bj

      Excluir
  25. Claudia,
    Estivemos em San Gimignano agora em junho e adoramos.
    Seu post está incrível. Por lá, sugerimos a Gelateria Dondoli na Piazza della Cisterna.

    Muito legal o seu blog! Conheci hoje e adorei!!
    Certamente usarei para planejar minhas próximas viagens... :)

    Beijos!


    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!