O VALE SAGRADO DOS INCAS

Por Claudia Liechavicius

O Vale Sagrado é um lugar mágico onde a vida rural se revela a cada curva da estrada, em cidadezinhas pitorescas, às margem dos  rios que correm caudalosos - sendo o principal, o rio Urubamba - e, nos vales das montanhas dos Alpes Peruanos.

Foi ali, pertinho de Cuzco, que muitos Incas viveram e deixaram suas marcas em sítios arqueológicos, nas feições do povo, na agricultura, na cultura e nos costumes. As cenas da vida quotidiana são coloridas e cheias de sorrisos. Circular, pelo menos um dia, pelo Vale Sagrado é um dos pontos altos de uma viagem ao Peru.

Uma índia caminha pela estrada carregando gravetos.

Logo adiante, outra senhora carrega um fardo de capim.


Lhamas enfeitadas com as cores da bandeira do Império Inca andam por todos os lados com seus donos.

COMO VISITAR O VALE SAGRADO

Na Plaza de Armas, em Cuzco, há muitas agências de turismo que oferecem passeios pelo Vale Sagrado. Algumas pessoas preferem contratar um taxi para ter mais liberdade com horário e para determinar onde querem ir (vale lembrar que os taxis são na maioria das vezes velhos, pouco confortáveis e sem ar condicionado). Melhor é alugar um carro por um dia (120 dólares). Os carros também não são muito novos, mas cumprem seu papel com perfeição. O trajeto é fácil e bem sinalizado. Os hotéis têm bons mapas e os funcionários explicam tudo em detalhes. 

Vale Sagrado. Foto tirada numa parada no Mirador de Taray.

Mapa do Vale Sagrado.

POR ONDE COMEÇAR

Muitos são os locais interessantes do Vale Sagrado. Sítios arqueológicos, mercados de artesanato, cidadezinhas charmosas, picos nevados, pastoreio, salina, criação de lhamas e alpacas. Basta escolher o que lhe interessa. Os principais locais de visitação são:

  • Pisac
  • Moray
  • Maras
  • Chinchero
  • Ollantaytambo

E, nos arredores de Cuzco ficam os sítios arqueológicos:

  • Saqsaywaman
  • Qenqo
  • Pukapukara
  • Tambomachay (que já citei no post anterior sobre Cuzco).

Pisac é um lugar muito pitoresco e pertinho de Cuzco. São apenas 33 quilômetros de estrada. O vilarejo é conhecido por ter um mercado de artesanato na praça principal do povoado que funciona diariamente, (mas, terças, quintas e domingos é bem maior), uma missa dominical cantada em quéchua e uma das ruínas mais importantes do Vale Sagrado. As ruínas ficam a 3300 metros de altitude.

Ruínas de Pisac.

Crianças, sempre coloridas e sorridentes, brincam nas ruínas de Pisac.

DICA: No caminho entre Cuzco e Pisac não deixe de fazer uma parada em Awana Kancha (que fica a 23 quilômetros de Cuzco e 10 de Pisac). Ali funciona um centro de artesanato, com moças peruanas que mostram técnicas de tecelagem tradicionais da região e com lã de alpaca, tem uma loja fantástica (a mais caprichada do Vale Sagrado) e criação de lhamas e alpacas. É interessante. Vale a pena conhecer.

São muitas as tonalidades de fibra de alpaca usadas nos produtos manufaturados de Awana Kancha.

Uma tecelã mostra seu trabalho.


Tapeçaria típica do Peru com figuras espelhadas e em sentido oposto.


Para almoçar vá ao Hotel Vale Sagrado, em Urubamba. O hotel é lindo e dos janelões do restaurante se vê o rio Urubamba correndo apressado. Lugar perfeito para fazer uma pausa no meio do dia. De Pisac até Urubamba são mais ou menos 40 quilômetros. E, no caminho fica a Estação Termal de Calca.

Hotel Vale Sagrado, em Urubamba.

À tarde visite as ruínas de Ollantaytambo, que está a uns 80 quilômetros de Cuzco (e uns 20 km adiante do Hotel Vale Sagrado) e de onde você começará a retornar, claro que sem deixar de passar pela Salina de Maras, pelo centro experimental agrícola de Moray e se sobrar tempo por Chinchero

Ollantaytambo tem um complexo de ruínas composto por uma fortaleza, um centro religioso e uma área de residências no alto de um desfiladeiro, como era o costume dos Incas. É provável que tenha sido tanto um centro religioso, como militar e agrícola. O acesso é feito por uma escadaria de pedras a partir de um vilarejo muito simpático, às margens do rio Urubamba e com uma estação de trem que parte para Águas Calientes e Machu Picchu.

Ruínas de Ollantaytambo.

Depois, vá até a Salina de Maras, um dos lugares que mais me impressionou no Vale Sagrado. Ver uma salina tão longe do mar, numa altitude tão grande é incrível. Da terra brota uma fonte com água salgada e quente que é canalizada para a extração do sal. E, além disso, a estrada de acesso é cheia de pessoas fazendo o pastoreio de seus rebanhos em campos verdejantes com morros nevados ao redor. Lugar belíssimo!

 
Salina de Maras. Impressionante!!!

Depois de Maras, andando mais 9 quilômetros por uma estrada de terra bem rudimentar é a vez de se deslumbrar com Moray. Ela é a única ruína com esse tipo de formação. Compreende um grande conjunto de círculos perfeitos, com quatro galerias ligeiramente elípticas, sendo que a maior tem 150 metros de profundidade. Dizem que as condições desse solo são especiais e que o local tem essa configuração por causa de um meteoro que caiu ali. Os Incas faziam experimentos com o cultivo, especialmente de milho e batata. 

 Moray, zona de cultivo experimental dos Incas.

 A quantidade de tipos de milho e batata é enorme no Peru. Herança dos Incas.

O trajeto é lindo de Maras à Moray. 

Campos verdes, picos nevados e muito pastoreio.

O Vale Sagrado é mágico!!!

Leia também sobre Cuzco e Machu Picchu.







Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Cláudia, já disse que sou apaixonada pelas suas fotos, né?! Elas têm um colorido maravilhoso! Tenho uma Canon que não fica com este efeito. O que vc faz para ter as cores tão vibrantes? Qual máquina vc usa? Bjs

    ResponderExcluir
  2. Carol,
    Obrigada. Fico feliz com o elogio.
    Uso uma Canon G12. A máquina é pequena, mas tem ótimos recursos. Além disso, a gente vai aprendendo a aproveitar a melhor luz de cada momento. Adoro as cores fortes do céu às 16:00 hs e o colorido intenso de final de tarde. No mais, a máquina pode ser ajustada para avivar as cores, mesmo em dias nublados. E, eu amo cores. Prefiro fotos lavadas do que escuras. Cada um tem um jeito de ver o mundo pelas lentes de sua câmera, o meu mundo é muuuiiiito colorido. hehehe
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir
  3. Qualquer que seja a paisagem,nas suas fotos fica ainda mais bonita...
    Adorei as fotos das meninas!
    Bjs
    Ps:estou quase de partida para Londres...hehe...mas desta vez a caminho da Républica Checa e Alemanha!

    ResponderExcluir
  4. Esse Vale Sagrado é mesmo de tirar o fôlego. Estive lá ano passado, mas pela sua lente o Vale fica mais bonito... belas fotos.

    ResponderExcluir
  5. Margarida!!!
    Que ótimo. República Tcheca é sonho de consumo próximo. Londres está sempre no seu caminho... Muito bom. Alemanha também acho incrível!!!
    Um beijo e boa viagem.

    ResponderExcluir
  6. Querida Claudia

    Adoraria ver estes maravilhosos textos e fotos publicados em um livro !
    Ah, e tu apareces sempre muito linda em todos os recantos que visitas.
    Bj
    MT

    ResponderExcluir
  7. Cláudia, quanto tempo !!! Saudades de vc !!! Sempre nos inspirando a melhorar como fotógrafos e a viajar como gente grande rs !!!
    bjsss

    ResponderExcluir
  8. MT,
    Quem sabe um dia desses minhas andanças viram livro!!?? A ideia é ótima!!!!
    Obrigada por ser sempre tão gentil.
    Um beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  9. Vivian,
    Seu blog está lindo, cheio de trabalhos lindos!!!
    Bom te ver por aqui.
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  10. Claudia,
    Que FOTOSSSS! Arrasou, como sempre!
    Amo seu blog!
    Bjs
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  11. This Post gives me lot of information. Great to read

    ResponderExcluir
  12. Mais um local fantástico com fotos de cores divinais.

    É sempre um privilégio poder viajar a partir do seu blog e sonhar, sonhar que se conhecem locais assim imperdíveis (pois com a ajuda das suas descrições e fotos quase que nos sentimos mesmo lá, consigo).

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Turista,

    Muito obrigada pela delicadeza. Seus comentários sempre me animam para escrever o próximo post.
    E por falar nisso, o próximo será sobre Lima, a capital do Peru. Cidade interessante com excelente gastronomia.
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  14. Oi claudia!
    Mais um post maravilhoso! Parabéns!
    Fotos belíssimas!
    Bj

    ResponderExcluir
  15. amei as fotos, estão lindas, o lugar tb
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Gabi,
    O Peru é legal para conhecer com um grupo de amigos. Kim e Ro são doidos para conhecer...
    Bjss

    ResponderExcluir
  17. Que post mais lindo!!! Meu Deus... dá vontade de sair correndo para o Peru.
    Que viagem fanteastica, né? Quem disse que tem que sair da America Latina para ver o exótico, a histórias e as paisagens de tirar o folego, né? :)
    AMEI... messssmo
    bjão

    ResponderExcluir
  18. Oi Mirella!
    Eu fiquei muito bem impressionada com o Peru. Tinha muita vontade de conhecer, mas todos me falavam que era uma viagem mais alternativa e sem nada de luxo. Engano total. Os hotéis são fantásticos, a gastronomia peruana é incrível e isso sem contar com a história dos Incas, que é ponto alto da viagem.
    Vale a pena conhecer!!!
    Bjs
    Claudia

    ResponderExcluir
  19. Claudia

    Voce poderia juntar suas maravilhosas e coloridas fotos das mulheres e crianças peruanas nos seus últimos três posts e nos brindar com esta bela exposição.
    o q vc acha?
    ab
    VS

    ResponderExcluir
  20. Ótima ideia. Realmente as fotos dos peruanos ficam lindas.
    Abs
    Claudia

    ResponderExcluir
  21. Oi Claudia!!!

    Meu sonho é viajar e conhecer esse mundão de meu Deus. Mas vendo as fotos do seu blog, viajo com você!!! As fotos fantásticas e os textos maravilhosos !!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi Claudinha !!!

    No meu blog tem como excluir essas letrinhas de confirmação vá em DICAS.

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Nice interesting article! thanks fot the post!

    ResponderExcluir
  24. Claudia, estou procurando uma viagem, e seu blog é minha inspiracao... Queria saber quantos dias totais ficou no Peru e desses dias quanto em casa cidade. Gosto de viajar e aproveitar pra conhecer tudo muito bem!

    ResponderExcluir
  25. Claudia,
    como são lindas as suas fotos! Mil vezes parabéns!
    Viajo daqui 2 dias e ler seus posts estão me deixando ainda mais animada!
    Anotei já várias dicas!
    Muito obrigada por compartilhar conosco!
    Beijinhos,
    Lily Pestana
    www.blogapaixonadosporviagens.com.br

    ResponderExcluir
  26. Lily,

    Super viagem pra vocês. Aproveitem muito esse pedacinho de mundo com astral mágico.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  27. Olá! Adorei duas postagens.....deixa a gente com mais vontade de viajar. Sobre o Vale Sagrado, de taxi é possível fazer em um dia? Incluindo Salineras e Moray? Abçs Ana

    ResponderExcluir
  28. Olá! Parabéns pelas postages! É possível fazer o Vale sagrado de taxi incluindo Salineras e Moray no mesmo dia?
    Abçs.

    ResponderExcluir
  29. Ana Karina,

    Acho que fica puxado.

    Fiz isso em dois dias. Moray e a Salinas são bem distantes de Cuzco.

    Mas, converse com o motorista.

    ResponderExcluir
  30. Olá Cláudia!

    Gostei das dicas. Vocês alugaram o carro e saíram de Cuzco para conhecer esses lugares, certo? As estradas são sinalizadas?

    Dá para retirar o carro em Cuzco e devolver ele em outro lugar? Queria conhecer algumas dessas cidades do Vale Sagrado e dormir em Urubamba, para de lá pegar o trem e ir a Aguas Calientes.

    Será que dá certo?

    Não tenho noção da distância.

    E outra: todos os lugares mencionados tem cobrança de entrada? Tem ideia de quanto seja?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  31. Lai,

    Alugamos carro em Cuzco. É tudo muito bem sinalizado e super fácil. Devolvemos em Cuzco mesmo, pois o avião chegou e partiu de lá. Para saber as distâncias é só colocar no google o nome das cidades e escrever distância. Ele te dá todas as informações. Não tem erro. Não lembro valores de entrada. Mas, no site oficial do país você encontra esses detalhes.

    Boa viagem.

    ResponderExcluir
  32. Claudinha, Este seu post sobre o Peru está lindo e super didático. Amei! Nos ajudou muito. Super Parabéns!
    Bjs, Carminha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carminha! Que honra!!!!
      Hoje entra um texto novo sobre as novas regras para entrar em Machu Picchu.
      Beijo

      Excluir

Deixe seu comentário. Obrigada!