02 junho 2011

AS FALÉSIAS DE MORRO BRANCO


Por Claudia Liechavicius

Nosso Brasil é realmente um espetáculo. A natureza estava apaixonada quando planejou essas terras. Quantos lugares lindos. A cada viagem, mais me surpreendo. Na semana passada estive no município de Beberibe, onde fica uma das praias mais bonitas do Ceará: Morro Branco. O cenário é ímpar. Dunas, falésias vermelhas e as famosas areias coloridas, aquelas que servem de matéria prima para fazer desenhos em garrafinhas, copos e vasos.

A artesã trabalha delicadamente com diversas cores de areia.
Como resultado surge o artesanato mais genuíno da região. 

O lugar é de uma beleza rara. Absolutamente fascinante. E, tão pertinho de Fortaleza. Em pouco mais de uma hora é possível percorrer os 80 quilômetros de estrada que separam as duas cidades, que por sinal é ótima e de fácil acesso. E, na chegada um prêmio: o labirinto das falésias coloridas. 

Falésias de Morro Branco.

As falésias de Morro Branco são consideradas vivas por ainda estarem sujeitas à ação do mar, originando a formação de cavernas e espécies de canyons com diferentes cores. Conforme se avança pelo labirinto dos morros, as cores vão se modificando: vermelho, laranja, amarelo, rosa, dourado, marrom... É de ficar boquiaberto!







As falésias por si só já são lindas. Mas, para completar a paisagem elas ficam à beira mar, numa praia calma e de águas mornas. Além disso, fontes de água doce brotam em alguns pontos tornando o lugar ainda mais cheio de magia.


Morro Branco tem um simpático povoado de 40 mil habitantes com um núcleo de pescadores, polo de artesanato, alguns hotéis, porto de jangadas, barracas com serviço de praia, bares e restaurantes.


Pertinho dali fica a Praia das Fontes, igualmente encantadora com falésias e dunas. Os bugueiros ficam aguardando a chegada de turistas para oferecer seus serviços e conduzir o visitante inclusive a outras praias mais distantes, como: praia do Uruaú, Barra da Sucatinga e Prainha do Canto Verde. 


Gostou? Vale a pena uma investida. Aventure-se no labirinto das falésias de Morro Branco e fique embevecido com seu colorido inusitado. Depois, dê um mergulho no mar de águas mornas. Se quiser ir mais longe embarque na emoção de um passeio de buggy pelas praias e dunas. Quando cansar alterne um mergulho no mar com um banho de água doce nas fontes ou lagoas do caminho. Na vila de pescadores coma um peixinho fresco e compre uma peça de artesanato para lembrar desse pedacinho de paraíso. Só não esqueça do protetor solar!

32 comentários:

turistaocasional disse...

As cores das suas fotos, retratam verdadeiras obras de arte da natureza, e suas que as retratou.

A cada artigo seu, fico realmente de todas as vezes surpreendida com o que de novo me dá a conhecer.

Dá mesmo vontade de quebrar a barreira do ecra e entrar pelas fotos dentro e viver pessoalmente o que nos apresenta.

Nunca me canso de lhe agradecer por tudo o que me dá a conhecer, e de a felicitar pelos maravilhosos artigos e fotos que apresenta.

Espero que não se canse de aceitar os meus elogios.

MT disse...

Que lindo , Cláudia !
Fiquei encantada com o lugar e com vontade de sair correndo para conhecê-lo.
Abraços,
Maria Tereza

Taia Assunção disse...

Lindo, lindo, lindo...ah e a modelo também. Gatíssima. Nosso país é realmente abençoado. Beijocas!

Claudia Liechavicius disse...

Oh, Taia.
Você é uma figura. Obrigada pelo elogio. Quem não gosta?
Beijo
Claudia

Claudia Liechavicius disse...

Oi Turista Ocasional.

Fico sempre muito feliz com seus elogios. É uma honra. Espero recebe-la sempre aqui e com o maior carinho.

Morro Branco é um lugar de beleza espetacular. Essa é segunda vez que vou até lá. Nas duas vezes fiquei embevecida com o colorido dessas areias.

A natureza é muito sábia.Lindo mesmo!

Um beijo

Claudia

Claudia Liechavicius disse...

MT

Se você ainda não conhece Morro Branco esta é uma boa sugestão de viagem de praia dentro do Brasil. Em Aquiraz tem um bom hotel novinho e excelente (Dom Pedro Laguna Beach) que é prático para ir tanto à Fortaleza como à Morro Branco.
É lindo mesmo.
Beijos
Claudia

anima! disse...

Claudia, conhecemos Morro Branco há tempos. Mas queremos muito voltar, pois passamos rapidinho, numa excursão de um dia.
Incluimos Jericoacoara no nosso retorno. Quem sabe a gente não coloque o Morro Branco tbém?

bjos virtuais

Flávia Mergulhão disse...

Eua amo esse lugar! é td o que vou dizer de lá! rrss
Claudia, amanhã tem surpresa lá no blog, passe por lá!
bjos

Vivian disse...

eu já estive nessa praia a mais de 10 anos, mas as suas fotos estão magnificas !!!! Parabéns

bj

Milton disse...

Nossa!! Belíssimo lugar mesmo!! Particularmente tenho uma quedinha por essas paisagens com falésias. :-)
Beijos.

Claudia Liechavicius disse...

Oi Flávia!
Então vou agora mesmo passar por lá. Estou curiosa...
Bjs
Claudia

Claudia Liechavicius disse...

Sabe Vivian.
Acho que as fotos tem o olhar particular que temos daquele lugar, naquele determinado momento.
Quando passamos rápido e não conhecemos direito ou quando não gostamos de um lugar, as fotos ficam sem alma.
Quando nosso olhar é de encantamento isso transparece nas fotos.Incrível.
Beijos
Claudia

Claudia Liechavicius disse...

Oi galera do Anima!
Jeri é tudo de bom.
É minha praia preferida do Ceará. Fiquei lá 10 dias e quero muito voltar. Morro e Canoa Quebrada também são incríveis.
Beijo
Claudia

Claudia Liechavicius disse...

Milton.
Essas falésias são muito interessantes pelo seu colorido inusitado. Valem muito uma visita.
Claudia

Barbara disse...

Que lindo!
Pensava que seria em pleno deserto mas não, à beira mar!! A natureza é linda :)

Bjos

Nathália Lucas disse...

Ai, que saudades que sinto de Morro Branco, foi uma das cidades que mais gostei de conhecer quando visitei o Ceará, mas já faz tanto tempo que não vejo a hora voltar e aproveitar a oportunidade de conhecer Canoa Quebrada, que tenho loucura em conhecer.
Que bom poder relembrar pelas fotos a época em que estive nesse estado maravilhoso.
Obrigadinho Claudia!!
Beijões!!!

Nathália

Claudia Liechavicius disse...

Nathália,
Canoa Quebrada é uma praia linda, mas Jericoacoara é espetacular. Um pouquinho mais distante e de difícil acesso por causa das dunas que só se pode atravessar em carro próprio para areia e com motorista local experiente.
O Ceará é cheio de cantinhos legais.
Bjs
Claudia

Claudia Liechavicius disse...

Oi Bárbara.
Nosso país é cheio de boas surpresas. As falésias são lindas, coloridíssimas e na beirinha do mar. Aliás, que mar!!!!
Beijo
Claudia

Anônimo disse...

Claudia

Realmente vc é uma fotógrafa profissional.

Continue nos brindando através do seu olhar.
Obrigado

abs
VS

Margarida Nobre disse...

Claudia

As fotos estão incríveis,mas com uma natureza como essa e um modelo desses qualquer foto fica fantástica!!rsrsrs
A minha listinha Brasil está engordando sem parar...

Bjo grande

Claudia Liechavicius disse...

VS
Fotos profissionais ainda estão longe... Mas, adoro fotografar os lugares por onde passo.
Obrigada pela visita.
Claudia

Claudia Liechavicius disse...

OI Margarida,
Na sua próxima vinda ao Brasil duas coisas já estão garantidas: muitas opções de lugares para visitar e muitos amigos para te acompanhar.
Venha mesmo!!!
Estou na torcida.
Beijinho
Claudia

Beatriz disse...

Ah, Claudia...
Acredita que eu já morei em Natal por alguns meses para fazer um curso de biologia MArinha e não conheci Morro Branco?????
Nem eu posso acreditar agora vendo suas fotos lindíssimas!!!!
Agora quero voltar lá! Olha o prejuíso...
Beijinhos
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com

Claudia Liechavicius disse...

Bia, sempre é hora de conhecer algum cantinho que ficou para trás.
Morro Branco é um lugar lindo! Tem um astral maravilhoso. Falésias, mar, fontes de água doce, dunas, lagoas... Imperdível!!!
Quando puder volte ao RN e dê um pulinho em Morro Branco. Você não vai se arrepender.
Beijos
Claudia

Julio turisticamente correto disse...

Lindas fotos Claudia, eu estive lá em dezembro de 2008, deu saudades!

Claudia Liechavicius disse...

Julio,
Morro Branco é incrivelmente lindo. Em lugares bonitos fica fácil fazer boas fotos. O Ceará tem cantos incríveis.
Volte lá quando puder!
Abraço
Claudia

ESS disse...

Há ? Esse lugar eu conheço belissimo ,as pessoas pensam que as areias são pintadas mas são coloridas mesmo,a
paissagem e bela ,e como eles trabalham com um palito e fazem cada desenho bem rapidinho.Suas fotos saem sempre maravilhosa de alguma dicas para nos apriporar-mos mas.A cultura nunca e de mas qualquer dia entro na tela como virus para conhecer esses lugares belíssimo. Qual será a proxima parada .Bjs

Claudia Liechavicius disse...

ESS
Quer dizer que você conhece Morro Branco? Que bacana. É um lugar mágico, não é mesmo?
Bj
Claudia

carla disse...

Claudia,

Que legal ver essa fotos! Tenho recordações de infancia de Morro Branco pois tenho parentes que posuem casa lá e passei varias ferias . Lembro que comprar peixes nas jangadas no final da tarde ...bom demais.

Claudia Liechavicius disse...

Carla.
Boas recordações. Morro Branco é mesmo um lugar especial.
Bj
Claudia

George rebelo disse...

Olá,

gostei muito de seu blog.
Parabéns por suas postagens que são muito originais. Suas fotografias também são muito boas.
Agora vou acompanhar seu blog.

Um abraço.

George Rebelo

Claudia Liechavicius disse...

Obrigada, George.
Será muito bom receber você aqui no blog.
Volte sempre!