O MELHOR DE ITACARÉ

 

A ordem é desacelerar! Curtir o sol, deslizar sobre as ondas, deixar o vento lamber os cabelos, encher os dias de energia com açaí e mel de cacau, fazer stand up no manguezal, caminhar pela Orla dos Pescadores enquanto os barquinhos vão e vem, lavar a alma numa cachoeira refrescante e levar papos carregados de baianidade. Isso é Itacaré, o vilarejo mais descolado do sul da Bahia, entre Ilhéus e a Península de Maraú.


A natureza intocada de Itacaré.

O BOOM DE ITACARÉ

O povoado de Itacaré, na Costa do Cacau, é de origem indígena, da etnia dos Pataxós. Nasceu em 1732, às margens do rio das Contas que vem desde a Chapada Diamantina para desembocar no mar. Inicialmente se chamava São Miguel da Barra do Rio das Contas e abrigou várias comunidades remanescentes dos quilombolas vindos do Quilombo do Oitizeiro, um dos maiores do século XVIII. Foi apenas em 1931 que passou a se chamar Itacaré que dizem significar “rio de ruído diferente”. Mas foi nos anos 70, com a chegada dos surfistas que os segredos de Itacaré foram revelados.

Em seus 300 anos de vida, Itacaré se consagrou como um dos destinos mais charmosos do Brasil pela mistura de belezas naturais, tranquilidade, trilhas cheias de aventura, esportes radicais e ondas perfeitas para surfe. Acrescente a isso muita água de coco e a habitual hospitalidade da região que torna a experiência surpreendente.

O pequeno e colorido vilarejo de Itacaré. 

DA ORLA À BROADWAY

Andar à beira-mar, pela avenida Castro Alves, conhecida como Orla dos Pescadores, é obrigatório para entender a alma de Itacaré. Uma galera sem pressa risca as ruas em passos lentos. Casarões lindos e bem preservados da época dos “coronéis do cacau” remetem ao passado. Grupos de amigos conversam animados. 

  
Igreja de São Miguel e Casarão Verde, na Orla de Itacaré.

Mas é quando os barqueiros colocam suas redes em ação que o vilarejo de pescadores se traduz. Eles são os verdadeiros donos do pedaço. Enquanto isso as crianças brincam na areia da praia e o futevolei ganha vida. O movimento só acalma quando o dia se despede com um pôr do sol mais bonito que o outro.

Orla dos Pescadores de Itacaré na maré baixa.

O mirante da Ponta do Xeréu, no cantinho da praia da Concha, é onde a galera se reúne para a despedida do astro rei. Essa é a praia mais movimentada de Itacaré. Tem mar calmo, um imenso coqueiral, muitos quiosques e restaurantes simples que oferecem a típica culinária baiana.

Pôr do sol visto da Ponta do Xeréu.

Dali siga até a avenida Pedro Longo que é onde as lojinhas, restaurantes e bares se espalham. A versão Itacareense da Broadway. Muita cor. Muita gente. Muito açaí. Nenhuma pressa. 

    
Rua Pedro Longo e suas lojinhas.

Não deixe de dar uma passadinha numa das duas lojinhas da Vila Rosa Chocolates para provar as melhores iguarias produzidas com o cacau da região. Se quiser fazer uma visita à Fazenda Vila Rosa, onde são feitos chocolates e nibs de cacau, percorra os 30 quilômetros que conectam o centro de Itacaré ao distrito de Taboquinhas. Conheça uma plantação de cacau, o processo da colheita e deguste as delícias do casarão. Essa região tem lindas cachoeiras e é conhecida por oferecer rafting, rapel e tirolesa.

PRAIAS URBANAS

As praias mais centrais de Itacaré são chamadas de praias urbanas. Resende, Tiririca, Costa e Ribeira são as mais charmosas. Elas ficam em sequência e são conectadas por trilhas curtas. 

Em sequência as praias Resende, Tiririca, Costa e Ribeira.

A praia do Resende é a primeira delas. Tem ondas fortes, muitas pedras, coqueiros lindos e vive cheia de surfistas.

Praia do Resende.

A seguir vem a praia da Tiririca também linda, com ondas fortes, muitas pousadinhas e restaurantes. É bem movimentada. 

Ao fundo, depois da trilha de pedras, está a praia da Tiririca.

Já a praia do Costa é deliciosa por ser completamente sem estrutura, portanto sempre vazia. Tem muitos coqueiros, um gramado simpático, é pequenina, ótima para relaxar na areia. Mas tem correntes fortes. 

Praia do Costa.

A última delas é a praia da Ribeira, a favorita das famílias pois tem um riacho que forma uma piscina natural que as crianças adoram. Essas praias são cercadas pela Mata Atlântica, ali tem um circuito de arvorismo e tirolesas para quem gosta de aventura. 

Partindo da Ribeira tem uma trilha de 40 minutos até a Prainha, a favorita dos surfistas por suas excelentes ondas. A trilha deve ser feita na companhia de um guia credenciado. Quer a dica de um atalho para chegar de carro até a Prainha? Agende um day use no restaurante pé na areia do Condomínio Villas de São José e assim terá acesso tanto a praia de São José como a Prainha. As duas são lindas. Muito verde da Mata Atlântica, areia branca, coqueiros e riachos.

BARRACUDA BEACH

Ao lado da praia do Resende, no topo de uma costa rochosa foi onde nasceu o elegante e exclusivo Barracuda Beach Hotel no início de 2020, em sintonia com o ambiente selvagem que o cerca. É um super refúgio de luxo, cinco minutos a pé do centrinho de Itacaré. A proposta do hotel é entregar experiências personalizadas e marcantes aos hóspedes, impregnadas de cultura local, sempre valorizando a natureza exuberante de Itacaré. 

No alto o Barracuda Beach Hotel e logo abaixo as Barracuda Villas. 

Então, chame o Paulo! 

Conhecido por todos, Paulo largou o mercado financeiro há mais de 20 anos e tomou o rumo de Itacaré. Foi em busca de qualidade de vida e começou a organizar tours pela região em uma Land Rover. Daí veio o apelido de Paulo Land. Já deu para perceber que o cara conhece a região como a palma da mão. Se tornou um “designer de experiências”. Assim que você chega no Barracuda Beach entra um WhatsApp do Paulo se colocando a disposição para revelar todos os encantos de Itacaré em passeios super exclusivos.

De barco pelo rio das Contas.

Já fui logo reservando “Uma Jornada pelo Mangue”. Um passeio de barco que começa no rio das Contas e segue pelo manguezal até encontrar uma queda d’água de 20 metros na Cachoeira do Cleandro. Imperdível!! Paulo foi perfeito na organização de todos os detalhes desde a escolha da melhor hora de saída em função da maré, barqueiro e mimos durante o trajeto. Mas esse é só um dos passeios oferecidos. Você pode optar por surfar, fazer rafting, mountain bike, stand up, canoa havaiana, aula de capoeira, ioga, meditação, pesca oceânica, conhecer as praias, as cachoeiras. Chame o Paulo!

Cachoeira do Cleandro.

O Barracuda Beach Hotel fica dentro do condomínio de luxo Villas do Resende. Tem 17 suítes divididas em dois blocos de apartamentos, além de 9 Barracuda Villas, ou seja, casas particulares para alugar já com o serviço Barracuda, tendo de 4 a 6 suítes distribuídas em bangalôs interligados por decks. Tanto o hotel como as casas são integrados à mata nativa, têm o mesmo conceito arquitetônico, estão de frente para o mar, mas não ao nível do mar. Mas não se preocupe, para facilitar o acesso às praias e ao centrinho, o hotel oferece um serviço de transporte interno até a entrada do condomínio num carrinho canadense cheio de bossa que desce a ladeira em dois minutinhos.

Barracuda Beach Hotel.

Quer saber como são as suítes? Espetaculares! Amplas, iluminadas, aconchegantes, confortáveis, novíssimas, de extremo bom gosto. São decoradas em tons neutros, com tecidos naturais, peças criadas por artesãos e designers brasileiros fazendo conexão com o estilo rústico do sul da Bahia. O chão é discreto em cimento escovado e contrasta com o mobiliário em madeira e com as paredes brancas. A imensa varanda se abre para a mata tendo o oceano ao fundo. Os janelões da varanda tem persianas belíssimas. 

Suite do Barracuda Beach Hotel.

No banheiro, pias duplas, duas duchas, amenities artesanais veganas desenvolvidas especialmente para o Barracuda Beach e armazenadas em embalagens refil, com o intuito de diminuir o descarte. Nos cestos de lixo, os saquinhos são de papel. A preocupação com a sustentabilidade é facilmente percebida. Aliás, a consciência ambiental é uma marca tanto de Itacaré como da Península de Maraú. 

Banheiros com janelões conectados com o mar e a mata.

O ponto mais instagramável do Barracuda Beach Hotel é sua icônica piscina de borda infinita, ao redor da qual as áreas comuns se espalham: restaurante, lounge e bar. A piscina forma um grande espelho d’água numa área que é um verdadeiro convite à contemplação da natureza e ao relax. O hotel é impecável em termos de arquitetura, design de interiores, paisagismo e sustentabilidade, sem esquecer da gastronomia. O The Barracuda é integrante do exclusivo DOM Collection.

Barracuda Beach Hotel.

O grupo The Barracuda construiu sua primeira casa, a Vila Barracuda Boutique Hotel, na Orla dos Pescadores, no centrinho de Itacaré em 2013 num casarão com 9 suítes. Os dois empreendimentos têm perfis diferentes mas o mesmo DNA. O Vila Barracuda é mais descontraído e fica no centrinho de Itacaré enquanto o Barracuda Beach Hotel & Villas é mais sofisticado e fica no alto de um morro. Os dois tem como prioridade valorizar a cultura local e respeitar o meio ambiente. À frente do grupo The Barracuda estão os sócios Daniel Lima, natural de Itacaré, sua esposa paulista Juliana Ghioto juntamente com um grupo de suecos, todos apaixonados por Itacaré.

JERIBUCAÇU E A CACHOEIRA DA USINA

A dez quilômetros do Barracuda Beach Hotel e de Itacaré no sentido Ilhéus fica a belíssima praia de Jeribucaçu. Ela é sossegada, frequentada por surfistas, cheia de coqueiros e cortada pelo rio Jeribucaçu. O acesso é pela via Marambaia tendo quatro quilômetros de estrada de terra até o estacionamento que é pago (10 reais), seguido de uma trilha de 30 minutos a pé pela sombra. O retorno é mais puxado por ser ladeira acima. Mas vale o esforço. Continue caminhando mais 10 minutos por uma trilha linda, a partir da praia de Jeribucaçu, e chegará a praia Arruda com piscininhas naturais deliciosas nas pedras. Conforme a maré dança, as praias ganham contornos diferentes. 

Praia de Jeribucaçu num dia nublado.

Nessa região fica a Cachoeira da Usina. Imperdível! Uma queda de 5 metros de altura forma uma grande piscina cercada pela Mata Atlântica. Antigamente, ali existia uma hidrelétrica que abastecia as fazendas da região. A trilha é curta até a cachoeira, uns dez minutinhos. Andando um pouco mais você chega a Casa de Máquinas onde ainda existem as ruínas da hidrelétrica e alguns maquinários. Se continuar andando pela trilha na mata é possível chegar a Jeribucaçu em uma hora de caminhada. Não fiz essa trilha, mas dizem que é linda e passa por manguezais. 

Fiz a trilha da Cachoeira da Usina e fui até a praia de Jeribucaçu com a chilena-baiana Fernanda Cueto, contato + 55 73 9825 7506.

  
Cachoeira da Usina.

Casa de Máquinas da antiga usina.

Já as praias de Engenhoca, Havaizinho, Camboinha e Itacarezinho são as mais isoladas. Estão a 15 quilômetros de Itacaré mas são imperdíveis. Até Engenhoca a trilha é de 15 minutos a partir do estacionamento, bem tranquila. A praia é linda. Tem areia branquinha, muitos coqueiros e um riozinho que desemboca no mar com água de cor ferrugem. Partindo de Engenhoca a caminhada até Havaizinho é de mais 15 minutos. A seguir vem Camboinha que é uma enseada deserta onde se formam piscinas naturais na maré baixa. Minha favorita.

Praia da Engenhoca.

Na sequência vem Itacarezinho, a praia mais extensa de Itacaré. É onde fica o resort Txai.

TXAI RESORT ITACARÉ

Nem preciso dizer que o Txai já nasceu abençoado. Fincou pé na areia da praia mais extensa e deserta de Itacaré. São quase 4 quilômetros de areias branquinhas, boas ondas e tranquilidade total. O hotel se aninha numa área enorme de 92 hectares, cheia de coqueiros, em meio a uma região de proteção ambiental e que além disso é rota de baleias. Muito especial.

Itacarezinho.

Piscina do Txai Resort Hotel.

Maturidade e personalidade acompanham os 38 bangalôs construídos sobre decks de madeira suspensos. Todos têm varandas privativas com espreguiçadeiras. A energia é deliciosa. Como se você estivesse na sua casa de praia. Camas com mosquiteiro, pias duplas, chuveirões abertos para a mata nativa, amenities L’Occitane au Brésil e muito mimos, como chocolatinhos e uma bolsa de palha super estilosa da Nannacay para ser utilizada pelos hóspedes durante a estada. O Txai completou 20 anos de elegância e sofisticação sendo integrante dos exclusivos Relais & Chateaux e Circuito Elegante. 

Minha casa no Txai Itacaré.

Como não ter bons sonhos no Txai?

Piscinas são várias. A principal delas e que salta aos olhos fica a alguns passos da praia, ao lado do delicioso restaurante Praia que serve uma moqueca divina. Mas a minha piscina preferida foi a do spa. Aliás, o Spa Shamash Healing é um sonho! Subir a escadaria que leva ao topo do morro - onde está localizado o spa - é tomar o rumo do paraíso. Além da simpatia da equipe, da bela seleção de tratamentos e da piscina aquecida de borda infinita, o visual da praia de Itacarezinho lá do alto é de tirar o fôlego.

Piscina do Spa Shamash Hieling.

A educação ambiental faz parte dos projetos do Txai. Bati um papo excelente com o Capixaba, um personagem da região, membro do ICT Instituto Companheiros do Txai e muito engajado com a preservação da fauna e da flora da região. Ele está à frente de vários projetos lindos com crianças para conscientizar sobre a importância de atitudes saudáveis com nosso planeta. Uma pessoa simples e de uma força que emociona. 

Agende uma caminhada com o Capixaba até a praia do Patizeiro, que só tem acesso pela praia e você vai aprender muito. 

CACHOEIRA DO TIJUÍPE

A menos de 5 quilômetros do Txai fica a Cachoeira do Tijuípe que tem duas quedas lindas e trilhas bem fáceis para chegar. Por ser dentro de uma área particular é preciso pagar ingresso para entrar na propriedade. A estrutura é ótima. Tem um bom restaurante caso queira passar o dia lavando a alma. 

Cachoeira do Tijuípe.

ENFIM.. 

É fácil entender porquê Itacaré se consagrou como um dos destinos mais interessantes e descolados do Brasil. Tem praias selvagens de acesso difícil, o que as torna ainda mais especiais. Tem Mata Atlântica bem preservada, cravejada de cachoeiras espetaculares. Tem excelente hotelaria. Tem cacau. Tem açaí. Tem moqueca. E gente boa por todo lado. E ainda vale dar uma esticada até a Península de Maraú que fica a 40 quilômetros ou até Trancoso, um pouquinho mais longe, no entanto um reduto de charme que merece atenção. Quanto tempo ficar? Quanto você puder... 

É Bahia. Desacelere.

COMO CHEGAR

O aeroporto mais próximo de Itacaré é o de Ilhéus, a 70 km. A estrada é ótima, Ilhéus-Itacaré BR 001. Alugue carro. Sem carro você terá muita dificuldade de locomoção já que algumas praias e cachoeiras imperdíveis ficam longe do centrinho.

QUANTOS DIAS FICAR

Itacaré oferece muitas possibilidades. Ficar menos de uma semana na região é pouco, pois além do vilarejo cheio de charme, as tantas praias, cachoeiras e mangues merecem entrar no roteiro. Indico que você divida sua estada entre o Barracuda Beach e o Txai para aproveitar bastante. 

O Barracuda Beach é perto do centrinho, das praias do Resende, Tiririca, Costa, Ribeira, São José e Prainha, da Cachoeira do Cleandro e da Vila Rosa. 

Do Txai você pode explorar com mais facilidade as praias de Itacarezinho, Patizeiro, Engenhoca, Havaizinho, Camboinha e a Cachoeira do Tijuípe. 

Bem no meio do caminho entre os dois hotéis estão as praias de Jeribucaçu, Arruda e a Cachoeira da Usina. 

COMER BEM EM ITACARÉ

ITACAREZINHO, para almoçar num ambiente pé na areia na praia de Itacarezinho sob o comando do chef Clécio Campos. Tem que reservar antecipadamente.

JILÓ. Cozinha brasileira, na orla. Abre para o jantar.

VILA BARRACUDA, na orla. Faça reserva.

PIZZA BAR ORLA 55 abre para o jantar, também é preciso reservar.

Moqueca não pode faltar na Bahia!

LEIA TAMBÉM 

VILLA KANDUI TRAZ AXÉ PARA A PENÍNSULA DE MARAÚ

CASA DOS ARANDIS, UM REFÚGIO DE PAZ NO SUL DA BAHIA

KA BRU BEACH MISTURA GRÉCIA E BAHIA

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Doidos para conhecer. Amamos as dicas dos hoteís. Incríveis.
    Valeu. Otimas dicas como sempre.
    Beijos Ana e Tom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma região belíssima do nosso Brasil que vale ser vista e vivida.
      Beijo no casal

      Excluir

Deixe seu comentário. Obrigada!