SOLVANG, UM PEDACINHO DA DINAMARCA NA CALIFÓRNIA


De repente, em plena costa oeste americana, você é surpreendido por um cenário europeu. Mais exatamente, um pedacinho da Dinamarca. Simpáticas casas de madeira, moinhos coloridos, uma cópia da estátua da Pequena Sereia de Copenhagen e até um busto do famoso escritor Hans Christian roubam sorrisos de quem chega a Solvang. 


Os moinhos garantem o charme de Solvang.

A pequenina cidade histórica foi fundada em 1911 em terras concedidas a um grupo de dinamarqueses que viajaram para o oeste com a intenção de fugir do inverno rigoroso da Península Escandinava. A adaptação foi tão fácil na Califórnia que eles não saíram mais. O clima é realmente muito agradável na região, o ano todo. Hoje, o número de habitantes gira em torno de 5 mil.

 As padarias e os restaurantes mantém as tradições da Dinamarca em Solvang.

Poucas ruas são o suficiente para arrancar suspiros e garantir muitas fotos. Mission Drive é a principal avenida. Tem hotéis, restaurantes, cervejarias e alguns moinhos. A fonte com a Pequena Sereia fica na esquina da Mission Drive com a Alisal Road. Aliás, a Alisal, é outra rua que merece atenção, pois tem um moinho e uma cópia da Torre Redonda de Copenhagen. Caminhe também pela Copenhagen Drive onde as vitrines de doces vão te convidar a entrar e prometem deixar um gostinho da Dinamarca nas suas lembranças. Afinal, doces são uma tradição no país escandinavo. A cidade é pequena e fofa. Tem ainda alguns museus e um belo teatro. Em menos de duas horas dá para percorrer sem pressa o centrinho todo.

Caminhe sem pressa para curtir a arquitetura peculiar de Solvang.


Sua câmera fotográfica não vai ter sossego em Solvang.

Solvang é uma parada rápida e obrigatória para quem está fazendo a Pacific Coast Highway, de carro. Fica entre San Luis Obispo e Santa Barbara, no Vale de Santa Ynez. Duzentos quilômetros acima de Los Angeles. É tão bonitinha que já emprestou sua cenografia para alguns filmes. O drama Sideways (Entre Umas e Outras) vencedor do Oscar de “melhor roteiro adaptado” teve várias cenas rodadas em Solvang. Além desse, outros filmes menos conhecidos como Homicidal e The Unseen também tiveram cenas gravadas na cidade.

Prefeitura de Solvang.

Os arredores da cidade são cheios de programas legais para se fazer:

Conheça algumas das tantas vinícolas de Santa Ynez (Sunstone Vineyards & Winery, Bridlewood, Roblar...)
Vá até a cidade de Los Olivos que também serviu como pano de fundo para Sideways (almoce no restaurante Los Olivos Café & Wine Merchant onde algumas cenas foram rodadas),
Faça uma caminhada até a Nojoqui Falls que fica a 11 quilômetros
Visite a fazenda de avestruz Ostrich Farm, numa das entradas da cidade.

Uma curiosidade: o famoso parque do Michael Jackson – Neverland Ranch – está 16 quilômetros ao norte de Solvang.


Inclua Solvang no seu roteiro. É uma fofura!

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Que fotos maravilhosas! Estive em Solvang há alguns anos quando fiz a Highway 1 e tenho muita vontade de voltar! Realmente vale MUITO a pena fazer o pequeno desvio! Solvang parece aquela cidadezinha que você largaria tudo pra ir morar lá sem pensar duas vezes!
    Esse post só "atiçou minhas lombrigas" pra voltar JÁ! :-)

    ResponderExcluir
  2. Oi Claudia,
    Estamos arrumando as malas para a California e seu post nos fez mudar um pouco a rota e conhecer Solvang.
    Em breve algumas fotos no meu Insta!
    ;)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!