UM ROTEIRO PERFEITO PELA COTE D’AZUR


Julho foi o mês escolhido para curtir a Riviera Francesa depois de termos passado uma semana na Córsega e uma semana na Provence. Optamos por não fazer uma base fixa na Cote D’Azur (como fizemos na Provence). A escolha dos hotéis, nessa parte da viagem, foi feita com o coração, conforme o momento. Deu super certo (mesmo sendo altíssima temporada)! Espia as dicas.

Campos de lavanda de Valensole, Provence.

Saímos de Aix, onde ficamos hospedados por uma semana para explorar a Provence na época da floração dos campos de lavanda (por isso a escolha do mês de julho), e nossa primeira parada na costa francesa foi em Saint-Tropez. A distância entre as duas cidades é de 140 quilômetros. No caminho não tem muito para se ver. O ideal é ir direto pela auto-estrada. Mas, em Saint-Tropez sim! Tem aquele astral “tropezienne” cheio de badalação. Merece alguns dias (pelo menos quatro)! Saint-Tropez definitivamente não cabe num bate-e-volta. E mesmo assim, na hora de ir embora, dá aquele aperto no coração, pois tem vida animada, clubes de praia lotados na Pampelonne, gente bonita, um mercado provençal incrível, restaurantes deliciosos e segue ditando a moda desde que a madrinha Brigitte Bardot aportou no vilarejo. Ao redor de Saint-Tropez tem muitos lugares charmosos para se visitar. Leia mais AQUI.

Saint-Tropez.

De Saint-Tropez partimos sem pressa pelo litoral com destino a Saint-Paul-de-Vence. Recomendo esse trajeto, mesmo que seja mais longo. A estrada tem praias lindas, calanques espetaculares e balneários lotados no verão. Almoçamos no restaurante Le Cercle, no topo da calanque de La Bonne Eau. Uma bela surpresa encontrada ao acaso. Que lugar!

Calanque de la Bonne Eau.

No caminho também vale dar uma parada em Cannes, Antibes e Juan Les Pin. Cannes é uma cidade imponente, a 90 quilômetros de Saint-Tropez. Recebe todos os anos uma legião de celebridades, no mês de maio, para um dos festivais de cinema mais badalados do mundo no Palais des Festivals, na Boulevard de la Croisette. As praias em Cannes são ótimas para a prática de kite e windsurf. Mas, são lotadas.

Cannes.

Andando mais 10 quilômetros chega-se a Antibes, uma cidade pequena, com um centrinho charmoso e animado. No entanto, as praias são concorridíssimas. Mais tranquila é Juan Les Pin, entre Cannes e Antibes. Tem cantinhos mais sossegados como Cap D’Antibes, onde fica o luxuoso-elegante Eden Rock Cap D’Antibes.

Cap D"Antibes.

Mais 20 quilômetros e finalmente chegamos a Saint-Paul-de-Vence. A aldeia não fica à beira-mar, mas fica pertinho de tudo e é puro charme. É uma aldeia medieval que transpira arte por todos os poros. Gostamos tanto que ficamos hospedados em dois hotéis diferentes e incríveis, um dentro da muralha (Le Saint Paul Hotel) e outro do lado de fora (Alain Llorca). Assim foi possível aproveitar “tudo” de St. Paul e arredores (Grasse, La Colle, Vence, Haut de Cagnes, Nice).

Saint-Paul-de-Vence.

Le Saint Paul Hotel.

Muita gente opta por fazer base em Nice ou Cannes. Não considero uma boa opção por serem cidades grandes. A entrada e a saída dessas cidades é sempre conturbada, com muito trânsito, especialmente, no verão.

Nosso próximo destino foi a fantástica aldeia de Eze, onde ficamos hospedados no lendário hotel La Chevre D’Or para fechar a semana em Cote D’Azur com chave de ouro. Eze é uma aldeia medieval no topo de um morro com visual incrível do mar Mediterrâneo a 9 quilômetros de Mônaco, 8 de Villefranche-sur-mer e 11 de Cap Ferrat (onde fica o badalado Grand Hotel duCap Ferrat, da rede Four Seasons).

Villefranche-sur-mer.

Para circular pela Cote D’Azur é fundamental alugar um carro.

Mapa da Cote d'Azur.

ALGUMAS DISTÂNCIAS

Saint-Tropez a Cannes: 90 Km
Cannes a Antibes: 10 Km
Antibes a Saint-Paul-de-Vence: 20 Km
Saint-Tropez a Saint-Paul-de-Vence: 120 Km
Saint-Paul-de-Vence a Grasse: 20 Km
Saint-Paul-de-Vence a Eze: 40 Km
Saint-Paul-de-Vence a Nice: 20 Km
Eze a Mônaco: 9 Km
Eze a Villefrance-sur-mer: 8 Km
Eze a Cap Ferrat: 11 Km

Grasse, a cidade dos perfumes.

O QUE VOCÊ NÃO PODE PERDER NA COTE D’AZUR

Saint- Tropez (mínimo dois dias) + Port Grimaud
Cannes + Antibes + Juan Les Pin
Saint-Paul-de-Vence + Grasse
La Colle + Vence + Haut de Cagnes
Nice + Cap Ferrat + Villefranche-sur-mer
Eze + Mônaco

Port Grimaud.

COMO ORGANIZEI MINHA HOSPEDAGEM

-       Saint-Tropez (3 noites no hotel La Ponche)
-       Sain-Paul-de-Vence (1 noite no Alan Llorca + 1 noite The Saint Paul Hotel)
-       Eze (2 noites Chateau de La Chevre D’Or)

Chateau de La Chevre D’Or.

TEMPO MÍNIMO DE PERMANÊNCIA

Uma semana.


Cote D'Azur é um dos lugares mais badalados do verão europeu.

LEIA TAMBÉM 

 Cote D'Azur.

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Adorei a dicas. Ótimo post como sempre

    ResponderExcluir
  2. ola
    seu roteiro foi primeiro em aix provance, mas vou fazer o oposto, quais sao as dicas que voce pode me dar , vou começar por marsellia e seguir o mapa acima, depois vou para provance

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Você quer que eu faça um roteiro personalizado para você?
      Obrigada

      Claudia

      Excluir
  3. Oi Claudia, é possivel voce fazer um roteiro personalizado ? Estou bem perdida em montar o meu estarei partindo de Barcelona dia 30 de abril e devo retornar 05 de maio. obrigada Michele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele,

      Posso fazer sim. Manda um e-mail para claudia@viajarpelomundo.com para nos falarmos.
      Beijo

      Excluir
    2. Estou querendo ir no final de junho
      Base em Nice e descer de carro Saint- Tropez
      Mas to meio perdida se vc n se importar poderia me passar esse roteiro tb ! Obrigada

      Excluir
  4. Oi, adorei o roteiro. Queria saber a média de preço em hotéis e pousadas, obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Que roteiro incrível! Fui à Provence ano passado, mas não deu tempo de fazer essa parte da Corte D'Azur. Está na minha lista! Vou aproveitar suas dicas.

    ResponderExcluir
  6. QUE BOM ROTEIRO. MAS SERA POSSIVEL ME AJUDAR POIS ESTOU FAZENDO UM PRA MINHA FAMILIA TEMOS 1 FILHO DE 11 ANOS ,PARTIREMOS EM JULHO.
    MUITO OBRIGADA
    celeidia_05@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Bom esquece de dizer que iremos sair de bruxelles com destino a marselha.

    ResponderExcluir
  8. Olá!! Adorei seu roteiro. Vc conseguiu andar tranquilamente de carro? Estou com dúvida se alugo em virtude do trânsito!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!