O ICÔNICO BELMOND HOTEL DAS CATARATAS E SUAS CINCO ESTRELAS FORBES


Exuberante por natureza e ao mesmo tempo delicado, em tons de rosa. O Belmond Hotel das Cataratas, no Paraná, não tem como ser mais especial. É o único hotel brasileiro dentro do Parque Nacional do Iguaçu e o único hotel da América do Sul a receber cinco estrelas do rigoroso Forbes Travel Guide. Um verdadeiro paraíso de paz e sofisticação cercado por duzentas e setenta e cinco quedas d’água que desabam em abismos de mais de oitenta metros de altura. Um destino mágico no sudoeste do Brasil que você precisa conhecer.

Belmond Hotel das Cataratas.

E o super charme da Kombi pink.

BONITO POR NATUREZA

O Parque Nacional do Iguaçu é uma grande área brasileira de Mata Atlântica protegida e administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodevirsidade (ICMBio) onde se encontra um dos mais espetaculares conjuntos de quedas d’água do mundo, as Cataratas do Iguaçu. Elas formam uma frente semicircular de 2.700 metros de extensão sendo que um terço pertence ao Brasil e dois terços a Argentina. Além disso, a biodiversidade de fauna da região é incrível, com onças pintadas, bandos de quatis, lagartos e mais de 200 espécies de aves. É classificado pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade e também é uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo.

 Parque Nacional das Cataratas.

O mais impressionante é que no meio dessa exuberância toda fica o idílico Belmond Hotel das Cataratas. Menos de 100 passos, a partir da porta de entrada do hotel e você está cara a cara com esse show da natureza a qualquer hora do dia. Afinal, os hóspedes têm o privilégio de poder desfrutar desse paraíso, cercado da imponência das cataratas, antes e depois do horário de abertura e encerramento do parque (das 9:00 às 17:00hs). Uma experiência única de imersão na natureza.

Belmond Hotel das Cataratas.

PONTO ALTÍSSIMO

A localização conta muitos pontos à favor do Belmond Hotel das Cataratas. Ter a imensidão das quedas d’água ao alcance dos olhos seja pela janela do quarto, das varandas do bar ao sentar para um drinque no final do dia ou do restaurante Itaipu é um privilégio ímpar. Impossível não se emocionar e suspirar mil vezes ao reverenciar a força da mãe natureza tão de perto. Somado a isso você terá um belíssimo palacete cor de rosa da década de 50 para chamar de seu.

Cem passos e as Cataratas do Iguaçu estarão à sua frente.

De queixo caído olhando para esse show da natureza.

ERA UMA VEZ

Tudo começou em 1939 quando a construção do belo casarão de dois andares, em estilo colonial, teve início. A obra levou dez anos para ser concluída e sua estreia como hotel aconteceu apenas em 1958, sendo operado pelo Tropical Hotéis & Resorts, bandeira pertencente a extinta companhia aérea Varig. Em 1971 e 1982 ganhou duas novas alas. Em 2007, o glamour disparou quando o grupo Orient Express ganhou uma licitação e passou a gerenciar a propriedade de 15 mil metros quadrados. Investiu pesado em um repaginação impecável. Atualmente a administração fica por conta do grupo Belmond sob a chancela da empresa Louis Vuitton. O grupo vem se empenhando tanto para prover conforto e atendimento personalizado, com foco nos mínimos detalhes, que em 2018 recebeu cinco estrelas do prestigiadíssimo guia Forbes Travel Guide, único sistema de avaliação independente para hotéis de luxo, spas e restaurantes do mundo todo. Uma conquista histórica e uma tremenda honra para a hotelaria brasileira. É como ganhar uma medalha olímpica.

Um dos salões deliciosos do Belmond Hotel das Cataratas.

BELMOND HOTEL DAS CATARATAS NA PRÁTICA

A entrada do Parque Nacional do Iguaçu fica a apenas cinco quilômetros do aeroporto de Foz do Iguaçu. Já começa pela praticidade. Daí em diante, apenas carros credenciados tem permissão para transitar pois os animais silvestres circulam livremente pela propriedade. Até a entrada do hotel são mais 10 quilômetros que merecem ser percorridos lentamente pois você tem a chance de ver onças pintadas, tucanos, quatis, gaviões e pássaros de muitas espécies.

Quatis são presença constante no Parque Nacional do Iguaçu.

Ao chegar, os hóspedes são recebidos por funcionários extremamente gentis que os conduzem ao balcão de check in num grande salão perfumado, oferecem toalhas geladas, água flavorizada e se encarregam de levar sua bagagem ao quarto.

No total são 187 acomodações divididas em sete categorias. Priorize vista cataratas e se estiver visitando a região numa época quente opte por uma das duas concorridas suítes com piscina privativa.

Suite com piscina do Belmond Hotel das Cataratas. Foto: divulgação.

Os quartos são elegantes, espaçosos e extremamente aconchegantes. Como mimo, recebi um cartão de boas-vindas e uma bandeja com doce de coco e frutas vermelhas. Quem não gosta de ser bem tratado? Sandálias Havaianas, roupão delicioso e máquina de café Nespresso são outros carinhos, além de um bom mini-bar.

Serviço atencioso no Belmond Hotel das Cataratas.

A alegria de ser bem recebido. 

Quartos extremamente confortáveis e aconchegantes.

No banheiro, amenities Granado de castanha-do-Pará em embalagens grandes (nada melhor), sabonete Phebo, cotonetes com hastes de madeira, toca para banho, kit dental e tudo aquilo que faz a gente de sentir em casa. A decoração do banheiro é charmosa, com azulejos portugueses e uma boa banheira para relaxar no final de um dia cheio de atividades pelo parque.

Banheiros que fazem você se sentir em casa, no Belmond Hotel das Cataratas.

Durante a hospedagem você vai voltar no tempo e se sentir na sede de uma fazenda dos anos 50. Na área comum há várias salas de estar com lareira, piano, mesa de sinuca e salões para eventos. No chão, a madeira escura traz aconchego juntamente com o mobiliário elegante.

Salão de jogos. 

 Sala de estar.

Dois grandes jardins tremendamente bem cuidados, com plantas tropicais, muitas orquídeas e flores do campo convidam ao descanso seja nas redes à sombra de árvores frondosas, na piscina que é aquecida nos meses mais frios ou nos bancos de madeira espalhados pelo gramado com almofadões coloridos. O hotel não tem como ser mais cativante. Não faltam cantinhos simpáticos.

E a vontade de ficar o dia inteiro nessa piscina?

Jogo de xadrez ao lado da piscina.

Crianças são muito bem-vindas. Para elas tem um Kids Club com sala de recreação, pula pula no gramado e piscina infantil. O hotel também oferece berços para os pequenos. Ao lado do Kids Club, tem uma boutique e uma loja de vinhos.

Kids Club. 

Wine Cellar.

Para se exercitar há várias trilhas pela mata, bicicletas para os hóspedes, quadra de tênis e uma boa academia.

O spa merece sua visita seja para uma bela massagem ou para uma sauna no final do dia. A massagem nos pés é perfeita para relaxar depois das caminhadas.

Spa do hotel Belmond das Cataratas. Foto: divulgação.

A gastronomia é outro ponto alto: do café da manhã ao jantar.

O café da manhã é dos deuses. Servido no restaurante Ipê, todo envidraçado, de frente para a piscina. Maravilhoso. Tem duas grandes estações com frutas e sucos frescos, pães quentinhos, bolos de todo tipo, ovos preparados na hora e até uma bancada com bebidinhas para brindar a vida. Além disso, os funcionários chamam os hóspedes pelo nome. Um serviço atencioso e personalizado.

Restaurante Ipê.

O Belmond Hotel das Cataratas conta com dois restaurantes: Ipê (café da manhã, almoço e jantar) e Itaipu (jantar mais elegante); e com o delicioso bar Tarobá de onde seus olhos alcançam as cataratas entre um drinque e outro. A cozinha do hotel é das melhores da cidade. Isso é perfeito, pois sair do hotel para jantar não faz o menor sentido tendo essa explosão da natureza para curtir.

O elegante restaurante Itaipu.

Bar Tarobá. 

PASSEIOS IMPERDÍVEIS

Garanto que você não vai ficar parado. Há muitos programas imperdíveis para fazer.

> Passeio pelas passarelas para ver as cataratas do lado brasileiro. Para quem estiver no Belmond Hotel das Cataratas vale ir antes das 9 ou depois das 17 horas quando a massa dos turistas ainda não estiver no parque e aquela grandiosidade será exclusivamente dos hóspedes.

Ter essa experiência fora do horário de visitação do parque é um privilégio.

Parque Nacional do Iguaçu, Brasil.

> Macuco Safári. Fale com o concierge e ele providenciará tudo para o passeio desde ingressos, toalhas, capas de chuva, sandálias Havaianas e transporte em van do próprio hotel até o local (que fica dentro do Parque Nacional do Iguaçu, a cinco quilômetros do hotel, também dá para ir de bicicleta). O passeio leva ao redor de duas horas: trenzinho, seguido de caminhada de 600 metros e então barco com direito a sair todo molhado ou opte pela versão seca (sem entrar embaixo da catarata).

Barcos do Macuco Safari.

> Parque das Aves. O santuário de recuperação das aves fica a 100 metros do portão de entrada do parque e tanto as vans do hotel como os ônibus do próprio parque deixam você praticamente na porta. Vale lembrar que a maior parte das aves foi resgatada de maus tratos e tráfico, e as demais nasceram no próprio parque. Portanto, seu ingresso auxiliará no cuidado e preservação dessas espécies.

Tucanos e araras no Parque das Aves.

- Sobrevôo de helicóptero. Um passeio de 10 minutos, imperdível. Basta atravessar a rua ao sair do Parque das Aves para fazer esse voo panorâmico sobre as quedas d’água e sobre a Hidrelétrica de Itaipu. Praticamente não há tempo de espera.

Hidrelétrica de Itaipu visto do helicóptero.

- Informe-se sobre a Caminhada na Lua Cheia, uma experiência única, que acontece apenas 4 noites a cada mês.

Todos esse passeios acima podem ser feitos em um único dia e são praticamente dentro do parque, ao alcance de uma pedalada de bike saindo do hotel ou no máximo 15 minutos de van do próprio hotel.

- Se quiser ir mais longe, solicite um motorista de taxi ao concierge do hotel para visitar o lado argentino das cataratas. Leve carteira de identidade ou passaporte para atravessar a fronteira. O passeio é mais demorado do que o lado brasileiro por ser maior. Programe um dia inteiro. Só o trajeto do hotel ao parque levará aproximadamente uma hora. Há filas enormes para comprar os ingressos e filas para tomar o trenzinho até a Garganta do Diabo que é o principal ponto de interesse. Faça também a caminhada pelo Circuito Superior, pelo Circuito Inferior e vá até a Ilha de San Martin. Nesse mesmo dia aproveite para ir a Tríplice Fronteira Brasil-Argentina-Paraguai, almoçar num restaurante do lado argentino e quem sabe comprar um bom vinho argentino.

 Cataratas do Iguaçu, Argentina.

- Se tiver interesse vá a Ciudad del Este, no Paraguai. Saiba que é um passeio por uma região repleta de shoppings e que a passagem pela fronteira é bem demorada. Leve carteira de identidade recente ou passaporte. Os shoppings mais organizados são: Paris e Sax. Nos dois tem bons restaurantes. Eu diria que atravessar a Ponte da Amizade, que conecta Brasil e Paraguai, é uma experiência antropológica. Especialmente quando narrada pelo motorista do taxi que acompanha a viagem e sabe alguns atalhos e caminhos percorridos por aquelas mercadorias.

Shopping Paris, Ciudad del Este, Paraguai.

MELHOR ÉPOCA PARA IR

Foz do Iguaçu é quente praticamente o ano todo. Vale evitar o calor excessivo do verão. Dê preferência aos meses entre abril e outubro, lembrando que setembro e outubro são um pouco mais chuvosos.

Viagem realizada no mês de setembro.

ENTÃO...

Coloque o Brasil na sua lista de desejos. Foz do Iguaçu é um dos lugares mais impactantes do mundo e conta com o privilégio de ter um hotel de sonho catalogado entre os melhores do mundo. O Belmond Hotel das Cataratas (RESERVE AQUI) está mergulhado na exuberância da natureza, com seu casarão colonial histórico, cor de rosa, impecável.

Belmond Hotel das Cataratas. 
Simplesmente a melhor escolha para conhecer as Cataratas do Iguaçu.

LEIA TAMBÉM

O LUXO DO CRISTALINO LODGE NA FLORESTA AMAZÔNICA 

RESERVA DO IBITIPOCA

OS CANIONS DE CAMBARÁ DO SUL

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Claudia,

    Acredita que rodei muito por esse mundo mas nunca fui às Cataratas do Iguaçu. Fiquei animada com esse hotel. Parece perfeito para explorar por uns dias essa região do Paraná. Já vai para a minha programação de viagens 2020!
    Obrigada pela super dica.
    Beijos
    Catarina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catarina,

      Super recomendo que visite as Cataratas do Iguaçu e fique hospedada no Belmond Hotel das Cataratas.

      Beijos

      Excluir

Deixe seu comentário. Obrigada!