ROTEIRO DE VIAGEM: PAÍSES BÁLTICOS E RÚSSIA


Recentemente passei duas semanas viajando pela Estônia, Letônia, Lituânia e Rússia - região no nordeste da Europa, na costa leste do mar Báltico. Os chamados Países Bálticos são pequeninos vizinhos da gigantesca Rússia.


Os Estados Bálticos foram parte integrante da União Soviética até conquistarem sua almejada independência, em 1991. História recente.

Minha escolha por esses quatro países foi acertada e se encaixou perfeitamente no tempo que eu tinha disponível para a viagem - 16 dias.

Muitas pessoas escreveram perguntando como me desloquei de um país para outro e qual foi o roteiro da viagem. Então, resolvi escrever esse post para auxiliar quem pretende conhecer essa parte do mundo. 


Mapa dos Países Bálticos e Rússia.

1) Escolhi a companhia aérea British Airways, pois adoro Londres e assim eu poderia ficar uns dias na ida ou na volta na "cidade da rainha".

A partir de Londres são 3 horas de voo até o aeroporto de Domodedovo, em Moscou. No entanto, escolhi iniciar a viagem pela medieval Estônia, cuja capital é Tallinn. Os voos para esses países são feitos em companhias aéreas regionais bem menores. Então, eles partem de outro aeroporto - Sheremetyevo. Isso é bem chato. Precisei tomar um taxi, num trajeto de aproximadamente uma hora para ir para outro aeroporto. 

Mais um voo rápido,  pela Estonian Air e em menos de uma hora lá estava eu em Tallinn. Passei dois dias na cidade e acho que foi um excelente tempo. Fiquei hospedada duas noites no Hotel Telegraaf - que recomendo (cinco estrelas, muito bem localizado). O aeroporto fica a apenas 4 quilômetros do centro da cidade e taxis são acessíveis e fáceis.  

Tallinn, capital da Estônia.

2) Da Estônia fui para a Letônia, cuja capital é Riga. Escolhi um voo da Air Baltic para esse trajeto. Voo rápido, de pouco menos de uma hora. Passei dois dias e meio na cidade. Tempo acertado. Riga é bem maior do que Tallinn, mas dois ou três dias é ótimo para conhecer todo o centro histórico e os principais pontos de interesse. Fiquei hospedada no Hotel Grand Palace (cinco estrelas muito simpático - localizado no centro histórico). O aeroporto fica relativamente perto (uns 10 quilômetros), mas na hora do rush o trânsito fica realmente pesado e pode-se levar quase uma hora para percorrer esse trecho. Programe um voo fora dos horários de pico. 

Riga, capital da Letônia.

3) Minha próxima parada foi na cidade de Vilnius, Lituânia. Também voei de Air Baltic esse trecho. Fiquei apenas uma noite hospedada no charmoso Hotel Stikliai (cinco estrelas em ponto bem central). Se tivesse mais um dia poderia ter ido a Trakkai e não consegui. Portanto, sugiro dois ou três dias para dar tempo de visitar esse castelo lindo e tão pertinho. 

Vilnius, capital da Lituânia.

4) Da Lituânia retornei para a Rússia de Air Baltic. Fiquei 5 dias em Moscou - que eu já conhecia. Acho que esse período é o mínimo para aproveitar essa cidade tão densa de história, sem corre-corre. O aeroporto é longe do centro e nos horários de pico pode-se levar mais de duas horas no trânsito. Fiquei hospedada no hotel de Stalin: antigo Ukraina, atualmente Radisson Royal. Muito bom, mas longe do centro histórico e relativamente distante do metrô (6 quadras). Como taxis são um grande problema na cidade sugiro um hotel mais perto do centro histórico. 

Moscou, Rússia.

5) De Moscou para São Petersburgo voei de Aeroflot. Mas, uma ótima pedida é ir de trem. Afinal o voo em si é rápido, em torno de uma hora e pouco. No entanto, são duas horas para se chegar ao aeroporto + uma hora de espera + 1 hora de voo + trajeto até hotel = 5 horas = tempo do trem. Vale considerar que o trem chega no centro de São Petersburgo. E, além disso, dizem que o trajeto do trem é muito bonito quando feito durante o dia. Lá fiquei hospedada três noites no Hotel Corinthia. Um cinco estrelas muito bom (especialmente, na ala recém reformada). Em dois ou três dias dá para conhecer o centro da cidade que não é muito grande. 

São Petersburgo, Rússia.

6) De São Petersburgo voltei para Londres, de British Airways, onde permaneci por dois dias para dar uma respirada e encarar um voo pelo Atlântico para regressar ao Brasil. Roteiro perfeito. 

Londres, Inglaterra.

PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSE OS LINKS ABAIXO


IMPORTANTE
  • Esta é uma viagem bem segura. Esse países são tranquilos apesar de ainda serem pouco visitados por brasileiros, o que gera certa insegurança.
  • Muita gente aproveita para conjugar os Países Bálticos com Finlândia ou Polônia.
  • Todos os aeroportos tem wi-fi grátis.
  • Também dá para fazer alguns trechos de barco pelo Báltico ou de trem. 
  • Transfer dos aeroportos para o centro dessas cidades é fácil. Difícil mesmo é táxi no centro de Moscou e São Petersburgo. Caríssimos e raros. Artigo de luxo!
  • A língua não é empecilho. Sempre se acha alguém que fala inglês para auxiliar. 
  • Dá para ir sem agência de viagens intermediando facilmente. 
  • Compre todos os bilhetes aéreos previamente pela internet e agende os hotéis com antecedência.
  • Vá sem medo. A viagem é linda. Mas, evite o frio do inverno! 

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Cláudia, roteiro maravilhoso ,perfeito.
    Bjs
    MT

    ResponderExcluir
  2. MT
    Realmente funcionou super bem para o tempo que eu tinha. E, melhor de tudo, estava friozinho... como você gosta!
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  3. Pelas fotos achei Tallin a mais fofa de todas!!!!!

    Ótima semana.
    beiJUs
    http://feiffercereja.blogspot.com.br/2012/07/hell-fest.html

    ResponderExcluir
  4. Ju,
    Tallinn é a que tem melhor infra-estrutura turística. É toda medieval. Resturantes, lojas e prédios na mesma linha. Um charme.
    Mas, todas são interessantes.
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  5. Um roteiro 5 estrelas, como outra coisa não seria de esperar por aqui ;-)

    Sem dúvida um óptimo artigo para ter como referencia.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Claudia,
    achei bacana ler sobre esses lugares que nunca cogitei conhecer, mas que agora deu uma super vontade!
    ah! e lindas as fotos! Like always...
    Bjss
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  7. Ana Paula,
    Despertar a vontade já é um bom começo.
    Obrigada pela gentileza.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  8. Turista,

    Escrevi esse roteiro porque algumas pessoas me mandaram e-mail perguntando detalhes sobre o itinerário e se mostrando inseguras em viajar por lugares de idioma difícil. Esses países são fantásticos e preparados para receber turistas. Então, é só criar coragem e se programar. Sem nenhuma dificuldade.
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  9. Claudia, no caso de alguem precisar da dica, vou indicar em Moscou o Courtyard Marriot.A localização é perfeita, 500 metros da Praça Vermelha.
    Fiz o mesmo roteiro em Junho, o trem rapido de Moscou para São Petersburg é bom. Nos paises do Baltico usamos os onibus da Lux Express e foi bem confortável. Como sempre suas fotos estão lindas.

    ResponderExcluir
  10. Beth,
    Perfeito. Ótima dica de hotel e de meio de transporte entre os Países Bálticos. Muito obrigada pela contribuição.
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir
  11. oi, cláudia, querida!
    como sempre fico encantada com a qualidade das suas fotos, além das dicas, claro.
    amiga, me oriente informando qual o tipo de máquina fotográfica q vc usa e se já fez algum curso.
    adoro viajar e sempre sinto q minhas fotos deixam a desejar. é como se diz: se vc for um bom fotógrafo, conseguirá fotos excelentes com qualquer máquina (rsrs). coitada de mim, então q não tenho tempo pra fazer um curso.
    outra coisa, teu marido deve ser extremamente paciente, não é? digo isso pq para enquadrar como vc tem q testar, olhar, etc e tal.
    gde bjo e valeu a "viagem" q fiz.

    ResponderExcluir
  12. Silvana,

    Mostrei o comentário para meu marido e ele disse que você acertou em cheio. Ele e meus filhos são muito pacientes. E, melhor do que isso, eles sempre me pedem para fotografar determinados momentos e ângulos. Eles adoram ter as fotos no final da viagem.

    Eu uso uma Canon G12. É uma máquina pequena, perfeita para fotojornalismo, com bons recursos. Mas, nada cheia de lentes e super ajustes, pois não tenho nem paciência para isso nem curto carregar equipamentos pesados. Então, para mim funciona muito bem.

    Já fiz alguns cursos de fotografia, mas a prática é que faz o olho ficar apurado. Tenta fazer um cursinho básico e depois vai clicando.

    Beijo

    Claudia

    ResponderExcluir
  13. Adorei as tuas informações pq. minha amiga e eu estamos querendo fazer esse mesmo roteiro.Setembro é uma boa época? abs. Gilda

    ResponderExcluir
  14. Gilda,

    É ótimo. Ainda não estará muito frio.

    ResponderExcluir
  15. oi claudia. gostei muito desse roteiro. vc sabe se é possível fazer a conexão entre esses países de trem ao invés de avião? vc acha que fazer esse roteiro em abril é uma boa época? abs odair

    ResponderExcluir
  16. Odair,

    Alguns trechos dá para fazer de trem ou até de barco. Recomendo ir de Moscou à St Petersburg de trem. Os demais aeroportos são centrais.

    Essa viagem é muito bonita.

    ResponderExcluir
  17. oi claudia. fiz essa viagem baseado no seu roteiro e foi muito bom. sai em 24 de abril e retornei em 19 de maio. vilnius, riga, tallinn, são petersburgo, moscou e londres. a diferença em relação ao seu roteiro é que fiquei alguns dias a mais e utilizei onibus e trem nos deslocamentos. valeu pela dica !!! abs odair

    ResponderExcluir
  18. Odair,

    Que comentário bacana. Fico muito feliz em ter ajudado. Esses países são muito interessantes. Viagem maravilhosa.
    Você deixou meu dia mais feliz.

    Obrigada.

    Claudia



    ResponderExcluir
  19. Olá Claudia,
    Muito legal o teu blog.
    Eu e minha esposa iremos em agosto para os países bálticos e St.Petersburgo. estou organizando a viagem ainda, a questão é o tempo e o roteiro, eu vi que você viajou de avião entre as capitais, mas nós pensamos em ônibus por serem distãncias curtas, o que achas ? E quanto à ter que deixar uma capital de fora, você acha que Vilnius vale ser visitada ?
    Abraço
    Mariano Simonetti

    ResponderExcluir
  20. MAriano,

    Avião é bom pois os aeroportos são perto das cidades e as passagens baratas. Se eu tivesse que deixar uma de fora, deixaria Vilnius.

    Aproveitem muito.

    ResponderExcluir
  21. Muito bom seu roteiro. Em outubro de 2015 estou com viagem marcada pelos países balticos: Dinamarca, Rússia(Moscou e St Petersburg), Finlânida, Estônia e Letônia. Com certeza farei uma bela viagem.

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pelo blog. Adorei o roteiro. Estou querendo fazer Polônia, Lituânia, Letônia, Estônia e Finlândia. Você acha outubro uma boa época?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  23. Fátima, Se você gosta de um friozinho, sim. Eu aadoro. Acho uma época excelente. Mas, se preferir calor, melhor agosto ou setembro.

    Se precisar alguma ajuda para o roteiro posso te ajudar.

    Beijo

    Claudia

    ResponderExcluir
  24. Cheguei hoje, 08/07/2016, dos Países Bálticos. Líndos!

    ResponderExcluir
  25. Vou acrescentar todas as suas dicas. Em 2014 fiz o roteiro da Escandinávia e queria muito ter acrescentado Tallinn, Helsinki e claro ao final a Rússia. A situação de conflito era Rússia e a Ucrânia na época nos instabilizou um pouco e acabamos apenas fazendo parte da Suécia. Com todas as suas dicas e conselhos retomamos nossos planos!! Agora vaI! Melhor: Rússia aí vamos nós!

    ResponderExcluir
  26. Em 2014 fizemos o roteiro Escandinávia e pretendíamos ir até a Rússia, porém o conflito entre Rússia e a Ucrânia não nos motivava muito a época. Com todas as suas dicas, super bacanas, Rússia aí vamos nós!!

    ResponderExcluir
  27. Claudia vc foi sozinha ? O inglês e falado pela população ?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!