HONG KONG, A CHINA INGLESA

Por Claudia Liechavicius

Quanto contraste! Mar e montanha, feições ocidentalizadas e traços orientais, cantonês e inglês, shoppings de luxo e mercadões de pechincha, britânicos e chineses, caos e tranquilidade, eletrônicos e incenso, carros de mão inglesa e barcos, ônibus de dois andares e bondes, arranha-céus e templos, Buda e Mickey. Hong Kong é assim, vai de oito a oitenta num piscar de olhos. Foi a parte da China que ficou sob domínio da Inglaterra depois da Guerra do Ópio. Em 1997 foi devolvida aos chineses, com a condição de permanecer por mais 50 anos como Região Administrativa Especial, ou seja, com autonomia, moeda própria e leis diferentes do resto do país. Com isso, tornou-se um dos principais destinos turísticos do país.

  
Divirta-se! Hong Kong tem programas para todas as idades.

CIRCULANDO PELA CIDADE

O território que compõe Hong Kong é formado pela península de Kowloom, pela ilha de Lantau, pela região dos chamados “novos territórios”, por outras ilhotas (mais de 200), além, é claro, da ilha de Hong Kong. O agitado coração da cidade é formado por Kowloom – a Meca do consumo – e pela ilha de Hong Kong – a Meca dos negócios. Essas duas partes são separadas pela “Baía de Vitória” ou “Victoria Harbour”, braço do Mar da China Meridional que separa a ilha do continente.

 
Prepare-se para a chuva que é tão corriqueira em Hong Kong que nos hotéis há sempre um guarda-chuva à sua disposição.


Para atravessar a baía basta subir num ferry e fazer rapidamente o trajeto. Eles são a maneira mais barata de chegar ao lado oposto do porto. Em Kowloom, a embarcação pode ser tomada próximo ao Clock Tower e na ilha de HK fica no terminal do Star Ferry, no Central. Mas, também é possível sair de Kowloom e descer no Convention Center a bordo de um desses charmosos barquinhos verdes que são considerados atrações para quem visita a cidade.

O “miolo” da ilha de HK tem um trânsito caótico, pois um grande número de carros de mão inglesa compete com uma frota gigantesca de táxis vermelhos, além de ônibus de dois andares. Mas, para esquecer do tráfego é só olhar para o alto e ver os arranha-céus cheios de letreiros coloridos, olhar para o mar lotado de embarcações e observar o povo andando pelas ruas. Tudo é tão interessante que nem dá para se preocupar com os congestionamentos.

   
A quantidade de taxis e ônibus de dois andares é enorme.


 
Bondes circulam pela ilha de Hong Kong.


No meio do agitação, uma parada para o almoço. Pato faz parte do cardápio dos chineses sempre.

Em Kowloom, que é a área do continente que faz fronteira com a China propriamente dita, é impressionante a quantidade de lojas, shoppings e mercados, especialmente, na região à beira-mar.

 
Pelas ruas de Kowloom.


Para fugir da pirataria basta entrar numa das tantas lojas de grife espalhadas pela cidade.


OS ATRATIVOS DE HONG KONG

Para os mais consumistas ir a Hong Kong significa, de imediato, fazer compras. Especialmente, computadores e outros produtos eletrônicos, que devem ser comprados sempre com alguma indicação para evitar transtornos com falsificações. Mas, engana-se quem reduz a cidade a um gigantesco shopping.

 
Produtos eletrônicos na China só podem ser comprados em Hong Kong.



Os mercadões de eletrônicos vivem lotados e vendem de DVD à computador.

Para começar, uma boa visão geral de HK pode ser conseguida do alto do Peak Tower, um refúgio montanhoso, com brisa refrescante e que guarda uma grande área verde. Desde os tempos da colônia, este é considerado o melhor lugar para se viver na ilha. Muitas mansões localizam-se nessa área e são consideradas das mais caras do mundo. Para chegar lá no topo se pode tomar o bondinho vermelho “Peak Tram”, subir a pé..ufa...ou ir de táxi. O bonde é poético, apesar da fila, percorre seu trajeto numa super inclinação de 27 graus entre a Catedral de St. John e o Victoria Gap há mais de cem anos. O Pico de Victoria abriga uma imponente área comercial com vista panorâmica espetacular (geralmente coberta por nuvens e poluição), além do museu de bonecos de cera “Madame Tussauds” e do “Ripley’s Believe It or Not” coleção de coisas bizarras encontradas pelo mundo afora.

 
O Peak Tram faz o trajeto até o Victoria Peak há mais de um século.


A cidade vista do Victoria Peak, habitualmente nublada.

O Madame Tussauds fica no shop 101, The Peak Tower, 128 Peak Road e o telefone é (0852) 2849-6966. O Ripley’s Believe It or Not fica no terceiro andar do Peak Tower, 128 Peak Rd, o telefone é (0852) 2849-0668, http://www.thepeak.com.hk/ A ilha de Lantau continua sendo uma área pouco explorada, mesmo tendo o dobro do tamanho da ilha de Hong Kong. É lá que ficam a Disneylândia e o Monastério de Po Lin. Isso é que faz o contraste de Hong Kong parecer ainda mais espetacular. Incenso e meditação dividem espaço, serenamente, com montanhas-russas e personagens de Walt Disney. O monastério fica no planalto de Ngong Ping. O maior Buda sentado do mundo encontra-se no alto de seus 750 metros, o Giant Tian Tan Buddha. A estátua tem 220 toneladas, 26 metros de altura e é toda feita em bronze. Para se alcançar seus pés é preciso subir uma escadaria de quase 270 degraus. Mas, se estiver com saudades do Mickey e da Minnie é só andar mais um pouquinho e entrar no parque temático da Disney, do outro lado da ilha de Lantau.

Vila pesqueira, na ilha de Lantau.


O grande Buda da ilha de Lantau, no Monastério de Po Lin.

Monastério de Po Lin, na ilha de Lantau, Hong Kong.

O Templo de Man No fica na Ladder Street. No seu interior, imensos espirais de incensos pendurados no teto espalham fumaça e bênçãos. Foi construído em 1847 e dedicado a duas divindades Man e Mo – deuses da literatura e da guerra – tidos como pessoas reais, suas estátuas podem ser vistas no fundo da ala principal. Não pode faltar um passeio pela Nathan Road, principal rua de trânsito e de comércio de Kowloom. Ela é conhecida como “Golden Mile” por ter tantas lojas e hotéis ao longo de seu percurso. Vale ressaltar que há lojas de padrão muito mais alto e áreas bem mais sofisticadas no Central. Mesmo assim, a multidão de compradores, a quantidade de lojas tanto de grife quanto de produtos chineses torna imperdível uma caminhada por essa região.

 
Em Nathan Road, vitrines elegantes enfeitam as tantas lojas de grife.

Uma típica rua de comércio da cidade, nos arredores da Nathan Road.


Farmácia... e agora? Que será isso?


Em Kowloom, uma transversal da Nathan Road vende frutos do mar desidratados. Eles são comuns em HK e usados para tratamento de saúde.



Barbatana de tubarão, afrodisíaco, segundo os chineses.

Mais alimentos desidratatos consumidos pelos chineses.

À noite, depois de um bom jantar em um dos tantos restaurantes da cidade nada melhor do que fazer a digestão andando pelo calçadão de Kowloom à beira-mar, tendo como cenário os prédios iluminados da ilha de Hong Kong. Muita gente passeia por lá diariamente. Se der sorte, pode-se ver a “Sinfonia das Luzes”, show com canhões de luzes e som nos prédios que ficam espalhados pelo porto.

Hong Kong à noite durante a Sinfonia das Luzes.

Indicação de hotéis e restaurantes 

O Hotel The Península é o mais tradicional e sofisticado da cidade. Nos quartos um amuleto chinês vermelho aguarda os hospédes desejando uma boa estada na cidade. Os banheiros são impecáveis e o serviço de quarto é um dos melhores que já vi mundo afora. O café da manhã é servido num salão muito charmoso. No lobby, o chá da tarde é concorridíssimo, vale a pena fazer uma reserva para se deliciar com as guloseimas.

O restaurante Félix, decorado por Philippe Starck fica no 28 andar do hotel, tem uma vista deslumbrante da baía, para um bom jantar, é perfeito. Fica em Kowloon, na Salisbury Road, Tsim Sha Tsui. O telefone é (0852) 2910-1628 http://www.peninsula.com/

Quarto do Hotel Península, o mais tradicional da cidade.


Muito chá é consumido na China. Bom lugar para degustar seu chá é no Hotel The Peninsula.


Vista noturna da ilha de Hong Kong. Foto tirada do calçadão de Kowloom, mas é essa a vista que um hóspede do The Peninsula pode ter se ficar em um dos quartos de frente.

Do outro lado da ilha, indico o hotel Grand Hyatt. Os quartos são decorados em estilo bem moderno com madeira clara. Uma janela imensa em vidro deixa o visual encantador, especialmente à noite, nos quartos que ficam de frente para a baía. O café da manhã é maravilhoso. O endereço é 1 Harbour Road, Wan Chai, o telefone é (0852) 2588-1234

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Adorei Hong Kong sob a sua visão Me deu vontade de ir. Parabens Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. PH,

    Muita gente acha qie a China é um país esquisito e nem pensa em ir até lá. Já fui quatro vezes e quando surgir nova oportunidade vou outra vez com a maior alegria porque se abre uma porta para uma outra cultura, que é milenar e muito diferente da nossa. A China tem muitas faces. Um lado inglês (HK), um português (Macau), um alemão (Qindao), sem contar com a China tradicional comunista. Muito interessante.Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  3. Olá Cláudia
    vim retribuir a tua amável visita; este é um blog muito bom, com reportagens completíssimas e muito bem complementadas com belas fotos dos locais já visitados.
    Vou ficar cliente e claro, ansioso pela futura reportagem sobre Belgrado.
    Beijinho.

    ResponderExcluir
  4. Oi!! Descobri seu blog pelo Travel Forever e achei muito legal!
    Muito informativo!
    Eu tb tenho um blog chamado Vambora. Quando puder passe por lá!
    Vou voltar aqui mais vezes!
    bjus

    ResponderExcluir
  5. Oi Claudia, vim retribuir a visita. Gostei do blog e os posts sobre a China estão sensacionais!
    Beijos
    Arthur

    ResponderExcluir
  6. Parabens PH!
    Realemnte mto bacana o post.
    grande abraço

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Parabéns pela organização do teu blog. Acabei de chegar de Hong Kong e, para detalhar as legendas de meu álbum, recorri a internet. Teus detalhes enriqueceram os meus. Valeu!!!!
    Continue postando tuas aventuras e, assim, a gente "viaja junto".
    Abraços,
    marilise@upf.br

    ResponderExcluir
  8. Claudia,

    Estou em meio às minhas definições de roteiro da viagem à china... Sobre Hong Kong, veja se estou certa: a Sinfonia das Luzes só acontece na ilha de Hong Kong propriamente dita e sendo assim, é melhor vê-la Kowloom. É isso mesmo que vc fez?

    Outra dúvida, vc acha que vale a pena pegar aqueles ônibus hop on hop off ou o trânsito é caótico demais para ficar piruetando por ele?

    Obrigada! :)

    Bjks

    ResponderExcluir
  9. Oi Fê!

    É isso mesmo. Para ver o espetáculo de luzes é preciso estar no calçadão de Kowloom. Mas, para atravessar de um lado para outro é fácil. O barquinho faz a travessia bem rápido.

    Já fui três vezes à HK. Em duas deles fiquei no Hotel Península que é em Kwoloom e adorei o visual, especialmente sem precisar sair do quarto.
    Na outra vez fiquei no Hyatt em HK e esse hotel tem um janelão imenso que dá um visual incrível da cidade, mas não dá para ver direito o show de luzes.

    Quanto ao melhor modo de circular pela cidade acho que uma combinação de taxi e metro funciona super bem. Em uma das vezes (quando fui à Lantau) eu estava com um motorista contratado para o dia todo e foi ótimo.

    Sabe que foi bom você ter deixado um comentário em post mais antigo, pois depois daquela mudança no blogger, todos os meus posts ficaram desconfigurados e estou tendo o maior trabalhão para ajustar tudo outra vez. Vou fazendo aos poucos. Vi que HK estava uma bagunça danada. Já arrumei.

    Beijo

    Claudia

    ResponderExcluir
  10. Oi Claudia! Tudo bem?
    Descobri hoje seu blog na internet e achei ótimas suas dicas! Bom, se puder me ajudar, preciso de mais algumas. Quantos dias você acha ideal ficar em Singapura, Hong Kong e Bangkok (cada uma)? Estou com tempo apertado, por isso a pergunta. Qual delas você acha que precisa de mais tempo? Obrigada e parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Oi Tereza!
    O que você chama de pouco tempo? Uma semana para esses três lugares? Dois dias em HK dá para ver o básico. Já Bangkok e Singapura merecem três dias. Se tiver mais um pouco para cada um deles melhor ainda.
    Obrigada pela visita. Volte sempre.
    Claudia

    ResponderExcluir
  12. Cláudia, muito obrigada pela atenção! Bom, pretendemos viajar por 15 dias no total. Tirando as viagens aéreas, dá uns 13 dias para passeios. Pensamos em 4 dias em HK, 3 em Singapura, 3 em Bangkok e o restinho entre Phuket e Phi Phi, só mesmo para conhecer a região. Só fiquei com medo de ser corrido demais, porque a distância é longa e os trechos ficaram muito "picados". Mas acho que viagem à Ásia é assim mesmo!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Tereza,
    Perfeito. Voce tem um bom tempo para uma primeira viagem a esses lugares. Depois, voce vai querer voltar com certeza. São três países que adoro.
    Se precisar qualquer ajuda basta falar.
    Conte depois como foi.
    Abs
    Claudia

    ResponderExcluir
  14. Oi tudo bem?
    Vou para a china via dubai e fico em dubai antes.
    Para as compras, o que é mais barato: hong kong ou dubai (vi que vc já esteve nas duas). Considere que páro em dubai na ida. obrigada, Marcele

    ResponderExcluir
  15. Marcele,
    Dubai é um lugar fantástico para fazer compras. Tem de tudo, para todos os bolsos e de todos os estilos.
    Hong Kong é melhor para eletrônicos, mas é preciso cuidado para saber onde está comprando.
    Boa viagem.

    ResponderExcluir
  16. Oi Claúdia...Vi suas fotos tiradas em Hong Kong e fiquei impressionado !
    A China realmente é um país extraordinário...Meu sonho sempre foi conheçer Hong Kong !
    Mas deixa eu te fazer uma pergunta:
    Lá em Hong Kong eles falam em inglês ?Desde que eu assistia os filmes de Kung Fu do Bruce Lee, Jackie Chan,que me bateu a vontade de conheçer lá...por que lá tem uma estátua do Bruce Lee que eles fizeram em homenagem a ele !
    Eu queria ir lá pra conheçer a cultura chinesa e muitos outros lugares maravilhosos que lá tem !
    Eu conheçi pessoalmente o melhor guitarrista do Brasil, o Kiko Loureiro e perguntei pra ele o que ele achou de Hong Kong,por que ele fez turnê lá o ano passado...ele disse que Hong Kong é um espetáculo e que ele nunca tinha visitado um país tão bonito com a China...Voçê conheçeu Hong Kong né Cláudia!Agora em Macau eles falam português mesmo? Voçê chegou a ir lá ?Eu espero conheçer um dia Hong Kong também !
    Forte abraço
    Ate mais

    ResponderExcluir
  17. Oi Claudia ?
    Meu nome é Washington...Olha, vi seu post aqui sobre Hong Kong e fiquei impressionado !
    O meu sonho é conheçer Hong kong, acho uma das mais bonitas cidades do mundo...Sempre me interessei pela China desde os 11, 12 anos...Mas das cidades da China a que mais me encantou foi Hong Kong...Tudo começou quando eu começei a assistir os filmes de Kung Fu por que foi na China que o Kung Fu surgiu...Daí assistindo filmes de Bruce Lee, Jackie Chan foi que me bateu a vontade de conheçer lá !
    Eu conheçi pessoalmente o melhor guitarrista do Brasil, o Kiko Loureiro...ele fez uma turnê em Hong Kong o ano passado aí eu perguntei ele como foi ter conheçido lá...Ele me disse que foi maravilhoso ter passado por lá, e que nunca ele tinha visitado uma cidade tão linda como Hong KOgn, e que achou um espetáculo a Sinfonia das Luzes !
    Sabe Cláudia,espero um dia conheçer lá também...Mas aliás lá eles falam em inglês né ?
    Em Macau eles falam português ?
    Mas o tradicional idioma lá em o Chinês não é mesmo !
    Forte abraço Cláudia

    ResponderExcluir
  18. Oi Washington,
    Hong Kong é um lugar fascinante. Se tiver uma chance aproveite para conhecer. O inglês é falado por muita gente. Fácil de se comunicar.
    Já em Macau, tem muitos nomes de ruas em portugues, restaurantes com comida portuguesa, mas falar mesmo português... poucas pessoas.
    Macau é uma Las Vegas chinesa. Muitos cassinos, muitos hotéis. Interessante, mas nem perto de Hong Kong. Vale a pena conhecer por ser muito perto de HK. De barco se chega de HK em Macau em uma horinha.
    Boa viagem a Hong Kong!!!

    ResponderExcluir
  19. Vendo seu blog, senti muita saudade das viagens que fiz à ASIA. Em uma das quatro viagens que fiz a Taiwan para visitar minha filha, meu genro e minha netinha, eles me levaram também para conhecer Hong Kong, Macau e Bangkok. Tirei muitas fotos em HK. Lá é muito lindo mesmo. Felizes são as pessoas que podem conhecer o mundo. Continue viajando amiga, poste todas as suas aventuras e seja feliz! Este mundo é seu. Ame-o e aproveite-o.
    Felicidades!!!

    ResponderExcluir
  20. Ola Boa tarde Sou andre costa
    gosatria de uma informacao . sabe informar como E' procedimento de reserva de Hotel Em hong Kong ?
    pois informacoes solicitadas qui do japao dizem que temos de colocar cartoes de creditos como garantia . teriam algum outro modo de conseguir fazer as reservas sem esta formalidade? agradeco por todas as informacoes obrigado andre
    skype:andre.shogun

    ResponderExcluir
  21. Bom dia, André!

    O procedimento padrão para reserva de hotel é com cartão de crédito. SAe você cancelar antecipadamente nada será cobrado. É sempre assim. Em qualquer lugar do mundo.

    Boa viagem.

    ResponderExcluir
  22. Oi Claudia,

    Li seu post sobre HK e parece ser bem interessante o lugar. Estou montando meu roteiro e na dúvida de ir para Indonésia ou HK. Meu destino final será Cingapura. Gostaria de uma opinão pois a dúvida é grande! rs. Vou passar também para conhecer as praias da Tailandia. A dúvida é se coloco mais 5 dias na indonésia ou seguir para outra cidade como HK. Obrigada

    ResponderExcluir
  23. Gente,gostaria de saber a media de pessoas,ou uma porcentagem media da populacao que falam ingles em HK,alguem saberia me responder?

    ResponderExcluir
  24. Mais de um terço da população de Hong Kong fala inglês.

    ResponderExcluir
  25. Oi, Cláudia, marquei a data errada e só terei 9 dias em Hong Kong, mas queria conhecer outros lugares como Pequim. Queria também phi phi, mas são poucos dias. O que você recomenda com esses dias? Obrigado.

    ResponderExcluir
  26. Pedro,

    Acho que faltou uma parte do seu comentário. Não consegui entender direito. Se você explicar melhor talvez eu consiga te ajudar.

    ResponderExcluir
  27. Olá Claudia
    Eu moro na Australia e estarei fazendo uma pequena viagem a Hong Kong e tb quero visitar Macau. Você acha que 2 dias em Macau é suficiente?
    Chego dia 4 de Novembro às19:40 e estou pensando ir direto do aeorporto pegar um ferry e ir conhecer Macau primeiro e depois voltar pra Hong Kong. Qtos dias acha necessário pra conhecer HKG? Meu retorno será dia 12 de novembro às 21:35, ou seja são praticamente 7 dias inteiros.

    Grato

    ResponderExcluir
  28. Reginato,

    Dois dias para Macau é suficiente. Passei apenas um dia nas duas vezes em que lá estive. Fiz um bate-e-volta de ferry.

    Hong Kong é uma cidade adorável. Em dois dias corridos dá para conhecer. Mas, eu adoro HK e indico que você fique 4 dias, se possível. Rs.

    Boa viagem

    ResponderExcluir
  29. Olá Claudia...preciso de uma dica.....vou fazer um cruzeiro para o Oriente ....o navio vai parar na India....Vietnã....China ( Hong Kong e Shangai )e Japão...mesmo em transito preciso tirar vistos desses países? Att...Gta

    ResponderExcluir
  30. Gisela,

    É preciso ter visto, sim. MAs, entre em contato com a empresa com a qual vc vai fazer o cruzeiro. Geralmente, eles providenciam os vistos.

    Boa viagem.



    ResponderExcluir
  31. Ja fui a hong kong 5 vezes , 1 vez fiquei 3 meses la e as outras vezes 2 meses , 1 mes ... a cidade é incrivel . Num futuro proximo quero passar no minimo 1 ano .

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!